Vencedores e perdedores da semana: Apple rouba a cena, Amazon dá um susto

Vencedores e perdedores da semana: Apple rouba a cena, Amazon dá um susto

Enquanto escrevo a edição desta semana de Vencedores e perdedores em tecnologia, não tenho dúvidas de quem é o vencedor unânime desta semana. A Apple roubou os holofotes com sua apresentação de 2 horas na WWDC esta semana e é nossa vencedora. No canto do perdedor, temos a Amazon com seu interessante mas controverso recurso Sidewalk.

Mas, antes de falarmos sobre as duas gigantes mais a fundo, vamos mergulhar em algumas das grandes novidades no mundo da tecnologia.

Novos smartwatches Samsung Galaxy 4 estão a caminho - menos os adaptadores

Depois que o Google e a Samsung fizeram um grande anúncio a respeito do futuro do WearOS, esta semana foram dadas dicas sobre dois novos modelos do Samsung Galaxy Watch 4 que apareceram na plataforma de certificação chinesa 3C.

A lista mostra quatro modelos da família de smartwatch Galaxy 4, com dois pertencentes à linha Galaxy Watch 4 e Galaxy Watch Active4, cada. O fato interessante sobre estes modelos é que nenhum deles parece ser acompanhado por um adaptador de energia. Parece que a Samsung está estendendo seu lema "os carregadores são opcionais" para ainda mais categorias de produtos neste ano!

O OnePlus Nord CE está aqui

OnePlus Nord CE 5G Hero
O OnePlus Nord CE/ © OnePlus

Nesta semana, assistimos ao tão esperado lançamento de um novo celular da OnePlus, o OnePlus Nord CE. A OnePlus afirma que ele não é um sucessor do OnePlus Nord original do ano passado, mas isso é difícil quando o esquema de nomes e as características são tão similares.

O novo smartphone é alimentado pelo processador Snapdragon 750G da Qualcomm e recebe um painel AMOLED de 6,4 polegadas e 90Hz. Sem representação oficial no Brasil, as chances do Nord CE chegar ao Brasil são baixas. Enquanto isso, na Europa, os preços começam em 299 euros (aproximadamente R$ 1.850).

Honor 50 Pro detalhado

A Honor está curtindo sua nova liberdade depois de sair do controle da Huawei. Com a empresa agora autorizada a fazer negócios com o Google e a Qualcomm, a marca parece estar no caminho certo para anunciar um monte de novos dispositivos em breve. Entre os primeiros aparelhos a serem anunciados esta semana está o tão falado Honor 50 Pro. Outro "dispositivo até então inédito" apareceu na FCC no início desta semana.

O HarmonyOS é agora utilizado por 10 milhões de usuários

har
HarmonyOS registra números importantes de uso / © Gizmochina

O HarmonyOS talvez esteja longe de ser o "Android-killer", mas o novo sistema operacional da Huawei conseguiu alcançar números impressionantes no mercado chinês. A gigante das telecomunicações, em 10 de junho, afirmou que, poucos dias após sua chegada, o sistema operacional já passou de 10 milhões de usuários ativos. Na verdade, a loja de aplicativos da Huawei já tem 134.000 aplicativos disponíveis para download e tem o suporte de mais de 4 milhões de desenvolvedores!

O sensor Samsung ISOCELL JN1 promete excelentes selfies

Nesta semana, a Samsung também anunciou mais um sensor de câmera. Chamado de Samsung ISOCELL JN1, ele é um sensor de 50MP, mas é especial por ser o menor sensor de 50MP da empresa. O sensor ISOCELL JN1 tem um tamanho de pixel de 0,64 μm, e tem a compacta medida de 1/2,76".

Ele também ostenta algo a que a Samsung se refere como tecnologia Tetrapixel. Esta tecnologia basicamente junta quatro pixels em um grande pixel de 1,28 μm para imagens mais nítidas com 12,5 MP e a promessa de menor nível de ruído nas fotos.

Smartwatch do Facebook com câmeras destacáveis em funcionamento

facebook smartwatch cameras
O Facebook trabalha em um smartwatch com câmeras destacáveis! / © Studio.c / Shutterstock; Collage: NextPit

Não satisfeita em saber o suficiente sobre nossas vidas, o Facebook está supostamente trabalhando em um novo produto que pode entregar nossas estatísticas de saúde de bandeja à empresa. Você ouviu bem - a gigante das redes sociais estaria desenvolvendo smartwatches que também podem trazer câmeras destacáveis.

Ainda não temos um nome para os modelos, mas vamos chamá-los apenas de Facebook Watch por enquanto. Os boatos dizem que este produto chegar ao mercado até 2022 e pode ter um preço em torno de 400 dóllares.

Vencedora da semana: Apple, é claro!

A Apple dominou bastante as notícias tecnológicas desta semana, graças aos anúncios que fez na apresentação principal da WWDC 2021. Cobrimos tudo o que a Apple anunciou esta semana em artigos separados. Mas se você quiser ter um resumo rápido das coisas que aconteceram, leia este artigo do Stefan que explica tudo.

Nosso diretor editorial Fabi também escreveu um extenso artigo de opinião sobre como a nova direção que a Apple está tomando põe o Google outros concorrentes em xeque. Será que dá para segurar o rolo compressor da Apple em meio aos boatos das fabricantes chinesas com o Harmony?

Perdedor da semana: Amazon Sidewalk

AndroidPIT amazon echo studio buttons
O Amazon Sidewalk prometia ser algo legal. Mas, ao invés disso, tornou-se controverso / © NextPit

A Amazon lançou recentemente um novo recurso chamado Amazon Sidewalk. Embora a novidade tenha sido projetada para facilitar sua vida (e a dos outros), a forma como ele atinge esse propósito causou polêmica entre alguns especialistas.

Resumidamente, o Amazon Sidewalk compartilhará sua conexão de internet com desconhecidos. O objetivo geral é tornar a integração de dispositivos domésticos inteligentes mais fácil. Ele também ajudará por padrão outros dispositivos compatíveis que sofrem com problemas de conexão a acessar facilmente a Internet. Tudo isso, segundo a Amazon, é feito de maneira segura, com todas as preocupações de privacidade levadas em consideração.

E embora isto possa realmente ser verdade, qualquer serviço que funcione usando sua conexão de acesso (pela qual você paga) será definitivamente motivo de preocupação. Precisaremos ver como esta história se desenrola!

Bem, isso é tudo para esta edição de Vencedores e perdedores. Você concorda com nossas escolhas para esta semana?

1 comentário

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Penskemen há 1 mês Link para o comentário

    O Rahul escreveu no título: Vencedora da semana: Apple, é claro!
    Senão vejamos... Temos que dar a mão a palmatória que a empresa do falecido Steve Jobs está nadando de braçada "na comunidade europeia" mas enquanto isso aqui no Brasil com o dólar nas alturas, economia estagnada, pandemia, desemprego, a coisa para o lado da Apple tá meio indigesta. Mas a notícia que (certamente) trará repercussões para nós "consumidores comuns do Brasil" é outra manchete do Raul:
    - O HarmonyOS é agora utilizado por 10 milhões de usuários...

    10 milhões em apenas 1 semana...⁉️
    Que coisa hein...🤔