Vencedores e perdedores da semana: Google corta comissões, BigTech encara lei antitruste

Vencedores e perdedores da semana: Google corta comissões, BigTech encara lei antitruste

Quando mais uma semana se aproxima do fim, é hora de darmos uma olhada rápida nos vencedores e os perdedores da semana. Ao contrário da semana passada, a equipe editorial do NextPit teve uma conversa (bastante) longa para decidir sobre nossas escolhas desta semana. No final, o Google passou como nosso vencedor, enquanto o "BigTech" (que inclui o Google) foi para o canto do perdedor. Esta semana, também temos um vencedor especial da comunidade NextPit por participar (e ganhar) nosso concurso de fotos!

Mas primeiro, vamos dar uma rápida olhada em alguns dos outros acontecimentos importantes desta semana.

Vazamentos da Apple e da Samsung

A Samsung nunca sai dos holofotes e nesta semana não foi exceção. Vimos o que podem ser as primeiras imagens da dobradinha de dobráveis da empresa em 2021. Os dispositivos que vazaram incluem o Samsung Galaxy Z Fold 3 e o Galaxy Z Flip 3.

A partir das renderizações, parece que ambos os dispositivos só trarão atualizações discretas sobre os modelos atuais. O Galaxy Z Fold 3 parece ser mais fino do que o Fold 2 - enquanto o Galaxy Z Flip 3 recebe um interessante design de dois tons.

Samsung Leaks
Os próximos dobráveis da Samsung! / © Evan Blass

Ainda com a Samsung, esta semana também viu os primeiros resultados do próximo vazamento do Galaxy Watch Active 4. Depois tivemos mais informações sobre os próximos aparelhos Samsung Galaxy S - o Galaxy S22 e o Galaxy S22 Plus, provavelmente com câmeras telefoto (e zoom óptico). Ah, e para não esquecer, a empresa coreana também anunciou um novo aparelho intermediário - o Galaxy M32 na Índia - com chances de um lançamento global nos próximos meses.

Passando à Apple, embora saibamos que a empresa anunciará sua próxima geração de modelos iPhone daqui a apenas dois meses, já se fala sobre os modelos que chegarão no próximo ano - em 2022. Os (prováveis) modelos iPhone 14 poderão vir em dois tamanhos de display - 6,1" e 6,7", e haverá quatro modelos no total.

Além disso, os rumores indicam que a Apple vai acabar com a série Mini do iPhone a partir do próximo ano. Vejamos como isto se desenrola. Ficando com as notícias relacionadas ao iPhone, esta semana também viu quatro novos modelos de iPhone falsos aparecerem em um vazamento alegando serem da linha iPhone 13.

Vencedor da semana: Google por concordar em reduzir a comissão da Play Store (para determinados aplicativos)

O Google - e as empresas BigTech, em geral, sempre foram vilanizadas por seu (suposto) comportamento monopolista. Enquanto falaremos sobre isto na seção de perdedores desta semana, desta vez, o Google fez um anúncio que tem sido bem-vindo por muitas pessoas.

A empresa, em 23 de junho, anunciou o lançamento do programa Play Media Experience, que basicamente incentiva os desenvolvedores a oferecer uma melhor experiência de uso em aplicativos Android que funcionam em vários produtos do ecossistema Google, incluindo Android Auto, Google TV e Wear OS.

Embora nem todos os aplicativos se qualifiquem para este programa, aqueles que conseguem obtém um desconto considerável na comissão cobrada pelo Google, em vez dos 30% tradicionais que o Google retira dos desenvolvedores, os aplicativos que fazem parte do programa Play Media Experience só terão que "doar" metade desse valor para o Google.

Perdedor da semana: empresas BigTech por se oporem aos regulamentos antitruste nos EUA

Podemos até não gostar de admitir isso, mas não há como negar que o que acontece nos EUA tem consequências em todo o resto do mundo (tecnológico). Nesta semana, os legisladores americanos anunciaram cinco novas leis que podem ter um impacto negativo no domínio de gigantes como a Amazon, Facebook, Google e Apple.

Estes projetos de lei, de acordo com as análises preliminares, podem colocar várias restrições em muitas das táticas monopolísticas das quais estas empresas são acusadas. Isto varia de coisas como adquirir concorrentes, promover produtos (ou serviços) de marca própria em sua própria plataforma em detrimento dos produtos de outros vendedores, e forçar as empresas a facilitar o processo de mudança para plataformas concorrentes (tente transferir dados do WhatsApp do Android para o iPhone), e assim por diante.

A reação dos chefes dessas empresas tem sido unânime. O presidente da Apple, Tim Cook, ligou para a presidente da Câmara norte-americana, Nancy Pelosi e outros membros do Congresso local para recuar contra os projetos de lei, enquanto outros executivos sêniores fizeram declarações públicas falando sobre a natureza adversa dos projetos de lei.

Ainda há tempo para que estes projetos de lei sejam aprovados e precisam ser votados por um comitê antes mesmo de serem analisados pelo Congresso e transformados em lei. Você acha que estes projetos podem trazer consequências para a maneira como você consome tecnologia?

O vencedor especial da semana: o membro da comunidade NextPit C.F., vendedor do concurso de fotos!

IMG 9329
A foto vencedora do nosso concurso de fotografia! / © NextPit

Caso você não tenha notado, o NextPit realizou um concurso de fotografia em maio - cujos resultados foram anunciados nesta semana. A fotografia vencedora veio de nosso membro da comunidade alemã, C.F. Com o título "Depois da chuva" e, acredite ou não, capturada usando um iPhone 8!

Isto mais uma vez destaca o fato de que tirar uma grande foto não requer necessariamente o equipamento mais recente e moderno! Leia mais sobre nosso concurso de fotos aqui.

Você concordou com nossas escolhas para os vencedores e perdedores desta semana?

ÚLTIMOS ARTIGOS

2 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Jairo rios há 1 mês Link para o comentário

    Sou favorável a uma legislação antitruste , as grandes empresas de tecnologia, simplesmente matam a concorrência , invadem e comercializam dados pessoais sem informar, passaram da barreira do bom senso.


  • Penskemen há 1 mês Link para o comentário

    Google vencedora da semana... Será mesmo❓🤔
    Governos tanto dos E.U.A. como da Europa apertando o cerco contra a Big G, aplicando a lei antitruste contra ela (inclusive).
    Se ninguém fizer nada, em vez do cachorro abanar o rabo, será o rabo que vai abanar o cachorro.