Vencedores e perdedores da semana: Oppo voa e desenvolvedores de apps falsos afundam

Vencedores e perdedores da semana: Oppo voa e desenvolvedores de apps falsos afundam

Com mais uma semana se aproximando do fim, é hora de fazer uma breve recapitulação do que aconteceu no mundo da tecnologia nos últimos sete dias e compartilhar com vocês nossas escolhas para o vencedor e o perdedor da semana que passou. Bora lá!

Escolher nossos concorrentes esta semana foi um pouco difícil. No entanto, a nossa equipe decidiu escolher a Oppo como a grande vencedora, enquanto desenvolvedores de aplicativos usados em fraude foram nossa escolha para o lado perdedor.

Antes de explicarmos as razões por trás destas escolhas, vamos dar uma rápida olhada em alguns dos outros desenvolvimentos notáveis que aconteceram nos últimos sete dias?

Olá, iOS 14.5!

ioswidgetdm
O iOS 14.5 está aqui! / © mama_mia / Shutterstock.com

Após algum tempo em testes beta, a Apple finalmente lançou a versão estável do iOS 14,5 nesta semana. O novo sistema operacional está carregado de novos recursos que incluem a polêmica opção Transparência no Rastreamento em Apps (TRA ou ATT) e a possibilidade de usar o Apple Watch para desbloqueio facial do iPhone. Mais sobre o iOS 14.5 você encontra nos links abaixo:

YouTube esconde resolução 144p!

Esta semana vimos o YouTube fazer uma mudança incômoda em seu aplicativo para celular. Lembra da opção para escolher entre resoluções específicas de reprodução de vídeo? Bem, está mais difícil de achar essa opção, pois agora temos um novo sistema de seleção mais genérico, como "Auto", "Maior qualidade de imagem", "Economia de dados" e "Avançada".

Ainda é possível encontrar essa opção, no entanto, requer um toque a mais, entrando na opção "Avançada". Honestamente, penso que essa mudança não vai agradar todo mundo, a mim certamente não ajuda. Qual é a sua opinião?

Google vaza Pixel 5a... de novo

O Google adora vazar os próprios smartphones e, a última vítima foi o Google Pixel 5a. Embora o Google tenha confirmado a existência deste celular há algumas semanas, a empresa não se conteve e vazou no próprio blog alguns dos recursos de câmera do novo modelo!

Os dados EXIF que apareciam na maioria das fotos informavam que as capturas haviam sido feitas com celulares da linha Pixel disponíveis no mercado, como o Pixel 5 e o Pixel 4, por exemplo. Contudo, entre as imagens apareceu uma com captada com um Pixel 5a. Well done Google!

Novo Asus sem câmera flip?

O próximo smartphone da Asus, o Zenfone 8, será lançado no dia 12 de maio. Em antecipação ao lançamento, a empresa está anunciando algumas das características do dispositivo. No último teaser, a Asus revelou que o celular deve ter uma tela com entalhe circular para a câmera, ou seja, será que não teremos mais o design nada convencional da câmera flip?

Fabricantes de smartphone brilham no Q1...

Ao contrário da conterrânea LG, a Samsung possui uma forte divisão de smartphones e apresentou fortes resultados no primeiro trimestre. A gigante sul-coreana de smartphones informou uma receita recorde no Q1 de 2021, impulsionada por um aumento nas vendas de smartphones.

No primeiro trimestre de ano, a fabricante apresentou aumento nas vendas de 28% a 22% no mercado global de smartphones e chegando a 76,5 milhões de unidades vendidas.

Contudo, quem brilhou mesmo foram Apple, com crescimento de 41%; Vivo, que cresceu 48%. Oppo, com crescimento de 60%; e Xiaomi que conseguiu a façanha de crescer 62%. Para entender melhor o que isso representa para o mercado, indico a leitura deste artigo da Forbes.

Vamos agora falar sobre nossas escolhas para os vencedores e perdedores desta semana!

Vencedor da semana: Oppo

AndroidPIT oppo reno3 pro back2
Oppo é agora a 4ª maior marca de smartphone da Europa / © NextPit

As marcas chinesas de smartphones estão tomando conta do mundo. Embora a Huawei tenha sido impedida de alcançar o domínio global do mercado de smartphones por conta dos bloqueios dos norte-americanos, nada está impedindo que outras grandes marcas como Oppo e Xiaomi alcancem o que a Huawei não conseguiu.

Embora a Oppo ainda não seja uma marca tão grande na Europa, conforme um recente relatório da Counterpoint Research, a empresa entrou na lista das 5 principais marcas de smartphones do velho continente. Com uma fatia de mercado de 3%, ela agora concorre com Xiaomi, Apple e Samsung. E por esse feito a empresa leva o caneco de vencedora da semana!

Perdedor da semana: desenvolvedores de apps falsos na Google Play Store

Nosso perdedor desta semana não é uma entidade única, mas um grupo de pessoas que está por trás do desenvolvimento de aplicativos fraudulentos na Loja do Google Play. Porém, parece que vai ficar mais difícil para este grupo disponibilizar este tipo de software.

Em uma recente publicação em seu blog, o Google anunciou que traria várias mudanças na política de títulos de aplicativos, ícones e ativos para a Play Store. O objetivo disso é garantir que as pessoas não sejam enganadas ao fazer o download de apps falsos e spammers. O Google confirmou que estas mudanças serão aplicadas até final deste ano.

Esta é uma ótima notícia para nós consumidores e deve acabar com a prolífica disseminação de aplicativos cujo único objetivo é nos enganar.

E aí, você concorda com nossas escolhas para o vencedor e o perdedor esta semana? Compartilhe a sua opinião com a nossa comunidade nos comentários abaixo. Um ótimo domingo a todos e a todas!

ÚLTIMOS ARTIGOS

1 comentário

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.