Vencedores e perdedores da semana: Instagram sobe, MWC 2021 desce?

Vencedores e perdedores da semana: Instagram sobe, MWC 2021 desce?

Na semana passada, falei sobre o mês de janeiro nos reservar uma série de lançamentos, e eis que nos últimos dias tivemos dois grandes anúncios: o Oppo Find X3 e o Asus ROG Phone 5. Contudo, por mais importantes que sejam, nenhum destes levou o troféu de vencedor ou perdedor da semana. Em vez disso, o consenso geral aqui no NextPit foi que o vencedor desta semana foi o Instagram pelo lançamento do Instagram Lite em 170 países. Já o perdedor, infelizmente, é o evento de tecnologia que todos os entusiastas do mercado de smartphones tanto adoram: o MWC 2021.

Antes de falarmos sobre os vencedores e perdedores desta semana, que tal darmos uma olhada rápida em alguns dos principais acontecimentos tecnológicos dos últimos dias?

Destaques da semana

O primeiro destaque da semana foi o lançamento do Asus ROG Phone 5, que é sem dúvida um dos aparelhos mais esperados do ano e é talvez o smartphone mais procurado para jogos. Este ano, há três modelos diferentes do ROG Phone 5 para escolher.

ASUS ROG PHONE 5 RENDER
O ROG Phone 5 / © DXOMark

O segundo lançamento da semana foi a série Oppo Find X3, composta por quatro smartphones: Find X3, Find X3 Pro, Find X3 Neo, Find X3 Lite 5G. Contudo, a variante clássica - Find X3 - foi lançada apenas na China e é embalada pelo processador Snapdragon 870.

NextPit Oppo Find X3 Lite usb
Este é o Oppo Find X3 Lite 5G! / © NextPit

Outro anúncio importante esta semana foi a confirmação da data de lançamento da série OnePlus 9. Na segunda-feira, e empresa enviou um comunicado à imprensa informando que os novos modelos serão revelados no dia 23 de março. No processo, também foi anunciada a parceria com a Hasselblad - empresa que fabrica câmeras profissionais.

Esta semana também tivemos algumas notícias nada comemorativas para a empresa de Tim Cook. Isso mesmo, o iPhone 12 Mini não parece um sucesso de vendas e, por essa razão, a Apple reduziu a produção do modelo. Não, o dispositivo não foi cancelado. É que as pessoas parecem estar mais interessadas nos modelos maiores do iPhone, que continuam sendo um excelente ponto de venda para a empresa.

Voltemos agora aos nossos Vencedores e Perdedores da semana?

Vencedor da semana: Instagram Lite

Como alguém que vive num país em desenvolvimento como a Índia, não posso sublinhar o quão importante é o acesso à Internet. Ela tem o poder de transformar a vida de milhões de pessoas através do acesso à informação. Ela também apresenta muitas oportunidades para jovens talentosos que simplesmente não têm recursos financeiros para investir em educação.

O que a Instagram tem a ver com tudo isso, você pode estar se perguntando. Bem, o recém-lançado aplicativo reduzido da empresa, o Instagram Lite, tem como objetivo diminuir ainda mais as barreiras que impedem as pessoas de usar o aplicativo e fazer vídeos criativos.

Instagram Lite app
Instagram Lite é quase tão funcional quanto o aplicativo original / © Instagram

Mesmo em 2021, há milhões de pessoas que usam smartphones básicos como uma janela para o mundo. Muitos desses aparelhos têm armazenamento limitado, hardware simples e muitas vezes não oferecem aos usuários a melhor experiência com a mídia social.

Com este lançamento, o Instagram atende essencialmente a esse público e os apresenta com um aplicativo que é quase tão funcional quanto o aplicativo original do Instagram. O Instagram Lite está disponível em 170 países em todo o mundo e, mesmo ainda não trazendo o app para o mercado brasileiro, merece o posto de vencedor da semana por diminuir o gap social em diferentes regiões do globo.

Perdedor da semana: MWC 2021

Por que o MWC 2021 é o nosso perdedor da semana? Bem, deixe-me explicar. O MWC 2021 está previsto para acontecer no meio do ano, mas há rumores de que vários grandes jogadores já decidiram não participar da expo por razões óbvias.

Só recentemente é que a GSMA, a entidade que dirige o programa, confirmou que o MWC 2021 será presencial em 2021. No entanto, com metade do mundo empenhada em conter o avanço da pandemia do coronavírus, muitos questionaram a lógica dessa decisão da GSMA. Alguns dias após o anúncio, muitas empresas já confirmaram que não irão participar do MWC este ano por conta dessa decisão, incluindo Nokia, Ericsson, Sony e Oracle.

Sim, várias empresas ainda estão de acordo com o plano, mas mais cancelamentos são esperados nas próximas semanas. Para aqueles que não sabem, o MWC 2021 ocorre entre os dias 28 de junho e 1° de julho de 2021.

Bom, isso resume bem a nossa série Vencedores e Perdedores desta semana. Você concorda com as nossas escolhas? Tudo bem se você não concordar, aproveite para aquecer o debate na seção de comentários abaixo!

ÚLTIMOS ARTIGOS

1 comentário

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Jairo rios há 4 meses Link para o comentário

    Adeus grandes feiras em 2021.....tambem