Vencedores e perdedores da semana: corrida espacial vs. queda global da Internet

Vencedores e perdedores da semana: corrida espacial vs. queda global da Internet

É domingo, o que significa que é hora de um review dos acontecimentos tecnológicos mais importantes dos últimos dias e da nossa coluna Vencedores e perdedores da semana. Hoje, o título de vencedor vai para a Blue Origin que voou mais alto que a Virgin Galactic. Já o perdedor foi uma escolha difícil, pois ficou entre o comentário insensível de Jeff Bezos agradecendo a seus funcionários por financiar seu voo espacial e a interrupção global da Internet que derrubou vários sites e serviços populares por horas.

Mas antes de falar sobre nossas escolhas para os vencedores e perdedores, vamos dar uma rápida olhada no que rolou na tecnológica na semana que passou.

OnePlus Nord 2 é anunciado e a Samsung testa carga rápida de 65W

Entre os lançamentos mais importantes de smartphones desta semana temos o anúncio oficial da OnePlus, o OnePlus Nord 2. O aparelho chega ao mercado como sucessor do OnePlus Nord, poucos meses depois que a empresa anunciou o OnePlus Nord CE.

Desde os problemas envolvendo o Galaxy Note 7, a Samsung joga seguro com baterias e carregadores rápidos. Mesmo que alguns dos principais modelos da fabricante ofereçam suporte de carregamento rápido de 45W, a empresa fica para trás neste departamento quando comparada às marcas chinesas.

Contudo, isso pode mudar com a próxima geração de dispositivos Samsung Galaxy S graças a um rumor recente que sugere que o novo Galaxy S22 pode ter suporte para carregamento rápido de 65W.

Realme MagDart e a nova tecnologia de carregamento super rápido da iQOO e Oppo

Depois da chegada do acessório Apple MagSafe às lojas, nesta semana também vimos o surgimento de uma série de novas tecnologias e acessórios relacionados ao carregamento de baterias. A Realme mostrou algo interessante. O nome do produto é uma inspiração óbvia: Realme MagDart. Ainda não sabemos quando esse produto chegará ao mercado, entretanto, a linha MagDart deve ter duas pastilhas de carregamento sem fio.

A Oppo e a iQOO (sub-marca da Vivo) também anunciaram uma nova tecnologia de carregamento rápido. Enquanto Oppo investiu em melhorias da sua tecnologia de carregamento rápido de 65W, a iQOO deverá lançar um smartphone com suporte para carregamento rápido de 160W no dia 4 de agosto, de acordo com os rumores atuais.

Novos dobráveis da Samsung podem ter certificação IPX8 e novos MacBooks chegam entre setembro e novembro

No início da semana, a Samsung confirmou a data do próximo evento Galaxy Unpacked, quando teremos o anúncio oficial de vários novos dispositivos da fabricante. Entre os mais esperados, estão os dobráveis Galaxy Z Fold 3 e o Z Flip 3.

Agora que o lançamento destes celulares está próximo, os vazamentos sobre as especificações dos aparelhos surgem com ainda mais vigor. No mais recente rumor ficamos sabendo que os smartphones dobráveis da Samsung apresentarão classificação de proteção IPX8. Note que isto não é o mesmo que a certificação IP68, mas garante que o produto pode ser submerso na água a mais de 1 metro de profundidade.

samsung galaxy z fold 3 s pen
Os dispositivos dobráveis 2021 da Samsung podem ser classificados como IPX8 para resistência à água / © Samsung

A Apple está planejando lançar uma nova linha de MacBook Pros no final deste ano? Sim, pelo menos é o que a Bloomberg afirmou essa semana. De acordo com o site, a Apple provavelmente lançará os novos MacBook Pro de 14 e 16 polegadas até setembro-novembro de 2021.

Estas novas máquinas podem vir com um design completamente novo, tela mini-LED e, claro, o novíssimo chip Apple M1X com até 10 núcleos (8 grandes e 2 núcleos eficientes), superior ao design de 4+4 núcleos do M1.

Vencedor da semana: Blue Origin por "ganhar" a corrida espacial

Não há como negar que uma nova corrida espacial está em andamento. E ao contrário das corridas espaciais anteriores em que as nações competiam umas contra as outras, desta vez é a vez dos bilionários de todo o mundo se atirarem uns aos outros. Esta semana, duas empresas especiais privadas tentaram se unir uma à outra.

Thomas Kelley shutterstock 1401639818
O Blue Origin de Jeff Bezos ganhou a corrida espacial privada esta semana / © Thomas Kelley / Shutterstock.com

Enquanto a Virgin Galactic, de Richard Branson, conseguiu vencer a Blue Origin, de Jeff Bezos, para se lançar primeiro ao espaço, foi Bezos quem riu por último, pois conseguiu viajar mais longe. Mas as coisas não foram as mesmas para Bezos quando ele pousou de volta na Terra. Ele foi visto como insensível ao agradecer aos funcionários da Amazon por financiar suas aspirações espaciais.

Perdedor da semana: mais uma interrupção global da Internet

As interrupções da Internet estão se tornando mais comuns hoje em dia? A resposta a essa pergunta poderia ser discutível, mas o que sabemos com certeza é que um grande parte da Internet caiu na quinta-feira graças a uma falha no DNS com o provedor CDN Akamai.

Alguns dos sites, aplicativos e serviços mais populares do planeta ficaram inacessíveis por um período considerável de tempo depois disso. As empresas afetadas incluíram UPS, FedEx, Airbnb, Fidelity, Last Pass, PlayStation Network e OnePlus.

Você concorda com nossas escolhas para os vencedores e perdedores desta semana? Estou curioso para saber a sua opinião nos comentários abaixo.

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

1 comentário

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Penskemen há 1 mês Link para o comentário

    Enquanto milhões de pessoas estão morrendo em todo planeta por falta de leitos, oxigênio e vacinas, acometidos pela Covid 19; Richard Branson Jeff Bezos torram bilhões de dólares nesses projetos de turismo espacial para milionários.
    - Que ultrajante...🤔