NextPit

Vencedores e perdedores da semana: Apple é destaque, indústria de rumores nem tanto

Vencedores e perdedores da semana: Apple é destaque, indústria de rumores nem tanto

Muitas pessoas esperavam ser arrebatadas pelos anúncios da Apple nessa semana. Porém, a empresa manteve a postura dos anos pós-grandes lançamentos e apenas poliu as arestas dos seus produtos. Os novos iPhone 13 e iPhone 13 Pro chegam ao mercado com melhorias pontuais, mas não menos surpreendentes. Por isso, a Apple merece a posição de vencedora neste domingo.

Do outro lado, tivemos os erros grosseiros em relação aos rumores disseminados por famosos leakers dos produtos da gigante de Cupertino. Não me entenda errado, nós gostamos de viver a expectativa pré-evento, contudo, chamadas via Satélite e um Apple Watch inteiramente reformulado não chegaram nem perto de acontecer. Logo, os rumores sobre os anúncios da Apple são os perdedores hoje. 

Mas antes de falar sobre essas escolhas, vamos dar uma pincelada no que aconteceu de mais interessante no universo tech nos últimos dias.

Xiaomi 11T e Xiaomi 11T Pro são anunciados

Na quarta-feira (15), a Xiaomi apresentou quatro novos celulares em diferentes categorias de preço. Os flagships Xiaomi 11T e 11T Pro são robustos nas configurações de hardware e chegaram ao mercado internacional com preços realmente competitivos.

As nossas primeiras impressões sobre o Xiaomi 11T Pro já foram publicadas aqui no canal, e o grande destaque acabou sendo mesmo o carregamento rápido HyperCharge de 120 watts, capaz de levar o aparelho de 0-100% em menos de 20 minutos. Surreal! Além disso, tivemos o anúncio do novo recurso de câmera "Cinemagic" para apoiar os criadores de conteúdo.

Além destes dois celulares, a gigante chinesa da tecnologia também anunciou os modelos mais básicos Xiaomi 11 Lite 5G NE e Redmi 10.

Xiaomi anuncia óculos de Realidade Aumentada (RA)

Sim, no dia em que a Apple lançou os novos iPhone, a Xiaomi tentou roubar a cena de certa forma com o anúncio de um par de óculos inteligentes. Se você acompanhou as manchetes dos canais especializados em tecnologia nos últimos dois anos — pelo menos —, então sabe que a Apple está no jogo para lançar um par de óculos de Realidade Aumentada (iGlass?). Você está entendendo aonde quero chegar?

Bom, algumas horas antes do evento da Apple, a Xiaomi disparou um comunicado à imprensa sobre os seus Smart Glasses. Os óculos inteligentes da Xiaomi funcionam de maneira autônoma e, na demonstração da fabricante, parecem realmente fascinantes, agora temos que saber como funcionarão na prática.

Samsung lança programa beta do Android 12 para o Galaxy S21

Estamos contando os dias para que o Google anuncie oficialmente o Android 12, que já está em testes desde fevereiro deste ano. Neste percurso, muitas fabricantes já estavam engajadas com o programa de testes beta da nova versão do Android. Porém, só nessa semana a Samsung resolveu entrar no barco.

A fabricante sul-coreana abriu o programa de testes beta do Android 12 para os modelos Galaxy S21, Galaxy S21+ e Galaxy S21 Ultra em mercados selecionados: Estados Unidos, Reino Unido, China, Índia, Alemanha, Polônia e Coreia do Sul. Como sempre, o programa de testes acontece via aplicativo Samsung Members.

NextPit Samsung Galaxy S21 5G Ben
A cara de felicidade de quem usa um Galaxy S21 recém-adicionado ao programa de testes beta do Android 12  / © NextPit

Além de contar com as novidades do Android 12, quem participa do programa de testes beta da Samsung também terá a chance de testar em primeira mão a nova One UI 4.0.

A Samsung afirmou que vai lançar a versão estável do Android 12 para seus aparelhos antes do final de 2021. Para saber se o seu smartphone Samsung é elegível para receber a nova versão do sistema operacional do Google e a OneUI 4.0, acesse nosso guia de atualização do Android 12 para aparelhos Samsung.

Google goes high on Pixel 6!

Antes de passar para os destaques desta coluna, preciso falar sobre o Google e todo o marketing investido nos novos Pixel 6 e Pixel 6 Pro. Primeiro, a empresa resolveu usar um dos seus perfis sociais no Twitter para dar uma cutucada na Apple essa semana. Depois do anúncio dos novos iPhone, o time do Google usou a conta @googlenexus (lembra?) para tuítar: "Eu esperaria pelo #Pixel6"!...

Google Nexus Pixel 6
"Eu esperaria pelo #Pixel6" / © Screenshot: 9to5google

Para além dessa gracinha, o Google parece muito confiante no smartphone que está desenvolvendo e, nessa semana, o Pixel 6 deu as caras em uma série de outdoors nos Estados Unidos.

Como podemos perceber na foto abaixo, capturada pelo fotógrafo David Urbanke, a empresa está dando destaque para boa parte das novidades do Android 12 nas imagens. Basta observar a tela inicial do aparelho: tema dinâmico, com as cores do sistema e ícones dos apps integrados ao Wallpaper, e Widgets com novos formatos. Ah, e com a chamativa barra da câmera. 

Google Pixel 6 outdoor ad
Google goes high on Pixel 6! / © David Urbanke

Será que o Pixel 6 será realmente o smartphone do ano de 2021? Saberemos disso quando o Google anunciar o aparelho, o que deve acontecer no início de outubro se confirmados os rumores. Aliás, falando em rumores, chegou a hora de falarmos do vencedor e do perdedor da semana.

Vencedora da semana: Apple e os novos iPhone 13

Se você tinha alguma dúvida sobre a empresa que estrelaria a coluna desse domingo, bom, só você tinha, pois é claro que seria a Apple.

Como muito bem colocado pelo meu colega Antoine Engels logo após o evento de terça-feira: "o iPhone 13 é um iPhone 12S". E isso não deveria chegar como surpresa, pois o iPhone 12 e o iPhone 12 Pro foram smartphones com grande sucesso de vendas e que trouxeram grandes novidades à série. E a Apple não costuma fazer isso dois anos seguidos.

Os novos iPhone 13 e iPhone 13 Pro trouxeram recursos realmente relevantes ao mercado de smartphones, em especial, o novo e poderoso processador A15 Bionic e recursos de câmera que, até então, eram exclusivos da indústria cinematográfica. Agora, a Apple também oferece modelos com taxa de atualização de 120 Hertz e o ProMotion parece ser realmente consistente.

A gigante de Cupertino também apresentou o novo Apple Watch Series 7, um novo iPad mini e mais. A Apple, como sempre, continua impressionando, e se as suas expectativas não foram contempladas, talvez o motivo seja a nossa escolha da semana para o canto do perdedor!

Confira abaixo o nosso resumo em vídeo do evento California Streaming, da Apple, em menos de 5 minutos:

Perdedores da semana: os rumores sobre os anúncios da Apple erraram feio

A possibilidade de a Apple trazer o recurso de ligações via satélite fizeram as redações dos canais de tecnologia do mundo todo correrem atrás de mais informações sobre tal tecnologia (o pessoal do The Verge inclusive citou isso em um Vergecast de 10 de setembro).

Aliás, confesso que fiquei realmente empolgada com a possibilidade da Apple finalmente remover a entrada Lightning dos iPhones esse ano em prol do MagSafe. Teria amado isso. Porém, assim como eu, você sabe que isso não aconteceu. Não tivemos uma reformulação do design do Apple Watch que chegou a ter o projeto vazado, inclusive.

Não vimos os novos AirPods e muito menos o recurso Always-On Display chegando à série icônica de smartphones da Apple. Enfim, muita coisa foi dita e poucas foram confirmadas pela empresa durante o evento.

iPhone Keynote 62
Cadê minhas ligações via satélite? / © Apple / Screenshot: NextPit

Há dois meses, perguntamos para a nossa comunidade se deveríamos continuar cobrindo rumores sobre novos produtos tecnológicos e vocês nos disseram que sim, mas não a qualquer custo. E me parece que quando o assunto é a Apple, a tendência é vermos uma série de boatos brotando aqui e ali, e mesmo sem muito fundamento, acabam virando notícia no mundo todo e criando altas expectativas. E isso, no fim das contas, torna um grande evento de lançamento algo extremamente chato e banal.

Por isso, hoje elegemos os rumores como os grandes perdedores dessa semana. Ou será que deveríamos ter nos autointitulado como perdedores por acreditar em tais boatos? Fica aqui a reflexão!

Espero não ter terminado a coluna deste domingo com desesperança!... E aí, você concorda com as nossas escolhas nessa semana? O que você considerou positivo ou negativo na semana e gostaria de compartilhar com a comunidade NextPit? Nós apreciamos demais a sua opinião, então, escreve pra gente!

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

ÚLTIMOS ARTIGOS

Artigos recomendados

2 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Jairo rios há 2 meses Link para o comentário

    Apenas comprava que rumores “reais” são aqueles que a própria empresa libera com antecedência para os eleitos da dita imprensa especializada afim de criar hype e atiçar os consumidores para o lançamento to. Realmente , o lançamento dos iGadgets 2021 foi (novamente) decepcionante , nada impactante , mas a maçã continuará a vender , reconheço que o ecossistema da Apple é muito bom .


  • Penskemen há 2 meses Link para o comentário

    Não acreditei quando li a frase prepotente da Google cutucando a Apple dizendo:
    " : "Eu esperaria pelo #Pixel6"!.. "
    Vocês acreditam em sã consciência que os "fanáticos endinheirados" de carteirinha da Apple vão torrar suas fortunas para "ostentar um Pixel" ao invés de um iPhone 13 ???
    Podem esperar deitados que isso jamais ocorrerá, pois o cliente fiel da Apple
    compra o iPhone (na cabeça deles) como uma grife de status e poder...☝😉