NextPit

Vencedores e perdedores da semana: sustentabilidade marca pontos e Facebook precisa se explicar

Vencedores e perdedores da semana: sustentabilidade marca pontos e Facebook precisa se explicar

Nesta semana, o título de vencedor vai para o novo Fairphone 4, que oferece com 5 anos de garantia e atualização do sistema até o Android 15. Do lado do perdedor está o Facebook e a polêmica que vem se arrastando há semanas sobre a falta de proteção a jovens nas redes sociais da empresa.

Entre os destaques dos últimos dias, vou começar com a estreia do novo design do NextPit, pois você já deve ter notada a mudança a essa altura, certo? Estamos realmente muito contentes com o feedback da nossa comunidade e certos de que este é apenas o início de uma série de mudanças que acontecerão nos próximos meses.

Abaixo, você confere cinco destaques da cobertura do NextPit nos últimos dias:

Dito isso, é a hora de falarmos sobre as nossas escolhas para vencedores e perdedores desta semana!

Vencedora da semana: Fairphone

O Fairphone 4 está entre nós. E com este lançamento emerge também a discussão sobre sustentabilidade na indústria mobile. Tivemos a chance de testar brevemente o celular e, como muito bem apontado pelo meu colega Benjamin Lucks, "as inovações na Fairphone não são chamadas de "Super Retina XDR com ProMotion", mas sim condições de trabalho justas, materiais sustentáveis ​​e modularidade".

Frequentemente destacamos o anúncio de smartphones super poderosos ou muito aguardados, como foi o caso de aparelhos como o iPhone 13 e Galaxy Z Fold 3, recém analisados aqui no canal. Por isso, nada mais justo que reconhecer o esforço da Fairphone de tentar quebrar as correntes da obsolescência programada e colocar no mercado um smartphone com 5 anos de garantia e opções de atualização de hardware mais sustentáveis.

O Fairphone 4 talvez não seja a flagship de 2021, mas já faz um grande serviço trazendo à tona questionamentos relevantes sobre a cadeia de produção de uma indústria que produz cerca de 86 quilos de resíduos invisíveis por celular fabricado. Para além disso, também nos faz questionar comportamentos de consumo e o impacto que queremos causar no mundo ao trocar de smartphone a cada dois anos em média.

Perdedor da semana: Facebook

E se o Fairphone 4 nos alimenta de esperança, o mesmo não pode ser dito da empresa que está do lado do perdedor nesta semana. A polêmica envolvendo a segurança de jovens no Facebook e no Instagram se arrasta por mais uma semana. Sim, o Facebook deixou o projeto de um Instagram para crianças em stand by, mas isso não significa que jovens no mundo todo estejam protegidos, pelo contrário.

Na quinta-feira (30), foi convocada uma audiência no Senado dos Estados Unidos para debater os efeitos tóxicos do Facebook e do Instagram entre adolescentes a partir dos 13 anos de idade. Isso foi consequência direta de uma investigação do WSJ (The Facebook Files) que expôs que o Facebook está ciente que o Instagram é um ambiente tóxico para jovens.

shutterstock 672358519
Você é o que você consome? © Nadir Keklik / Shutterstock.com

Entre as revelações feitas pelo WSJ, foi exposto um levantamento do Facebook de 2019, no qual a empresa afirma ter piorado "os problemas com a imagem do próprio corpo para uma a cada três garotas adolescentes". Segundo o jornal, essa pesquisa interna também identificou o impacto da rede social no aumento de quadros de ansiedade e depressão.

Sinceramente, até aqui, nada disso é novidade. No entanto, o que realmente preocupa é o argumento usado pela empresa dona da maior rede social do mundo para investir em aplicativos projetados para crianças. Para o Facebook, menores de idade recebem celulares cada vez mais cedo e isso os coloca em risco, aumentando a necessidade de apps projetados para eles.

Mas espera aí, se uma pesquisa interna revelou que o Facebook foi a causa de problemas de adolescentes com a própria imagem, talvez a solução não esteja em ampliar o acesso das crianças às redes sociais, certo? Ainda estamos longe de chegar ao fim desta história, mas aqui fica um alerta para que não deixemos de acompanhar capítulo por capítulo.

E isso conclui a coluna deste domingo! E aí, o que você achou das escolhas desta semana? Compartilhe a sua opinião nos comentários deste artigo.

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

ÚLTIMOS ARTIGOS

Artigos recomendados

2 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Rafael Nunes há 2 meses Link para o comentário

    Essa questão de sustentabilidade nos aparelhos móveis é muito bem vinda. Não sei vocês mas hoje não vejo algo me realmente me atraia para fazer uma troca de celular, a não ser o fato do hardware não dar conta mais e as melhorias do sistema. E creio que nesse ponto acho importante essas sustentabilidade. Trocar o aparelho toda vez que lança um novo não dá pra mim, e por causa disso você acaba sendo deixado pra trás dependendo da marca. Isso é um problema, pois na minha opinião, celular é um bem durável hoje.


  • Jairo rios há 2 meses Link para o comentário

    Gostei da proposta do Fairphone , tomara que seja seguida por outros fabricantes.