Vulkan! É assim que o Google vai melhorar a qualidade dos jogos no Android
Entre as novidades mais esperadas para a próxima grande atualização do Android, está a compatibilidade do sistema com a API Vulkan. Mas o que isso vai trazer de bom para nós usuários? Fui atrás desta resposta e tudo o que você precisa saber é que isso pode dar um salto de qualidade no desempenho gráfico dos smartphones. Em outras palavras, jogar no celular será muito mais legal!
O que é a Vulkan?
A Vulkan é uma API gráfica open source desenvolvida sobre o guarda-chuva do grupo Khronos e que conta com apoio de diversas empresas de peso, como AMD, Valve, Nvidia, Intel e Qualcomm.
Sua biblioteca básica de códigos é herdada de outra API, a Mantle, cedida pela AMD para acelerar o processo de desenvolvimento. A Vulkan é feita para complementar tecnologias já existentes como o OpenGL e OpenGL ES.
O objetivo é que em um futuro próximo a Vulkan se torne padrão para a criação de soluções gráficas em 3D, tanto em PC quanto em dispositivos mobile.
Em outras palavras, jogar no celular será muito mais legal!
Os principais concorrentes são o Directx 12, desenvolvido pela Microsoft para Windows e Windows Mobile, e o Metal, desenvolvido pela Apple para iOS e OS X. Uma das vantagens da Vulkan é ser multiplataforma, permitindo integração com diferentes sistema operacionais e variados modelos de hardware.
Compatibilidade
A API é compatível com GPU Adreno 400 ou superior, Nvidia Tegra K1 ou superior, Mali 600 ou superior e PowerVR 6 Series ou superior. Entre os sistemas operacionais estão Android, Tizen, Windows, SteamOS e Linux.
Como a Vulkan funciona?
As APIs gráficas funcionam como uma ponte de comunicação entre o software e a camada mais baixa do dispositivo (CPU, GPU e RAM). Quanto melhor otimizada essa comunicação, mais o aplicativo ou game rodará sem engasgos e os gráficos serão mais fluidos - sempre de acordo com a capacidade do hardware, obviamente.
A API permite um desempenho melhor
No Android, até hoje, os desenvolvedores de apps com recursos em 3D são limitados a trabalhar com drivers que fazem a integração de forma automática com o hardware, limitando, assim, o processo de criação.
A Vulkan atua justamente na melhor integração do gráfico em 3D com o hardware do aparelho. Oferecendo um melhor gerenciamento de recursos, a API permite um desempenho melhor. Além, é claro, de exigir menos do hardware.
De acordo com o grupo Khronos, a Vulkan minimiza a sobrecarga de driver para gráficos e oferece um controle direto sobre a GPU. Outra grande vantagem é a capacidade de trabalhar a GPU em paralelo aos diferentes núcleos de CPU, evitando assim limitar o desempenho ou a capacidade de todo o sistema.
Quando a Vulkan chega e o que vai melhorar?
O resultado são gráficos rodando mais lisos, com uma exigência menor de configuração do aparelho. No vídeo de demonstração a diferença é gritante:
O anúncio de que o Android teria suporte a nova API foi feito em agosto do ano passado pelo Google. A expectativa era que ela fosse implementada no Android Marshmallow, mas até agora isso não ocorreu.
Provavelmente a novidade chegará apenas para o Android 7.0 N. O novo sistema operacional deve ser anunciado durante o Google I/O, que acontece em maio. No evento, também deveremos ver na prática a Vulkan rodando no Android.
Se você é desenvolvedor e quer testar a Vulkan, a empresa atualiza diariamente o repositório no GitHub.
Por favor, se alguém puder me responder ficaria muito agradecido, O moto g3 Edição Turbo terá suporte a API Vulkan ?
Pois eu vi que o meu processador (adreno 405) é memória RAM 2gb são suficientes!
Quero saber os games atuais q utilizam o Vulkan. Pelo q vi ate agora, apenas o Vainglory utiliza esta api.
O emulador dolphin e o ppsspp já usam.
Realmente é uma ótima noticia!
Se está tecnologia for realmente fazer tudo o que prometi então você muito legal.
Iniciativas como essas deviam aparecer mais. A criação da API Vulkan! vem do esforço de varias empresas e possui o seu código aberto para que todos possam ajudar a melhorar e corrigir possíveis defeitos.
O Android e nos usuários do robozinho só temos a ganhar com a adoção dessa tecnologia de forma nativa pelo Android, ainda com a economia de bateria.
Fuderam pro moto g3 👌😥
Que pena! Meu Z3 Compact tem Adreno 330. Tomara que tenha uma "maneira xda" de contornar as coisas
Né to lamentando com meu moto g3 versão mais básica que tem adreno 306
Ótima notícia espero que não demore pro top de linha....da Samsung
Moto x 2 que e bom nada so por causa da API
Muito bom, grande passo para o Android.
Eu de boa no lollipop e já estão esperando Android N tá louco.
será que o Moto X Style vai se compatível com essa tecnologia ? alguém pode me tira essa dúvida?
Sim.
Eu já estava ficando até animado eis que chega a parti "provavelmente a novidade chegará apenas para o Android 7.0 N"😂😂😂sendo que eu ainda tô na 4.4.4 no gran prime
os gráficos hoje já são bem incríveis, tenho um controle ipega para android a experiência é melhor ainda. Agora o problema são as baterias que com nem meia hora de jogo já está no vermelho.
Mas que essa melhoria chegue logo!!
Se for para melhorar...
Que venha...
Esperar pra ver!
Android N só deve ser anunciado final do ano, grandes mudanças de versão não acontecem no meio do ano, no máximo um Android ainda Marshmallows 6.1 ou 6.2.
Ele é anunciado agora na Google I/O e lançado no final do ano (outubro/novembro) com o Nexus, assim como foi o Marshmallow
Toda melhoria eh sempre bem vinda.
bem assim mesmo!
Pra complementar, não somente a google, mas toda a comunidade linux espera que essa API faça com que as distros linux-based entrem no mundo gaming de uma vez por todas.
tomara que vá pra frente. To cansado de usar windows só por causa de jogos. Prefiro muito mais as distribuições linux.
Exatamente, senão fosse isso meu dual boot já teria ido pro espaço ha muito tempo, me obriguei a depurar muita coisa via wine/pol, com muita coisa feito com sucesso, porem demanda tempo demais enquanto isso deveria ser mais pratico. Com essa API vingando, acredito que a google e seus desenvolvedores de jogos saberão usa-la melhor do que ninguém.
Tem um erro no título.
Valeu, Léia. Corrigimos. o/
Espero que essa tecnologia venha para os aparelhos intermediários!!!!
Seria muito bom!
Esse é o tipo de recurso que melhora muito na fluidez do sistema!! O que os iPhones sempre foram os melhores sem discussão foram em GPU. Os jogos abrem muito mais rápido no iOS devido ao Metal e as implementações do sistema em si. Esse Vulkan parece um passo grande em direção à otimização de gráficos em si e em jogos. E o melhor, MULTIPLATAFORMA! Todas as fabricantes que utilizarem o Android (com as especificações necessárias) já vão usufruir desse recurso! Excelente notícia. Parabéns AndroidPit.
Eu baixei uma vez o M.C:Blackout e me assustei com a falta de capricho no game,diziam que era próximo de um game de console,o que vi foi um game ala Virtua cop's(Do gênero First person trail shooter),pior que não e só esse são varios,existe muito caminho para os smartphone's ate se igualar graficamente(Nao só texturas!)com a geração Ps3/X360..
Quando ver um Titanfall ou Destiny da vida rodando em smartphone mudo de opinião.
Você também força não pode comparar uma GPU e uma CPU baseadas em RISC com uma CPU e GPU de arquiteturas complexas projetadas e criadas para desempenho
Nem tanto Fellipe, uma vez que analistas da ARM já soltaram o absurdo de que as GPU mobile vão conseguir ultrapassar a qualidade de games de PS4 e XONE, sem mesmo eles terem conseguido superar a qualidade gráfica do PS2.
Esse marketing mentiroso é fruto das proprias empresas que fabricam SoC mobiles.
Já que existe tal marketing faz todo sentido a comparação do Douglas.
Eles caçaram agora tem que encarar.
O Elerson deixou claro meu ponto de vista..
E alem disso não achei forçado,na realidade me decepciono toda vez que baixo um jogo no android,e logo desistalo e ligo meu xbox e vejo a diferença entre os dois,tanto e que possuo so "puzzles"no smartphone..
Sem dúvida será um grande avanço para a parte gráfica do Android, os jogos ficaram melhores e mais realistas....
Na matéria vcs citam todas as gpus compatíveis menos a PowerVR . E é exatamente essa que é usada no vídeo de demonstração.
vdd
poisé,eu ja estava chateado em ver que o zenfone 2 ia ficar de fora...
Todo hardware compatível com OPENGL 3.1 terá compatibilidade com a API Vulkan.
Boa observação, Franklin. A PowerVR V6 e os modelos acima também serão compatíveis. Adicionamos no texto. Abçs.
Realmente ficou bem melhor em!
se o resultado for igual a do video acima vai ser bem impressionante
poxa vou ver isso
google vai melhorar? a api é desenvolvida pela Khronos Group
"Vulkan! É assim que o Google vai melhor a qualidade dos jogos no Android"
"... Google vai melhor a qualidade..." Vai melhor? Não seria "... Google vai melhorar a qualidade..."?
Cara, que bom esse seu comentário. Realmente fez toda diferença.
Li a matéria novamente depois de ler esse cometário, e só então, realmente, tudo que foi escrito fez sentido.
Muito obrigado.
Acomodado com qualquer coisa, esse é o resultado..
Sou muito cético a essas apis. Prometeram absurdos com dx12...não foi nada do q falaram. Eu usei o mantle com uma placa amd gcn...não houve melhoria de desempenho. No battlefield 4 por ex...o dx11 rodava mais liso q o mantle cheio de promessas.
Espero que as desenvolvedoras de smartphones continuem investindo em poder bruto. Hoje a melhor vga pra gadgets (adreno 530 e nvidia x1) entregam a potência de uma gt730m(para notebooks) de aprox 550gflops.
O q ainda está anos luz longe do poder computacional de um pc gamer com uma gtx980 por ex q possui 5000 gflops de processamento.
Não boto fé em apis. Se a prox adreno 630 vier a atingir mais de 1000gflops ao eu começo a pensar em trocar meu s5. Enquanto isso...minha adreno 330 terá vida longa.
Excelente comentário Danilo.
Logo já teremos lançamentos da próxima era de processamento gráfico, um exemplo do que é esperado é a nova GPU Nvidia GP100 com a nova arquitetura PASCAL, que conseguiu absurdos 12 TFLOPs em single precision, a geração anterior MAXWELL conseguia 6 TFLOPs.
Enquanto as GPUs móbiles caminham a passos curtos, as GPUs para desktop e consoles caminham a passos largos.
Por isso acho muito absurdo o que muitos analistas dizem sobre processamento gráfico, é mais do que provado que eles apenas querem promover marketing.
Realmente o vídeo da ate vontade de experimentar, mas muita gente ainda nem tem adreno 400+.. Teria que fazer outro investimento
Realmente é uma melhora gritante! Infelizmente vai ser um processo de implementação lento, já que depende de inúmeros fatores para entrar em prática: versão do Android com o suporte, hardware mínimo necessário e apps desenvolvidos utilizando a nova API. Mas é sempre bom ver o quanto o robozinho verde tá evoluindo! :D
Daqui a pouco vamos ter um ps4 e xbox one no bolso chamado Smartphone, aí sim o bicho vai pegar kkkkkk!
Vai ser show de bola .
Sonhe menos 😂
A MOBILIDADE JA ESTA AÍ MAS JA TER GRAFICOS JAMAIS VISTOS EM SMARTS HJ EM DIA COISA QUE A 3 4 ANOS ERA DIFICIL JA É UMA REALIDADE E O FUTURO É ISSO JOGOS EM NUVEM STREAMING SEM CONSOLE ALGUM E MOBILIDADE ABSOLUTA O FUTURO É AGORA
quando isso acontecer... ja estaremos no ps5 e xbox...
Perfeito! acho que logo após isso o Android vai bater com força na cara do iOS!
Cara, como eu gosto dessa área de tecnologia, a evolução é constante e rápida. Quem gosta de jogos irá se beneficiar muito do uso dessa API
Tecnologia interessante.
Lendo a matéria, entendi que atualmente o Android usa um Driver genérico e com essa API ele terá algo mais específico para trabalhar. Se realmente for isso, já estava na hora dessa implementação.
Na verdade não é bem isso. Os drivers utilizados não são "genéricos", são desenvolvidos especificamente para cada GPU. A diferença é que o driver controla a comunicação de forma fixa, da mesma forma para todos os jogos, já o Vulkan permite que o desenvolvedor do game controle a GPU da forma mais eficiente pra aquele jogo específico :)
Vai possibilitar um desempenho melhor em telefones intermediários, pena que os atuais não deverão ser beneficiados estimulando todo mundo trocar de aparelho e começando toda aquela revolta com os preços que vemos sempre! Rsss
Estou no aguardo dessa API, tanto para PCs quanto para dispositivos Móbile.
Mas um aviso, não basta apenas o sistema ter a API, o game também terá que ter suporte a ela. Games mais antigos continuaram do mesmo jeito, a não ser que a empresa reescreva o código do game.
O que eu acho um processo muito difícil, por sinal, por que envolve N situações... Pq se eles derem suporte a nova API, qm tiver suporte a antiga ficará a mercê...
Ah, sem falar que precisará do Android N, então quem tem smarthfone hoje, só comprando um novo (ou custom rom) pra ver essa API, pq se depender das fabricantes...
Ahuahauhauahauahauahauah
Exatamente Charles.
=]
Sempre acho muito interessante quando o próximo SO traz algo novo que realmente impacta na nossa experiência com o celular!
Pelo que vi PARECE que essa nova tecnologia irá trazer por tabela um outro benefício muito importante pra gente : economia de bateria!
se essa tecnologia evoluir vai ser o fim dos problemas com games...
Pra mim uma coisa dessa devia vir com atualização no play services mas se vir numa nova atualização nenhum dos smartphones que já possui essa configuração mínima vai se beneficiar....
Impossível, uma vez que esse tipo de API perde muito da abstração, chegando mais próximo da linguagem de hardware (motivo pelo qual ele consegue fazer uma comunicação rápida entre CPU, RAM e GPU), sendo necessário uma camada de sistema o que não é possível via play services, que é praticamente um serviço emulado.
abçs.
UAU...impressionante, ansioso para o Android N ...
Somos dois, mas olhando o vídeo fiquei realmente feliz, a diferença é gritante, espero que isso se comprove no dia a dia... e claro, vai depender do hardware do aparelho, mas ainda assim me parece fabuloso!
Sem dúvida nenhuma, tem algum rumor do lançamento do Android 7.0 ? Será Nutella mesmo? Creio que até la terão dispositivos competentes o suficientes para comprovar a qualidade do sistema... obviamente os carros-chefes das fabricantes, vamos torcer para os intermediários nas quais tem um custo benefício melhor sejam capaz de suportar tal tecnologia!
Imagina um Samsung Galaxy S8 com esse processador, adeus travamentos, bem vindo melhor
Camila a Adreno 330 presente no Xperia Z3 terar suporte a API Vulkan?
Nananinanão,mas eu e o meu moto g4 plus tenho garantia até a versão O do Android!Kkkkkkkkkkkkkkkkkk...