NextPit

Seus aplicativos estão fechando sem motivo? A culpa é do WebView!

webview app update problemas
© NextPit

Nos últimos dias, muitos usuários estão entrando em contato para saber por que os aplicativos no Android estão falhando com frequência. A culpa parece mesmo ser do recurso de software WebView, um componente do sistema que passou a ser disponibilizado como aplicativo atualizável através da Play Store. O aplicativo chega à versão 42.0.2311.138 e os desenvolvedores do Android garantem que agora vai.

NextPit Logo white on transparent Background
NEXTPITTV
webview app update problemas
Seus aplicativos estão fechando sem motivo? A culpa é do WebView! / © ANDROIDPIT

Cada desenvolvedor pode exibir conteúdo web dentro do seu aplicativo sem a necessidade de redirecionar o usuário para o navegador do celular. Assim, você pode permanecer dentro do aplicativo, sem a necessidade de mudar de serviço. Tudo isso só é possível por causa do WebView, porém, o recurso estava mais pra lá do que pra cá e o problema caiu sobre os desenvolvedores que começaram a ouvir milhões de reclamações sobre o funcionamento dos seus aplicativos.

Porém, todas as correções de falhas são responsabilidade da Google, visto que este é um recurso específico do Android e está relacionado à estabilidade e à segurança do SO. Desta forma, a gigante das buscas começou a liberar o update do WebView com as seguintes correções:

  • Correção de falhas de vídeo em linha;
  • Novas soluções adicionadas para converter os problemos com os drivers gráficos que estavam causando o falhas nos dispositivos.
atualizacao webview app
Nova versão do WebView promete corrigir falhas em aplicativos no Android 5.o Lollipop. / © ANDROIDPIT

Ao que tudo indica os problemas com o travamento dos apps começaram a aparecer há algumas semanas e foram rapidamente relacionados ao WebView. Vale lembrar que nem todos os dispositivos estão sofrendo com este bug, mas se o seu dispositivo roda com Android Lollipop 5.0.x ou 5.1 e está apresentando erros constantes como travamentos sem apresentar uma mensagem de erro específica quando você acessa certos vídeos, ou páginas web que não carregam, você precisa atualizar o WebView.

Se você ainda não recebeu o update do serviço e não aguenta mais ter o uso de aplicativos comprometido por este bug, saiba que o APK já está disponível e foi testado por diferentes fontes. Contudo, é preciso ter em mente que o APK vem de uma fonte desconhecida e, de acordo com os últimos problemas de privacidade envolvendo o download do pacote com a versão 2.12.45 do WhatsApp, informamos que baixar este APK ficará por sua conta e risco.

E aí, seu Android estava apresentando os problemas relacionados ao mal funcionamento do WebView? 

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

Os comentários favoritos dos leitores

46 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Alexandre Honorato 20/02/2019 Link para o comentário

    Moto g5s, Android 8.1 também acontece o mesmo com migo. O WhatsApp com frequência fecha assim sem aparecer nenhuma msg de erro ou algo do tipo. O YouTube fechou uma vez assim. Acontece que, nenhum jogo, nem mesmo os pesados fecharam no meu celular. Isso pode ser problema no WebView? Quero uma resposta, se possível claro.


  • Hebert Ramon 30/09/2018 Link para o comentário

    Desde anteontem 28/09/2018 aparece esse problema aqui, aí procurei maneiras e fiz um monte de procedimentos, baixei o WebView do sistema Android não resolveu, atualizei, voltei pra versão anterior e nada, aí desativei o webview do android.BAIXEI O APP WEBVIEW, na propria google play, ele é tipo um navegador simples, mas acredito que nele tem o que faz parar de fechar ou minimizar os apps do android... aqui só o fato de ter ele instalado FEZ PARAR DE FECHAR OU MINIMIZAR OS APP ABERTOS. BAIXEM ELE, PODE SERVIR PARA VOCÊS TAMBÉM.


  • ZILOMAR COSTA 13/08/2018 Link para o comentário

    Meu celular é um J5 Prime com android 6.0.1, e de certo tempo pra cá toda vez que desliga a tela está minimizando todos os aplicativos abertos, inclusive uma chamada telefônica, que ao colocar na ouvido que a tela escurece o aplicativo de chamada fica apenas na parte superior do aparelho. Tem alguma solução pra esse problema?


  • Gabriel Augusto 22/01/2017 Link para o comentário

    Bom, meu celular é o Galaxy j7, estou com o android 6.0.1 atualmente, e alguns dias atrás o jogo CSR 2 começou a fechar inesperadamente principalmente quando estou jogando online, e ele fecha e não aparece nenhuma informação ou mensagem dizendo o porque ele fechou.


    • Gustavo Rodrigues 18/05/2017 Link para o comentário

      O meu é um moto Maxx 6.0.1 e também está assim, toda hora fecha o aplicativo sem falar nada, é isso já me fez perder várias corridas no CSR 2.


  • Juliana Thiara 08/01/2016 Link para o comentário

    Não tenho a opção desinstalar atualizações no meu celular, tem só Forçar Interrupção e Habilitar, como faço AGORA ?? :/


  • Luís Manuel 02/08/2015 Link para o comentário

    Boa tarde, eu actualizei a minha versão do Android para a 5.0 mas estou com problemas! Assim que recebo alguma chamada o telemóvel mete-se no silêncio absoluto. Alguém sabe como resolver isso?


  • Luciano Cardoso 15/05/2015 Link para o comentário

    Estou tendo problemas sim, principalmente em apps comprados na Amazon Store


  • airton 14/05/2015 Link para o comentário

    É, Gabrielle, o problema é que ele se reinstala automaticamente, ontem fiz isso, agora vamos ver o comportamento da "coisa"


  • Gabrielle D. 14/05/2015 Link para o comentário

    O meu atualizou automaticamente e ai o celular ficou uma [email protected]##@ foi só desinstalar as atualizações que tudo voltou ao normal.


  • José André 14/05/2015 Link para o comentário

    continua travando
    moto g 1


  • Rodrigo Souza 14/05/2015 Link para o comentário

    Desde que atualizei para o Lollipop estou tendo este problema com o Link Bubble. Alguém sabe se há alguma previsão de regularização disto?


  • airton 14/05/2015 Link para o comentário

    Camila, dia desses vc comentou sobre atualizações etc. Como faço para desabilitar o modo vibrador quando recebo notificação, esses dias quase deixei cair o cel por causa dessa m%#da. Tem como?!


  • Helan Tomaz 13/05/2015 Link para o comentário

    Alguem pode me ajudar?
    Jogava Summoner wars no emulador Bluestacks mais a desenvolvedora do jogo bloqueou os emuladores alguem sabe de algum que ainda possa roda o jogo?


  • Douglas Charles Cunha 13/05/2015 Link para o comentário

    Não entendi a funcionalidade. No Moto X 2013 com Kitkat não existe isso e vejo páginas web em qualquer aplicativo sem a necessidade de abrir o navegador.


    •   29
      Conta desativada 13/05/2015 Link para o comentário

      Existe, mas no KK ele esta no webbrowser padrão.


      • Rafael L. 13/05/2015 Link para o comentário

        Não é no browser padrão, no 4.4, é um componente interno do sistema baseado no Chromium.
        4.3 pra baixo era WebKit.

        No 5.0 virou atualizável pela Play Store.


      •   29
        Conta desativada 13/05/2015 Link para o comentário

        Eita wikipedia, vai acreditar em tudo que se lê vai cair do cavalo heim.
        O Webview veio para substituir o Webkit, seu código foi introduzido inicialmente no Browser padrão por fins de compatibilidade, logo em seguida alguns de seus códigos foram introduzidos na source, mas mesmo assim era necessário que se tivesse o browser padrão no sistema, isso também explica o por quê da google não ter tirado ele da versão KK inicialmente.
        Quer mais explicação Rafael?

        Ah quer saber, me cansei desse site.


  •   29
    Conta desativada 13/05/2015 Link para o comentário

    Esse WebView esta um dilema.


  • Massaller Bruno 13/05/2015 Link para o comentário

    Atualizei o aplicativo e agora tá pior ainda, o aplicativo do Facebook tá travando muito!!

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.