NextPit

5 motivos para você experimentar o WeChat

teaserwechat
© NextPit

O WeChat é um mensageiro conhecido no Brasil porém, pouco utilizado. Na China, o aplicativo já conquistou 480 milhões de usuários desde o seu lançamento, se tornando um dos mais utilizados no país. Testamos o WeChat por 3 dias e resolvemos separar 5 pontos que nos chamaram atenção. Conheça quais são no artigo abaixo.

NextPit Logo white on transparent Background
NEXTPITTV
teaserwechat
Separamos 5 motivos para você testar o WeChat. / © ANDROIDPIT

Ligações

Atualmente, todos os serviços de mensagens contam com a função de ligação para não serem engolidos pelo WhatsApp, que anunciou recentemente a novidade para seus usuários. O WeChat já contava com o recurso de chamada por vídeo há cerca de 2 anos e, recentemente recebeu uma atualização que adicionou o suporte para chamadas por voz. Pude testar o serviço no 4G e no Wi-Fi e, confesso que me surpreendi com a qualidade da chamada. Contudo, a qualidade da ligação pode variar de acordo com a região em que o usuário está, e também com a intensidade do sinal disponibilizado pela operadora.

Quando é realizada uma chamada para um determinado contato, é possível executar outras tarefas mantendo a ligação ativa em segundo plano. Caso o usuário não esteja utilizando um fone de ouvido, a ligação passa a ser executada pelo modo viva-voz quando colocada em segundo plano, o que pode ser um inconveniente na maioria dos casos. 

wechatfigure
Ligação por voz do WeChat rodando em segundo plano. / © ANDROIDPIT

Compartilhamento

O WeChat é praticamente uma rede social, com jogos, linha do tempo e uma função para compartilhar a localização do usuário. O recurso "Olhar ao Redor" funciona como um aplicativo de paquera, localizando usuários que também utilizam o WeChat. Você pode adicionar um contato que tenha sido localizado por esse recurso, contudo, a conversação será iniciada após o outro usuário confirmar sua solicitação de amizade. O feed de notícias e atualizações "Meus Momentos", exibe atualizações de status e permite a publicação de imagens e textos, que são exibidos para outros usuários da sua rede.

wechatredor
WeChat possui função para encontrar usuários que estejam próximos. / © ANDROIDPIT

Privacidade

Você não precisa divulgar seu número de telefone para adicionar um contato no WeChat. Você pode fornecer o seu ID (apelido ou e-mail), criar seu QR Code personalizado ou elaborar um PIN numérico de identificação para o seu perfil. Todos os ajustes estão disponíveis na opção de privacidade do aplicativo, que também configura a visibilidade de recursos como o "Olhar ao Redor" e "Meus Momentos". O usuário também possui a opção de ativar solicitações de amizades, tornando as mensagens menos invasivas.

wechatprivacidade
WeChat conta com recursos completos de privacidade.  / © ANDROIDPIT

Personalização

O WeChat é personalizável em muitos aspectos. O aplicativo acompanha alguns papéis de parede, que podem ser definidos separadamente para cada conversa selecionada. Os "Stickers" são figuras animadas que podem ser baixadas gratuitamente através da loja interna do aplicativo, as conversas ficam mais engraçadas e recebem um toque extra de personalização, indo além dos emoticons convencionais.

wechatpicture
No WeChat os Stickers tornam as conversas mais animadas. / © ANDROIDPIT

WeChat Web

O WeChat Web foi uma das últimas funções adicionadas no aplicativo, e recebeu pequenos refinamentos desde então. Para acessar a versão para navegador do WeChat, basta acessar este endereço: https://wx.qq.com e escaner o QR Code através da opção "Usar WeChat Web" nas configurações do aplicativo. As conversas são sincronizadas entre o computador e seu dispositivo Android. No site do WeChat existe a opção de baixar e instalar o mensageiro no computador, que solicitará o escaneamento do QR Code como na versão Web.

wechatweb
WeChat possui uma versão para PCs e navegadores. / © ANDROIDPIT

Conclusão

O WeChat se comportou de forma satisfatória em todas as situações cotidianas. As mensagens são entregues rapidamente e não foi apresentado nenhum tipo de lentidão ou aquecimento durante o uso do aplicativo. Os recursos apresentados no aplicativo, como chamadas, emoticons animados e opções de privacidade se mostraram muito competentes. Não poderia colocar como ponto negativo a baixa aceitação ao uso do WeChat, já que este é um problema comum para qualquer mensageiro alternativo aos mais utilizados. Contudo, o aplicativo tem recebido poucas atualizações com grandes novidades nos últimos anos, fator que pode ser crucial na corrida pelo aplicativo mais utilizado no mundo.

E aí, você já utilizou ou utiliza o WeChat no seu dispositivo Android? Conte-nos sobre sua experiência com o aplicativo.

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

19 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  •   6
    Conta desativada 03/05/2015 Link para o comentário

    GRUPO NO WHATSAPP DE TECNOLOGIA , MUNDO SMART , LA VOCE TIRA SUAS DUVIDAS , CONVERSA FAIZ AMIZADES E SE MANTEM SEMPRE ATUALIZADO A UNICA REGRA LA E INTERAGIR COM OS MENBROS , PARA QUE O GRUPO NAO PARE QUEM TIVER VONTADE DE ENTRA CHAMA O ADM -> 7193015733 ADICIONAMOS IMEDIATAMENTE !


  • Alexsandro 29/04/2015 Link para o comentário

    telegram é melhor meus amores kk


  •   6
    Conta desativada 29/04/2015 Link para o comentário

    jura?


  • Ricardo Rosendo 29/04/2015 Link para o comentário

    prefiro o whats e o telegram muito melhores em varios aspectos


  • Blind 29/04/2015 Link para o comentário

    O telegram para ser o perfeito pra mim só precisa da video-chamada (já que tem cliente para Windows, OSX, Linux, Web, Chrome OS, Chrome, Firefox etc), ligações e buscar ao redor além de liberar a opção de play automático que tem na versão pra iOS de aúdios, para Android e Windows Phone.


    Interface do Wechat, usabilidade e base de usuários muito baixa não me agrada em nada, enquanto Telegram é tão simples de usar e semelhante ao Whatsapp que convence mais facilmente as pessoas e com funções ótimas tbm.


  •   27
    Conta desativada 28/04/2015 Link para o comentário

    idêntico ao line e kakao ... até os emoticons são iguais do line que uso com meus contatos de fora do país ... para mim é mais do mesmo, line e kakao ainda são os mais usados fora do país, e eles odeiam o whats


  • Deivid Santos 28/04/2015 Link para o comentário

    prefiro meu bom Telegram


  • Leonardo Alves 28/04/2015 Link para o comentário

    Não, obrigado. Esse eu passo, e com folga.


  • Fernando Henrique 28/04/2015 Link para o comentário

    O Brasileiro vive na dependência do whatsapp


  • Mateus Barbosa 28/04/2015 Link para o comentário

    Olha, o que torna um bom mensageiro é ter todo mundo que você conhece usando ele. Ou seja, mais um aplicativo interessante que não vai colar. Tenho fé que um dia o telegram caia no uso de todo mundo, fora o telegram não boto fé em mais nenhum app de mensagem.


  • Wagner 28/04/2015 Link para o comentário

    Esse aplicativo é horrível, misturaram tudo e nada é bom rsssr... O watsapp não é o melhor atoa, não tem propagandas, é um menssageiro e pronto, funciona 100% como deve, o resto é o resto. se quer rede social use facebook, se quer mapa use o google, se quer namorar use o tinder e por ai vai. espero sinceramente que o watsapp não vire uma porcaria destas no futuro senão adeus..


  • Marcos 28/04/2015 Link para o comentário

    Tipo, eu só tava desanimado com o WhatsApp por conta do design que tava meeega ultrapassado, mas agora ta top.


  • dener santos 28/04/2015 Link para o comentário

    5 motivos que não mé convenceram 😥


  • Thiago 28/04/2015 Link para o comentário

    E como é que exclui a conta dessa porra?


  • Joãopedrop 28/04/2015 Link para o comentário

    Mistura de whats e snapchat.


  • Jairo rios 28/04/2015 Link para o comentário

    Mais uma excelente opção ao whatsapp


  • Léo Walk 28/04/2015 Link para o comentário

    Pra mim o Telegram já é suficiente, além do próprio Whats.


  • TioGhost182 28/04/2015 Link para o comentário

    Parece um pouco o whats!. Mas neh ✌

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.