WhatsApp: como instalar as atualizações e testar recursos antes de todos

WhatsApp: como instalar as atualizações e testar recursos antes de todos

Você leu sobre um novo recurso no WhatsApp mas não consegue encontrá-lo no aplicativo do seu celular? Pensando nisso, o NextPit preparou este guia sobre como você pode atualizar o Zap. Afinal de contas, não há apenas uma forma de atualizar o WhatsApp — usando a loja de aplicativos do smartphone —, mas também dá para usar as famosas versões beta e arquivos APK.

O WhatsApp está constantemente recebendo novas versões — por isso vale a pena atualizá-las regularmente. Por exemplo, o Facebook melhora a segurança das conversas, altera o design do mensageiro ou acrescenta recursos completamente novos. Não é raro que seus parceiros de bate-papo experimentem recursos que você ainda não pode utilizar. Mas por que isso acontece?

Pegue um atalho:

  1. Verifique a versão e procure por atualizações
    1. Atualize o WhatsApp no Android pela Google Play Store
    2. Atualize o WhatsApp usando a AppStore no iOS
  2. Atualização manual do WhatsApp
    1. Instale novas versões do WhatsApp usando APK/AAB no Android
    2. Participe do programa WhatsApp beta no Android
    3. Participe do programa WhatsApp beta no iOS

As novas atualizações do WhatsApp não são distribuídas para todas as pessoas ao mesmo tempo. Isto acontece em parte por causa do padrão de atualização do seu celular — e em parte devido a fatores como o sistema operacional ou à distribuição gradual de novas funcionalidades. Para ajudá-lo a instalar a última versão do WhatsApp da forma mais rápida e fácil possível, resumimos tudo o que você precisa saber sobre as atualizações do Zap.

Atualizar o WhatsApp: verifique a versão e procure por atualizações

Vamos começar com a maneira mais fácil de verificar se você está usando uma versão antiga do WhatsApp. O aplicativo mostra qual número de versão está atualmente instalado em seu celular. Para fazer isso, basta abrir as configurações do mensageiro, seja no iOS ou Android. Lá você encontrará a opção Ajuda e, por sua vez, o menu Dados do aplicativo. A versão instalada do WhatsApp é mostrada na tela seguinte, entre o nome do app e o logotipo.

WhatsApp Update Android 01
Siga os passos para ver o número de versão:  > Configurações > Ajuda > Dados do aplicativo / © NextPit

Quando divulgamos novos recursos do WhatsApp, sempre tentamos indicar a versão em que a funcionalidade foi implementada. Você também pode verificar na Google Play Store e na Apple App Store para ver qual é a versão mais recente do WhatsApp.

Se você notar que está usando uma versão mais antiga do WhatsApp, você pode procurar manualmente por uma atualização na loja de apps do seu celular — e depois atualizá-la. Isto funciona um pouco diferente no Android e no iOS.

Atualize o WhatsApp para Android na Google Play Store

Para buscar uma atualização para o WhatsApp no Android, basta ir à Google Play Store. Procure por WhatsApp e veja se há um botão Atualizar no topo. Se não for o caso e você vir apenas um botão para abrir o Zap, a Play Store não tem uma atualização pronta para você.

WhatsApp Update Android 02
Você pode buscar rapidamente por novas atualizações para o WhatsApp na Google Play Store / © NextPit

Se o número de sua versão não corresponder ao número na Google Play Store, você ainda pode atualizar o WhatsApp "manualmente". Você pode encontrar as opções para fazer isso mais abaixo nesta página. Antes, vamos ajudar os donos de iPhones que estão esperando por uma atualização.

Atualizar o WhatsApp pela AppStore no iOS

Novas atualizações do WhatsApp também devem ser baixadas e instaladas automaticamente no iOS. Entretanto, se a versão instalada for diferente da versão na AppStore, você pode forçar a atualização manualmente. Para fazer isso, vá até a AppStore no iPhone e toque na foto do seu perfil no canto superior direito.

WhatsApp Update ios 01
No iOS, você pode ir diretamente ao aplicativo na App Store e procurar pelo botão de atualização, caso da captura acima (dir.) / © Apple

Desde o iOS 13, todas as atualizações disponíveis e todas as anteriores são exibidas lá. Se você encontrar o WhatsApp na lista de aplicativos que estão recebendo uma atualização, você pode tocar o botão no mesmo menu para instalar a última versão disponível para o seu iPhone.

Atualizar o WhatsApp manualmente: via APK ou no programa beta

Ao meu ver, os jeitos anteriores de atualizar o WhatsApp são a forma "normal". A maioria das pessoas deve ficar satisfeita com a atualização do mensageiro através do processo automático do iOS e Android. Se isso não for suficiente para você, há maneiras de obter novas atualizações ainda mais cedo.

Instalar o WhatsApp como APK/AAB no Android

A primeira opção é baixar a versão mais recente do Zap como um pacote de instalação do Android na página oficial do WhatsApp. Em julho de 2021, o processo ainda usa arquivos APK — mas a partir de agosto, talvez seja possível que o WhatsApp ofereça os novos arquivos AAB.

WhatsApp Update Android 03
Você selecionou a versão correta do APK? É melhor verificar novamente o número da versão! / © WhatsApp

Primeiro, você tem que baixar o arquivo APK ou AABs para a memória interna do seu celular. Depois, ative a instalação de aplicativos de fontes de terceiros e instale o arquivo em seu smartphone. Só para garantir, verifique o número da versão para ver se a atualização do WhatsApp funcionou.

Participe do programa beta WhatsApp no Android

Você só pode obter atualizações antes de todo mundo se participar do programa beta do Zap. As versões Beta são versões inéditas do software que os desenvolvedores colocam à disposição de um pequeno grupo de pessoas para testes. As versões Beta nem sempre funcionam de forma estável e também são um pouco menos seguras devido aos erros ainda sem correção.

Se mesmo assim você quiser participar do programa beta, pode se registrar para ele no Android. É preciso porém, aguardar a liberação de uma vaga, por causa disso, raramente há lugares disponíveis. Se isso não o impedir, você pode verificar regularmente a página do WhatsApp na Google Play Store para ver se o programa beta está aberto para novos testadores.

Participe do programa TestFlight do WhatsApp no iOS

O que funciona no Android a partir da Google Play Store funciona no iOS com o aplicativo "Testflight". Baixe o aplicativo Testflight da AppStore e abra o link para o WhatsApp beta em seu iPhone. Infelizmente, há também um número limitado de vagas, portanto também é difícil conseguir um lugar para o beta no iPhone.

Se ainda houver lugares disponíveis, você pode instalar a versão beta do WhatsApp tocando em "Accept" (Aceitar).

Mostramos aqui todas as opções para obter novas versões do WhatsApp no iOS e Android. Você conseguiu atualizar o Zap com essas opções ou não funcionou? Fique à vontade para avisar nos comentários!

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Sem comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.