NextPit

Xiaomi Mi 4i vs. Nexus 5: o veterano contra o novato intermediário

teasermienexuscinco
© NextPit

Foi o próprio Hugo Barra que apresentou a versão menos potente do Mi 4 na Índia há algum tempo. Considerando suas especificações técnicas e público-alvo, o Mi 4i pode ser uma das primeiras estrelas do catálogo da fabricante chinesa no Brasil, e por isso decidimos compará-lo com o veterano campeão de custo/benefício do Android, o Nexus 5. Confira o resultado do nosso comparativo no artigo abaixo.

NextPit Logo white on transparent Background
NEXTPITTV

Xiaomi Mi 4i vs. Nexus 5 - Design

O Nexus 5 é uma chapa sólida de tela com quinas acentuadas e carcaça feita de plástico fosco levemente emborrachado. A parte frontal do dispositivo lembra bastante o LG G2, enquanto a traseira remete ao tablet Nexus 7. O design do Nexus 5 é bastante conservador e minimalista, no entanto, o dispositivo se mostra bastante ergonômico e pode ser facilmente manuseado com apenas uma mão.

androidpit nexus 5 hero 01
Parte frontal do Nexus 5.  / © ANDROIDPIT

O botão de energia está posicionado na lateral direita, enquanto os botões de volume estão no lado esquerdo. A parte inferior abriga a entrada para conexão micro USB, e um pequeno auto-falante mono. A parte frontal apresenta os sensores de aproximação e movimento, além de uma câmera e um LED de notificações.

A parte traseira traz a câmera do dispositivo, flash de LED e a descrição Nexus inserida verticalmente. A parte inferior abriga o logo da LG, fabricante do dispositivo em parceria com o Google, e algumas inscrições e certificações. O dispositivo é sólido e garante uma pegada sólida quando utilizado.

androidpit nexus 5 hero 03
Parte traseira do Nexus 5. / © ANDROIDPIT

O Xiaomi Mi 4i possui uma abordagem diferente, com linhas retas e cores mais chamativas. O dispositivo não é envolvido por uma moldura em alumínio como o Xiaomi Mi4, mas entrega um visual bem polido e sem emendas. A parte traseira possui a superfície ligeiramente arredondada em suas extremidades, tornando o dispositivo mais ergonômico.

xiaomi mi4i hero
Parte frontal do Mi 4i. / © ANDROIDPIT

O Xiaomi Mi 4i é um smartphone dual-SIM. Na gaveta dedicada ao SIM, na lateral esquerda do dispositivo, podem ser inseridos dois cartões. Todos os botões físicos estão localizados na lateral direita do dispositivo, e na parte inferior está posicionada a conexão micro USB. A parte traseira abriga a câmera acompanhada do flash de LED, e na parte inferior está centralizado o auto-falante do dispositivo. 

De maneira geral, o design lembra bastante o iPhone 5c da Apple, com a boa diferença de que a Xiaomi não usa plástico brilhante (e sim opaco) na parte traseira.

xiaomi mi4i back
A parte traseira do Xiaomi Mi 4i é de plástico opaco. / © ANDROIDPIT

Xiaomi Mi 4i vs. Nexus 5: Tela

Ambos os dispositivos apresentam o mesmo tamanho de tela e tecnologia: LCD IPS de 5 polegadas e resolução Full-HD (1080x1920). A densidade de pixels do Nexus 5 é de 445 ppi, enquanto o Mi 4i apresenta 441 ppi. O aproveitamento da tela também é semelhante em ambos os modelos, e representa aproximadamente 70% da parte frontal.

androidpit nexus 5 hd 01
Tela do Nexus 5 com resolução FullHD.  / © ANDROIDPIT

A tela do Nexus é protegida com Gorilla Glass 3 produzida pela Corning, capaz de reduzir pequenos riscos e arranhões. O Xiaomi Mi 4i possui a proteção OGS, também fabricada pela Corning, e proporciona uma tela mais fina e sensível ao toque. Com a tecnologia OGS a camada de toque é integrada à proteção contra riscos, e entrega uma proteção ligeiramente superior ao Gorilla Glass utilizado no Nexus 5.

xiaomi mi4i frontcamera
Tela do Xiaomi com resolução FullHD.  / © ANDROIDPIT

Xiaomi Mi 4i vs. Nexus 5: Software

O Nexus 5 roda com o Android M já pode ser instalada no Nexus 5, que deve receber a versão final do sistema até o final do ano.

  • Baixe e instale a versão prévia para desenvolvedores do Android M no seu Nexus 5
androidpit nexus 5 android m screenshot
Nexus 5 rodando com o Android M. / © ANDROIDPIT

O Xiaomi Mi 4i roda com Android Lollipop 5.0.2 e a interface do usuário MIUI 6.0. O usuário do Android puro não deve gostar da MIUI 6, uma vez que a típica gaveta de aplicativos está ausente, e com isso vários apps ficam na tela de início. A interface da Xiaomi não segue as diretrizes do Materia Design, e exibe cores mais fortes entre seus contextos e menus.

Recentemente, uma fonte nossa interna na Xiaomi nos informou que não há planos de atualização da MIUI para o Android M em 2015. Caso essa informação se confirme, o Mi 4i rodará com o Android Lollipop durante todo o ano.

Mi4iinterface
Interface MUIU 6 rodando no Mi 4i. / © ANDROIDPIT

 Xiaomi Mi 4i vs. Nexus 5: Especificações técnicas

O Nexus 5 roda com um Snapdragon 800 Qualcomm de quatro núcleos a 2,3 GHz e gráfico Adreno 330. Tarefas de processamento simples como jogar games médios ou abrir redes sociais são executadas sem problemas ou atrasos. As transições do sistema rodam fluidamente assim como os jogos, que não apresentam quedas de frames ou congelamentos. Mesmo baseado na arquitetura Krait 400, o processador do Nexus 5 é suficientemente potente para a maioria das tarefas cotidianas.

O Xiaomi Mi 4i roda com o processador Snaodragon 615 de oito núcleos a 1,7GHz e gráfico Adreno 330. O processador realiza o gerenciamento inteligente de energia, e evita que o dispositivo apresente superaquecimentos. Você poderá rodar os jogos mais atuais da Play Store sem problemas, além de redes sociais e aplicativos de mensagens. Uma desvantagem do aparelho é a falta de memória expansível, o que, em combinação com os 16 GB de armazenamento interno, pode se tornar um problema.

A combinação de hardware e software do Nexus 5 é excepcional, capaz de entregar um desempenho satisfatório na maioria das situações. O Mi 4i também não decepciona, entretanto, notamos um leve aquecimento na área próxima à câmera depois de algum tempo de jogo, mas nada de preocupante.

Google Nexus 5 vs. Xiaomi Mi4i – Especificações Técnicas

  Google Nexus 5 Xiaomi Mi4i

Xiaomi Mi 4i vs. Nexus 5: Onde comprar

O Nexus 5 ficou com o tempo mais barato, mas envelheceu bem. Sua bateria ficou melhor com a prévia do Android M e diversos bugs foram consertados ao longo do tempo. Além disso, ele continua a ser o último dispositivo Nexus vendido oficialmente no Brasil, pois a Motorola não lançou o Nexus 6 no país. Veja abaixo onde você pode comprar o Nexus 5:

Na índia, o Xiaomi Mi 4i é comercializado por aproximadamente R$ 626,51 (cotação atual/sem impostos). É esperado que o dispositivo seja adicionado ao catálogo brasileiro da fabricante, e seu anúncio oficial aconteça no dia 30 de junho durante o evento que ocorrerá em São Paulo.

  • Xiaomi já tem data oficial de chegada ao Brasil: 30 de Junho!

 Xiaomi Mi 4i vs. Nexus 5: Conclusão

Ambos os dispositivos apresentam ótimos conjunto de processamento e software fluido. O Xiaomi Mi 4i é um dispositivo mais recente, portanto, suas especificações são melhores e oferecem as soluções mais atuais para gestão de energia. Caso a Xiaomi mantenha o valor semelhante ao comercializado internacionalmente, os usuários brasileiros poderão contar com um excelente custo/benefício entre os dispositivos Android disponíveis atualmente. O Nexus 5 mantém sua combinação de hardware e software impecável, mesmo após a chegada do Android Lollipop. No entanto, frente ao Mi 4i o Nexus é uma escolha para aqueles que preferem uma experiência de software pura, sem interferências visuais ou recursos adicionais. Nesse comparativo eu escolho o Xiaomi Mi 4i como o meu favorito.

E aí, qual dispositivo do nosso comparativo é o seu favorito?

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

37 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • André Rodrigues 14/07/2015 Link para o comentário

    Nexus 5 sem dúvidas


  • Jose Martins 08/07/2015 Link para o comentário

    Nexus 5


  • alef f. 22/06/2015 Link para o comentário

    Nexus 5,


  • bryant36 20/06/2015 Link para o comentário

    mi41 não ganha do nexus 5 mas detona o zéfone 5 kkkkkkk


  • Rodrigo 19/06/2015 Link para o comentário

    Meu Deus, deixar de pegar um " puro Google" pra pegar um xing ling?
    Quando vc tem um Nexus, tem todo uma comunidade de desenvolvedores engajados criando rooms. Fora que o GPU do Nexus 5 é muito superior.
    Lembrando que mid-ends como esse mi4i não costumam receber mais de uma atualização, sendo esquecidos no limbo pelos fabricantes..
    Se fosse o site da Caras eu até entenderia... Mas de um site de tecnologia...


    • Gabriel Fonseca 22/06/2015 Link para o comentário

      Xiaomi não é "xing ling" é uma marca famosa, na China vendeu mais que a Samsung e mais que a Apple. Na Índia ela é uma das marcas mais cobiçadas. Comunidades tem de monte, en.miui.com, xiaomi.eu, entre outras. No quesito de atualizações a MIUI recebe atualizações via OTA toda sexta-feira, atualizações de segurança e novas funcionalidades. Tenho um mi4 e é o melhor aparelho que já usei.


    • Helyezer teofilo 22/06/2015 Link para o comentário

      kkkkkk, xing ling??? sqñ


    • Pedro Alexandrino 30/06/2015 Link para o comentário

      É bom não falar as coisas sem saber


    • Fernando A. 30/06/2015 Link para o comentário

      Passou longe nesse comentário, em todos os pontos levantados. E informo que a Xiaomi atualiza o MIUI religiosamente às sextas-feiras. Pode conferir em reviews no YouTube de consumidores que já consomem deste fabricante antes mesmo de ser famoso por aqui. E justamente pelo site ser de tecnologia é interessante prestar mais atenção no que é divulgado aqui, é esperado um entendimento maior deste público que o público da Caras.


    • Jonathan L. 06/07/2015 Link para o comentário

      Preconceito com a Xiaomi, o fato de ser chinês não quer dizer que seja de má qualidade. Claro que se você tiver o famoso HiPhone ou um MP10 como referencial, as coisas ficam bem complicadas.


  • Leonardo Alves 19/06/2015 Link para o comentário

    E os comparativos que fazem sentidos vão ficando pra trás (por mais que o Mi4i seja um intermediário desse ano)...


  • Ale Defanti 19/06/2015 Link para o comentário

    Xiaomi eu sou dono de um S6 mas n abro mão de meu Mi3 quem teve um Xiaomi fica fan é uma das melhores marcas do mundo os brasileiros iram se imprecionar com a Apple da China


  • Blind 19/06/2015 Link para o comentário

    podia ter um comparativo em video!


  • naldo alves 19/06/2015 Link para o comentário

    estou so esperando a chegada do Xiaomi Mi 4i ou de outros da xiaomi!!!!


  • Jeferson Sousa 19/06/2015 Link para o comentário

    Não tem como falar mal de um telefone que ainda não foi lançado (Brasil), mas vai ser difícil aparecer um aparelho com Custo Benefício que me faça trocar o meu Nexus 5. Peguei ele numa troca com um Lumia 930 e muitos falaram que eu iria me arrepender, mas não tive arrependimento nenhum, mesmo sabendo das suas limitações contra o L930, principalmente na câmera


  •   32
    Conta desativada 19/06/2015 Link para o comentário

    Nessa fico com o Nexus 5, em se tratando de desempenho ele é muito superior ao Mi4i
    Agora se fossemos comparar o Nexus 5 contra o Mi4, eu ficaria com o Mi4.


  • Luiz Carlos Magno Coelho 19/06/2015 Link para o comentário

    Eu escolho você Picachu, ops, digo Mi4i!


  • Bruno Oliveira 18/06/2015 Link para o comentário

    A GPU do Mi 4i é mais potente e a bateria também.
    Escolheria o Mi 4i!

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.