Review do Xiaomi Mi 8 Lite: design agradável que custa pouco

xiaomi mi 8 lite 02
© nextpit

Ler em outras línguas:

Formada por 5 membros, cada um com suas características próprias, a família Mi 8 foi a grande referência da Xiaomi em 2018. Hoje vamos conhecer o irmão caçula, o Mi 8 Lite. Um dispositivo que a Xiaomi foi rápida em rotular como intermediário com o rótulo "light", mas que não fica tão longe de seus irmãos topo de linha.

Xiaomi Mi 8 Lite

Prós

  • Tela
  • Design elegante
  • Câmera convincente
  • Bateria mais do que suficiente
  • Som potente

Contras

  • Sem entrada para fones de ouvido
  • A interface MIUI
  • Tamanho
  • Sem NFC
Xiaomi Mi 8 Lite: Todas as ofertas

Pouco mais de € 200

O Mi 8 Lite começou a ser vendido em novembro de 2018 em duas versões diferentes. Uma delas com 4 GB de RAM e 64 GB de memória interna, que na época do lançamento saía por 269 euros, e outra com 6 GB de RAM e 128 GB, por 279 euros. Você pode escolher entre duas cores, preto “meia noite” (a que usamos em nosso teste) e azul aurora.

Os preços caíram desde a época do lançamento, e já é possível encontrar ambas as versões por valores mais em conta. Vale lembrar que, apesar da parceria entre a DL e a Xiaomi, o Mi 8 Lite ainda não é vendido oficialmente no Brasil. Entretanto, não é difícil encontrá-lo em sites de varejistas internacionais.

Não dá pra negar que ele é bonito

Como acontece com muitos aparelhos da Xiaomi, o Mi 8 Lite tem um certo ar de iPhone . Sim, atualmente podemos dizer isso sobre quase todos os smartphones, mas aqui a inspiração é bastante clara.

A versão padrão do Mi 8 nos lembra muito o iPhone X. Com o Mi 8 Lite a semelhança não é tão óbvia, já que o acabamento não tem a mesma qualidade e seu design não é tão "premium", mas um smartphone parecido com um iPhone X por apenas 200 Euros? Pra muitos só isso já é um motivo para a compra.

xiaomi mi 8 lite 05
Com 6,26", o Mi 8 Lite tem tela que não acaba mais / © NextPit

Visualmente, é um bom smartphone. A frente destaca-se pelo grande aproveitamento da tela (85%). As bordas são feitas de metal e arredondadas, e a parte de trás é feita de vidro brilhante com um degradê que chama a atenção.

Dois pontos a favor: apesar da traseira de vidro, o Mi 8 Lite escorrega menos que outros (não caiu uma vez, milagre!) e, apesar de ficar sujo, não é um ímã para impressões digitais. Em qualquer caso, se você se preocupa em manter seu aparelho imaculado, pode usar a capa plástica de proteção que a Xiaomi incluiu no pacote.

Não se engane: a tela 6.26 o torna um smartphone bastante grande, então você terá que usá-lo com as duas mãos em várias ocasiões para alcançar todos os cantos da tela. No meu ponto de vista, qualquer aparelho com mais de 6 polegadas logo começa a ser irritante, seja pela dificuldade de usá-lo com uma mão ou pelo inconveniente de carregá-lo no bolso. Tanto que me acostumei a colocá-lo na mesa sempre que me sento.

Mas apesar do tamanho grande do Mi 8 Lite, é fácil chegar ao leitor de impressões digitais, localizado na parte de trás, para mim o lugar perfeito. Este é outro dos aspectos marcantes deste dispositivo, e funciona perfeitamente. Durante o meu teste eu não tive nenhum problema para desbloquear a tela, e ele sempre respondeu rapidamente.

Tela grande e bonita

Quando você desbloqueia o smartphone, sua tela atrai rapidamente a atenção. Tanto a definição quanto o brilho são ótimos, as cores são realistas e a imagem é boa de qualquer ângulo.

A resolução Full HD + de 2280 x 1080 pixels com uma diagonal de 6,26 polegadas e densidade de pixels de 403 ppi são características que tornam o Mi 8 Lite ideal para aproveitar uma boa sessão de Netflix . O notch pode incomodar um pouco, mas já vimos maiores. Além disso, há sempre a opção de desativá-lo em Configurações > Tela cheia > Ocultar entalhe. É questão de gosto.

xiaomi mi 8 lite 06
Felizmente, o notch não é dos maiores / © NextPit

E sim, a tela não é AMOLED como os outros dispositivos da família Mi 8 nem suporta HDR, mas o painel LCD IPS consegue entregar um bom resultado. Honestamente, por esse preço eu não acho possível oferecer uma tela melhor.

Não parece, mas ele tem reconhecimento facial

Lendo uma análise do Mi 8 Pro escrita por minha colega Silvia, achei curioso que para ativar o reconhecimento facial era preciso primeiro fazer um pequeno truque : mudar a região do smarpthone. Decidi experimentar no Mi 8 Lite e ... funciona!

No menu Configurações, na seção Sistema e dispositivo, você deve entrar em Configurações adicionais > Região. Na lista de países, selecione Hong Kong e você pode ativar o reconhecimento facial. Agora você só tem que voltar para Configurações > Sistema e dispositivo > Tela de bloqueio e senha > Gerenciar dados faciais. E por que Hong Kong? Mistério...

Durante o meu teste, o reconhecimento facial foi bastante satisfatório, apesar de não ter funcionado na primeira vez em todas as ocasiões.

xiaomi mi 8 pro face unlock es
É preciso um "truque", mas é possível habilitar o reconhecimento facial / © NextPit

MIUI, queira ou não

Eu não sou apaixonado pela MIUI. Para os não iniciados, é a interface que a Xiaomi inclui em seus smartphones. A MIUI sempre foi conhecida por modificar o Android extensivamente, adicionando mais opções e aplicativos próprios, e continua a fazê-lo a versão 10.2. Neste caso, isto é um ponto negativo.

Há muito bloatware (aplicativos que são instalados por padrão no smartphone), que não oferece valor agregado real . Pra que eu quero um aplicativo de agenda se tenho o Google Agenda? Além disso, os menus em Configurações não são suficientemente claros. Em mais de uma ocasião me perdi navegando entre eles, sendo difícil encontrar o que você eu estava procurando.

Tudo isso sem esquecer os anúncios que aparecem de tempos em tempos em alguns aplicativos nativos, embora pareça que a Xiaomi irá rever esta política de publicidade irritante.

xiaomi mi 8 lite 01
Alô? É da Xiaomi? Queria dizer que não gosto da MIUI... / © NextPit

Em resumo, parece-me que a MIUI subtrai em vez de adicionar. Eu prefiro uma camada de personalização menos intrusiva, ou algo mais próximo do Android padrão. Como ponto a favor, devo dizer que a MIUI já implementa o famoso “modo escuro” (Dark Mode) antes mesmo dele chegar ao Android 10. Mas por enquanto apenas em uma versão beta, que ainda não consegui experimentar.

Fora isso, o Mi 8 Lite é baseado no Android 8.1, embora deva receber uma atualização para o Android 9 Pie em breve. Sim, só agora que o Android 10 está a caminho. É a velha história de sempre com as atualizações!

Desempenho satisfatório

A combinação de um processador Snapdragon 660 e uma GPU Adreno 512 resulta em uma equipe campeã . Acompanhado por 4 ou 6 GB de RAM, você não terá problemas em usar o Mi 8 Lite para multitarefa ou mesmo desfrutar de uma longa sessão de jogos.

Os aplicativos não fecham inesperadamente nem são lentos para carregar, e a temperatura do aparelho quase sempre fica dentro dos limites normais. A memória interna, de 64 ou 128 GB, é mais do que suficiente para um smartphone nesta categoria.

Se quiser, você pode expandi-la com um cartão microSD. Entretanto, para isso você terá de usar um dos dois slots para os SIM Cards, então você não poderá usar o smartphone com dois números diferentes.

xiaomi mi 8 lite 08
Dá para usar um cartão micro SD, mas você terá de sacrificar o segundo slot para SIM Cards / © NextPit

Em suma, o Mi 8 Lite tem o desempenho de um “intermediário” que na verdade se aproxima dos aparelhos de um escalão superior. Comparamos o Mi 8 Lite a vários dispositivos concorrentes, como o Samsung Galaxy A7, o Huawei P Smart 2019 ou o mais recente Redmi Note 7, e apenas este último pôde aguentar o tranco.

Xiaomi Mi 8 Lite: resultados de benchmarks

  3DMark Sling Shot Extreme 3DMark Sling Shot Vulkan 3DMark Sling Shot 3DMark Ice Storm Extreme Geekbench 4 (Single/Multi)  PassMark memory

 PassMark Disk

Xiaomi Mi 8 Lite 1357 12982057 2057 26530 1617/5860 12564 65453
Samsung Galaxy A7 741 695 972 15245 1525/4341 12861 30423
Huawei P Smart 2019 824 1355 902 16742 1522/5276 10584 4661
Redmi Note 7 1358 1303 2063 26386 1634/5904 12833 51462

Nem tudo é perfeito

Embora para alguns possa parecer bobagem, eu permaneço ancorado ao passado, e uma das primeiras coisas que vejo quando analiso um novo smartphone é se ele tem uma entrada para fones de ouvido.

Para mim isso é algo muito importante, já que uso meu celular todos os dias para ouvir músicas ou podcasts, e gosto de ter uma entrada de 3,5 mm onde possa conectar qualquer um dos fones de ouvido que tenho espalhados pela casa.

Bem, o Mi 8 Lite não tem uma entrada para fones de ouvido , algo que acontece com cada vez mais frequência em novos aparelhos. Felizmente, um adaptador incluso na embalagem permite conectar seus fones de ouvido favoritos à porta USB-C.

Devo dizer que este smartphone me surpreendeu com seu bom som. O volume é alto e sem distorção, e você pode usá-lo tranquilamente em casa sem a necessidade de conectar alto-falantes externos. Não espere ouvir em toda a casa, mas é mais do que suficiente para ouvir música enquanto toma banho ou na cozinha enquanto prepara o jantar.

xiaomi mi 8 lite 03
Os mais detalhistas podem reclamar que a câmera se sobressai um pouco / © NextPit

A câmera dupla traz bons resultados

Minha experiência com a câmera do Xiaomi Mi 8 Lite tem sido geralmente positiva. Sua câmera traseira dupla com sensor de 12 MP com abertura f/1.8 e outro de 5 MP com abertura f/1.9 pode não parecer muita coisa no papel, mas os resultados agradaram.

À luz do dia as imagens têm um boa qualidade, mas eu destacaria especialmente as fotos à noite. Não espere milagres, mas são boas comparadas aos resultados bastante medíocres que os smartphones intermediários normalmente conseguem quando o sol se põe.

xiaomi mi 8 lite 07
O app de câmera tem todos os recursos que você pode imaginar / © NextPit

Em sua apresentação, a Xiaomi deu ênfase especial à câmera selfie do Mi 8 Lite, que tem 24 MP, a maior resolução de toda a família Mi 8. O sensor é um Sony IMX 576 com pixels de 1,8 μm, que garantem excelentes selfies . Você pode verificar a qualidade das fotos tiradas com o Mi 8 Lite neste álbum no Google Photos.
 

Um dia longe da tomada, sem preocupação

O Mi 8 lite conseguiu algo que procuramos em qualquer smartphone: não precisamos nos preocupar com a carga da bateria. Os 3.350 mAh levam você ao final do dia com sobra , o que para mim é suficiente. Há outros aparelhos que têm um desempenho ainda melhor, podendo chegar a um dia e meio sem recarga, mas a autonomia do Mi 8 Lite parece suficiente para um usuário comum.

Além disso, ele é compatível com Qualcomm Quick Charge 3.0, que recarrega totalmente a bateria em apenas uma hora e meia. Na embalagem você irá encontrar um carregador de 5V e 2A, que é conectado através da porta USB Tipo C.

xiaomi mi 8 lite 02
A bateria do Mi 8 Lite é maior do que a de seu irmão Pro / © NextPit

Xiaomi Mi 8 Lite – Especificações Técnicas

Uma ótima opção

O usuário comum ficará encantado com o Xiaomi Mi 8 Lite. Você quer um smartphone elegante e com um excelente custo benefício? Aqui está! Você gosta de tirar fotos, mas você não é muito exigente? Este é o seu smartphone. Você quer uma tela grande e bonita que não cansa os olhos? O Mi 8 Lite atende a todos esses requisitos.

É verdade que algumas coisas estão faltando, como a entrada para fones de ouvido ou NFC, mas mesmo assim eu ainda recomendo este smartphone. Apenas a chegada do Redmi Note 7, que oferece um desempenho semelhante mas com um preço ainda menor e mais bateria, pode tirar seu brilho dentro do segmento intermediário.

Artigo seguinte
13 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • 2
    Ulisses Bicalho 06/05/2019 Link para o comentário

    Brasileiro é engraçado... Nunca está contente com nada, por mais que exista um aparelho com tudo, vão sempre reclamar que falta alguma coisa, que sinceramente jamais irão usar... É só pra dizer que tem... Quanto a MIUI, é questão de gosto... E eu gosto muito da MIUI, pra mim é melhor que muitas ROMs que existe por aí, ao menos não trava, não tem nenhuma lentidão, e não fecha app inesperadamente... Atualmente estou usando um MI8 lite, e antes estava usando um cacareco de um Samsung S8... Não me arrependo em absolutamente nada... Ao meu ver, meu MI8 lite é bem mais fluido, e tem melhor resposta do que meu antigo S8... A câmera dele tem Boa qualidade, muito melhor que muitos aparelhos de outras marcas... Pra mim já é suficiente, não preciso de uma câmera profissional...a única coisa que eu diria que é uma desvantagem, é a falta do conector de fones com fio...


  • 5
    Fabio Lago 04/04/2019 Link para o comentário

    olá amigos sou de SP, alguém tem uma loja de confiança para indicar ?? Trazer de fora está saindo um absurdo.


  • Lipe M. 24
    Lipe M. 29/03/2019 Link para o comentário

    Comprei um recentemente, valeu cada centavo, achei muito bom e bonito. Só senti mesmo a falta da entrada de fone e é muito grande e ruim de mexer com uma mão só.


  • Zatta 9
    Zatta 28/03/2019 Link para o comentário

    Adquiri um recentemente e estou amando o aparelho, atende muito bem as minhas expectativas, que gosto muito de tela grande e cameras boas. Realmente só a MIUI é um pouco bagunçada, mas nada que nao se acostume.


  • Elineias Fabricio 19
    Elineias Fabricio 28/03/2019 Link para o comentário

    Também odeio as propagandas em aplicativos nativos da Xiaomi. Mas tem como desativar um a um. Vá em CONFIGURAÇÕES (de cada aplicativo) >> e desabilite a opção RECEBER RECOMENDAÇÔES. Pronto! Adeus aos anúncios.

    Bruno


  • 63
    José Luís Silva Martiniano 28/03/2019 Link para o comentário

    Uma boa opção de compra, muito bom, bonito e com preço acessível.


  • Rafael Santana 2
    Rafael Santana 27/03/2019 Link para o comentário

    Na boa, só vi impressões pessoais nesse review, me pareceu até comprado pela concorrência, falar que a miui é ruim nestes pontos? E ficar citando que é parecido com iPhone? Essa questão já era porque hoje em dia a maioria das marcas adotam a mesma linha de design.

    Leo Rodrigues Junior


  • 7
    Douglas A. Tavares 27/03/2019 Link para o comentário

    Cheguei a comprar o aparelho, mas devido a falta da cor escolhida na época resolvi cancelar a compra em prol de adquirir um OP6 na cor silk withe.


  • 73
    Jairo rios 27/03/2019 Link para o comentário

    Ainda é um bom intermediário , apenas não o compraria por não ter NFC , do resto me atenderia bem


  • Pedro 32
    Pedro 27/03/2019 Link para o comentário

    Interface como contra?!

    deixa eu te falar: quem compra xiaomi, ou compra pela Miui ou pelo C×B ou os dois.

    Elineias FabricioHeitor Gomes


  • Dantavaresm 4
    Dantavaresm 27/03/2019 Link para o comentário

    Primeiramente este é um bom aparelho quase o comprei, por suas configurações e principalmente o preço além do designe ele acaba se tornando um excelente custo beneficio, aqui no Brasil em lojas online o MI8 Lite pode ser facilmente encontrado por preços abaixo dos R$ 1.400 o que o torna um incrível competidor ficando bem próximo ali da linha G da Motorola.

    Sobre os pontos contra, creio que varia pois nas pesquisas que fiz sobre ele, os pontos a favor sempre pesam mais, no geral é um bom aparelho para quem procura algo bom, com um bom desempenho e hardware/ câmeras mas não pode pagar muito.


  • betinho b. 21
    betinho b. 27/03/2019 Link para o comentário

    interface miui ser ponto negativo e um erro de vocês em, eu uso um mi A2 Android one, mas interface e questão de gosto de cada um, e vocês não pode julgar ser um ponto negativo

    Leo Rodrigues JuniorDavid CD


    • Felipe de Carvalho 35
      Felipe de Carvalho 27/03/2019 Link para o comentário

      Acredito que não só podem julgar a interface como um ponto negativo, como devem julgar como um ponto negativo, mas apenas caso a interface de fato seja um ponto negativo.

      Mas fato é, que a MIUI é uma excelente interface, com um dos melhores gerenciamentos de bateria e excelente multitarefas. É um sistema repleto de recursos, que após algumas horas de manuseio faz o usuário esquecer sistemas mais "puros".

      Devem julgar a interface como ponto positivo ou negativo? Claro.
      A MIUI merece ser considerada como ponto negativo? Absolutamente não!

      Antonio A. B. BoarettoMarcos Paulo

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.