NextPit

Xiaomi fora da curva: por que o Mi Mix 2S chegou sem o notch na tela?

AndroidPIT Xiaomi mi mix 2 2274
© NextPit

Dia 27 de março foi um dia atípico para o mercado da tecnologia, sobretudo para aqueles ligados nos lançamentos chineses. Huawei e Xiaomi, duas marcas que estão no top cinco das que mais vendem na China, lançaram dispositivos com características semelhantes, como o visual sem bordas, mas com números e propostas de uso distintas. O que mais me chamou atenção foi o Mi Mix 2S, um smartphone do ano que chega, felizmente, sem a grande tendência da atualidade: o recorde no topo da tela. Mas por que?

A Xiaomi é uma empresa teoricamente nova mas que já experimentou o sabor doce de atingir o ápice entre os usuários e também o gosto amargo de inúmeras derrotas no mercado. Uma coisa é fato, porém: a Mi vem aprendendo com o tempo em vários sentidos. O mais perceptível é o desvínculo da marca das criações da rival norte-americana, que vez e outra ocupa a liderança de vendas em sua própria terra natal, a Apple. Os produtos da Xiaomi estão perdendo, em grande parte, o "apelo Jony Ive" no design.

Como disse, isso acontece em grande parte dos produtos e criações da Mi, não em todos, visto que a MIUI continua sendo um software parecidíssimo com o iOS em termos de interface, por exemplo. Depois de perder posições no top 5 de vendas na China, inclusive para a Oppo, ver suas ações despencarem e, ainda por cima, enfrentar algumas decepções em países emergentes, como no Brasil, a Mi aprendeu uma lição valiosa, que é o valor agregado ao produto quando o mesmo entrega uma proposta ousada, original e, mesmo com aspectos fora da curva, mantém uma experiência igual ou melhor que a concorrência. Essa sempre foi a ideia da série Mi Mix.

xiaomi mi mix 2s
Esté é o Mi Mix 2s / © Xiaomi

O notch não está presente no Mi Mix 2S por várias razões, como a principal, ao meu ver, que é a manutenção de um visual que a própria Xiaomi lançou no mercado de forma mais ampla e consistente. Suas opositoras de mercado, como a OnePlus, a Huawei e a Oppo, por exemplo, estão colocando à venda diferentes modelos com notch da tela. Se contarmos com a Apple, que vantagem teria a Xiaomi em investir em algo que já está ficando "manjado" no mercado chinês?

Não somente pelo peso da "cópia", mas a Mi soube manter o produto bem posicionado em seu público e não cedeu as facilidades do mercado, que está fabricando telas com notch em grande escala na China e, assim, tornando um produto com tal característica mais viável financeiramente. Para este ano, somente as grandes, em originalidade, sobretudo, saberão dizer não ao notch. A Mi está de parabéns neste sentido.

Mi Mix 2S: especificações técnicas

Em termos de especificações técnicas o Mix 2s surpreende, pois aqui, inclusive, a fórmula é bastante simples: basta aumentar os números para encher os olhos da indústria e dos usuários. Temos um modelo com 8GB, 256 GB de espaço interno, Snapdragon 845 e um sistema de câmeras dupla na traseira com aberturas diferentes.

  • Tela: IPS LCD de 5,99" (2160x1080 pixels)
  • Processador: Snapdragon 845
  • GPU: Adreno 630
  • RAM: 6 GB ou 8 GB
  • Armazenamento: 64 GB, 128 GB ou 256 GB
  • Câmera principal: 12 MP (f/1.8) + 12 MP (telefoto, f/2.4), zoom óptico 2x, estabilização óptica de quatro eixos, flash duplo de LED
  • Câmera frontal: 5 megapixels (f/2.0)
  • Bateria: 3.400 mAh com suporte a carregamento rápido
  • Sistema operacional: MIUI 9.5 baseada no Android 8.0 Oreo

Ainda que o aparelho não tenha notch e não lembre o iPhone X, nesse sentido, a Xiaomi foi bastante categórica ao afirmar no evento de lançamento do produto que seu celular é melhor e mais potente que o modelo da Apple. No DxOMark, site que avalia câmeras de smartphones, o Mi Mix 2s marcou 97 pontos, que é a mesma pontuação do iPhone X, ficando atrás dos novos Huawei P20 e do Google Pixel 2. O Mix 2s chega custando a partir de R$ 1.700 em sua configuração mais básica. O produto será vendido somente na China neste primeiro momento.

O que você achou do Mi Mix 2s? A Mi acertou ao evitar o notch?

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

Os comentários favoritos dos leitores

  • Luiz Henrique 28/03/2018

    "por que o Mi Mix 2S chegou sem o notch na tela?"

    Simplesmente porque o designer teve bom senso.

  • Agnaldo 28/03/2018

    Tá aí um exemplo a ser seguido e não uma aberração que todos andam seguindo

  • Stella Dauer 28/03/2018

    Sim, o Mi Mix não foi o primeiro a vir sem bordas, mas foi o que fez mais alarde quando chegou. Isso é precioso e a Xiaomi manteve. Não ia simplesmente aderir ao alarde dos outros (o notch) e abandonar o próprio destaque.

    O Mi Mix, apesar de ter câmeras sabidamente ruins, são muito elegantes e bonitos. Na minha opinião, trazem o melhor jeito de apresentar a câmera frontal.

  • Bruno Salutes 28/03/2018

    A Apple insistiu por anos em 8MP na traseira...

  • Sidney 29/03/2018

    Parabéns para a Xiaomi que manteve seu design e não se rendeu à imbecilidade da tela notch, que é um nome bonito para uma aberração.

60 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • eder roberto 01/05/2018 Link para o comentário

    Se bem que a criação do notch não é da Apple e sim do essencial phone, do criador do Google...


  • Lucas 30/04/2018 Link para o comentário

    sem a notch e bem mais top..👏👏👏


  • arthur4g b. 01/04/2018 Link para o comentário

    Simples! Pq ela não é otária... Ela prefere seguir seus moldes...


  • Luiz Gustavo 31/03/2018 Link para o comentário

    Fico feliz que ainda temos designers com bom senso e que não seguem padrões principalmente se tratando de uma aberração que é o tal do notch, porém não posso deixar de comentar sobre a câmera traseira idêntica ao do iPhoneX que designe horroroso pq não manter do jeito que estava na primeira versão que é muito mais bonito!?


  • Ralf Alencar 31/03/2018 Link para o comentário

    Ótimo aparelho, caso tenha que trocar será um mi mix 2s.


  •   99
    Conta desativada 30/03/2018 Link para o comentário

    O que você achou do Mi Mix 2s?
    Ótimo aparelho!

    A Mi acertou ao evitar o notch?
    Acertou 👍


  • Mickael Fernandes 30/03/2018 Link para o comentário

    Respeito à Xiaomi por causa disso. Estou esperando para ver os detalhes das câmeras traseiras, mas acho que vai ser minha próxima opção visto que gostei bastante dos anteriores, estou com o Mi 6 e não tem o notch.


  • Otávio Berçam 29/03/2018 Link para o comentário

    Pra mim a única falha é não ter tela Amoled.


  • Luciano Rogerio 29/03/2018 Link para o comentário

    Esta de parabéns a Xiaomi por esta atitude, mantendo seu próprio design e linha, não tem nada que seguir modinha como as outras fabricantes fizeram, o único pecado deste aparelho foi não vir com uma tela amoled!


  • Alax Ricard de Souza S. 29/03/2018 Link para o comentário

    Queria ter o dinheiro que vale este telefone para poder comprar este lindo e belíssimo aparelho da Xiaomi.


  • Tiago Magnavita 29/03/2018 Link para o comentário

    aparelho lindo. que coisinha feia essa tela notch viu! O Iphone X é um dos celulares mais feios já feitos na minha opnião...tive um na minha mão e o galaxy s8 é infinitamente mais bonito e elegante. esse xiami aí é lindo tb, parabéns aos designers.


  • Marcos Champloni 29/03/2018 Link para o comentário

    Eu particularmente acho esse entalhe na tela HORRÍVEL!!!


  • Deivis Schuman 29/03/2018 Link para o comentário

    É pra se aplaudir de pé Xiaomi!
    Tanto pelo ótimo aparelho criando quanto pela posição aderida em continuar com a tela que fez do Mi Mix um dos Smartphones mais bonitos!


  • Léo Walk 29/03/2018 Link para o comentário

    E eu pensando que ele viria com a câmera frontal lá em cima na lateral direita como visto em alguns vídeo conceitos...mas antes a câmera ali em baixo com bordas minimas do que o notch...😅


  • Eduardo Reis 29/03/2018 Link para o comentário

    Personalidade própria! Exatamente o que anda faltando no mercado!


  • Sidney 29/03/2018 Link para o comentário

    Parabéns para a Xiaomi que manteve seu design e não se rendeu à imbecilidade da tela notch, que é um nome bonito para uma aberração.


  • Roger S. 29/03/2018 Link para o comentário

    Fez bem em não usar o notch não só pelo simples motivo de copiar, pois todos copiam algo de alguém; mas sim pelo fato de que o notch é bastante feio, e pra pessoas com toc como eu, fica impossível usar...


  • Edinho K. 29/03/2018 Link para o comentário

    Belo aparelho, sem dúvidas. Mas a "personalidade" deu uma escorregada no design das câmeras duplas. A versão anterior era mais bonita neste aspecto, mas ao menos fomos poupados de um notch.


  • José Luís Silva Martiniano 29/03/2018 Link para o comentário

    Graças a Deus, menos uma a imitar o desenho da marca da maçã mordida. Já não aguentava mais ver tanto dispositivo copiar a fabricante do sistema IOS.


  • Blind 28/03/2018 Link para o comentário

    Show de bola, em pontuação por fotos ela bateu 101 mais que o iPhone X.

    Como é só uma atualização c câmeras boas, vejo que a grande mudança vira mesmo ano que vêm.


    Façam um Review do redmi note 5 Aí (versão chinesa), com comparativos de fotos etc. Antigamente faziam mto isso no androidPit.

    E um comparativo entre redmi note 5 pro indiano vs o chinês seria maravilhoso (câmera)


  • Ricardo Araujo 28/03/2018 Link para o comentário

    Sou mais ela copiar o design do S9 seguindo o que ela fez no Mi Note 2 copiando o Note 7 do que introduzir esse notch nos aparelhos. Espero que ela mantenha o Mi7 sem esse entalhe assim como outros dispositivos importantes da marca também.


  • Marcio A. 28/03/2018 Link para o comentário

    Cala a boca e toma meu dinheiro, Xiaomi


  • Kerssy Jhonnes Wistherpon 28/03/2018 Link para o comentário

    Por que os machos Alpha não segue modinhas.


  • Vinicius 28/03/2018 Link para o comentário

    Dou parabéns para a iniciativa de não usar o notch, mas essa câmera frontal embaixo é bizarra demais.


    • João 29/03/2018 Link para o comentário

      Bizarra, sim, mas com personalidade própria. Não seguiu a moda/tendência da tela com notch, também Não seguiu a moda/tendência da câmera em cima, como TODOS os outros celulares.


  • Victor Lima 28/03/2018 Link para o comentário

    pq a Xiaomi não é ridícula de botar essa tela


  • João Renato 28/03/2018 Link para o comentário

    Hoje eu tive o prazer de ter em mãos o Mi mix 2. Um aparelho que dispensa comentários no quesito construção, foi o dispositivo mais bonito que já tive em mãos. Só acho que poderia ser um pouco maior, mas isso não me faria desistir de comprar um.


  • Luiz Henrique 28/03/2018 Link para o comentário

    "por que o Mi Mix 2S chegou sem o notch na tela?"

    Simplesmente porque o designer teve bom senso.


  • Everton Lima 28/03/2018 Link para o comentário

    Agora sim pensando em vender a alma para comprar essa maravilha


  • Agnaldo 28/03/2018 Link para o comentário

    Tá aí um exemplo a ser seguido e não uma aberração que todos andam seguindo


  • Raniere P.Lima 28/03/2018 Link para o comentário

    A Xiaomi fez muito bem (👏👏) em não aderir a essa aberração da Apple que outra seguiram a tendência insignificante.


    • CAV 08/04/2018 Link para o comentário

      Engraçado é que mesmo a fabricante percursora desse conceito que a Xiaomi adotou com o Mi Mix (a Sharp com as séries Aquos Crystal e Aquos S) se rendeu ao notch.


  • Soterio Salles 28/03/2018 Link para o comentário

    Estou esperando duas coisas... Reviews e MIUI Global... Aí vou cogitar comprar um...
    Já tive o primeiro Mix e gostei demais da experiência... Espero que a Xiaomi acerte essa câmera.


  • Marcelo Neri 28/03/2018 Link para o comentário

    Parabéns pra Xiaomi que não aderiu a essa epidemia!
    Aparelho muito bonito e com ótimas configurações e seria um dos poucos que eu compraria da empresa.


  • Jairo rios 28/03/2018 Link para o comentário

    Excelente a iniciativa da Xiaomi em não adotar o notch pelo menos , no Mi Mix 2S, acho ridículo , feio , deprimente empresas como a Asus , Oppo , Huawei adotarem o notch sendo que os gadgets apresentam uma borda de pizza na parte inferior dos gadgets , fica ridículo , no caso do aifoni dez ainda passa pois é um gadget sem bordas , situação bem diferente .


  • Nivaldo Cavalcante 28/03/2018 Link para o comentário

    E cadê os sensores frontais?


  • Stella Dauer 28/03/2018 Link para o comentário

    Sim, o Mi Mix não foi o primeiro a vir sem bordas, mas foi o que fez mais alarde quando chegou. Isso é precioso e a Xiaomi manteve. Não ia simplesmente aderir ao alarde dos outros (o notch) e abandonar o próprio destaque.

    O Mi Mix, apesar de ter câmeras sabidamente ruins, são muito elegantes e bonitos. Na minha opinião, trazem o melhor jeito de apresentar a câmera frontal.


    • Julinho 28/03/2018 Link para o comentário

      Câmeras ruins se comparado aos outros tops, mas são câmeras usáveis, claro que em um aparelho desse porte não dá pra aceitar a câmera não ser premium, mas eu acho que dá pra suportar pelo conjunto da obra!


    • Everton Lima 28/03/2018 Link para o comentário

      Stella no caso da câmera frontal não teria sido melhor usar ela na parte superior como apresentado em alguns vazamentos?


    • Deivis Schuman 29/03/2018 Link para o comentário

      A única coisa que a Xiaomi pecou no Mi Mix foi justamente as câmeras!


  • Denis 28/03/2018 Link para o comentário

    "O que você achou do Mi Mix 2s?" - Um belo smartphone. "A Mi acertou ao evitar o notch?" - Sim!!! Aposto que muitos consumidores comprarão esse smartphonbe, pois ele é a solução para quem odeia o notch. Essa, foi uma sacada comercial inteligente da Xiaomi.


    • Deivis Schuman 29/03/2018 Link para o comentário

      Essa citações do brother Denis são um show a parte! Hahahahaa


  • Daniel Meurer 28/03/2018 Link para o comentário

    A verdadeira questão é: por que diabos a Xiaomi insiste em trazer aparelho com câmera frontal de 5 mp?

    Estamos em 2018, é um top de linha, e aí está ela mais uma vez...


    • Bruno Salutes 28/03/2018 Link para o comentário

      A Apple insistiu por anos em 8MP na traseira...


    • Alexandre 28/03/2018 Link para o comentário

      quantidade nem sempre corresponde a qualidade, veremos esse ano!


    • Julinho 28/03/2018 Link para o comentário

      Quantidade de pixels não significa qualidade, e sim o sensor e a abertura da câmera.


    •   11
      Conta desativada 28/03/2018 Link para o comentário

      E o que tem se só 5 MP ? quantidade não é qualidade não brother...


    • Edinho K. 29/03/2018 Link para o comentário

      Pra que mais que isso? Nunca vi ninguém imprimindo selfie, e nenhuma rede social publica fotos nesta resolução (todas as imagens compartilhadas nos facebook e instagram da vida são compactadas absurdamente)...


      • Deivis Schuman 29/03/2018 Link para o comentário

        Boa


      • Alexandre 31/03/2018 Link para o comentário

        Quanto ao Facebook é incontestável, já no Instagram, só o do Android faz essa m**** sem pudor nem limites, no iOS se compacta, é impossível reparar ao meu olho.

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.