Xiaomi trabalha em recurso para "substituir o céu" em fotos

androidpit sunset meilleraye
© nextpit

Quem curte fotografar já passou pela experiência de ver uma bela foto "arruinada" porque o céu não estava bom. Talvez tenha ficado superexposto, ou estava nublado, ou as cores não ficaram tão boas quanto a olho nu. De olho nesse problema, a Xiaomi está trabalhando em um recurso que irá garantir um céu perfeito nas fotos feitas com seus aparelhos.

Por enquanto conhecido como "Sky Replacement" (algo como "substituição do céu), o recurso será integrado ao app de galeria dos aparelhos da fabricante, e funciona substituindo o céu original da sua foto por várias versões estilizadas, como um perfeito céu azul, um pôr do sol dourado ou avermelhado. Além disso, o app ajusta a luz no restante da imagem, para que a cena pareça mais natural.

O recurso foi descoberto pelo polonês kacskrz, membro do site XDA-Developers, que também fez o vídeo acima. Aparentemente, ele fará sua estréia em três aparelhos atualmente em desenvolvimento pela Xiaomi, de codinomes Raphael, DaVinci e Pixys. Segundo o site, Raphael e DaVinci seriam aparelhos topo de linha, baseados no processador Qualcomm Snapdragon 855, e Pixys seria a versão MIUI de um aparelho Android One, sucessor do Mi A2. 

E você, concorda com estes recursos para "aprimorar" fotos, ou acha que as câmeras devem se limitar a retratar exatamente a realidade? Deixe sua opinião nos comentários.

Artigo seguinte
12 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Paulo zOiO zuLLu 17
    Paulo zOiO zuLLu 14/05/2019 Link para o comentário

    Pode vir. Tá tudo aberto! Vai dar praia... Kakakaka


  • Emerson Morais 35
    Emerson Morais 14/05/2019 Link para o comentário

    hoje em dia, se a imagem da pessoa na foto é totalmente diferente dela na vida real, porque o céu têm que ser igual também né rs

    Douglas Charles Cunha


  • 63
    José Luís Silva Martiniano 14/05/2019 Link para o comentário

    Parece muito interessante esse recurso.


  • Thiago Lee 35
    Thiago Lee 14/05/2019 Link para o comentário

    Pós processamento ajuda, mas vocês estão querendo um milagre... Quer foto boa, perfeita, que retrate o modo natural? DSLR tá ai pra isso, compre uma máquina de uns 4k, uma lente de mais 2/3k e tire aquela foto FODA do céu.
    Pq se vocês acham que pós processamento vai fazer o que uma DSLR faz, então vocês estão viajando legal na maionese. Olha o tamanho dos sensores de uma câmera profissional para uma de celular. Poxa gente, não forcem, se fosse tão simples ter uma qualidade impecável, DSLR nem existiria mais.


    • Douglas Charles Cunha 41
      Douglas Charles Cunha 14/05/2019 Link para o comentário

      Independente de ser uma DSRL com lentes especiais, sem lentes especiais ou um celular, o céu nublado continuará nublado, por mais perfeita que seja a foto. Qualquer filtro ou pós-processamento, já não é real. Lembrando: fotógrafos profissionais editam suas fotos também. DSRL não é perfeita.


  • Nathan Hermano 2
    Nathan Hermano 13/05/2019 Link para o comentário

    O PICNIC já faz isso, tem o mesmo princípio... Eu não gosto de tirar a naturalidade das fotos

    Quack


  • Quack 19
    Quack 13/05/2019 Link para o comentário

    Cada vez menos fotos naturais... péssimo.

    Douglas Charles CunhaEduardo UrbanejaLucas Goulart F.


  • Felipe de Carvalho 35
    Felipe de Carvalho 13/05/2019 Link para o comentário

    Pessoalmente, acredito que a ideia de utilizar recursos IA para "corrigir" a fotografia é super válido, no sentido de entregar nas imagens exatamente o que se enxerga a olho nu, talvez até com sensíveis e quase imperceptíveis melhoramentos. Aumentar o realismo e o resultado final, com base em IA, ao invés de precisar instalar sensores caríssimos, é uma ideia muito interessante.

    No entanto, diante da possibilidade em se ignorar completamente a realidade e inserir imagens como um "por do sol avermelhado" onde não existe, nesse caso acredito ser um exagero. Assim que isso se popularizar, aos poucos já não se poderá mais distinguir a realidade das montagens. Muito disso já ocorre com correções faciais e equilíbrio de cores, mas agora até o céu ser completamente substituído? Não sei.

    As redes sociais já são um antro de "aparências" que em nada condizem com a realidade, me incomoda isso, mas a tendência é que esse cenário apenas se agrave.

    Evidentemente que toda iniciativa de desenvolvimento de tecnologia é super válido, tudo de inovador deve ser estimulado, empresa alguma é responsável pelo uso daquilo é que disponibilizado no mercado de consumo. Mas... paciência.

    Douglas Charles CunhaBruno Almeida


  • 73
    Jairo rios 13/05/2019 Link para o comentário

    Investir em um bom pós processamento nas fotos nada né .

    Lucas Goulart F.Rafael Rigues


    • Rafael Rigues 20
      Rafael Rigues 13/05/2019 Link para o comentário

      Jairo, quem garante que não estão investindo? Veja nosso review do Mi 9 (linkado no texto), onde o autor afirma que a câmera do aparelho "oferece imagens de qualidade excepcional em quaisquer condições".


  • 7
    Anderson Aroeira 13/05/2019 Link para o comentário

    Bem mais útil que o modo LUA.


    • 7
      Chinês do Pastel de Flango 13/05/2019 Link para o comentário

      Ia citar justamente o modo "lua" da Huawei, hehehe. Como o amigo ali em cima disse, alterar a foto para melhorar o que se vê "a olho nú" eu também concordo. Mas alterar completamente a realidade, seria mais interessante eles terem investido para melhorar o pós-processamento das imagens para chegar no nível de um Pixel por exemplo (como o outro amigo citou). Mas, são só nossas opiniões...rs

      Anderson Aroeira

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.