NextPit

Sony Xperia Z3+ vs. Sony Xperia Z2: vale a pena uma troca?

sony xperia z2 vs sony xperia z3 plus
© Sony Mobile

Com o Xperia Z3+, a Sony apresentou uma versão melhorada do Xperia Z3, a qual foi lançada pouco mais de um ano depois do Sony Xperia Z2. Como o novo dispositivo se sai diante do veterano? Confira abaixo no nosso comparativo.

NextPit Logo white on transparent Background
NEXTPITTV

Sony Xperia Z2 vs. Sony Xperia Z3+: Preço

Quem compara smartphones Xperia percebe logo uma chance de economizar dinheiro, pois o salto técnico de geração para geração é pequeno. Quando o sucessor chega, o preço do antecessor, levemente menos potente, cai e sua relação custo/benefício fica muito boa. Este poderá ser o caso ao falarmos do Xperia Z3+ e do Xperia Z2. O preço deste último, que atualmente está em R$ 1.499,00, deve cair ainda mais depois da chegada do Z3+, portanto fique atento para as ofertas.

Design: Pegue sua lupa!

Aqui pouca coisa diferencia os dois dispositivos, mas alguns detalhes otimizam de maneira significativa o visual do Z3+. Vejamos quais são essas diferenças:

androidpit sony xperia z3 plus
O Sony Xperia Z3+ oferece algumas melhrorias no design. / © ANDROIDPIT

A Sony reduziu drasticamente o número de tampas de proteção do Xperia Z3+, sem abrir mão da resistência à água e à poeira. É um progresso o fato de a entrada para USB ser agora livre. Em comparação com o Xperia Z2, este é uma boa otimização. Além disso, encontramos amortecedores nos quatro cantos do Xperia Z3+. Eles protegem o dispositivo em caso de quedas, tornando mais resistente e robusto do que o Xperia Z2.

Especificações técnicas: melhorias suficientes?

O Sony Xperia Z2 ofereceu, quando do seu lançamento, um dos melhores hardwares integrados a um smartphone, e representava a ideia que temos de um modelo premium. Agora, em comparação com o Xperia Z3+, as especificações técnicas do Z2 ainda não estão muito boas, não apenas para tarefas cotidianas como também para jogos mais pesados. Um exemplo: o Z2 tem uma bateria maior do que o Z3+ (300 mAh a mais).

sony xperia z2 vs sony xperia z3 plus
Xperia Z2 (esquerda) vs. Xperia Z3+: um design muito semelhante. / © Sony Mobile

Ambos os modelos contam com 3 GB de memória RAM e a mesma resolução da câmera traseira. Houve uma melhoria na memória interna (que dobrou) e naturalmente o Xperia Z3+ roda com o Snapdragon 810 (assombrado pelo problema do superaquecimento) em vez do Snapdragon 801 do Z2. Aqui devemos escolher entre performance, economia de energia e superaquecimento de um lado e um processador mais antigo sem problemas de superaquecimento de outro. A performance do Xperia Z2 pode ser aproveitada em toda a sua potência, ao passo que o chip do Z3+ tem sua velocidade automaticamente diminuída para evitar o aquecimento.

O Xperia Z3+, portanto, tem um hardware ligeiramente melhor, ao menos no papel. Na prática, deve-se perceber apenas em alguns casos uma diferença significativa na performance.

xperia z2 test 2
O Sony Xperia Z2 tem um bom acabamento, mas o do Z3+ é quase perfeito. / © ANDROIDPIT

Sony Xperia Z2 vs. Sony Xperia Z3+ – Especificações Técnicas

  Sony Xperia Z2 Sony Xperia Z3+

Sony Xperia Z2 vs. Sony Xperia Z3+: Conclusão

O Sony Xperia Z2 é um bom smartphone, que “envelheceu” com elegância. A redução do número de tampas e o design mais ergonômico e que protege o aparelho representam as principais vantagens do Xperia Z3+. Seu processador mais potente não pode ser usado em toda a sua força, sob o risco do superaquecimento. Levando tudo isso em consideração, será que apenas melhorias pontuais justificarão a diferença no preço? A decisão final é do usuário, mas nós ainda ficamos com o Z2.

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

Os comentários favoritos dos leitores

22 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Thiago Fonseca 18/03/2016 Link para o comentário

    esperando até hoje o review no youtube '-'


  • Patricia Oliveira de Sousa 03/09/2015 Link para o comentário

    Eu fico com o z2


  • Igor F. Coutinho 17/08/2015 Link para o comentário

    Sem contar que o Z3+ não vem com tv digital!!! Particularmente a Sony está regredindo, pois pra mim um smartphone top tem que ter rádio e TV!!


  • ALBERTO BOMFIM 03/06/2015 Link para o comentário

    Z3+ é Dual Chip?


  •   28
    Conta desativada 03/06/2015 Link para o comentário

    Se com o 801 esquenta... imagina o 810


  • Ramylker Rayron 02/06/2015 Link para o comentário

    eu não acredito que o Xperia z2 venha ficar mais barato do que já está não, acho que a Sony vai dar descontinuidade ao mesmo, assim como fez com o z1 quando lançou o z3.


  • Igor Henrique 02/06/2015 Link para o comentário

    Não vejo necessidade de trocar meu Z2, único problema foi depois da atualização que a bateria ficou uma merda. Mas, quando a Sony botar uma digital, eu troco, pq ficar digitando senha zzzzzzzzzzzz...


  • Emerson Morais 02/06/2015 Link para o comentário

    desde o inicio já achava o lançamento desse Z3+/Z4 desnecessário quando anunciaram as especificações, e olha que nem sabia desse lance da limitação do processador, alias, essa foi a solução que os engenheiros da sony conseguiram pensar pra amenizar o lance de aquecimento? lamentável, irei ficar com meu bom e velho Z2 que depois da atualização lollipop ficou melhor ainda


    • Buzz 03/06/2015 Link para o comentário

      Essa "solução" não é nova, existe a MUITO tempo até no ramo de PC's(principalmente notebooks), e a LG e HTC tb utilizam nos seus smart com 810, e ela se chama estrangulamento térmico ou apenas "throttling" que é a redução progressiva de desempenho de acordo com a temperatura, todos os smart tem isso, porem nos que usam o 810 ela é muito mais MUITO maior, o 810 esquenta tanto que sem isso ele DANIFICARIA componentes internos do smart.


  • João V. Hidalgo 02/06/2015 Link para o comentário

    uso um Xperia z2 desde o lançamento e acho um ótimo aparelho, nunca me deixou na mão, roda liso qualquer coisa. Mas atualmente estou cogitando fazer um upgrade pro s6, só tenho medo de n gostar da experiência com a samy como das outras vezes.


  • fabiano s. 02/06/2015 Link para o comentário

    sinceramente não vejo vantagem em ter um processador mais potente e não poder utiliza-lo na sua máxima performance


  • Leonardo Alves 02/06/2015 Link para o comentário

    Em "Design", na legenda: "O Sony Xperia Z3 oferece algumas melhrorias no design.", mas se trata do Z3+/Z4, não do Z3.

    Todos sabem que, como sempre nos lançamentos de 6 em 6 meses (hur dur, sabemos que não foram 6 meses), esse aparelho foi completamente desnecessário.
    Ao menos se o processador fosse uma grande novidade no mercado, e não tivesse nenhum na mesma altura, mas nem isso. Exatamente pelo contrário: o componente já está na lista de vergonhas do ano.

    Não acho que a Sony terá outra forma de se recuperar. Essa foi a última, e ela jogou fora. Agora acho que o jeito vai ser games, foto, e som...


    • Lucas Faria 03/06/2015 Link para o comentário

      Esse é um processador de última geração, não tem como ter um melhor que ele...


      • Leonardo Alves 03/06/2015 Link para o comentário

        Última geração da Qualcomm, amigo. Não fale besteiras, por favor.
        Ainda assim, mesmo sendo "o todo poderoso" da Qualcomm, tem seu "poder" limitado, e reduzido, o deixando comparável ao mais fraco (808) exceto pela GPU.


      • Buzz 03/06/2015 Link para o comentário

        Lucas tu merece o premio de maior leigo do ano...


  • Thiago Durante 02/06/2015 Link para o comentário

    A Sony perdeu a chance de "tomar de assalto" o mercado de Smartphones.
    Preferiu jogar na retrancar, lamentável!


  • Fernando Henrique 02/06/2015 Link para o comentário

    A bateria ficou pior!!

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.