NextPit

Download: YouTube ganha modo de navegação anônima e outras novidades

AndroidPIT youtube in the background
© NextPit

O YouTube é um dos serviços mais bem-sucedidos do Google. A plataforma é responsável por consagrar e descobrir novos talentos todos os dias. Para manter os usuários presos a sua plataforma, o Big G incorpora diversas novidades ao aplicativos frequentemente. A última atualização do app trouxe um modo de navegação anônima, lembretes programados e os charts de músicas e vídeos mais populares.

Destacar mudanças recentes

NextPit Logo white on transparent Background
NEXTPITTV

YouTube - Novidades e recursos da versão beta

  • Navegação anônima: o YouTube está testando uma opção de navegação anônima para, além de trazer mais segurança, não salvar muitos dados e informações sobre o app no armazenamento interno do dispositivo. Ao invés de pausar o histórico de buscas do YouTube manualmente, o usuário terá apenas que tocar no ícone de conta para ativar esse modo.
  • Lembretes de pausa: conforme demonstrado no Google I/O, o Google está bastante "preocupado" com o tempo que os usuários estão passando em seus dispositivos e pela internet. Para ajudar, o YouTube está recebendo uma função de lembretes programados onde será possível definir um horário para receber alertas que incentivam o usuário a dar uma pausa de vídeos por alguns minutos. Essa opção aparece em "Configurações > Notificações".
youtube anonimous break
Notificação de pausa e modo anônimo / © NextPit/Android Police (captura de tela)
  • YouTube charts: a rede está exibindo agora o top 10 de músicas do YouTube e também de videoclipes no país e o ranking mundial e individual de outros 30 países. Para conhecer o charts acesse este link.
  • PiP: o modo de janela flutuante do Android Oreo, o Picture-in-Picture, só podia ser usado mediante assinatura do YouTube Red. Ao que aprece, como não são muitas pessoas que assinam este serviço, o Google resolveu liberar este recurso aos poucos para alguns usuários. O modo precisa ser liberado pelo criador do vídeo para que o usuário possa acessá-lo. Existe um segundo método, através do Chrome, para acesso a este recurso. Clique aqui para conhecer.

Todas as novidades estão disponíveis nas últimas versões beta do YouTube. Ao final do artigo, você encontra um tutorial e link para se cadastrar no programa beta público.

*Atualizado em 15/5 às 10:09 por Bruno Salutes


YouTube - Novidades e recursos da versão final

  • Tema escuro para iOS: segundo o Google, depois da liberação do dark mode (tema escuro) para a versão web do YouTube, o maior pedido que a empresa vinha recebendo era para que esse layout fosse levado aos demais apps da empresa, incluindo o app oficial da rede de vídeos. O lado bom é que o Google liberou de fato o tema escuro, mas, infelizmente, os usuários do iOS são os primeiros agraciados com a novidade.
youtube dark mode
Dark mode no iOS / © NextPit (captura de tela)
  • Espaço Comunidade: o YouTube criou um local de interação com fãs. Chama Comunidade e permite que o artista se comunique com a sua audiência por meio de pesquisas, fotos, texto, GIFs e Momentos, como são chamados os Stories dentro da plataforma. O recurso, que foi testado por um ano por um grupo selecionado de youtubers, agora está disponível para criadores de conteúdo com mais de 10 mil inscritos.A ideia desse novo recurso é que os artistas mostrem os bastidores de suas rotinas.
youtube go side brazil
YouTube go é liberado no Brasil  / © NextPit (captura de tela)
  • Momentos, os Stories do YouTube: os "Momentos" do YouTube são a versão do formato de histórias disponível em redes sociais, aka Stories do Instagram, Facebook e WhatsApp. A diferença é que eles foram pensados especificamente para criadores de conteúdo. Uma das diferenças é que os Momentos não expiram, tem vinculação para vídeos do YouTube e adesivos do YouTube. Esse recurso ainda está em Beta para que o YouTube receber feedback.
  • Aceleração de vídeos e novo logotipo: a última versão do YouTube está sendo liberada com algumas novidades interessantes. O primeiro recurso permite acelerar o vídeo ou então retrocedê-lo por alguns segundos, permitindo que os usuários possam controlar a velocidade do vídeo sem precisar pular 10 segundos. 

O Google também liberou um novo visual para o YouTube web baseado no Material Design. O aplicativo para Android já tem esse visual, no entanto, a atualização adiciona o novo logotipo do serviço no topo do app. O ícone mudou pouco, perdeu sombras e está visualmente mais simples.

youtube new update atl
Controle de vídeos / © NextPit (captura de tela)
  • Gesto para avançar 10 segundos do vídeo: o YouTube 12.03 foi liberado na Play Store com um recurso bastante útil para os usuários: avançar ou retroceder o vídeo que está sendo exibido em 10 segundo. Esse gesto funciona em toques triplos e até quádruplos, ou seja, você pode avançar 20, 30 ou 40 segundos clicando simultaneamente. Esse recurso é bastante útil e fará com que você não precise ficar movendo a barra de reprodução:
youtube segundos update
Clique duplo retrocede ou avança vídeo em 10 segundos / © NextPit
  • Vídeos ao vivo para canais: canais com mais de 10 mil seguidores já podem experimentar o novo recurso de vídeo ao vivo no Facebook. É possível iniciar uma transmissão ao vivo direto pelo app. Essa novidade está sendo distribuída gradualmente e serve apenas para canais.

Como baixar o YouTube para Android

O app do YouTube está disponível na Play Store, e você pode baixá-lo através do botão abaixo. Além disso, é possível acessar a versão web da plataforma, que funciona muito bem em computadores e laptops. Os mais curiosos podem testar novidades e recursos beta do YouTube através deste link.

E aí, gostou das novas mudanças do YouTube?

 


O objetivo deste artigo é reunir em um só lugar todas as informações sobre as atualizações do YouTube. Desta forma, a atualização e republicação desta matéria se fará necessária com o tempo.

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

Os comentários favoritos dos leitores

267 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Santos Evelyn 09/01/2019 Link para o comentário

    Ótimo, você fala com muita precisão


  • Rafael Nascimento 29/05/2018 Link para o comentário

    O Youtube precisa remover a porcaria da aba Em Alta e Inicio e voltar com a aba recomendações, mas de acordo com oque eu assisto ou pesquiso, não com oque eles querem e deixar apenas, recomendações - inscrições - biblioteca! E colocar a reprodução em segundo plano, PiP e melhorar o visual do app que pra mim é horrível. E pra que serve esse modo noturno, já tentei usar em outros apps mas não vejo nada demais.


  •   85
    Conta desativada 17/05/2018 Link para o comentário

    Interessante, há muitos anos eu pausei o histórico dos vídeos que assisto, mas essa nova ferramenta parece ser legal...


  • Victor Lima 16/05/2018 Link para o comentário

    gosto demais do YouTube


  • Sidney 16/05/2018 Link para o comentário

    O Youtube está uma grande porcaria. Ele prejudicou todos os Youtubers com a exigência de horas de visualização, o que forçou todos a aumentarem o tempo de seus vídeos e fazerem lives que não tem nada a ver. O tempo ideal para um vídeo fica entre 7 e 10 minutos. Por causa da exigência idiota do Youtube, o pessoal está fazendo vídeos com mais de 20 minutos, o que enche a paciência. Eu não tenho chegado até o fim de cada um.

    Conta desativadaConta desativada


    •   85
      Conta desativada 17/05/2018 Link para o comentário

      Tem alguns canais que assisto em que as lives são interessantes, como o "amigos por carros". Eles agregam muito mais informações ao conteúdo do canal...


      • Sidney 17/05/2018 Link para o comentário

        Sim, alguns melhoraram, mas a maioria está só enchendo linguiça.


  • Paulo Ferreira 16/05/2018 Link para o comentário

    Enquanto não se puder ouvir som com o ecrã apagado o youtube para smartphones só cumpre metade da sua possível utilidade. Nem consigo perceber como é que ainda não apareceu uma App semelhante ao Tubecast para Windows mobile.


    • Sidney 16/05/2018 Link para o comentário

      Youtube é vídeo, o que significa visualização, tanto do conteúdo como dos anunciantes. Não teria lógica para a empresa fazer isso. Existem outros locais para se escutar, principalmente música, com a tela desligada.


      • Bruno A. 16/05/2018 Link para o comentário

        Exatamente Sidney


      •   85
        Conta desativada 17/05/2018 Link para o comentário

        Kkkkkkkk, tem app pra fazer essa gambiarra. Não sei Pq o povo ainda exige isso como uma necessidade...


      • Sidney 17/05/2018 Link para o comentário

        Verdade. O discurso é sempre o mesmo. Eu não acredito que algum dia o Youtube agregue isso ao seu app


  • Lígia B. 16/05/2018 Link para o comentário

    Google querido, segundo plano, player flutuante e dark theme no app pra android por favooooooor!


    •   85
      Conta desativada 17/05/2018 Link para o comentário

      Dark theme Ia ser legal...


  • José Luís Silva Martiniano 16/05/2018 Link para o comentário

    Bacana essa iniciativa do Google, liberar a navegação anônima para o Youtube .

    Conta desativada


  • Jairo rios 15/05/2018 Link para o comentário

    O bom modo tema escuro disponível para o iOS sendo disponibilizado para o Android nada né Google .... .Shame you


    • José A. 16/05/2018 Link para o comentário

      Fazer o quê... Google sendo Google.


  • Daniel Meurer 15/05/2018 Link para o comentário

    Esperando chegar para o YouTube Vanced (:


  • Deivis Schuman 15/05/2018 Link para o comentário

    Nada de mais, que venha a causar surpresa!
    Apenas "encheção de linguiça"!

    Bruno A.Conta desativadaJosé A.Conta desativada

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.