NextPit

Google Maps vs. Here Maps: duelo entre o Google e a Nokia

google here maps
© NextPit

Uma dos serviços mais úteis e mais usados diariamente nos smartphones são os mapas. Se você possui um dispositivo Android, é normal que tenha o Google Maps instalado, ou que o consulte pela internet. Este é o software que quase todos usam, a não ser que se tenha um iPhone, que utiliza um criticado serviço próprio de mapas. A Nokia agora tem o seu próprio software, chamado Here, e hoje o comparamos com o Google Maps.

NextPit Logo white on transparent Background
NEXTPITTV
google here maps
Google Maps vs. Here Maps: quem vai ganhar? / © ANDROIDPIT

Em primeiro lugar, devemos ressaltar que você não vai encontrar o Here Maps na Google Play Store. Será preciso baixá-lo de outra forma: no tópico oficial do XDA Developers, você poderá baixar o APK e instalá-lo em seu dispositivo como qualquer outro.

Google Maps vs. Here Maps: interface

Sinceramente, não esperava que alguém pudesse chegar ao nível do Google quando o assunto são mapas, mas o Here conseguiu. Gostei mais da interface do aplicativo da Nokia. Ambas se parecem muito, mas a interface de mapas que a Nokia desenhou para o seu aplicativo é simples, fácil de ler e, sobretudo, bem-cuidada. Como geógrafo, aprecio muito um mapa bem feito, e este é o caso. Certo, os do Google também são bons, mas o feito da Nokia me parece digno de nota.

google here maps 1
Here (direita) e Google Maps à esquerda: quase iguais. / © ANDROIDPIT

Um aspecto muito positivo do Here Maps é a possibilidade de baixar mapas para o uso offline. Como todos sabem, essa opção ainda é bem limitada no Google Maps. Quanto aos menus e à troca de capas (tipos de mapas), tudo se faz com um máximo de dois toques na tela. O Google Maps também é muito intuitivo, e as poucas diferenças que encontro é que no Google Maps as capas estão dentro do menu, ao passo que no Here Maps elas se encontram fora, num botão independente, apesar de ter menos capas do que o Google Maps.

google here maps 4
O transporte público é mostrado melhor pelo Here Maps (direita). / © ANDROIDPIT

Bem semelhantes são os mapas de transporte público e de satélite, que mostro a seguir. O Here Maps mostra a informação do metrô e do trem de forma melhor. Não é preciso aporximar muito para ver onde ficam as paradas.

No caso das imagens de satélite, visto que ambos os serviços usam a mesma fonte, muda apenas a forma de marcar ruas e rodovias. Sinceramente, não encontro muita diferença.

google here maps 5
A vista de satélite é quase idêntica. / © ANDROIDPIT

Vale dizer que em breve o Here Maps também terá “Street View”. Já vimos os carros de fotografia algumas vezes registrando Berlim.

Google Maps vs. Here Maps: navegação

Em termos de velocidade, ambos funcionam de maneira equivalente, ou seja, são quase perfeitos. Também devo recordar que essa função depende da sua conexão com a internet. Parece-me curioso que ambos os softwares ofereçam duas ou três rotas diferentes para ir de um ponto a outro, e nenhum se parece. Em outras palavras, me deram 6 rotas diversas. Como vivo em Berlim e uso o carro e a bicicleta, devo dizer que, com base na minha experiência, o Here Maps escolheu a melhor rota no exemplo abaixo.

google here maps 3
Parece que o Here Maps (direita) navega melhor também. / © ANDROIDPIT

Uma vantagem do Google Maps é a introdução do destino por voz, funcionando com o Ok Google diretamente, sem necessidade de abrir o aplicativo. O Here Maps, obviamente ainda não possui tal recurso.

Conclusão

O Google Maps não precisa mais se afirmar. O tempo deu a esse aplicativo o crédito e a popularidade de que desfruta agora. Ele é útil, prático e ideal para o uso diário. A Nokia apresentou recentemente seu Here Maps, e tive uma bela surpresa. Vou dar uma chance ao serviço e experimentá-lo por algum tempo. Acho que o Google terá de trabalhar duro para que não perca mercado para o Here Maps.

Já baixou o Here Maps? O que achou dele?

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

Os comentários favoritos dos leitores

32 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Macgyver Freitas 03/12/2016 Link para o comentário

    N tenho grana pra ficar jogado fora com download de mapa, além de q nem todo lugar pega 3g/4g logo mapas offline são essenciais, agora o google maps tem opção de baixar offline por área, na minha área de interesse, (região metropolitana do Rio até região dos lagos, +ou- metade do estado) o google maps precisa de 1700mb pra ter isso offline, já no here ele guarda o estado todo com 230mb, 7x mais leve, uma grande diferença, e quando preciso ir pra algum lugar fora disso, já ta la o estado todo, e qlq outro estado q eu vá precisar de um mapa, no here é muito mais leve, o Brasil todo ocupa 1600mb menos q o gmaps usa só pra metade do RJ.


  • kv3rn4 04/11/2015 Link para o comentário

    Olá, a nokia sempre foi mestra na função de mapas para celular, devemos lembrar que os primeiros celulares a ter mapas off-line foram os dela, o here maps existe desde quando a nokia ainda não era da microsoft, tinhamos neles o Nokia Maps, depois o OVI Maps e por ultimo o ótimo Here Maps, devemos também lembrar que no começo da união do GPS com celular ela foi lá e comprou uma das maiores empresas da área, que foi a NAVTEQ, então não seria de se esperar que os mapas dela fossem muito superiores aos do Google que na época ainda engatinhava nos mapas, uso mapas de GPS em celulares há muito tempo, os mapas do google são até bons, mas são muito desatualizados, se for uma rua de menor importancia que mudar de nome leva uns anos até se darem conta da mudança, o que no HERE não acontece, minha rua por exemplo mudou de nome desde 2010 até hoje no Google Maps continua com o nome da rua paralela, no here maps já mudou há um tempo, mas ainda há uma diferença, antes era o nome de uma paralela, agora tá com o nome da outra paralela, ai a gente vai pelo CEP no site dos Correios e vê o correto, no quesito de atualização rápida o WAZE tem se mostrado melhor, problema é a obrigação de estar com o plano de dados ligado o tempo todo, um mal que o Google Maps também tem, já o HERE Maps tem mapas offline do mundo todo, são quase 30Gbs de mapas a escolha por região, além da inteligente função de navegação aumentada...


  • JOAO MARTINS 28/09/2015 Link para o comentário

    NA MINHA SINCERA OPINIÃO... O HERE É BEM MELHOR PELO FATO DE SER OFF... ESTAVA NO CENTRO DO RIO DE JANEIRO PROCURANDO UMA RUA . EU ABRI O MAPS DO GOOGLE.. HUM.. UMA DROGA😠😠😠😠 EU NÃO TINHA INTERNET. . WI-FI MUITO MENOS ... AÍ LEMBREI QUE TINHA O HERE APLICADO, ABRI RAPIDINHO RESOLVEU O MEU PROBLEMA. . CHEGUEI NO DESTINO NA BOA.. SIMPLES ASSIM! MORAL DA HISTORIA O HERE E BEM MELHOR... ALÉM DE SER DE GRAÇA VALEU NOKIA!!!!!


  • Marcos Champloni 21/09/2015 Link para o comentário

    Acho complicado avaliar um aplicativo de GPS na Europa e tentar usá-lo no Brasil. Muitas coisas mudam...


  • Rafael Castro 29/07/2015 Link para o comentário

    Pra que eu quero um outro aplicativo de GPS se tenho o WAZE? hehehe


  • Walter Tabax 08/06/2015 Link para o comentário

    os mapas da Nokia funcionam num Samsung?


    • Aylton Silva 12/06/2015 Link para o comentário

      Sim Walter com certeza !


  • ErnaniPC 31/05/2015 Link para o comentário

    Independente da similaridade entre os dois App, só em ter a possibilidade de baixar os mapas e salvar no cartão de memória e a navegação offline, faz do HERE uma excelente solução de navegação.


  • BrunOo El Marouni 08/10/2014 Link para o comentário

    Baixei, veio vários arquivos
    Menos o instalador
    Como q eu faço?


  • Alex Srour 08/10/2014 Link para o comentário

    www.apkmirror.com/apk/nokia/here-beta/here-beta-1-0-beta-2-apk/

    Link funcional e atualizado


  • Blind 08/10/2014 Link para o comentário

    Uso o here maps no Lumia 720 que tenho (uso como principal o novo moto X) e não dá, é muito ruim o here maps na baixada santista, um pouco lento, complicado e não está atrelado o app here drives (acho que todo gps com mapas deve ser integrado).

    Mas vou testar no moto x pra ver. Por enquanto o google maps é em superior.


  • paulo 08/10/2014 Link para o comentário

    Não consigo colocar minha conta nokia de quando usava Windows Phone... Acredito que seja bug da versão beta.
    Tenho estado a testar mesmo sem conta.... E está muito bom, não vejo a hora de ter a versão final =)
    Para já sinto a falta de poder editar a rota, adicionas pontos de passagem.... Acredito que na versão final esteja disponível


  • Toni Junior 08/10/2014 Link para o comentário

    Lembrando que o Here para Android ainda esta em beta e tem a disponibilidade de usar off line.
    Acredito que 3 ou 4 updates ele fica imbatível.


  • Sid Amorim 08/10/2014 Link para o comentário

    Street view é demais, o here pode até implementar, mas até chegar ao nível do Google vai demorar.


  • Sidclei Baden 08/10/2014 Link para o comentário

    O Here Maps (anteriormente Ovi Maps e Nokia Maps) sempre foi melhor, até mesmo que GPSs dedicados, funcionando nos aparelhos Nokia. Apenas continua sendo melhor do que qualquer outro, e agora temos a sorte de ter esse app portado para o Android.


  • Filipe Braz M. 07/10/2014 Link para o comentário

    Google depois de comprar o Waze só tende a deixar o Google Maps ainda melhor !



  • Márcio 07/10/2014 Link para o comentário

    No meu Moto X 2014, não funciona, aparece Versão Expirada e não abre.


  • paulo 07/10/2014 Link para o comentário

    Eu usava em meu Windows Phone e adorava, para mim é Top.
    Tentei instalar mas diz que a versão expirou.... Como conseguiram instalar?
    Estou ansioso por ter em meu nexus 5


  • Alexandre Santos 07/10/2014 Link para o comentário

    Como eu faço pra ver o mapa tipo satélite como na imagem acima no google maps ?

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.