O que fazer quando o seu smartphone não reconhece o cartão SIM

O que fazer quando o seu smartphone não reconhece o cartão SIM

Um smartphone que não reconhece o SIM Card (ou “chip”, como é popularmente conhecido) é um problema comum e bastante incômodo. Há várias causas possíveis para isto, e um certo “trabalho de detetive” é necessário para determinar o que realmente está acontecendo. Felizmente a maioria dos casos tem uma solução simples, confira abaixo.

Você usa um adaptador? Experimente trocá-lo

Adaptadores são comumente utilizados em smartphones, e quanto mais antigo o modelo, mais frequente seu uso. Isso acontece por conta do tamanho do cartão SIM, que pode variar entre micro e nano SIM.

São tão comuns, na verdade, que se você for hoje a uma operadora e comprar um SIM Card, provavelmente receberá um cartão de “triplo corte”, com um nano SIM cercado por duas molduras de plástico para adequá-lo a smartphones que usam outros formatos.

Como são simples peças de plástico fino, os adaptadores podem se desgastar ou deformar com o tempo, o que fará com que o cartão fique desalinhado em relação aos contatos internos do aparelho, que não conseguirá reconhecê-lo.

A solução é simples: troque o adaptador. Muitas vezes isto é o bastante.

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Aqui temos exemplos de tamanho entre "nano" e "micro" / © NextPit

Tente limpar a área de contato do cartão

Sujeira (oxidação) sobre a área de contato do cartão também pode causar problemas. Uma solução simples para isso: pegue uma borracha escolar, daquelas brancas e mais duras, e esfregue-a delicadamente sobre os contatos até que fiquem brilhantes novamente. Isso deve ser o suficiente para remover qualquer oxidação acumulada. 

Uma alternativa é, em vez da borracha, usar um cotonete embebido em uma gota de álcool isopropílico (álcool em concentração de 99% ou mais). Novamente, esfregue delicadamente o cotonete sobre a área de contato e espere o álcool evaporar completamente antes de inserir o cartão novamente no smartphone.

Atenção: nunca use álcool gel ou álcool “doméstico” neste procedimento. Estes produtos têm grande quantidade de água (de 30 a até 54%!), que pode causar mais oxidação e piorar o problema. E nunca aplique álcool diretamente ao seu smartphone.

Teste seu cartão em outro aparelho celular

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Teste seu cartão SIM em outro smartphone. Pode ser ele o problema / © NextPit

Essa é fácil: retire o cartão de seu smartphone e coloque-o em outro aparelho, até mesmo um celular básico serve, um feature phone. Se o cartão não for reconhecido, então ele está com defeito. Neste caso basta ir à loja da sua operadora e pedir para trocá-lo. Isso geralmente custa por volta de R$ 10 e é feito na hora. O pedido também pode ser feito online.

Se o cartão funcionar em outro aparelho, o defeito pode estar em seu smartphone mesmo.

Teste outro cartão em seu smartphone

Coloque um cartão SIM que você sabe que funciona em seu smartphone. Ele deve ser reconhecido. Se não, é muito provável que o defeito esteja em seu aparelho: pode ser que os contatos entre o cartão e a placa estejam deformados, prejudicando a conexão. Neste caso, o melhor a fazer é acionar o suporte técnico do fabricante.

Há quem sugira colocar um pedaço de papel ou papelão fino atrás do cartão antes de inseri-lo no aparelho. A ideia é deixar o cartão “mais grosso” e forçá-lo contra os contatos. Nunca faça isso!

Se o seu smartphone tem um slot no estilo “gaveta” você corre o risco de entalar o cartão (com papel e tudo) dentro do slot e causar um prejuízo ainda maior. E se o aparelho usa um slot do tipo “trava” ou “gangorra” você pode acabar forçando o mecanismo, e aí ele não conseguirá prender mais cartão nenhum.

Se você atualizou recentemente seu aparelho, tente isto

Não é comum, mas já aconteceu comigo: se seu smartphone parou de reconhecer o cartão exatamente após uma atualização de sistema, pode ser que algo tenha dado errado durante o processo e causou o problema. Neste caso, experimente, além das dicas acima, fazer uma restauração de fábrica.

A ideia é remover qualquer resíduo de configuração ou parâmetro de uma versão anterior do sistema que esteja atrapalhado o funcionamento. Neste processo, todos os dados de seu aparelho serão excluídos e ele se comportará como se tivesse acabado de sair da caixa, com todos os ajustes redefinidos para o padrão. A diferença é que ele continuará rodando a nova versão do sistema operacional.

Para fazer a restauração, vá em Configuração / Sistema / Avançado / Redefinir opções / Limpar todos do dados (redefinir para a configuração original). Clique em Limpar todos os dados e aguarde o fim do processo. Mas antes faça um backup de todos os dados e aplicativos importantes em seu aparelho, já que eles serão excluídos.

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Durante uma atualização do sistema, algo pode ter gerado um bug / © NextPit

Se nem isso funcionar, realmente é um caso para assistência técnica. Embale seu smartphone, separe a nota fiscal e tome uma dose de paciência. Espero que, em breve, seu aparelho esteja funcionando novamente.

Você já passou por um problema parecido? O que fez para resolver? Compartilhe sua experiência nos comentários abaixo.

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Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
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