NextPit

6 motivos que podem estar fazendo seu celular carregar devagar

MongDa wireless charger hero 2
© NextPit

A verdade é que este problema afeta todos os celulares após algum tempo, independentemente da marca, e normalmente pelas mesmas razões. Neste artigo, vamos mostrar porque é que o seu smartphone pode estar carregando lentamente, e o que pode fazer em relação a isso.

NextPit Logo white on transparent Background
NEXTPITTV

Pegue um atalho:

  1. O seu cabo
  2. A fonte de energia
  3. Adaptador de alimentação/carregador errado
  4. O celular em si é antigo
  5. Você está usando o aparelho enquanto ele carrega
  6. Os aplicativos de fundo estão consumindo a bateria

Motivo número 1: o cabo de recarga

O primeiro suspeito em qualquer caso de carregamento lento deve ser sempre o seu cabo USB. Sou tão culpado disto quanto qualquer outra pessoa. O cabo USB do meu celular quase sempre está sujo e maltratado! Considerando o tratamento horrível a que os meus cabos de carga são submetidos, não é de se admirar que seja geralmente por isso que o meu celular não carrega mais rapidamente.

Os cabos USB são dobrados, torcidos, enrolados, atropelados por rodas de cadeira e maltratados de diversas outras maneiras: cabos assim já não são muito bons para manter uma ligação sólida e o fluxo de energia. Certifique-se de verificar as pontas também: elas podem muito facilmente ficar cheias de poeiras e fiapos.

AndroidPIT OnePlus 2 USB Type C connection 1
O cabo USB deve ser a primeira coisa a verificar / © NextPit

Os cabos não são imunes ao desgaste físico e o próprio conector USB também se desgasta e podem parecer frouxo quando você conecta o celular. Se o cabo que veio com o seu smartphone já não é mais confiável ou simplesmente o perdeu, tenha cuidado ao comprar online as opções de carregamento mais baratas.

Cabos de maior qualidade têm fio de cobre (alguns baratos usam alumínio e outros substitutos que não funcionam tão bem) e um revestimento de borracha (ou uma malha protetora) mais grosso ao redor do fio, tornando-o mais resistente a danos.

Motivo número 2: a tomada e a fiação elétrica

A próxima pergunta óbvia é de onde vem a energia? Se tiver um cabo USB meia-boca ligado ao seu celular, então o seu aparelho vai carregar insanamente devagar. Da mesma forma com os sistemas de recarga sem fio, que encontramos nos topos de linha da Samsung, LG e Google, por exemplo. Embora o padrão Qi seja uma tecnologia brilhante, esse brilhantismo vem à custa da velocidade.

AndroidPIT fast chargers 9893
Os carregadores de parede são sempre os mais rápidos. / © NextPit

A sua melhor aposta é ter o seu celular ligado diretamente à rede elétrica na tomada de parede. No entanto, mesmo isso pode ser problemático, especialmente se você estiver em um edifício antigo onde a fiação pode estar com os dias contados. Se você acha que este pode ser o problema, use outra tomada (e depois chame um eletricista).

Motivo número 3: o carregador/adaptador de energia pode não ser o ideal

Para completar, se não for a origem da energia ou o seu cabo, é provável que o culpado pela recarga demorada seja o adaptador que está usando. Há uma razão pela que cada fabricante forneça um adaptador USB específico para cada celular que vende.

Os adaptadores de recarga para smartphones podem combinar tensão, potência, amperagem e assim por diante. É por isso que é recomendado usar o adaptador que veio com seu celular ou, no mínimo, dar uma olhada nas letras miúdas e substituí-lo por outro adaptador do mesmo tipo.

Motivo número 4: o seu telefone é apenas antigo

Desculpe, mas é verdade. Se você está sentado se perguntando porque o sua Galaxy S4 leva tanto tempo para carregar é provavelmente porque o veterano está ficando desgastado depois de muitos anos de uso. Os processadores mais recentes não só suportam carregamento rápido, como os modelos mais recentes vêm até com carregadores rápidos. Muitos celulares mais recentes podem oferecer até quatro horas de autonomia após apenas dez minutos na tomada.

Outros aparelhos que suportam carga rápida terão um ícone de raio no próprio carregador, possivelmente com os números de saída, geralmente em Watts. Seu celular também pode se tornar um imã de fiapos de bolso, então verifique sua porta USB e verifique se a pequena aba na porta não está dobrada enquanto você está olhando lá dentro.

androidpit phone battery
Hora de carregar? © shutterstock.com

A bateria também pode estar com os dias contados, por isso vale a pena considerar uma troca. Uma das vantagens dos celulares mais antigos é a bateria removível, por isso, se você puder removê-la, considere a possibilidade de substituí-la se ela já não parece carregar como antigamente.

Feito tudo isso, talvez seja hora de encarar a dura realidade... Se o seu telefone é antigo, é hora de aceitar que ele já passou do seu auge.

Razão número 5: é...você?

É verdade - você pode esta impedindo o seu celular de carregar rapidamente, especialmente se não consegue manter as mãos longe dele. Falando sério, se você está com pressa, a sua melhor opção é deixá-lo carregando em paz. Tentar "zerar" a timeline do Insta não ajuda em nada o aparelho durante a recarga...

Portanto, deixe o seu celular em paz quando o carregar, se possível, desligue o Wi-Fi/dados/Bluetooth, ou melhor ainda, desligue-o completamente. Essa é, na verdade, a melhor maneira de carregar um telefone rapidamente: desligue-o, ligue-o com o carregador original a uma parede e faça uma pequena pausa na sua vida digital (ou vá ao seu computador, se precisar). Mesmo que por apenas 15 minutos.

Motivo número 6: apps de fundo estão esgotando sua bateria

Forrou o seu celular novinho (ou não) com uma baciada de aplicativos bacanas? Isso é ótimo, mas quantos deles estão rodando em segundo plano e consumindo a sua bateria? Os aplicativos de fundo são um problema chato no Android, e pode ser fácil ignorar o que realmente acontece nos bastidores do seu aparelho.

Se você tiver muitos aplicativos rodando em segundo plano, eles irão consumir energia. Isto, por sua vez, fará com que o seu dispositivo carregue mais lentamente. Afinal, se os aplicativos estão gastando a energia tão rapidamente quanto você a está colocando na bateria, levará uma eternidade para chegar a 100%.

data use android pie background
Algumas aplicações funcionam em segundo plano e consomem energia e dados, mas é fácil impedi-las de o fazer. / © NextPit

Quanto tempo demora o seu telefone para carregar? Como é que você costuma carregar o seu telefone? Avise-nos nos comentários.

Os links compartilhados neste artigo são links de afiliados. Isso significa que o NextPit obtém uma pequena participação nos lucros se você comprar produtos através deles. Isso não gera custos adicionais para você e não tem nenhuma influência sobre o conteúdo editorial do site. Saiba mais sobre como monetizamos o site na nossa página de transparência.
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

27 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Gladys Luz há 4 dias Link para o comentário

    Tenho um Samsung J4 e a bateria que veio com ele a uns 5 anos começou a ser consumido muito rápida então comprei outra em uma loja de informática e já veio com 52% de bateria fiquei preocupada com essa questão porque o vendedor disse após eu já está usando que a bateria não era a original e sim a similar, o que não me avisou antes e disse que a bateria comprada e já vem carregada em 50%. Fiquei desconfiada, ele disse que sempre vende assim e nunca eu irei achar com zero % na hora da compra, isso é real? Ou fui passada para trás? Ainda paguei 140,00.


    • Rubens Eishima
      • Admin
      • Equipe
      há 3 dias Link para o comentário

      Geralmente as baterias saem de fábrica com uma carga sim.

      Um dos motivos é que deixar a bateria completamente cheia ou vazia reduz a vida útil do componente :)


  • Guilherme 1988 há 1 mês Link para o comentário

    Olá, tenho um J7 Prime da Sansumg, ok ele tem 5 anos de uso mas no momento não tenho como comprar outro, a bateria dele dura muito bem se eu não usar, 2 a 4 dias numa boa, mas de uns tempos para cá (ele demora originalmente 2 hrs 30 min para recarregar) ele tem demorado 4 a 6 horas pra encher a carga (!!) e as vezes carrega nas 2 hrs 30 min, ja tirei do Wifi, desliguei, desinstalei apps desnecessários (to só usando youtube e insta no cel e ainda só quando ele nao ta carregando) mas continua muito lento, não sei o que fazer.


  • Wolly há 4 meses Link para o comentário

    Olá tenho LG k12 Max e até antes de ontem ele tava dboa da ele começou a ter um tempo de 5 a 20 h pra carregar já testei tudo que vc disse e nada funcionou


    • Nayandra Cardozo há 4 meses Link para o comentário

      o meu é um Lgk12 prime e hoje começou a dar esse problema, diz que vai levar de 5 a 13hrs pra carregar completo, mesmo o carregador sendo original :/


  • Gustavo há 6 meses Link para o comentário

    Olá, tenho um Mi 9t e ele aparentemente carrega quando quer, na maioria do tempo recebe em torno de 200mA e de repente esse número muda pra 1300mA e além da demora que isso está levando, me faz se preocupar pensando que isso não é saudável pro celular


  • PHJ_ DARKTM há 7 meses Link para o comentário

    Olá, eu tenho um A20 e ele tem 1 ano e 11 meses e meu celular estava carregando naturalmente por 1h30 até 2h no máximo até ontem. Hoje ele teve duas quedas de altura média e meu carregador, está bom e ele a tomada está boa e tals.

    Bom eu já resolvi meu problemas, a área de estrada está desecapada, aí coloquei fica para que meus gatos não ficassem mordendo, aí percebi que a fita tava atrapalhada a entrada.😂 Meu coração quando ele foi de 1h30 de carregamento para 5h40,

    Mas obrigada, com vocês respondendo os comentários, consegui acha um que me orientasse a verifica e entrada.


    • Rubens Eishima
      • Admin
      • Equipe
      há 7 meses Link para o comentário

      Cuidado para não causar um curto circuito!
      Se perceber que o aparelho está aquecendo mais do que o normal durante o carregamento, vale a pena pedir para um técnico verificar.


  • Walissu Negócios há 7 meses Link para o comentário

    Boa noite, meu celular é um A20, ele estava deboa a um tempo atrás precisamente a uma semana atrás só que do nada coemcou a carregar lentamente, alem de que ja troquei o carregador e parecia que o problema estava no cabo, mas as vezes acontece a mesma coisa com o outro carregador e claro outro cabo, acho que o problema está na porta USB. Bom, isso está me deixando meio angustiado já que preciso dele para estudar.


    • Rubens Eishima
      • Admin
      • Equipe
      há 7 meses Link para o comentário

      Hmm, nesse caso, vale conferir se a porta não está suja ou apresentando mal contato. Tente usar uma escova seca para remover poeira e fiapos de roupa.
      Se possível, faça o mesmo no cabo.
      Vale checar se não é o problema 6 também, com aplicativos gastando demais a bateria em segundo plano.

      Caso contrário, o jeito é levar um técnico.


  • Ivan Santana há 8 meses Link para o comentário

    Boa noite!
    Meu celular leva em torno de 4 a 5 horas para carregar!


  • Hitaiza Zabela há 8 meses Link para o comentário

    Meu celular é um Asus Max shot.
    Comprei ele em fevereiro de 2021, e nesses últimos dias (final de agosto e começo de setembro 2021) notei que ele estava levando mais de 5h para carregar.
    Comprei um cabo novo e nada mudou.
    Troquei o carregador por outro de outra marca e o celular que estava em 6% foi para 0% ligado a tomada.
    Baixei um app para conferir o miliamperes, o que era pra está em 4000mA estava em 2000mA. E neste último dia levou mais de 12h para chegar em 100%.
    Como estou em apenas 6/7 meses de uso, colocarei na garantia, pois creio que a bateria veio com defeito.


  • Nick -Augustin há 8 meses Link para o comentário

    Meu cell é um A12 e quando estou em ligação de vídeo pelo WhatsApp ele demora bastante para carregar


    • Rubens Eishima
      • Admin
      • Equipe
      há 8 meses Link para o comentário

      chamadas de vídeo costumam aumentar bastante o consumo de energia (ativa a maioria dos componentes no aparelho). Então é até esperado, especialmente se estiver em movimento, trocando de antena de 4G (usando um powerbank/bateria externa).
      (o mesmo acontece para aulas online, infelizmente).

      Mas vale a pena testar as dicas acima.


  • Emilly Bach há 10 meses Link para o comentário

    Oi, meu cll é um j7 prime, comprei no começo de 2018 e smp usei o msm carregador q antes carregava em 1hr e meia, agr ta levando mais de 12 hrs e n carrega inteiro, e uso meu cll pra trabalhar e estudar


  • Natalia 나탈리아 há 11 meses Link para o comentário

    Olá,meu celular é "ASUS" e antigamente ele demorava 3 horas para carregar,e agora está demorando 12 horas para carregar,isto está me deixando angustiada,necessito do meu celular para estudar.


    • Rubens Eishima
      • Admin
      • Equipe
      há 11 meses Link para o comentário

      Olá, o problema acontece mesmo com o carregador e cabo originais?
      Chegou a testar com outra combinação de carregador e cabo?

      Vale a pena passar um pincel seco (ou escova limpa) nos contatos para tentar remover sujeira, tanto no cabo quanto no celular.


    • Hitaiza Zabela há 8 meses Link para o comentário

      Estou com o mesmo problema no meu Asus.
      Daí coloquei na garantia, pois não faz nem um ano que comprei.


  • Absinti Cadore há 11 meses Link para o comentário

    O meu celular tava com um problema no cabo ai tive que trocar, mas antes carregava rapido e a bateria durava bastante e agora esta carregando super devagar, e esta aparecendo uma mensagem de que talvez o acessório nao seja compatível, e depois da mensagem não carrega mais. E sem dizer que a bateria descarrega muito rapido. 😩

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.