Como usar seu celular para melhorar o sinal do Wi-Fi em casa

Como usar seu celular para melhorar o sinal do Wi-Fi em casa

Criar uma rede Wi-Fi se tornou uma forma popular de compartilhar sua conexão de dados móvel com outras pessoas. Mas e se você quiser compartilhar sua conexão de Wi-Fi (aquela à qual seu telefone já está conectado) com outros dispositivos e ampliar sua cobertura Wi-Fi? Neste artigo, damos uma olhada nas várias maneiras em que você pode usar seu celular como um repetidor/extensor de Wi-Fi, e quem sabe finalmente melhorar a velocidade da rede sem fio em casa

Pegue um atalho

Por que usar seu smartphone como um extensor Wi-Fi?

Embora existam maneiras mais robustas de ampliar o alcance de sua rede Wi-Fi, (uma rede mesh, por exemplo), não é prático investir em uma rede Mesh caso você só precise usá-la ocasionalmente. Para casos de uso único, é mais barato simplesmente converter seu celular em um repetidor Wi-Fi.

A principal função de um repetidor Wi-Fi é estender a cobertura de uma rede sem fio para áreas com recepção mais fraca. Por exemplo, se você estiver dando uma festa no jardim e o sinal Wi-Fi de seu roteador não chegar até você, você pode colocar seu celular mais perto da área - mas não muito longe do roteador.

Uma vez que o smartphone atua como repetidor, ele pode permitir que você acesse a Internet através do mesmo roteador, mesmo que tecnicamente não esteja no alcance da rede Wi-Fi original.

Dependendo do modelo de celular que você possui, há várias maneiras de transformá-lo em um extensor Wi-Fi. Vamos dar uma olhada em alguns desses métodos.

Método 1: amplie o Wi-Fi usando o hotspot Wi-Fi em seu celular

A maneira mais fácil de transformar seu smartphone em um extensor Wi-Fi é usar o recurso de hotspot Wi-Fi. O problema com esta opção, no entanto, é que nem todos os celular permitem que você ligue o Wi-Fi e o Hotspot ao mesmo tempo. Nestes casos, há outras soluções descritas aqui e aqui.

Nos celulares que suportam este recurso, quando você liga o hotspot enquanto ele está conectado à sua rede Wi-Fi, ele funciona na prática como um repetidor Wi-Fi e o hotspot compartilha sua conexão Wi-Fi (e não os dados móveis).

Consegui fazer com que isto funcionasse em três smartphones que tenho comigo: Google Pixel 3, Xiaomi Mi 10i, e o Poco M3 (confira nas capturas de tela).

WiFi hotspot together
Muitos celulares permitem que você mantenha um hotspot Wi-Fi ligado enquanto estiver conectado a outra rede Wi-Fi / © NextPit

Veja como você também pode fazer isso:

  1. Certifique-se de que seu telefone esteja conectado à sua rede Wi-Fi (idealmente em redes 2.4 Ghz, pois têm um alcance muito maior que 5 Ghz) e verifique se a conexão com a Internet funciona;
  2. Acesse Configurações > Rede e Internet (ou Conexões) Roteador Wi-Fi e Ancoragem, e ative Roteador Wi-Fi (hotspot Wi-Fi);
  3. Toque em Senha para ver a senha padrão. Você também pode optar por mudar a combinação para algo que você possa facilmente lembrar;
  4. Toque em OK;
  5. Agora você pode ligar o hotspot Wi-Fi, tocando no atalho;
  6. Para ligar/desligar rapidamente o hotspot Wi-Fi, você pode acessar a opção Hotspot a partir das configurações rápidas do aparelho (na área de notificações);
  7. Pegue o celular/aparelho que você deseja conectar ao hotspot recém-criado;
  8. Certifique-se de que o Wi-Fi esteja ligado e deixe-o procurar por redes;
  9. Quando você vir seu Hotspot na lista, toque em conectar e digite a senha, e pronto, você está conectado!
  10. Agora você será capaz de conectar-se indiretamente à sua conexão Wi-Fi através deste roteador improvisado.
Enable WiFi Hotspot
Alguns telefones permitem que você compartilhe sua conexão Wi-Fi (não dados móveis) usando o recurso de hotspot Wi-Fi / © NextPit

Caso seu celular não suporte conexões simultâneas Wi-Fi e hotspot, é hora de mudar para outras opções. O primeiro destes métodos exige que você habilite as opções do Desenvolvedor em seu telefone. Leia nosso guia detalhado sobre como habilitar as opções de desenvolvedor no Android antes de continuar.

Método 2: alternar o recurso "Habilitar recurso de extensão de cobertura Wi-Fi" nas opções do desenvolvedor

Uma vez habilitadas as opções do desenvolvedor, abra o menu de opções do desenvolvedor e procure por uma opção que diga "Habilitar recurso de extensão de cobertura Wi-Fi". Note que nem todos os celulares terão esta opção. Se você não encontrar este menu em seu telefone, é hora de passar para o método 3.

Se seu aparelho tiver esta opção, uma vez ativada, o celular poderá permanecer conectado a uma rede Wi-Fi e atuar como um hotspot simultaneamente. Você pode então seguir os passos mencionados acima (no método 1) para transformar seu smartphone em um extensor Wi-Fi.

Método 3: use um aplicativo de extensão Wi-Fi

Se você já tentou as duas primeiras opções, é hora de passar para a terceira opção que exigirá que você baixe um aplicativo repetidor Wi-Fi da Loja do Google Play. No meu Samsung Galaxy M02s, eu baixei um aplicativo chamado, bem, repetidor Wi-Fi e consegui transformá-lo em um repetidor Wi-Fi em minutos. Veja como.

Nota: o único ponto fraco desta opção é que você precisará configurar manualmente cada dispositivo para se conectar a esta rede (além de digitar a senha Wi-Fi).

  1. Certifique-se de que o telefone que você quer que funcione como um extensor Wi-Fi esteja conectado a uma rede Wi-Fi;
  2. Faça o download e instale o aplicativo Repetidor Wi-Fi a partir da Google Play Store;
  3. Abra o aplicativo e toque no grande ícone Wi-Fi para iniciar o hotspot Wi-Fi;
  4. Anote o endereço IP e os números de porta HTTP mostrados na tela;
  5. Pegue o aparelho que você deseja conectar e conecte-o ao hotspot Wi-Fi (use a senha mostrada na tela);
  6. Uma vez conectado, você poderá ver uma mensagem dizendo que a rede não tem conectividade com a Internet;
  7. Para corrigir isso, toque no ícone de Configurações ao lado da rede Wi-Fi para abrir os detalhes da rede;
  8. Toque no ícone Editar, no canto superior direito. Deixe a coluna da senha como está e toque em Opções avançadas;
  9. Toque em Proxy e, em seguida, selecione Manual;
  10. Na seção chamada Proxy hostname, digite o endereço IP mostrado na tela do telefone atuando como repetidor Wi-Fi. Digite o número da porta HTTP na seção Porta do Proxy e toque em Salvar;
  11. Pronto! Você transformou com sucesso seu telefone em um repetidor Wi-Fi!
Wi Fi repeater proxy
Usar o aplicativo repetidor Wi-Fi não é tão assustador quanto parece / © NextPit

Nota: mesmo depois de inserir o endereço IP e o proxy, alguns celulares ainda podem informar que a Internet não está funcionando. Tente abrir uma página na web usando um navegador e verifique se esse é realmente o caso.

Um processo semelhante pode ser feito para conectar dispositivos como seu computador ou tablet a este telefone repetidor.

Método 4: use a ancoragem Bluetooth

A última opção para estender seu Wi-Fi é usar uma opção chamada Bluetooth tethering (ou ancoragem Bluetooth). Geralmente não recomendamos esta opção, pois as velocidades de conexão oferecidas neste método são baixas em comparação com os métodos descritos acima. Entretanto, isto pode ser usado como última opção caso nenhum dos métodos mencionados acima funcione.

  1. Abra o aplicativo de Configurações;
  2. Depois abra a opção Rede e Internet (ou Conexões);
  3. Selecione Roteador Wi-Fi e Ancoragem;
  4. Ative a opção Ancoragem Bluetooth;
  5. Depois, é preciso parear o segundo aparelho pela conexão Bluetooth.  

Além da baixa velocidade, outra limitação da Ancoragem Bluetooth é o baixo alcance da conexão, bem mais limitada do que o Wi-Fi, por isso listamos esta opção mais como um último recurso. 


Bem, é isso! Acabamos de compartilhar com você quatro métodos diferentes usando os quais você pode transformar seu celular em um repetidor Wi-Fi. Diga se estas etapas funcionaram para você ou se você conhece algum outro método para converter seu smartphone Android em um repetidor Wi-Fi.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Sem comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.