Como ver o estado de saúde da bateria do seu smartphone

Como ver o estado de saúde da bateria do seu smartphone

A bateria é um dos componentes do smartphone que mais traz dor de cabeça aos fabricantes e usuários (que o diga a Samsung). Às vezes, ela acaba rápido demais e é difícil distinguir se é um problema no hardware ou no software. Mas, com essas simples dicas, você você poderá checar o estado de saúde da bateria do seu telefone. 

Acesse o menu de testes do Android

Este menu, entre outras coisas, permite acessar informações da bateria. No discador do aparelho, digite os seguintes caracteres:*#*#4636#*#*. Espere um pouco e aparecerá o menu abaixo:

DIAGNOSTICOBATERIA
Menu de testes do Android / © NextPit

Selecione a opção "Informações sobre a bateria" e serão abertos parâmetros que indicarão o estado da mesma. Se você notar que o parâmetro "Estado da bateria" é "Boa" e a "Escala da bateria" está em 100, então não se preocupe. Sua bateria não perdeu vida útil. Se a mesma escala está rondando entre 50 e 70%, isso quer dizer que a vida útil do componente está reduzida pela metade. 

Outro parâmetro que podemos levar em conta é a voltagem. Se ela coincide com o que indica o fabricante, então está tudo em ordem. Mas se ela é inferior, isso pode ser a causa de falhas ou uma lentidão fora do normal em nosso smartphone.

Nota da redação: Este código não funciona em todos os smartphones, assim, instalar o app CPU-Z é também uma boa alternativa para ver a saúde da sua bateria. O aplicativo oferece informações sobre a bateria, bem como dados de muitos outros elementos do seu celular (desde o número de compilação da versão até a velocidade de cada núcleo do processador, a temperatura e os sensores).

Concentre-se no processo de carregamento e descarga

A maioria das fabricantes atuais equipa seus dispositivos com baterias de lítio que não podem ser removidas. Isso implica na impossibilidade de fazer uma inspeção visual na mesma e não podemos detectar se ela está, por exemplo, entrando em processo de oxidação, vulgo enferrujando. 

Uma forma de comprovar anomalias na bateria do smartphone sem a necessidade de extraí-la é observar a evolução do processo de carregamento e descarregamento. Isso não tem a ver com a velocidade de carga, mas sim nas mudanças de porcentagem. 

Se durante o carregamento ou descarregamento a porcentagem passe direto de 10% para 20%, é provável que a bateria já não esteja no auge da sua vida. Os "saltos" de dois dígitos de diferença são um indicativo de problemas. Eles também podem mostrar que a sua bateria está descalibrada ou danificada. Para tirar dúvidas sobre isso, dê uma olhada no artigo abaixo, que mostra como calibrar a bateria do seu Android.

Instale um aplicativo de diagnóstico de bateria

Existem aplicativos que podem te ajudar a conhecer o estado da sua bateria. Um bom exemplo é o Ampere. Simples e bastante completo, ele mostra a amperagem de entrada enquanto você carrega o seu smartphone. Desta maneira, podemos testar vários carregadores e escolher o melhor para o nosso telefone. O app também permite ver a velocidade com que a bateria é descarregada. 

AMPERE
O Ampere é um app que te ajuda a testar e escolher o melhor carregador para o seu smartphone / © NextPit

E você conhece a saúde da sua bateria? Tem tido algum problema ultimamente?​​​​​​​

ÚLTIMOS ARTIGOS no NextPit

Recomendado pelo NextPit

1 comentário

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.