NextPit

Aprenda a fotografar fogos de artifício com seu smartphone

Aprenda a fotografar fogos de artifício com seu smartphone

Para fotografar fogos de artifício "corretamente", você precisa de uma grande câmera e muito conhecimento? De forma alguma: Você também pode tirar grandes fotos de fogos de artifício com seu celular. Com os ajustes certos e alguns truques, você também pode tirar belas fotos da virada de ano com seu smartphone.

Pegue um atalho:

  1. Requisitos para fotos de fogos de artifício
    1. Câmera / smartphone
    2. Um mini tripé ajuda
    3. Alinhando seu celular
  2. Os ajustes corretos
    1. O modo Pro é melhor que o modo dedicados para fogos de artifício
    2. Habilitar a gravação RAW
    3. A velocidade correta do obturador
    4. A mais baixa sensibilidade ISO
    5. Foco manual até o infinito
    6. Equilíbrio branco à luz do dia
  3. O momento certo é crucial!
  4. Evitando o tremor da câmera mesmo sem um tripé
  5. Sem modo manual: E agora?

1. Requisitos para fotos de fogos de artifício

1.1 Câmera / celular

Primeiro de tudo, é claro, você precisa de seu celular. Alternativamente, você também pode usar sua câmera digital. A maioria dos smartphones Android oferece um modo Pro no qual você pode ajustar manualmente o foco, o tempo de exposição e a sensibilidade ISO. Em combinação com a qualidade de imagem cada vez melhor, seu celular está, portanto, idealmente equipado para tirar boas fotos de fogos de artifício.

fireworks 01
Esta foto foi tirada com o antigo OnePlus 5 em modo manual. O tempo de exposição foi de quatro segundos, a sensibilidade ISO 100. Sem um tripé na hora, simplesmente apoiei o celular firmemente contra um painel de janela / © NextPit

Se o seu celular (iPhone, *cough*) não tiver um modo manual, tente o aplicativo Filmic Firstlight (Android / iOS) ou um dos outros aplicativos alternativos de câmera deste artigo.

Muitos smartphones atuais também oferecem modos mais ou menos utilizáveis para longas exposições, por exemplo o Google Pixel 6 e Pixel 6 Pro, muitos smartphones Honor e Huawei ou os modelos atuais do iPhone.

1.2 Um mini-tripé ajuda

Eu também recomendo muito um tripé simples. Porque com as velocidades de obturação necessárias de vários segundos, não é possível tirar fotos nítidas, mesmo com as mãos mais delicadas. Em uma emergência, você pode encostar seu celular em algo ou prendê-lo em uma posição improvisada, mas nesse caso você não terá total flexibilidade quando se trata de enquadrar a imagem.

fireworks gorillapod
Para longas exposições, um tripé é praticamente essencial. No entanto, se estiver ventando muito, tripés leves perdem sua utilidade / © NextPit

Um clássico absoluto entre os tripés flexíveis e portáteis é o GorillaPod da Joby:

1.3 Alinhando seu celular corretamente

Ao alinhar seu smartphone, é muito importante garantir que você deixe um pouco de espaço a mais para os fogos de artifício na imagem em vez de pouco. Especialmente em tempos de câmeras de altíssima resolução, é sempre possível recortar a foto depois.

Também recomendo que você inclua sempre alguma paisagem, como alguns edifícios em primeiro plano, uma colina ou uma árvore, para colocar os fogos de artifício em contexto. Se você conseguir colocar um corpo com água (ou outras coisas reflexivas) entre você e os fogos de artifício, você será recompensado com reflexos espetaculares. Até mesmo uma poça pode parecer fantástica.

2. As configurações certas para fotografar fogos de artifícios

2.1 Modo Pro é melhor que o modos dedicados

Alguns celulares e aplicativos de câmeras de terceiros oferecem modos especiais para fogos de artifício ou exposições longas que ativam mais ou menos as configurações que sugerimos neste artigo. Em alguns casos, eles até estabilizam a imagem durante o clique e, portanto, tentam tornar os tripés supérfluos. Mas será que isso realmente funciona?

O primeiro problema é que as câmeras aqui só fornecem imagens JPEG, que oferecem apenas possibilidades limitadas de edição. E se os resultados não corresponderem às suas expectativas, você quase não tem opções de correção depois. Por isso, eu recomendo que você use o modo manual ou modo Pro, que oferece muitas opções de ajuste.

Você realmente não quer usar o modo Pro? Neste caso, pule para a última seção do artigo: Sem modo manual: E agora?

AndroidPIT Firework Photos Pro Mode
A maioria dos smartphones atuais oferece um modo profissional com opções de configuração manual. / © NextPit

2.2 Ativar a gravação RAW

Embora este seja geralmente o caso no modo Pro, confirme que o modo HDR está desligado e o modo RAW está ativado em seu lugar. O modo HDR tende a causar "fantasmas" (rastros) em objetos em movimento, e as imagens RAW oferecem uma profundidade de cor muito maior e melhor faixa dinâmica. Entretanto, para explorar todo o potencial, você precisa editar os arquivos RAW com um aplicativo ou software especial.

Em nossa lista dos melhores aplicativos de edição de fotos para Android e iOS, você encontrará várias opções que também suportam arquivos no formato RAW.

fireworks 34
Com estes foguetes, fiquei feliz por haver um painel de vidro entre mim e os fogos de artifício. Os ajustes aqui foram quatro segundos de tempo de exposição e ISO 100 em modo manual / © NextPit

2.3 A velocidade correta do obturador

No modo Pro do seu celular, você se depara com uma infinidade de parâmetros. A velocidade do obturador é crucial aqui. Ele determina quantos efeitos ficarão visíveis na foto. Com uma velocidade de obturador muito rápida, você verá apenas pontos individuais dos fogos de artifício na imagem. Somente tempos de exposição na faixa de um segundo a vários segundos produzirão belos traços de luz.

AndroidPIT Firework Photos Shutter Speed
A velocidade do obturador no modo manual é normalmente marcada com "S" (para velocidade). Aqui, valores entre um e oito segundos são normalmente úteis para fogos de artifício / © NextPit

No entanto, aqui também há um limite superior sensato: uma velocidade de obturação muito lenta resulta em uma foto que está sobrecarregada com traços leves. Normalmente, os tempos de exposição entre um e oito segundos produzem bons resultados.

fireworks
Aqui você pode ver como fica a mesma seqüência de fogos de artifício com diferentes velocidades de obturador. Nós simplesmente fotografamos um vídeo na tela para mostrar os efeitos de diferentes tempos de exposição sobre a mesma cena / © NextPit

2.4 A mais baixa sensibilidade ISO

O valor ISO determina o grau de sensibilidade do sensor da câmera. Aqui você deve definir o valor mais baixo que o celular oferece. Normalmente ela é de ISO 50 ou ISO 100, mas se disponível escolha um valor ainda mais baixo. Os efeitos de luz são muito brilhantes e, caso contrário, serão completamente ofuscados. Se você tem um smartphone com abertura variável, como o Samsung Galaxy S10, defina a abertura para o valor mais alto possível, neste caso F2.4. Para câmeras com abertura da íris, F8.0 é normalmente um bom valor.

AndroidPIT Firework Photos ISO
As baixas sensibilidades ISO garantem fotos com baixo nível de ruído. Ao mesmo tempo, evitam que as fotos sejam sobre-expostas em longos períodos de exposição / © NextPit

Se você estiver se divertindo, você pode limitar a quantidade de luz que entra na lente usando um filtro especial ND para smartphones:

2.5 Foco manual no infinito

O próximo cuidado é com o foco, que você também pode definir manualmente nos modos Pro. Coloque-o no cenário "infinito", muitas vezes indicado por uma montanha. Isto garante que o app de câmera esteja focado em assuntos distantes em cada foto. Só não se esqueça de desfazer este cenário após as fotos de fogos de artifício, caso contrário, os retratos, por exemplo, ficarão todos fora de foco.

AndroidPIT Firework Photos Manual Focus
MF" significa " mothe..." "foco manual". A pequena montanha simboliza que o foco está voltado para assuntos distantes - exatamente para fogos de artifício / © NextPit

2.6 Equilíbrio de branco à luz do dia

Para o balanço de branco eu também recomendo um ajuste manual, ou seja, o de luz do dia ou cerca de 5000K a 5500K, se o aplicativo de sua câmera permitir que você defina uma temperatura de cor específica. Como você tenha seguido nosso conselho e esteja usando o modo RAW, você pode ajustar facilmente o equilíbrio de branco depois.

AndroidPIT Firework Photos White Balance
"WB" significa "White Balance" (equilíbrio de branco). Se você dispara no modo RAW, não precisa se preocupar com esta configuração. Caso contrário, o ajuste da luz do dia está bem / © NextPit

3. O momento certo é crucial!

Finalmente, o momento certo é muito importante para o sucesso das fotos de fogos de artifício. Normalmente, você verá os fogos subirem ao céu como uma trilha luminosa - e então leva cerca de meio segundo até que o efeito exploda. Portanto, o início da subida é exatamente o momento certo para tirar a foto.

A propósito, você pode praticar o momento certo: basta reproduzir um vídeo de fogos de artifício em seu computador ou TV e tentar tirar uma foto da tela. Isto dará uma ideia de como as diferentes velocidades de obturador afetam a imagem final. Para evitar reflexos, você deve praticar em uma sala escura.

fireworks 02
Havia muita coisa acontecendo no céu sobre Berlim na véspera do Ano Novo. Dentro de quatro segundos do tempo de exposição, vários efeitos apareceram na foto. É claro que há sempre um pouco de sorte envolvida em saber se uma boa seleção de efeitos vai entrar na mesma imagem / © NextPit

4. Evitar o tremor da câmera mesmo com um tripé

Mesmo se você usar um tripé, há um risco de tremor da câmera: isto é, quando você pressiona o botão de disparo com o dedo. Isto normalmente pode ser evitado usando o timer de disparo para dois segundos. No entanto, devido ao tempo crítico dos fogos, esta não é uma opção para o nosso caso.

Portanto, recomendo que você simplesmente use um fone de ouvido com fio. Normalmente, você pode acionar o aplicativo da câmera do celular com os botões de controle. Se isto não funcionar, você pode ter que ajustar o aplicativo do seu celular para permitir que os botões de volume sejam usados para tirar a foto.

fireworks headset trigger
Prático: um fone de ouvido com controle também pode ser usado como botão para tirar fotos no celular / © NextPit

5. Sem modo manual - e agora?

Tudo isso parece muito complicado para você? Ou o modo manual permite apenas velocidades de obturação muito rápidas? Então modos com nomes como "traços de luz", "longa exposição" ou similares ajudarão. Basta navegar pelo aplicativo da câmera de seu celular para ver quais opções estão disponíveis para você.

No Google Pixel 6 e no Pixel 6 Pro, por exemplo, você encontrará a opção "longa exposição" no chamado "modo de movimento". E com muitos iPhones atuais, você pode simplesmente selecionar a opção "Exposição longa" em vez de "Ao vivo" no canto superior esquerdo da galeria para transformar o vídeo curto em uma exposição longa estabilizada.

fireworks experiment
Com o iPhone 13 Pro, primeiro convertemos a foto ao vivo (canto superior esquerdo) em uma longa exposição (centro) e depois a editamos  (dir,). Com o Pixel 6 Pro, você pode ver uma comparação de uma foto padrão (canto inferior esquerdo) e uma longa exposição (centro). À direita, o modo noturno ainda é usado, mas apesar do maior tempo de exposição, ele não produz nenhum traço de luz / © NextPit

Na data de preparação deste artigo, infelizmente não tivemos nenhum show de fogos de artifício nas redondezas. Por isso, os resultados tanto com o iPhone 13 Pro quanto com o Pixel 6 foram um tanto medíocres quando fotografamos vídeos de fogos de artifício no escritório escuro.

E o que mais?

A propósito, as dicas mencionadas acima não são só adequadas para fotografar fogos de artifício, mas também para pinturas leves, por exemplo, ou para transformar carros que passam pela rua em longas trilhas de luz em uma foto na cidade. E tenho certeza de que você encontrará mais cenários!

Se você tiver quaisquer outras dicas para fotos de fogos de artifício ou qualquer tipo de feedback, adoraria ouvir seus comentários. Caso contrário, tudo o que resta dizer é: divirta-se com seus fogos de artifício de Réveillon, curta a festa responsavelmente e tenha um bom Ano Novo!

Os links compartilhados neste artigo são links de afiliados. Isso significa que o NextPit obtém uma pequena participação nos lucros se você comprar produtos através deles. Isso não gera custos adicionais para você e não tem nenhuma influência sobre o conteúdo editorial do site. Saiba mais sobre como monetizamos o site na nossa página de transparência.
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

Os comentários favoritos dos leitores

46 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Ralf Alencar 22/12/2017 Link para o comentário

    Excelentes dicas de fotografia.Acho que deveria ter mais inclusive.


  • Eduardo Reis 22/12/2017 Link para o comentário

    Ótima matéria.
    Tenho um LG G4 e ele é muito bom para todo tipo de fotografias (não falarei dos diversos problemas, kkk). Tem modo manual, salva em RAW etc.
    Tem inclusive um curso no site eduK, feito para ele, e patrocinado pela LG. Qualquer pessoa pode fazer e ainda dão um certificado. Muito bom, explora as dicas da reportagem e outras....


  • Fernando Henrique 22/12/2017 Link para o comentário

    E se eu tiver bêbado?
    Já era


    • Sidney 22/12/2017 Link para o comentário

      Na hora da virada eu nem sei onde eu estou, muito menos onde está o smartphone...kkkkkkk


    • Wesley Goes 28/12/2017 Link para o comentário

      Aí deu ruim kkkkkkkkkkkk


  •   85
    Conta desativada 22/12/2017 Link para o comentário

    Eu quero saber é de comer a ceia hahahaha, deixa os fogos só pra olhar mesmo....


  • Deivis Schuman 22/12/2017 Link para o comentário

    Agora sim vou sair pra tirar foto dos rojões!


  • Rafael Henrique 22/12/2017 Link para o comentário

    Infelizmente no ano novo na praia minha irmã vai tirar minha foto. E ela como total amadora em fotografia, se eu colocar a abertura pra 1s vai sair mais tremida que tudo. O jeito vai ser torcer pro Automático do S8 conseguir capturar bem...


  • Loirinho Olhoazul 22/12/2017 Link para o comentário

    Gostei das dicas vou praticar nas festas
    Poderia trazer dicas para outras ocasiões tb


    •   85
      Conta desativada 22/12/2017 Link para o comentário

      Uma bem interessante seria pra fotografar o céu a noite, e conseguir pegar várias estrelas em uma só foto....


      • Sidney 22/12/2017 Link para o comentário

        Essa seria muito legal


  • Daniel 22/12/2017 Link para o comentário

    Sou um mero espectador de fogos de artifício, mais devo confessar que as dicas são muito boas para os amantes de fotografia.


    • Deivis Schuman 22/12/2017 Link para o comentário

      Não vai tirar umas fotos dos fogos não brother Fonseca?


      • Daniel 22/12/2017 Link para o comentário

        Tirar eu tiro brother, só não garanto qualidade... rs


      • Sidney 22/12/2017 Link para o comentário

        Eu tiro foto do borrão. Tanto o borrão que eu tô vendo quanto o que aparece na foto no dia seguinte. Geralmente não sei se fotografei os fogos ou as pessoas ou mesmo os peixes que estão no mar.


      • Daniel 22/12/2017 Link para o comentário

        Bem isso Sidney, só borrão..rs


  • Lucas N. 22/12/2017 Link para o comentário

    4,1 seg. melhor tempo pra isso....


  • Lucas N. 22/12/2017 Link para o comentário

    Vindo de um Honor...no Brasil difícil bons celulares para nível intermediário...:(


    •   85
      Conta desativada 22/12/2017 Link para o comentário

      Até tem, só que são bem mais caros....


  •   84
    Conta desativada 21/12/2017 Link para o comentário

    Legal mas nego q é da area de tec msmo n sai de casa pra ve fogos kkkkkkk ele vai ta em casa jogando ou vendo serie haha

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.