NextPit

Melhores editores de fotos: com eles, suas imagens ficarão bem melhores!

AndroidPIT Jessica and Ira OnePlus 3 camera test 9848
© NextPit

As câmeras para smartphones ficam cada vez melhores, e os apps para edição das fotos não ficam para trás. Quais são os melhores aplicativos para fotos atualmente no Android? Nossa equipe selecionou os melhores softwares para edição de imagens disponíveis na Google Play Store.

NextPit Logo white on transparent Background
NEXTPITTV

Prisma

O Prisma é, atualmente, um dos apps mais interessantes para fotógrafos amadores. Você pode capturar ou selecionar uma foto no seu smartphone ou tablet, e o aplicativo cria uma nova imagem, semelhante a uma pintura, com o filtro que você escolher. 

O Prisma é um aplicativo baseado em nuvem, ou seja, você tira uma foto e o app sobe esta imagem para um servidor. Ali, a imagem é desenhada através de um algoritmo e transformada com o efeito que você escolheu, sendo que é possível também ajustar a intensidade desse efeito.

prismainstagramnewapp
O Prisma aplica efeitos artísticos em imagens / © NextPit

Lightroom

O Lightroom é um poderoso editor de imagens, que chegou recentemente ao Android, oferecendo recursos avançados. Os usuários podem corrigir a variação e os níveis de exposição, contraste e cor de maneira seletiva, ou seja, em determinadas áreas da imagem.

Quem possui conta na Adobe pode sincronizar os trabalhos feitos no Android com a versão do Lightroom para computadores. O app é uma ferramenta essencial para quem procura por um editor completo.

lightroomadobe
O Lightroom é um poderoso editor de imagens / © NextPit

Polarr

O Polarr é um app muito interessante e que chamou atenção. O aplicativo possui inúmeras funções especiais para edição profissional, além de oferecer uma usabilidade diferenciada para alguns comandos. Se você tiver usando o celular na horizontal, por exemplo, é possível acessar o painel de geral de edição, enquanto na vertical conseguimos visualizar a pós e pré-edição. 

Inúmeros recursos estão disponíveis no Polarr, desde correção da exposição, cor e contraste, até ajustes mais avançados, como ajuste de HSL e curvas de luz e cores, por exemplo. A interface do app é otimizada para tablets, onde os usuários desses aparelhos poderão tirar ainda mais proveito do Polarr.

polarrapp
Interface do Polarr / © NextPit

Foodie

Conheci o Foodie recentemente, e a proposta desse app me chamou atenção. Estamos falando de editor de fotos específico para imagens que contém alimentos. Sim, apenas alimentos como primeiro plano. Este é o tipo de app ideal para quem gosta de fotografar pratos e outras iguarias.

Usá-lo é bem simples. Você deve escolher a foto e o filtro correspondendo ao alimento que está na imagem, como sorvetes, verduras, vegetais, frutas, ovos e por aí vai. Também é possível ajustar a luz ambiente, a exposição e o contraste da imagem. Vale um download!

foodieapp
Interface do Foodie / © NextPit

Afterlight

O Afterlight é um aplicativo completo e indispensável para qualquer usuário. O app vem repleto de filtros que podem ser combinados e personalizados pelo usuário, além de contar com ferramentas profissionais para edição. A aplicação de texturas também é outro ponto alto do aplicativo, visto que existem opções de luz, campos escuros e texturas que imitam câmeras profissionais.

Além de ferramentas mais avançadas, o Afterlight possui um pacote completo com opções de edições básicas, como recortes, pinturas manuais e correção de contraste e brilho. O app custa R$ 2,52 na Play Store e não possui uma versão gratuita para testes.

afterlight
O Afterlight é um dos melhores editores de imagem para Android / © NextPit

Camera360

Uma câmera, um editor e uma galeria de fotos: este é o Camera360. Esse aplicativo é a opção mais completa de nossa lista e oferece a maior quantidade de ferramentas para captura e edição de fotografias.

O Camera360 oferece uma opção de câmera para selfie, com recursos dedicados para autorretratos. Esse app também é uma opção interessante para quem deseja substituir vários aplicativos por um único e funcional.

camera360app
O Camera365 substitui a câmera stock do dispositivo e até mesmo a galeria de fotos / © NextPit

VSCO Cam

O VSCO Cam é um editor de fotos mundialmente conhecido. O aplicativo oferece uma gama de recursos para tratamento de imagens e pós-edição. Dentro do VSCO Cam existe uma rede social que pode ser utilizada por todos os usuários, principalmente aqueles que utilizam o aplicativo para fins profissionais. Entre as principais ferramentas está o "fade" (aumenta as sobras da imagem), a nitidez e o modo de cor, que preenche as áreas de sombra ou luz com cores especificas.

O aplicativo não oferece uma ferramenta para autocorreção de imagens, entretanto, o VSCO Cam não realiza nenhum tipo de compactação caso o usuário salve a imagem em seu tamanho real. É possível compartilhar as imagens tratadas diretamente em redes sociais.

VSCO
VSCO Cam é um editor profissional e mundialmente reconhecido / © NextPit

Pixlr-o-matic

O Pixlr-o-matic é uma excelente opção para os usuários que estão procurando por um aplicativo voltado para efeitos especiais e molduras decorativas. Os filtros ficam divididos em três categorias: efeitos especiais, efeitos de luz e molduras. É possível adquirir novas opções de efeitos gratuitamente ou pagando por elas, além da possibilidade de criar seus próprios filtros.

Não é possível realizar tratamentos convencionais, como luz, contraste ou nitidez no Pixlr-o-matic. Existe uma opção para recorte da imagem em 4:3 (quadrado) ou 16:9 (wide). Se você utilizar o aplicativo em modo paisagem poderá desfrutar de uma interface mais profissional e intuitiva.

pixlr o matic
Pixar-o-matic é um editor que oferece filtros e molduras decorativas / © NextPit

Fotor

O Fotor é um aplicativo completo, com interface refinada, efeitos especiais e molduras. O aplicativo é a opção ideal para os usuários que buscam por um único aplicativo que substitua opções que realizam trabalhos diversos individualmente.

Você pode baixar suas fotos do Instagram, Facebook ou galeria de fotos diretamente no aplicativo e editá-las. Existem filtros, ferramentas de edições, textos e adesivos decorativos. Vale um download.

fotor
O Fotor substitui diversos aplicativos com recursos individuais / © NextPit

Snapseed

O Snapseed foi desenvolvido pelos profissionais de edição do Nik Software e é ideal para retrabalhar as fotos. Luminosidade, contraste e saturação fazem parte dos seus ajustes mais básicos - e também é possível fazer correções automáticas das suas fotos com apenas um clique.

As configurações mais avançadas também podem obviamente ser implementadas, e partes específicas das imagens também podem ser trabalhadas de maneira separada.

Sanpseed
O Snapseed é um ótimo editor de fotos / © NextPit

O Snapseed ficou famoso pelos seus filtros: com o Retrolux, Vintage, Tilt-Shift, Grunge, Drama e outros, podemos inserir vários efeitos, e quem quiser pode ainda colocar uma moldura na imagem pronta.

Como o Snapseed pertence ao Google, as imagens podem ser compartilhadas no Google+ já a partir do aplicativo. Ou vice-versa: quem quiser usar as funções do Snapseed não precisa necessariamente instalar o app, pois é possível editar as suas fotos com os mesmos recursos a partir do Google+.

PicsArt

O PicsArt é um dos mais populares editores de fotos gratuitos. Ele oferece uma ampla gama de configurações: efeitos, colagem de fotos, app de câmera, ferramenta de caracteres e plataforma social, tudo isso num único app. A ênfase aqui está na edição de fotos através de filtros e decorações.

Além das plataformas usuais em que as imagens podem ser compartilhadas, o PicsArt também oferece uma rede própria, a “Artists Network”, em que os fotógrafos pode trocar imagens e ideias.

picsart
PicsArt é um editor de fotos obrigatório para o seu Android / © NextPit

Photoshop Express

O Photoshop é para muitos sinônimo de edição de fotos: com o Adobe Photoshop Express, as imagens podem ser giradas e recortadas, suas cores podem ser corrigidas e filtros podem ser usados (já os conhecemos da Creative Suite).

Também é possível criar uma conta no Photoshop.com, além da conexão com o Facebook e TwitPic. Na versão Express, o clássico da Adobe pode ser baixado gratuitamente. Com o Photoshop Touch, é oferecida uma versão paga em duas versões (para tablet e smartphone).

photoshop express
O Photoshop Express é a solução da Adobe para smartphones Android / © NextPit

E aí, quais dessas opções você já conhecia ou irá baixar a partir de hoje?

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

Os comentários favoritos dos leitores

242 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Aryson Araujo 20/10/2020 Link para o comentário

    Qual o mais parecido com o camera 360 ???


  • Cristiano A. 20/12/2017 Link para o comentário

    Já uso o Snapseed, Facetune e B612. Mas no geral o Snapseed me atende super bem. É muito completo.


  • Bruno Monin 20/12/2017 Link para o comentário

    Dessa lista eu uso o VSCO, Picsart e Snapseed já faz alguns anos e todos eles me servem pra alguma função específica, e até combino eles numa única imagem na hora de editar. Acrescentaria também o Pictail que uso mais para as selfies, é bem simples de usar tendo apenas a seleção de filtros pré determinados e somente ajuste de intensidade do filtro, mas é bem divertido de usar. Se for pra escolher um desses como o meu favorito, sem dúvida alguma é o VSCO. Ainda mais agora que existe um plano anual que te dá acesso a todos os filtros e edição de vídeos, vale muito a pena.


  • Neto Castro 20/12/2017 Link para o comentário

    Pra mim nenhum serve! Ah sai fora, eu fico feio do mesmo jeito! Feio e enfeitado! Rum!


  • Eduardo Reis 20/12/2017 Link para o comentário

    Já testei vários , nas no final das contas acabo usando o editor nativo do aplicativo do próprio celular no dia a dia.
    Ou nem uso nada!


  • Lígia B. 20/12/2017 Link para o comentário

    Esse Prisma é um nojo, ficava todo dia atualizando sem você ver nenhuma mudança. Acabei desinstalando.


  • Victor Lima 19/12/2017 Link para o comentário

    bacana


  • Thiago19 19/12/2017 Link para o comentário

    Eu acho muito bom o snapseed queria muito o facetune 2, mas me viro bem com snapseed e facetune.


  • Sidney 19/12/2017 Link para o comentário

    É muito estranho chamar essas coisas de editores de fotos. Eles são melhoradores de fotos. Os verdadeiros são o Photoshop e suas cópias. No smartphone é impossível ter algo parecido devido ao processamento fraco desses aparelhos.


    • Neto Castro 20/12/2017 Link para o comentário

      Snapseed! Muito bom! Tem uns efeitos tops!


    • Bruno Monin 20/12/2017 Link para o comentário

      Não concordo. São editores sim, só não são em nível profissional. Podemos dizer que os editores profissionais que rodam nos PCs também são melhoradores de fotos também, até porque são mesmo. O que esses apps fizeram foi popularizar os filtros, que se fôssemos fazer de modo manual levaria muito tempo. Eu sempre escolho um determinado filtro e edito as configurações dele pra deixar exatamente como eu quero.


      • Sidney 20/12/2017 Link para o comentário

        Mas eles são apenas filtros. Os verdadeiros editores modificam cada pixel da foto. Você consegue construir uma imagem nova em cima da que você está usando. Os que vemos em smartphones melhoram as cores, contraste, brilho, transformam a foto em desenho. São todos melhoradores. Ou você consegue colocar um braço a mais, trocar o fundo, retirar uma pessoa da foto, emagrecer as pessoas, colocar um cachorro na foto, trocar o cabelo da mulher por um curto ou cacheado, inclusive desenhar o cabelo à mão? Isso é um editor de foto. E esses só se encontram no PC devido ao fraco processamento dos smartphones, inclusive devido à falta de interesse dos usuários de smartphones. As pessoas somente querem alisar a pele da cara ou trocar a cor da foto, nada mais.


  • José Luís Silva Martiniano 19/12/2017 Link para o comentário

    Muito interessantes esses apps para a edição de fotografias.


  • Ilan E. 19/12/2017 Link para o comentário

    Do que adianta usar editor de fotos, sou feio mesmo.


    • Sidney 19/12/2017 Link para o comentário

      kkkkkkk.... eu também não posso usar porque já sou bonito e não adianta nada....kkkkkkk
      Obs: esqueci de falar que também sou modesto...kkkkk


      • Neto Castro 20/12/2017 Link para o comentário

        Aiai! Falo nada! ¬¬ povo anda muito sem humildade ultimamente!


  • Rogerio Droid Tec 19/12/2017 Link para o comentário

    Gosto muito de usar o Afterlight e Cymera, são otimos editores.


  • Paulo 19/12/2017 Link para o comentário

    Uso o photogrid!!


  • Jaiir_Reis 19/12/2017 Link para o comentário

    Sweet Selfie, o melhor

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.