Samsung Galaxy Z Flip 6 Primeiras Impressões: Ainda Mais Elaborado!

nextpit Samsung Galaxy Z Flip 6 Hands On sdjhbvskjfhbac
© nextpit

Ler em outras línguas:

Mais esperto. Mais rápido. Mais elaborado. Esses são os superlativos que me vêm à cabeça a repeito do novo Galaxy Z Flip 6. A Samsung apresentou seu novo celular compacto no dia 10 de julho, e aqui estão nossas primeiras impressões sobre o Z Flip 6.

Samsung Galaxy Z Flip 6
Samsung Galaxy Z Flip 6: Todas as ofertas

Resumindo

Em primeiro lugar: o novo Galaxy Z Flip 6 é um smartphone caro no Brasil, e a história se repete mais uma vez. Digo isso, pois seria de se esperar que, com a sexta geração, esse dispositivo chegasse ao mercado com um preço menor. No entanto, com a atualização de hardware e a integração da Galaxy AI, isso não aconteceu.

O Z Flip 6 está disponível para pré-encomenda desde o dia 10 de julho, a partir de R$ 7.999 com 12 GB de RAM e 256 GB de memória interna. A partir do dia 24 de julho, os novos celulares estarão nas lojas.

Cores exclusivas da Samsung para o Galaxy Z Flip 6 em detalhes: Crafted Black, White e Peach.
O Galaxy Z Flip 6 vem em três cores exclusivas na loja virtual da Samsung: Crafted Black, White e Peach. / © nextpit

Design & Tela

Testei as três últimas versões da série Z Flip, e parece que a Samsung está tornando o aparelho cada vez mais robusto a cada edição. A nova geração é realmente quadrada e dá uma sensação de extrema qualidade quando segurada na mão. No entanto, exceto pelas minhas impressões, nada mudou da edição anterior para a nova em termos de qualidade de construção e características da tela .


Prós:

  • Certificação IP48.
  • Boa variedade de cores.

Contras:

  • Nada realmente mudou em relação à geração anterior.

Tela frontal do Samsung Galaxy Z Flip 6 em detalhe
A tela frontal do Z Flip 6 é clara e colorida, o que torna confortável responder a mensagens. / © nextpit

O Galaxy Z Flip 6 tem uma tela principal de 6,7 polegadas com proporção de 22:9 e uma usa tecnologia Dynamic AMOLED. Aqui também temos suporte de taxa de atualização variável que vai de 1 Hz a 120 Hz. A tela frontal, projetada para interações e notificações rápidas, é um painel Super AMOLED de 3,4 polegadas que mantém a mesma taxa de atualização de 60 Hz.

Detalhe da lateral do Samsung Galaxy Z Flip 6
Samsung Galaxy Z Flip 6: sem espaço entre as telas. / © nextpit

O dispositivo tem uma classificação IP48, que é uma melhoria em relação à certificação de resistência à água do ano passado, incluindo agora alguma proteção contra poeira. Como a linha Flip é comercializada com estilo em mente, há várias cores disponíveis, incluindo Cinza, Preto, Azul, e Verde. Na gringa, a Samsung oferece três cores exclusivas: Crafted Black, White e Peach.

A prova de que quase nada mudou é que o Flip 6 pesa os mesmos 187 gramas do seu antecessor. Entretanto, ele continua relativamente leve e portátil para um telefone dobrável.

No geral, tenho boas impressões sobre o mecanismo da dobradiça, o vinco e a qualidade da tela.

Software & Interface do Usuário

O Z Flip 6 roda com Android 14 com a skin de fabricante da Samsung, a One UI 6.1.1. A fabricante promete sete anos de atualizações de software, incluindo sete anos de atualizações de segurança, garantindo suporte a longo prazo. Esse compromisso com as atualizações é uma vantagem significativa para os usuários que buscam usar o celular por longos períodos .

Um recurso interessante do Z Flip 6 combina hardware e software. O FlexWindow permite interagir com o dispositivo, oferecendo acesso rápido a funções essenciais e aplicativos agrupados diretamente na tela frontal. Gosto desse recurso porque ele é basicamente o que dá sentido à tela externa neste tipo de celular de bolso.

Recurso FlexWindow do Samsung Galaxy Z Flip 6 em detalhes
O recurso FlexWindow permite o acesso rápido a funções essenciais, como o aplicativo Saúde. / © nextpit

Como esperado, a Samsung também está trazendo o Galaxy AI para seus dispositivos flip. Já mostramos como usar alguns desses recursos inteligentes nos celulares Galaxy, mas a Samsung trouxe algumas novidades que podem tornar a experiência com o flip mais interessante.

Tivemos a introdução de novas maneiras de se comunicar, com recursos como tradução ao vivo e modos de assistente de bate-papo que podem ser usados para alternar rapidamente entre diferentes idiomas. No entanto, todos conhecemos recursos como esses do passado: são feitos para interagir de forma mais eficiente, mas no fim das contas não funcionam. No entanto, estou curiosa para testá-los de forma mais profunda.

Capturas de tela do recurso AI Drawing no Samsung Galaxy Z Flip 6
O recurso de desenho com IA é legal, mas não é revolucionário. No entanto, ele mostra potencial para os criativos. / © nextpit

O Galaxy Z Flip 6 inclui recursos como Smart Select e AI Drawing, que podem tornar suas fotos um pouco mais criativas. Entretanto, pela minha breve experiência com ele, ainda precisa de melhorias. Além disso, há um assistente de fotos que utiliza a IA para oferecer sugestões para melhorar a composição das fotos.

Por fim, o Z Flip 6 suporta papéis de parede com IA generativa que oferecem opções de fundo personalizadas que mudam conforme a hora e o clima, por exemplo.

Papel de parede do Samsung Galaxy Z Flip 6 em detalhes
Se você estiver em Paris, a IA do Galaxy poderá sugerir alguns temas interessantes para o papel de parede do seu Z Flip 6. / © nextpit

No geral, acredito que a Samsung ainda está na fase de experimentação em relação aos recursos de IA no Flip, ou terceirizando-os para serviços um pouco mais consolidados como o Circle to Search do Google. Em resumo, o software oferece opções mais inteligentes, mas não são revolucionárias.

Desempenho

O Galaxy Z Flip 6 é embalado pelo processador Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3 for Galaxy, prometendo um desempenho rápido. Juntamente com 12 GB de RAM, esse dispositivo está supostamente equipado para lidar com todos os recursos de IA que a Samsung está incorporando nele. As opções de armazenamento incluem 256 GB e 512 GB .

O Galaxy Z Flip 6 vem com uma nova câmara de vapor para melhor gerenciamento térmico. Essa adição, também vista no Galaxy Z Fold 6, deve melhorar a dissipação de calor, mantendo o dispositivo mais frio durante o uso intenso. Estou definitivamente curiosa para ver como isso funcionará em um formato compacto com vários recursos de IA.

No momento, não sabemos muito sobre o funcionamento dos dispositivos. Mas se usarmos o Galaxy Z Flip 5 como exemplo, ele deverá ter um desempenho consistente.

Samsung Galaxy Z Flip 6 lado a lado com o Galaxy Z Fold 6
Os novos Z Flip 6 e Z Fold 6 têm uma nova câmara que ajuda a controlar melhor o calor. / © nextpit

Câmera

O Galaxy Z Flip 6 é equipado com um sistema de câmera dupla na parte traseira. A nova câmera principal possui um sensor de 50 megapixels com tamanho de pixel de 1,0 µm, abertura f/1,8 e foco automático Dual Pixel. A câmera ultra grande angular é bem conhecida e tem um sensor de 12 megapixels com tamanho de pixel de 1,12 µm e abertura de f/2,2. Para selfies, a câmera frontal oferece 10 megapixels com uma abertura f/2.2 e um campo de visão de 85 graus .


Prós:

  • Sensor principal da câmera com resolução maior.
  • Funcionalidade de zoom automático para enquadramento de objetos.
  • Nova função Camcorder Grip.

Contras:

  • -

Novo módulo de câmera do Samsung Galaxy Z Flip 6 em detalhes
A Z Flip 6 introduz um novo módulo de câmera na série. / © nextpit

O sistema de câmera do Galaxy Z Flip 6 finalmente mudou, passando de um sensor principal de 12 MP para um sensor de 50 MP. Uma adição interessante são os modos de retrato com suporte de IA e as funcionalidades de zoom automático, garantindo que os objetos sejam sempre bem enquadrados.

Esse recurso funciona muito bem. Tive a oportunidade de testá-lo e, quando o dispositivo está na posição FlexCam, ele reenquadra automaticamente o objeto principal para encaixá-lo na imagem. Assim, se a câmera reconhecer um objeto em primeiro plano e perceber que o enquadramento não está adequado, ela automaticamente amplia ou diminui o campo de visão.

Uma pessoa usando o Samsung Galaxy Z Flip 6 para gravar um vídeo
Ao usar a alça da filmadora, haverá uma nova opção na tela para melhor controle ao gravar vídeos com o Flip em um ângulo de 90°. / © nextpit

A Samsung também apresentou um novo sistema de resfriamento com uma nova câmara de vapor que deve manter os níveis de alto desempenho durante demanda intensa, como a gravação de vídeos em alta definição com o Z Flip 6. Há também um novo recurso interessante chamado Camcorder Grip, que oferece melhor controle e estabilidade ao gravar vídeos com o telefone em um ângulo de 90°. Sinceramente, não precisamos de muitos testes para entender que esse é um recurso relevante.

Por fim, o sensor de 50 megapixels também suporta um zoom óptico de 2x, e os recursos assistidos por IA permitem um zoom de até 10x.

Durante o meu tempo de hands-on, consegui tirar algumas fotos com o Galaxy Z Flip 6, e aqui estão algumas amostras. No entanto, essas são apenas amostras, um teste de câmera mais abrangente deve nos dar uma melhor ideia da qualidade do novo sensor.

Vida útil da bateria e carregamento

Em termos de duração da bateria, o Z Flip 6 é alimentado por uma bateria de 4.000 mAh, com suporte para carregamento com fio de 25 W e carregamento sem fio. No papel, me parece que teremos energia suficiente para um dia inteiro de uso do aparelho. Mas provavelmente oferece um  pouco mais de segurança do que seu antecessor, dado que temos agora um upgrade de 300 mAh na capacidade da bateria .

Porta USB-C do Samsung Galaxy Z Flip 6 em destaque
A Samsung oferece uma porta USB-C clássica para carregamento e transferência de dados. / © nextpit

Samsung Galaxy Z Flip 6 – Especificações Técnicas

  Especificações
Dispositivo Samsung Galaxy Z Flip 6
Imagem Imagem de produto: Samsung Galaxy Z Flip 6
Tela Tela principal: 6,7 polegadas | 22:9 | Dynamic AMOLED 2x (2.640 × 1.080 pixels) | FHD+ | 1 a 120Hz
Tela frontal: 3,4 polegadas | Super AMOLED (720 × 748 pixels) | 60 Hz | 306 PPI
SoC Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3 para Galaxy
Memória 12 GB de RAM LPDDR5X | 256 / 512 GB de armazenamento interno
Software Android 14 com One UI 6.1.1
Sete atualizações do Android
Sete anos de atualizações de software
Câmera traseira Principal: 50 megapixels | 1,0 µm | abertura f/1,8 | FOV: 85˚ | OIS | Dual Pixel AF
Ultra grande angular: 12 megapixels | 1,12 µm | abertura f/2,2 | FOV: 123˚
Câmera frontal 10 megapixels | abertura f/2.2 | FOV: 85˚
Bateria 4.000 mAh
Carregamento com fio de 25 W
Carregamento sem fio de 10 W
Conectividade 5G, LTE, eSIM, Wi-Fi 6E (2,4 / 5 / 6 GHz), Bluetooth 5.3, USB Type-C, GPS
IP IP48
Cores Cinza, Amarelo, Azul, Verde
Exclusivo loja online: Crafted Black, White, Peach
Dimensões Fechado: 71,9 × 85,1 × 14,9 mm
Aberto: 71,9 × 165,1 × 6,9 mm
Peso 187 g

Veredito preliminar

Não é surpresa que o Galaxy Z Flip 6 chegue ao mercado como um dispositivo completo; essa é a sexta tentativa da Samsung de produzir algo consistente. Ele vem com o processador mais rápido, uma bateria com maior capacidade e uma câmera que oferece uma resolução mais alta. Em meio a tudo isso, temos uma camada de Inteligência Artificial que, às vezes, pode ajudar. No entanto, ela ainda precisa se provar.

O Z Flip 6 não é barato—mesmo em sua sexta geração. No entanto, os dispositivos da Samsung tendem a ter um desconto considerável alguns meses após seu lançamento. Além disso, muitas operadoras oferecerão esse dispositivo de bolso em um pacote com contratos muito acessíveis, e muitos de vocês optarão provavelmente por isso, pois o valor à vista é quase impraticável.

Quanto à minha primeira impressão do dispositivo, ele ainda empolga! No entanto, só um teste mais detalhado poderá confirmar isso.


Este artigo foi originalmente publicado no nextpit.com.

Os links compartilhados neste artigo são links de afiliados. Isso significa que o nextpit obtém uma pequena participação nos lucros se você comprar produtos através deles. Isso não gera custos adicionais para você e não tem nenhuma influência sobre o conteúdo editorial do site. Saiba mais sobre como monetizamos o site na nossa página de transparência.
Ir para o comentário (0)
Camila Rinaldi

Camila Rinaldi
Head of Editorial

Com mais de uma década de experiência em review de dispositivos, recentemente mergulhei no mundo dos wearables e desenvolvi uma paixão por inovações em saúde digital. Embora agora eu esteja profundamente imersa no ecossistema da Apple, meu entusiasmo pelo Android permanece forte. Anteriormente, fui editor-chefe do AndroidPIT e do Canaltech no Brasil, e agora compartilho minhas análises com o público dos EUA no nextpit. Além da tecnologia, valorizo muito minha coleção de vinis e acredito que a melhor maneira de conhecer um lugar é através da sua gastronomia. Junte-se a mim enquanto exploro a fusão da tecnologia e da cultura em nossa vida cotidiana.

Para o perfil do autor
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Notificação por push Artigo seguinte
Sem comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.