5 recursos do iPhone X que logo se tornarão padrão

apple iphone x 08
© Apple

Já passou o tempo em que a Apple era conhecida pelo seu pioneirismo em novas tecnologias pioneiras. Outras fabricantes desempenham esse papel agora. Mas a empresa californiana tem uma forte tradição de incorporar recursos usados ​​por outras fabricantes, tornando-os melhor e mais adequados às massas, para então integrá-los em seus próprios dispositivos. Foi precisamente isso o que aconteceu com o iPhone X e iPhone 8 e iPhone 8 Plus.

Não apenas o design é novo no smartphone aniversariante. O iPhone X também traz tecnologias e características inovadoras. Em virtude de sua associação com o novo iPhone, essas inovações também vão encontrar um caminho para o mercado de smartphones em geral. 

Reconhecimento facial ou Face ID

Ao remover o Touch ID, a Apple colocou o iPhone X em uma nova e radical direção. A empresa inventou o sensor de impressão digital há quatro anos, alegando que ele seria a melhor proteção contra o acesso não autorizado. A tecnologia inicialmente atraiu críticas de entidades de proteção de dados, mas logo se tornou amplamente aceita. Com o reconhecimento facial deverá acontecer exatamente o mesmo.

Ele já existe há algum tempo no Android e até mesmo no Windows. Mas nós esperamos que a Apple entregue um desempenho melhor do que seus concorrentes. Vai ser interessante ver o quão bem o sistema pode reconhecer rostos com pouca iluminação, ou seja, no escuro. Se necessário, você sempre poderá voltar para a confiável senha com PIN (mas comparativamente insegura). 

apple iphone x 05
Face ID/ © Apple

Carregamento sem fio

A Apple tem uma reputação justificada de preferir suas próprias tecnologias proprietárias do que padrões reconhecidos. O fato do iPhone ainda não ter uma porta USB é prova disto. Mas com os novos iPhones 8 e o iPhone X, a Apple está mudando o tom, apoiando o padrão Qi para carregamento sem fio. O padrão Qi foi notícia em 2012, quando um acordo com a Ikea para incorporar essas estações de carregamento sem fio em móveis foi anunciado. 

O novo iPhone irá impulsionar o padrão Qi e a carga por indução em geral. Outros fabricantes com dispositivos como o Samsung Galaxy S3 ou o Nokia Lumia 920 ou o Google Nexus 4 – os primeiros a adotarem essa tecnologia – não poderia fazer isso. Esperamos que a indústria finalmente declare guerra contra os cabos emaranhados. 

apple iphone x 10
Air Power / © Apple

Realidade aumentada

AR, VR e Realidade Mesclada foram grandes temas da IFA, presentes em muitos estandes. Contrariando as expectativas, a Apple não lançou seu óculos próprio de realidade aumentada ou realidade virtual, mas ao vez disso se dedicou ao lado do software, em coisas como o ARKit. 

Na sua apresentação, a Apple demonstrou diversos cenários em que o iPhone X poderia ser usado ​​para aplicações de AR e outras. Este empreendimento da Apple vai abalar a indústria, e muitas empresas, mesmo as que estão de fora do círculo de fabricantes de hardware, vão observar o que acontece perto.

apple iphone x 11
Realidade Aumentada / © Apple

Menos moldura

O iPhone X não ganhou o selo de aparelho com mais display sem moldura cobiçado por aparelhos como Galaxy S8 , LG V30 ou Xiaomi Mi Mix 2. Haverá sempre um pequeno contorno à volta do display. Mas é claro que há um movimento das fabricantes em aumentar a área da superfície da tela em relação ao tamanho total do telefone. O iPhone X vai emprestar asas a este movimento. 

Outras fabricantes também irão incorporar um entalhe ou um recorte no topo ao redor da entrada de fone de ouvido ou da câmera frontal como já vimos no Essencial Phone. A tendência da pouco moldura já está sendo assumida pela Wiko, por exemplo. Na IFA 2017, a fabricante francesa apresentou um smartphone de entrada, Wiko View, um aparelho com uma moldura ainda menor do que era antes.

apple iphone x 02
Menos moldura, mais tela / © Apple

Animojis

A expressão "emoji animados" foi estranhamente transformada na palavra "Animoji". Basta usar a câmera frontal para sobrepor suas expressões faciais em um emoji que se tornará animado. Mas eles não vão ficar apenas no iPhone. Animojis têm um grande potencial para divertir os usuários e as fabricantes de Android também vão querer oferecê-los. Se isso vai funcionar tão bem como no iPhone X, com sua câmera frontal versátil, é algo que teremos que ver. Mas de uma forma ou de outra, vamos ver Animojis nos smartphones Android muito em breve, e também em aplicativos de mensagens, como WhatsApp ou Telegram.

apple iphone x 07
Animojis / © Apple

O que você acha? Será que essas inovações vão realmente aparecer na maioria dos smartphones? Ou eu perdi alguma coisa que a concorrência vai certamente considerar? Vamos discutir na seção de comentários. 

Ir para o comentário (128)
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Notificação por push Artigo seguinte
128 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Douglas Charles Cunha 41
    Douglas Charles Cunha 17/01/2018 Link para o comentário

    Cinco recursos do iPhone que se tornarão padrão? Sério?
    Reconhecimento facial já existia, a Apple melhorou e outras farão melhor esse ano.
    Carregamento sem fio: desde quando isso se tornará padrão por causa da Apple? Isso existe bem antes dela adotar. Se virar padrão, será por causa de outras fabricantes que utilizaram primeiro.
    Realidade aumentada, estão exagerando, mais uma vez a Apple está copiando.
    Menos moldura? O Essential Phone foi lançado bem antes do iPhone X com o entalhe menor. O padrão 18:9 foi lançado pela LG. A Samsung não tem bordas laterais. Menos moldura já vem sendo explorado desde 2016 quando a Xiaomi lançou o o Mi Mix. Quem ditou o padrão foi a Mi.
    Animojis: a coisa mais ridícula que inventaram. Isso nunca será padrão de nada.


  • Fabiano Novaes Ferreira 22
    Fabiano Novaes Ferreira 02/10/2017 Link para o comentário

    até que são melhorias bacanas, tirando esse animoji que é bem boboca.


  • 2
    José Arturo 28/09/2017 Link para o comentário

    Como comentaram alguns aqui, a interpretação de texto passou bem longe.... o pessoal lê tão mal ou as vezes nem lê e vomita criticas a matéria..... só um ponto, o touchID pode até ter sido “criado” pela motorola, mas a mesma descontinuou pq era ineficiente voltando anos depois quando a Apple já estava, de forma eficiente, usando no iphone..... e ainda sim essa tecnologia ainda não é ok para muitos androids.... faceID vamos aguardar mas a maioria que testei nos androids é falha demais!!!!


  • Neto 12
    Neto 26/09/2017 Link para o comentário

    Interpretacao de texto passou longe para uma galera aqui hein...

    José ArturoConta desativada


  • Rogerio Droid Tec 47
    Rogerio Droid Tec 26/09/2017 Link para o comentário

    o unico inutíl é o Animojis hehe

    Fabiano Novaes FerreiraConta desativada


  • 9
    Luiz Carlos Simões Filho 26/09/2017 Link para o comentário

    "A empresa inventou o sensor de impressão digital há quatro anos"
    Cara sério isso?
    Ou essa matéria foi traduzida nas coxas ou esse cara falou merda.
    Quase parei de ler a matéria quando li esse trecho kkkkkk


  • flavio dos santos 23
    flavio dos santos 26/09/2017 Link para o comentário

    Acho que a única grande inovação que não é encontrada no Android é o reconhecimento facial, pode até ter no Android mas dá maneira que a Apple faz vai demorar pra chegar ao Android...


  • Fernando N. V. 30
    Fernando N. V. 26/09/2017 Link para o comentário

    Não entendo como as tecnologias apresentadas podem ser tão "mágicas", se estão presentes em aparelhos de outras fabricantes bem antes de darem as caras na Apple.


  • Carlos Barbosa 21
    Carlos Barbosa 26/09/2017 Link para o comentário

    Inovaçoes q existem desde 2010 em android e a galera se matando de amor por esse iphone x ai....


    • 85
      Conta desativada 26/09/2017 Link para o comentário

      2010? Acho que nesse ano era inovação um smartphone rodar Android hahaha, que por sinal era bem ruim naquela época...

      Conta desativada


  • Carlos Barbosa 21
    Carlos Barbosa 26/09/2017 Link para o comentário

    Ja encheu o saco essas quantidade de materia sobre iphone! mudaram pra iphonePIT e nao avisaram?


  • 20
    Bruno Monin 25/09/2017 Link para o comentário

    Não tá dando pra defender a Apple e aquela coisa horrível dos sensores cortando a tela do iPhone X. Ficou bem feinho.


  • Soterio Salles 57
    Soterio Salles 25/09/2017 Link para o comentário

    Bom deixa eu deixar minha opinião aqui...

    A Apple já foi pioneira em muita coisa, não podemos desmerecer o que ela fez no passado mas agora não é bem assim não.

    Leitor de digitais surgiu no Motorola Atrix é verdade mas foi de fato com o TouchID no iPhone 5S que as demais fabricantes passaram a usar mais o recurso no Android, isso pra mim é bom... Valeu a pena a Apple ter "aperfeiçoado" a tecnologia nos smartphones.
    Já o reconhecimento facial não é novidade mas a forma como a Apple vai usar agora é, não sabemos da eficiência dele ainda mas é sim inovador dentro dos smartphones, claro que o scanner de íris da Samsung tá aí pra demonstrar pioneirismo também mas são coisas diferentes e ainda é cedo pra dizer se vai substituir de vez o desbloqueio por impressão digital.

    Sobre smartphones sem bordas é fato que a Sharp começou com tudo mas como se trata de uma empresa com pouco market share não vingou, já a Xiaomi fez muito mais barulho por ter uma influência maior mas o Mi Mix não deve ser considerado como o início dessa corrida. Observem comigo, todo smartphone tem um ciclo de lançamento de um ano (existem exceções é claro) e volta e meia temos notícias de que o sucessor de um determinado modelo já está sendo desenvolvido mesmo quando o atual acabou de ser lançado então Galaxy S8, LG G6 e outros não são necessariamente inspirados pelo lançamento do Xiaomi Mi Mix, durante esse ano todo a Samsung poderia estar trabalhando no S8 como o conhecemos hoje, talvez até mesmo o S7 poderia ter sido assim... Claro que agora isso já é tendência, LG tá levando pros intermediários as telas assim então não é e nem vai ser a Apple quem vai ditar essa tendência que já está acontecendo antes dela. E por favor não comparem o recorte da tela do iPhone X com o do Essential Phone... O do Essential tá muito melhor mesmo não sendo a melhor idéia.

    Os animojis são uma das coisas mais idiotas que eu já vi mas foram feitos única e exclusivamente pra ajudar a demonstrar o que o reconhecimento facial da Apple é capaz de fazer.

    Sobre realidade aumentada não tenho o que dizer só deixo o seguinte... Produtos da Apple funcionam bem porque são confinados ao ecossistema único da empresa, tudo fica mais fácil de ser implementado assim. Não há o que discutir.

    Já fui usuário Apple mas mudei porque encontrei no Android o que eu buscava que era customização e conectividade, coisas que quando usava Apple eram muito mais limitadas do que hoje embora ainda não tenham mudado tanto assim.

    Sobre a matéria, não foi a mais infeliz que eu já li por aqui mas foi ruim demais. Seria interessante mostrar um comparativo com tecnologias parecidas no Android, mostrar o que é de fato novidade no lado da Apple, e até "indicar" como a Google ou outras empresas poderiam fazer uso de tecnologias semelhantes.

    Enfim finalizo pedindo desculpas pelo texto longo.

    RafaelCarlos BarbosaLucas Goulart F.RenatoJunior FornaziConta desativada


    • Renato 30
      Renato 25/09/2017 Link para o comentário

      Gostei, isso é um comentário de responsa.


  • 26
    Conta desativada 25/09/2017 Link para o comentário

    Como eh que se chama esse trem ?
    iPhone "éks"
    iPhone "xís"
    iPhone "dez"...

    Lucas Goulart F.


    • 15
      Guilherme Gabriel 26/09/2017 Link para o comentário

      iPhone 10. X é o algarismo romano, o nome é dez pela edição comemorativa de 10 anos. Se chama X pra marketing e pra distoar das outras linhas que levam os números nos nomes. Senão seria um descaso com os próximos iPhones, como o 8S e o 9 e ainda virão.

      Conta desativada


  • Marllon Kevinn 22
    Marllon Kevinn 25/09/2017 Link para o comentário

    Tá mas... Eu não tenho dinheiro pra comprar ele então, tô nem aí.


  • 54
    Conta desativada 25/09/2017 Link para o comentário

    Nada de tão inovador, só testando mesmo para ver e notar as diferenças.

    Conta desativadamarcelo m.


  • 28
    João 25/09/2017 Link para o comentário

    1°) Apple não vende tecnologia, vende marca.
    2°) Usar dois dedos, formando uma pinça para aumentar\diminuir zoom. Criação da Apple.
    3°) Antes do Android, tínhamos Symbian, Windows Phone, Palm OS. Todos monotouch. Foi a Apple que mudou isso, e melhorou tremendamente a interface.
    4°) Se não houvesse o iphone, a IDÉIA, hoje não existiria o android.
    5°) Não tenho, nunca tive, e, possivelmente (por causa do preço), nunca terei um iphone. Nem por isso vou detonar o aparelho. Lembrem-se do ditado: "quem desdenha quer comprar"

    VitoViniciusRafaelAmilton LopesRenatoConta desativadaConta desativadaConta desativadaConta desativadaConta desativadaConta desativadaConta desativadaConta desativadaConta desativadaConta desativadaConta desativadaConta desativadaConta desativadaDenis A Dos SantosConta desativadaWellington Jonnymarcelo m.Marcos


    • Thiago Lee 35
      Thiago Lee 25/09/2017 Link para o comentário

      Tu acha que se a apple não existisse não viriam outras?
      LOL quanta pretensão né? >_>
      Saiba que a tecnologia vive mesmo sem a apple #pás

      PatrickLucas Goulart F.Conta desativada

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.