Smartphones superaquecem! Saiba por que isso acontece e como evitar
Smartphones vão aquecer a partir do momento em que você os liga; isso é inevitável. Mas o superaquecimento pode ser um problema sério no seu celular, danificando equipamentos e afetando o desempenho. O que faz com que um smartphone esquente, o que provoca o superaquecimento, e como isso pode ser evitado?
Por que os smartphones esquentam?
A resposta está em uma propriedade básica da física: movimento gera calor. A quantidade de calor que o smartphone produz é proporcional à quantidade de energia elétrica movendo-se através dele. Se você estiver jogando um jogo que exige muito das unidades de processamento do seu dispositivo, integradas em um esquema system-on-a-chip central (SoC, ou sistema-em-um-chip), tais unidades vão esquentar, uma vez que requerem mais energia para realizar as suas tarefas.
O fato de seu celular esquentar não é razão para se preocupar, eles são projetados para trabalhar dessa maneira. Mas se o aquecimento é excessivo, sim, você tem um motivo para preocupação.
Por que os smartphones superaquecem?
De um modo geral, componentes alinhados no esquema system-on-a-chip são extremamente bem otimizados, de modo que o superaquecimento raramente é um problema. Eles são especificamente concebidos para lidar com altas temperaturas. Quando o dispositivo se aproxima de uma temperatura potencialmente prejudicial, a velocidade do processador será reduzida, tornando o desempenho do dispositivo mais lentos, sendo este um dos sinais de superaquecimento; em circunstâncias mais graves, um aviso será exibido no aparelho, impedindo que você use o dispositivo até que ele esfrie.
Se o aparelho está tendo superaquecimento frequente, há uma série de razões que podem ser investigadas e resolvidas, principalmente em relação a uma sobrecarga do hardware. 'Forçar' o seu GPU por muito tempo é uma das maneiras mais rápidas de superaquecer o seu telefone (qualquer um que já testou um Gear VR sabe muito bem).
O mesmo pode acontecer com os aplicativos que exigem demais, mas o peso recairá sobre a CPU. Atividades multitarefa, recursos extras e funções (como widgets), bem como outros motivos diversos fazem o seu celular ter que verificar sua conectividade - seja Wi-Fi, Bluetooth, etc.- e tudo isso exige capacidade de processamento e mais eletricidade, que causam o aquecimento dos circuitos e da bateria .
Outros fatores que podem causar superaquecimento são externos: deixar seu smartphone sob luz solar direta, por exemplo, ou jogá-la no forno. Se você não abusa do seu celular e ainda assim o superaquecimento ocorre com frequência, pode ser o caso de mau funcionamento de hardware, e valeria a pena tentar descolar uma troca por outro dispositivo.
Não há melhor exemplo de hardware mal otimizado, levando a problemas de superaquecimento, do que o infame Snapdragon 810. Este foi o processador principal de 2015, e foi apresentado em praticamente todos os carros-chefe. Desde o início, rumores de problemas de superaquecimento circulavam, e, enquanto o desempenho variou de dispositivo para dispositivo, o chip certamente foi estrangulando suas velocidades de processamento muito frequentemente para evitar o problema, levando a um desempenho mais lento.
O superaquecimento parecia, em especial, atormentar dispositivos da Sony, levando a empresa a liberar vários patches de software para o Xperia Z3+ e até mesmo adicionando tubos de arrefecimento ao Xperia Z5, algo que a Samsung também fez com as seus recentes topos de linha, Galaxy S7 e S7 Edge.
Agora, mesmo havendo verificações de segurança nos aparelhos, e considerando que a maioria dos telefones não sofrem de superaquecimento frequente, quando o problema acontece regularmente ou apenas um episódio extremo, tenha em mente que o calor pode danificar o dispositivo.
Que danos podem ocorrer quando um aparelho superaquece?
Bateria
Dentro dos smartphones modernos, você vai encontrar uma bateria de lítio-ion, mais um dos truques espertos que a tecnologia nos oferece. Uma bateria não recarregável permite apenas uma reação química, concebida para gerar eletricidade, para acontecer em uma direção: os elétrons deixam a bateria para viajar através de um circuito (o seu celular). As baterias recarregáveis, por sua vez, permitem que esta reação ocorra nos dois sentidos, sendo que a bateria fornece e recebe carga, fazendo isto centenas de vezes.
Baterias de lítio-íon são as melhores baterias recarregáveis disponíveis no momento, mas ainda têm desvantagens. Há dois problemas principais. Um deles é que essas baterias se depreciam, mesmo quando não são usadas. Isso acontece de forma relativamente lenta, mas você tem sorte se conseguir dois ou três anos de uso da bateria em questão.
Em segundo lugar, são muito sensíveis ao calor. Qualquer coisa acima de cerca de 30 graus centígrados vai impactar negativamente uma bateria de lítio-íon, e esta temperatura acaba sendo atingida provavelmente toda vez que você carrega a bateria.
O principal impacto que o calor tem sobre a bateria é que acelera a sua degradação e reduz, portanto, mais rapidamente a sua capacidade, reduzindo assim sua vida útil.
Um dos sintomas de superaquecimento mais dramáticos é a explosão de uma bateria de lítio-íon. Todos nós já lemos as histórias de terror na mídia a respeito, mas vale lembrar que as chances disso acontecer são mínimas. Para que isto aconteça, é necessário que haja uma "fuga térmica", um circuito de realimentação vicioso, onde o aumento da temperatura causa o aumento da velocidade de reação, que por sua vez aumenta ainda mais a temperatura, e assim por diante.
Para que isso ocorra, é preciso ou um dano interno, que normalmente é controlado por um disjuntor, ou condições externas extremas (como jogar seu celular no fogo, por exemplo). Para uma bateria explodir, você vai precisar esquentá-la acima de 200 graus Celsius. Quais as chances disso ocorrer?
System-on-a-chip
Quando se trata do circuito sob o esquema SoC, a velocidade do processador será limitada para evitar o superaquecimento, o que torna seu dispositivo lento, às vezes tornando-o inutilizável. Se houver muito calor por muito tempo, pode haver dano físico ao chip. Novamente, como no caso da bateria, esta última possibilidade é bastante improvável, uma vez que existem medidas de segurança para evitar esse cenário. Mas, mesmo assim, o aquecimento excessivo pode ser preocupante - sem falar na chatice em ter que esperar o seu dispositivo 'esfriar'. Alguns celulares são mais propensos a superaquecimento (Sony Xperia Z3 +, eu estou falando de você), mas, de todo modo, é algo incomum.
Como evitar o superaquecimento
Bateria
A pior coisa que você pode fazer a uma bateria é a exposição ao calor quando totalmente carregada. Assim sendo, pode não ser uma boa ideia o carregamento a 100%, já que sua bateria vai ser verificada periodicamente e novamente carregada até 100 por cento, causando eventual estresse ao equipamento. A profundidade de descarga também afeta a vida da bateria, o que significa que é melhor não deixar a carga chegar a zero. Se você carregar de, digamos, 30 por cento até cerca de 80 por cento, você está tratando sua bateria bem, e possivelmente evitando o superaquecimento. Embora possa soar como algo inconveniente (e é), isto poderia mais do que dobrar a quantidade de ciclos de carga de uma bateria.
Nossa fotógrafa oficial, a Ira, tem conhecimento extenso dos perigos de se usar um smartphone que está totalmente carregado, mas ainda ligado a uma tomada. Ela teve que substituir cinco ou seis baterias em seu Galaxy S3 (praticamente uma vez por ano) e um dos aparelhos inchou como um balão, como você pode ver nas imagens abaixo - uma demonstração dos perigos que podem afligir uma bateria.
System-on-a-chip
Para reduzir ou evitar o superaquecimento do circuito, evite exagerar quando estiver jogando um daqueles jogos ultra-exigentes ou assistindo vídeos por muito tempo, não abuse das atividades multitarefa em apps que requerem uma grande quantidade de processamento, tente evitar o uso de Bluetooth por períodos prolongados, e só use o Wi-Fi em conexões estáveis. Essencialmente, evite um grande número de processos que exigem demais do seu celular sempre que possível.
Usando um app: Coolify
O aplicativo Coolify serve para prevenir o superaquecimento do dispositivo, monitorando constantemente a temperatura global do aparelho e interferindo nos valores de sistema. É particularmente indicado durante a recarga ou quando usamos um aplicativo muito pesado. Muitos dispositivos ficam muito quentes durante um uso intenso da internet, e o Coolify faz o seu trabalho também nesses casos. Além de prevenir o superaquecimento, como “efeito colateral” ele prolonga a duração da bateria.
Como funciona
O Coolify não é um task killer, pois não tem influência sobre apps ou processos. Ele não “mata” aplicativos que rodam em segundo plano e não libera a memória. Então o que ele faz? Como diz o seu desenvolvedor, apenas 80 correções (“only 80 tweaks”) otimizam os valores de sistema, ligados por exemplo à bateria ou à máquina virtual do Android. Essa interação com os parâmetros de sistema requer obviamente permissões de root.
Se você utiliza uma ROM customizada, o serviço também pode funcionar (tudo dependerá de como ela foi desenvolvida). O Coolify é compatível com 80% das ROMs customizadas. Destaca-se o seu incrível trabalho “silencioso”, com consumo de RAM próximo ao zero. O usuário poderia se esquecer de que o serviço roda em segundo plano, se não fosse pelos seus benefícios.
A utilização é muito fácil, graças à interface simplificada. Basta clicar em “Turn On Normal Temp Protection” para iniciar o serviço: aparecerá o pedido de permissões de root e, depois de aceito, o processo tem início com o surgimento da tela principal. Nela, você encontrará a temperatura atual e também um gráfico em tempo real.
No menu, temos como acessar diversas seções do app. Entre elas:
- Cooling: um registro com data e hora dos momentos em que o app “resfriou” o dispositivo;
- Settings: encontraremos as opções para iniciar o serviço, visualizar a temperatura em Celsius ou Fahrenheit, ativar as notificações e registrar os Logs no dispositivo;
- Background: para modificar a cor de fundo ou inserir uma imagem da galeria (último quadrado);
- Upgrade: poderemos verificar as atualizações com um toque.
Conclusão
Se você não 'forçar a barra' com seu smartphone e evitar deixá-lo sob luz solar direta em pleno verão, não deverá ter maiores problemas. A maioria dos smartphones modernos são projetados para lidar com tudo, exceto atividades mais intensas e extenuantes, de modo que as chances de um colapso catastrófico no dispositivo são minúsculas. Se as temperaturas estão subindo demais por nenhuma razão imediatamente identificável, vale a pena tentar obter um aparelho substituto - nesse caso, o dispositivo provavelmente está defeituoso.
Quais as suas experiências com superaquecimento de smartphones? Seu celular já deu dor de cabeça por causa desse problema? Deixe-nos saber nos comentários!
Qual a contribuição de película e capinha no sobreaquecimento? Lembrando que vidro e plástico são materiais isolantes térmicos, e gel é condutor. Mas colocar uma capa de gel seria melhor que não usar nada?
RESUMINDO....TENHA CUIDADO E SEJA PRUDENTE COM O SEU APARELHO.
Alguém tá tendo esse problema com o moto G5s plus?
Nesse caso se vc atualizou para o Android 8.1 e começou superaquecimento, salve teus arquivos e faça hard reset que resolve. Obs. Precisa lembrar do teu login e senha, conta Google.
sim
Artigo bem esclarecedor, mas não dá para passar em branco:
"...Para reduzir ou evitar o superaquecimento do circuito, evite exagerar quando estiver jogando um daqueles jogos ultra-exigentes ou assistindo vídeos por muito tempo, não abuse das atividades multitarefa em apps que requerem uma grande quantidade de processamento, tente evitar o uso de Bluetooth por períodos prolongados, e só use o Wi-Fi em conexões estáveis. Essencialmente, evite um grande número de processos que exigem demais do seu celular sempre que possível..."
Assim... para que vou gastar $$$ em um aparelho de alto valor agregado se tiver que maneirar no seu uso?
N0625Yvia, concordo com você em partes. Não precisa maneirar no uso, mas acho que devemos levar em consideração que tudo tem seu desgaste, seja orgânico ou máquina, e se forçarmos demais só vamos estar aumentando esse desgaste. Não acho que você deva maneirar, mas leve a segunda dica que você citou do artigo como referência, evitar deixar vários processos em segundo plano quando for abrir uma tarefa mais pesada(como emular jogos de ps2 ou PC), isso vai poupar mais RAM, processador e ao mesmo tempo melhorar a fluidez da tarefa que estiver executando. Não adianta ter muita memória RAM, um processador bom e deixar inúmeros processos em segundo plano.
Opa. Então, foi mal. Foi o calor da indignação. Da segunda dica em diante é totalmente plausível. Agora, tipo... os fabricantes também pedem para arrumar problemas. Conforme eles vão turbinando os aparelhos, mais finos eles vão ficando. Parabéns ao engenheiro cretino que achou bonito smartphone com espessura nanométrica. Literalmente "inventou moda". Bateria inchada e superaquecimento deram S2.
é simples é so vc morar em um país frio como por exemplo russia,provalvelmente os celulares la nao tem problemas com temperatura praticamente o ano inteiro
excelente conteúdo,muito útil..
Muito bom o artigo, mas esqueceram de mencionar no mesmo o fator brilho, que superaquece o aparelho todo(processador, bateria, display etc), lembre-se a luz azul gera energia em forma de calor, esse foi um elefante na sala que você não mencionou Camila, e na minha opinião um dos maiores perigos(ainda mais quando se utiliza o brilho no máximo). Eu nem consigo utilizar smartphone com brilho no ultimo nível, meus olhos chegam a arder(seja pela luz azul ou pelo calor que ela gera).
Verdade brother Link, fisicamente sim, e logicamente notamos o calor liberado pelo brilho da tela quando estamos usando o aparelho, mas existe um fator que não podemos ignorar, é que as fabricantes ao construir o aparelho eles fazem um chasi, que funciona como um dissipador, na maioria dos casos o material usado é o antimônio, porque alumínio conduz muito calor e o antimônio isola esse calor. Esse chasi se você observar ele separa a placa do aparelho da frontal (display/touch), para que o calor do display não interfira termicamente na placa, e nem a eletricidade estática da placa interfira no funcionamento do display e do touch.
Então essa sua abordagem é sim um fator que deveria ser citado, porque o calor emitido pelo brilho do display pode danificar o próprio display, e na maioria das vezes causando o famoso efeito "burn in" que é irreversível na maioria dos casos e também o "ghost touch", problema que também na maioria dos casos não tem solução até a troca da frontal do aparelho.
Pura física...
Eu já reparei no meu G4 (SD808, desde esta época a LG já vendia top com processador do ano anterior) que quando a carga chega a 90% o carregador fica mais "lerdo", ele diminui a intensidade da carga enviada.
Exatamente brother Eduardo, a bateria funciona como um pneu, se você injeta uma de pressão de ar estável para o interior dele , enquanto possuem bastante espaço para o ar ocupar, ele encherá mais rápido por não haver pressão expulsando o ar para fora do pneu, quando o pneu está cheio, enquanto a pressão do ar injetado for maior que a pressão que está sendo expulsa do pneu, ele continuará enchendo, mas de forma bem mais lenta, até que as pressões se igualem e pare de encher.
E em relação carregamento das baterias, funcionam exatamente dessa forma, mas ao invés de ar, o elemento utilizado é corrente elétrica à partir do comportamento de cada carregador, capacidade da bateria e limites de correntes coordenados pelo setor responsável de entrada e saída de corrente elétrica de cada aparelho.
Também acho que o artigo foi criado para o app, mas como não posso afirmar, só deixo meus parabéns a equipe e digo que posts assim eu aprovo facilmente independente do porquê foram feitos, pois agregam bastante conteúdo.
Só passei aqui para dizer que estou apaixonado pela Camila. É sério. HUAHUAH. <3
Mais um apaixonado por Camila :-)
Pois é brother Cláudio. Estou ferrado. HUAHUAH.
Quem não se apaixonar rsrs
Pessoal vcs que são mais ninjas nos smarts, me respondam se possível: Fora a degradação da bateria, quebra da tela/display, desgaste dos botões físicos, que outros problemas podem acontecer a um smartphone (no meu caso o J7 METAL) e como posso evita-los.
Tomando todos os cuidados possíveis qual a vida útil de um celular em anos em questão dele estragar pelo desgaste natural?
Brother Carlos, infelizmente é impossível evitar a degradação de um smartphone devido seu uso, por mais que tomamos todos os cuidados necessários.
Em relação as condições estéticas do aparelho, uma capa anti impacto, e uma película de vidro na maioria das vezes mantem seu aparelho conservado como novo por muito tempo, mas em relação ao tempo de vida dos componentes eletrônicos e mecânicos como botões e slots do SD e dos SIM cards no aparelho, não é possível evitar o desgaste dos mesmos, a não ser que não usamos o aparelho desde quando comprarmos.
Obrigado Nanderson só mais uma duvida, o que caracteriza uma capa ser anti impacto? Aquelas capinhas tipo bem grossinha de borracha que geralmente se vê em tablets infantis é uma bom material para absorver impacto?
Não exatamente como a de tablets infantis, mas aquelas que possuem duas camadas, uma de borracha e uma de plástico, em alguns lugares são chamadas de capas anti-shock.
Ah beleza é essa que eu uso.
SMARTPHONES SUPERAQUECEM!
SAIBA COMO EVITAR?
Vá morar na Região Ártica que a temperatura média do mês mais quente é inferior a 10 ℃.
E só use fora de casa.
Moro no ceará, e faço malabarismos para bateria não passar de 35º durante o carregamento, como cargas curtas principalmente ao amanhecer e durante noite que é geralmente quando a bateria tá entre 26º a 30º, retirar a capinha, carregar no lugar mais arejado da casa.....
Brother Carlos, temperaturas entre 45º~55º em quanto o smartphone está carregando ligado, é normal e desligado entre 30º~35º.
Cargas curtas não são muito boas para o comportamento da bateria, ainda que em muitos sites e matérias indicam essa prática, isso pode corromper a memória do sertor responsável pela calibragem da bateria. Entenda, não quer dizer que está danificando a bateria mas com o tempo o aparelho passará a não carregar totalmente sua bateria, mostrará no sistema que está em 100% e na verdade estará entre 70%~80%, nos dando sensação de drenagem rápida ou o mito de "batería viciada", onde nem sempre apps de calibragem podem resolver.
Carregar o aparelho em lugares arejados é uma exelente prática, evitando colocálo em cima de outros eletrônicos.
Boas dicas, bem eu leio os artigos do site batteryuniversity e lá aprendi algumas coisas úteis como por exemplo os das cargas e descargas curtas para um menor stress da bateria e consequentemente o desgaste menor da mesma, mas por outro lado tem isso que vc citou a descalibragem, acho que o mais coerente seria um meio termo um carga nem curta nem longa, kkkkkk é muito detalhe para levar em conta para uma coisa simples como carregar uma bateria, que venha novas tecnologias LOGO.
É meio que uma neura se preocupar com tantos detalhes mas para mim que não sou tão abonado financeiramente já viu, tem que levar tudo em conta... Obrigado
O 99% correto, é utilizarmos carregadores originais e específico para o modelo do aparelho e carregarmos o aparelho quando ele estiver com no mínimo entre 15%~5% de carga, e deixar carregar até completar 100%, sem interrupções, e não deixá-lo por muito tempo conectado ao carregador depois de a carga completa. Dessa forma sua bateria se manterá calibrada e seguirá um ciclo normal em relação ao seu tempo de vida.
Os meus humildes Moto G3 e Xperia C5 Ultra parecem duas geladeiras, estão sempre frios!
Não posso dizer o mesmo do meu Moto X Style ^^
não estou tendo problemas com meu A9 não, pelo menos ainda...
Aparelho TOP
Acho o A9 um aparelho não tão caro que vai contra a obsolescência programada afinal 4gb de ram da para segurar muita coisa e por alguns anos atualizações de apps e SO ainda, 5000 mah porque mesmo com a degradação da bateria ainda terá muita capacidade de retenção de carga, 6 polegadas é o bicho para ler artigos, jogar e cada vez mais os softwares são otimizados para telas grandes, só o armazenamento de 32GB que pode ser problema para alguns, não para mim que me viro bem com 16gb, para mim o negativo só é o corpo em vidro, será que essa linha A9 terá futuros lançamentos?
Eu acho 6" um pouco grande, 5.5" se ajusta melhor na minha mão(mas você tem razão, é ótimo pra ler, seja pdf ou artigo aqui no fórum). Já me viro bem com 2GB de RAM, com 4GB( e se o processador for de no minimo 1.8GHz) emulo Xbox kkk. Essa bateria é monstra, mas comigo que sou hard user não vai durar muito. Eu me viro bem com 16GB tbm(ainda mais que uso o módulo XInternalSD, que permite aos aplicativos gravar diretamente no cartão de memo).
Brother Carlos, eu sou muito detalhista e chato para escolher um aparelho, e não sei como esse aparelho tem me atendido perfeitamente, sem superaquecimento sem engasgos e o principal, autonomia da bateria que é algo sobrenatural. Já possuí aparelhos tops de linha que não me atenderam tão bem quanto esse tem me atendido.
Brother Link, eu também sou hard user, e ainda trabalho externamente e fico longe de tomadas por umas 15hs do dia, e alem do uso extremo eu compartilho minha internet 4G do meu A9 para meu tablet que tambem possui uma bateria monstruosa de 8200mha, e sem exagero meu A9 consegue lidar com isso tudo e a bateria ultrapassa as 24hs de uso extremo, e em uso moderado já fiquei 60hs sem precisar carregar. Como eu disse, é algo sobrenatural, para um smartphone intermediário.
imagina ele com tela menor, 720p e snapdragon 625?
Lâmpada fluorescente, ia durar uns 3 dias kkk
isso de uso intenso, acho que uso moderado duraria uma semana
agora imagina com 2,8" de tela, resolução qvga, super amoled e snapdragon 625?
kkkkkk... Aí a bateria seria maior que o smartphone....hahahahaha
Verdade Nanderson kkkkk
Já vi em alguns sites de tecnologia que isso ocorre em particular com o Note 4 devido ao processador do aparelho, mas confesso que isso é bem chato ter uma fogueira em suas mãos.
Não sei se ocorre com todos o usuários mas meu Galaxy Note 4 super aquece ao extremo, não consigo utilizar ele sem capa protetora de tão quente que fica , além do carregamento Turbo Power que eleva o aparelho a uma temperatura altíssima.
O meu foi parar na assistência por apresentar, também, superaquecimento. Desta forma, pelo que parece, afeta a vida útil da bateria. Diversos usuários do Note 4 reclamam de baterias que fazem o celular desligar com 30%, 40% e até 50%. O meu uma vez chegou a desligar com quase 60%. Já falaram, inclusive, que todo Note 4 que entra nas assistências, a troca da bateria é certa. O que leva a crer que é um problema crônico do aparelho.
Me conta mais sobre sua experiência com o Note 4?
O meu, além do superaquecimento e bateria sendo consumida rapidamente e desligando como citado acima, tive problemas com o visor, chegando a piscar por diversos momentos!
Também quero saber!
bom texto
texto bom
mob otxet
otxet mob
texto ruim
Ja passou da hora de criarem algo realmente efetivo pra segurar esse aquecimento dos aparelhos , os aparelhos da sony todos q peguei na hora de jogar so dava com uma capinha grossa pq com capa fina ou sem capa chegava a queima a mao aquelas merda , o moto G 1 tbm quando eu jogava por um tempo esquentava abeça , ja o j3 e j5 q tenho estao de boa o iphone SE esquenta pra cacete tbm
Franco é seu nome, Franco esta no seu sangue, Franco está no seu DNA, Franco está nas suas palavras, Franco está na sua mente, vc respira Franco, bebe Franco, come Franco. Resumindo tudo isso em uma palavra....... Vc é Franco!
Tem tanto Franco ai q ate me perdi haha
Falando francamente o Franco é bastante franco!
Sim brother Claudio! Sou Franco em dizer, que o brother Franco é Franco mesmo!
Francamente, vocês ein...
Niedja! ♥
Acho que um dia os smartphones não vão aquecer tanto e consumir menos bateria...
Sonhar é gratuito ^^
Sonho possível!
Claudio uma hora isso vai rolar sim , as fabricantes parecem q sao limitadas uma hora so se importam com resoluçao na outra com a tela ai do nada começam a aumentar bateria daqui a pouco começa a melhorar os audios ai so vai sobrar os problemas de aquecimento mesmo , Ate pq n adianta lança um aparelho com core i7 se ele n tem uma boa refrigeraçao , vai ser um processador de 5 ghz rodando a 200 mhz por causa do trhotlen
Vamos esperar...
Quem costuma levar o aparelho para o banheiro, quando vai tomar banho quente?
Muita gente faz isso, eu também já fiz, e na maioria das vezes só por costume de está próximo ao smart o tempo todo. E pra quem não sabe, quando levamos o cell pro banheiro e tomamos banho quente ainda que ele não fique dentro do box (lógico), o vapor de água quente liberado pelo chuveiro "para os aparelhos que NÃO possuem certificado de resistência a água", absorvem esse vapor, e transfoma-o em água dentro do aparelho, e com isso começa a oxidar vários componentes na placa, pela condutividade elétrica da água, e logicamente os componentes trabalharem com eletricidade.
Você de início pode não perceber nenhuma alteração em seu aparelho, mas com o tempo você pode danificar parcialmente ou totalmente a placa de seu aparelho, causando perda total do mesmo.
E um dos sintomas principais de oxidação e curto por presença de liquidos na placa é o superaquecimento da placa ou da bateria.
Eu não faço mais isso desde que vi uma reportagem sobre doenças que podem ocorrer por acúmulo de germes, bactérias no celular por causa dessa mania.
Verdade Henrique, às vezes pensamos na perda ou risco ao objeto, mas também é uma prática nada higiênica, que às vezes parece irrelevante mas existem vários casos graves de doenças causadas por bactérias , que podem até levar a morte.
Sua dica foi excelente, e complementou perfeitamente meu comentário, e pra todos que não sabiam fica também a dica de nosso grande amigo Henrique.
Também não farei mais isso...
Nossa Nanderson não faço mais isso a partir do momento que li seu comentário
Pois é brother David, todo cuidado é pouco com nossos smarts...
Estou com dois casos aqui no meu laboratório:
Um eu resolvi com banho químico e a placa ressuscitou (LG Lion).
O outro infelizmente é perda total, vários diodos e resistores completamente oxidados e se desmancharam ao fazer a limpeza, danificando as ilhas de solda onde os mesmos são fixados (Galaxy Gran Prime).
Mas sabemos, que na maioria dos casos, mesmo havendo reparo, podem deixar sequelas e é um procedimento em que ofereço uma garantia muito curta.
E também essa prática de levar o cell para o banheiro pode comprometer nossa saúde, como nosso amigo Henrique, complementou.
Eu sempre tive esse costume brother Nanderson. E meu Xperia P teve problema na placa. E meu Lg g3 também. Porém o do lg g3 é crônico, há inúmeros casos desse problema.
Transpiração também, é um fator que contribui para esses problemas, bolsos suados, mulheres que costumam colocar o cell por trás do sutiã...etc..
Eu passo um pano com álcool no meus Smartphones três vezes ao dia!
Não sei se funciona muito pois hoje em dia os álcool caseiros estão com muita mais água que nem pegar fogo pega mais.
Porém limpando assim tenho aquela sensação de limpeza! ^^
Deivis, o Alcool 48 % faz cócegas nas bactérias, e mesmo o 70 % que é usado em hospital não fica tempo suficiente para desinfetar, pois evapora muito rápido. Acho que você só está danificando o aparelho e contribuindo para alimentar seu TOC...kkkkk
Foi o que imaginei brother Sidney! ^^
Acho que vou passar gasolina então!
Hahahahahhahahaaaaaaa
Passa álcool isopropílico, é o álcool que uso para limpeza de placas... (Composição ISOPROPANOL 100%) limpa melhor e evapora bem mais rápido.
passa gasolina e taca fogo, assim todas as bactérias sumirão, mas seu celular e seu dinheiro também
Sim brother Nanderson! Eu até tinha aqui, mas o meu acabou! ^^
PS: Que é isso Sister K-Pop? ^^
E essa exaltação ai? O que acontece?
Vamos sentar aqui no banquinho do Androidpit pra conversar, nos abraçar e comer uma pizza!
Hoje ela tá que tá né Deivis? Mas ela não deve está fazendo por mau, assim eu espero...
sinceramente não sei
p.s: não gosto de pizza, mas aceito
A matéria é boa, mas seu comentário complementado com o do Henrique, foi mais importante que a matéria.
Fala Nanderson vi em outro site uma reportagem em vídeo bacana também alertando para o problema da oxidação durante a prática de esportes quando o pessoa leva o aparelho geralmente em contato com a pele, nesse caso o problema é mais hard, tem o vapor do suor, o liquido suor, os sais contido no mesmo, o calor a mais.
Exatamente brother, também são casos que não podemos descartar.
Eu fiz isso a uma hora atrás Nanderson kkkkkk
Dificil ficarmos longe dos nossos smarts né brother? kkkkkkkkk... Mas é bom ficarmos atentos...
SD805 é um baita exemplo também de aquecimento alto. Digo e afirmo pois tenho um celular com esse processador. Uma solução boa, lógico que é pra quem tem as ferramentas, é passar pasta térmica na bateria e no processador, este último a depender do caso.
Exelente dica brother! A pasta térmica ajuda bastante aparelhos construidos com processadores que aquecem facilmente, lembrando que requer um mínimo de conhecimento em desmontagem e montagem do Smartphone, para não fazer nenhuma besteira.
O Moto X Style está aquecendo bastante e drenando a bateria muito rápido!
SD 808
Brother Claudio, antes de qualquer procedimento radical como abrir o aparelho para passar pasta térmica, você pode tentar ima otimização de software, restouração do sistema, desinstalação de apps que você raramente usa ou uma otimização nas configurações de apps que ficam inutilmente rodando em segundo plano...
Se nenhum desses procedimentos comuns funcinarem, a pasta térmica como nosso amigo Henrique citou, é a melhor opção, lembrando que não é 100% eficaz pelo fato de você não está utilizando um dissipador e um cooler, mas ajuda bastante.
Fiz esse lance da pasta térmica com o Zenfone do meu irmão!
Melhorou bem!
Já fiz tudo...
Menos a pasta térmica👈
Qual Zenfone brother Schuman?
Zenfone 5 brother robozinho!
Com o Intel Atom Z2520
Schuman está elegante, hein?!
Verdade brother Claudio, Deivis agora é nosso presidente... "Deivis o barão dos likes"...kkkkkkkkk
KKKKK
Claudio, você também não está longe de se tornar o segundo Pop Star do AndroidPit, porque em segundo no ranking você já está...kkkkkkk
Essa foto foi tirada depois que foi entrevistado para a vaga no AndroidPit. Nossa campanha deu certo. kkkkk
#empregadeivis
Bem lembrado brother David, agora é só esperarmos o pronunciamento dele...kkkkk
Quem me dera ser uma entrevista de emprego no Androidpit brothers!^^
Eu elegante? Não mesmo! ^^
Hahahhahaaa são fanfarrões mesmo esses brothers viu!
Infelizmente o SoC do X Force tem um problema crônico de superaquecimento. Quando ele esquenta, a bateria acaba sendo drenada.
Lembro que a Motorola foi criticada à época pela escolha de SoC, pois já era sabido o problema é mesmo assim a Motorola insistiu...
A versão do SD810 do Moto X Force não tem problemas de superaquecimento. Digamos que seja mais ou menos o que foi feito com o Note 7 FE...
Muito esclarecedor esse artigo é muito interessante também.
Se alguém aqui já teve Sony Xperia abaixo do Z5, sabe o que é esquentar de verdade um smartphone... Já tive e afirmo que esquenta ao ponto de incomodar mesmo segurar o smartphone
Eu que o diga. O meu Moto Maxx aquece pra caramba, por conta do seu processador, que tem quatro núcleos rodando a 2.7Ghz. Já utilizei o CPUz várias vezes, para medir a temperatura dele, e pasmem... 90% das vezes (em uso intenso), a temperatura dele passa dos 50 graus, ultrapassando os 60, às vezes. Quem tem ele sabe do que tô falando. É muito incômodo
50 graus pra mim é gelado kkkk
50 graus é quando ele tá no Youtube apenas, meu querido. Quando jogo GTA SA, a temperatura dele oscila entre 55 e 62 graus :v
E a bateria dele de 3.900mAh vai embora rapidinho. Três horas de uso intenso na minha mão e xau blau pra ela v:
só? meu vibe k5 já chegou a quase 90
Mas com aquele Snapdragon 615 é bem capaz mesmo. Destesto smartphones da linha Vibe, e smartphones da linha Snapdragon 600. Pra mim, apenas os Smartphones da linha 800 prestam. Os Tops (800, 801, 805, 808, 810, 820, 821 e 835). Linha 400 e 600 são uma merda v:
E o meu esquenta porquê é potente. Já o seu K5 esquenta porquê é uma porcaria :v
ele deu hardbrick do nada, to com um galaxy win que por incrível que pareça é melhor
pra mim pode ser do 430 pra cima
meu uso é básico pra médio, acho que um snapdragon 430 com 3gb de ram já me satisfaz
Sérgio
O SD 625 eu acho um ótimo processador!
Já o SD 808 pode ser potente, mas é um devorador de bateria...
No meu caso prefiro o SD 625 que o 808.
No inverno use como aquecedor ^^
Tenho um Moto Maxx também e afirmo o mesmo. Porém nas custom ROMs, graças a deus, posso trocar o thermal, para o celular aquecer menos.
O Moto X Style aquece bastante!
Eu estou surpreso com o Zenfone 3 que não aquece quase nada!
E não tem motivo nenhum pra ele aquecer. Os núcleos dele possuem frequência muito baixa.
Snapdragon 625 Cortex-A53
8 Core 2 GHz
Mas não é dele que eu tô falando não. Eu tô falando do X Style. Ele tem núcleos muito "fracos", para ficar apresentando aquecimento.
Verdade brother
Meu LG G3 aquecia com uma frequência assustadora brother Claudio.Teve uma vez que comecei a mexer no celular, e do nada esquentou tanto, mas tanto, mas tanto, mas tanto, que fiquei com tanto medo, que desliguei, mas mesmo assim permanecia muito quente. Acho que devido a temperatura do dia que estava muito quente, deve ter ajudado para isso acontecer. Agora no meu J7 metal nunca vi ele esquentar.
Uso com muita frequência o Smart quando está a carregar, e nunca tive problemas com super aquecimento, dicas valiosas para cooperarmos com uma maior durabilidade da bateria.
Eu já usei muito enquanto carregava o smartphone, sentia ele aquecido, mas hj parei um pouco.
meu celular antigo torrava fazendo qualquer coisa nele
Qual celular K-POP?
vibe k5
Já o da minha filha era um K6 e vivia travando!
meu deus
Vish, o k5 é problemático. Indiquei esse smartphone para uma amiga, coitada, ferrei ela com essa indicação, que ela me perdoe um dia kkkkkkkkkkkkkkk
Fiz a mesma coisa e ela me perdoou rsrs
coitada dela
Do jeito que andam cada vez mais potentes de hardware, vai acabar tendo que fabricar smarts com water cooler... Hoje em dia tudo é motivo para superaquecimento de um smartphone, desde seu hardware até os fatores citados...
Verdade. Isso ocorreu com os PCs. Chegou um momento que você tinha que usar um water cooler para o processador e outro para a placa de vídeo.
Verdade Sidney
Meu tablet superaquece sempre. A bateria já não recarrega com a mesma velocidade.
O que acontece se eu improvisar uma bolsa de gel fria em contato com o aparelho, durante o uso? Seria possível manter a bateria a 30 °C durante o uso? que riscos eu correria?
E de preferência na hora de carregar a bateria tbm fazer isso em um lugar bem arejado e de baixa temperatura
Meu aparelho é que começou a esquentar um pouco... As vezes ele fica um pouco mais... Então baixei o Cooler Master que ele avisa a alta temperatura e os aplicativos recém usados que podem esta esquentando... depois ele faz a limpeza e recomenda travar um pouco a tela... Ajuda muito... Fora que eu percebi que alguns aplicativos de jogos que tem um desempenho alto e gráficos excelentes aí ajuda a esquentar, penso que faz o aparelho trabalhar mais... E pra finalizar vou começar esperar o celular descarregar até o final e desligar pra depois carregar... No começo fazia isso mas depois hehehe sabe como é a gente vicia e se esquece... Valeu estou tirando minhas dúvidas...
Bom dia Karoline, verificando teu post observei alguns detalhes que você planeja executa-los, e nada contra a tua decisão, mas se me permite, vou deixar aqui só uma recomendação. Nunca deixe acabar a bateria até o final, quando apontar entre 15 e 18% de carga restante, desligue teu aparelho e conecte na tomada até a carga estar completa.
Mesmo que você me diga, mas eu já fazia isso antes e nunca deu problema, ok, acredito que teve muita sorte mesmo, e com muita certeza posso te dizer, vai surgir o momento que não vai dar arranque na carga e um desespero vai surgir então poderá lembrar dessa recomendação.
Meu 6P esquentou pra valer mesmo uma única vez, quando fiz a ligeira burrada de atualizar com ele carregando. Porém tem a famosa Snapdragon 810 que, apesar de estar com underclock em relação à versão que fritava, ainda é uma 810, e esquenta, mesmo em uso moderado. Mas tem também uma dose excessiva de paranoia por parte de muita gente. Uma usada rápida enquanto carrega não vai matar (a não ser que caia um raio na sua casa enquanto usa...lol), senão pode-se chegar ao absurdo de não tocar no dispositivo durante 2, 3 horas, dependendo do tipo de carregador. Vai deixar de atender chamadas, caso elas ocorram? Tem que ter um meio termo, aí.
Pessoal, a temperatura média da bateria do meu celular é de 36 a 42 graus, devo me preocupar??? É um xiaomi Mi4c snapdragon 808.
não, só é prejudicial acima de 50 graus
Moto Z com aquela capa carregadora vai ficar carregando enquanto utilizamos o aparelho...
Olha só um app milagroso...
Eu não uso meu celular quando não estou carregando. Não mesmo!
Eu tbm, quando estou usando ele, então estou usando, quando não estou usando ele, então não estou usando, quando estou carregando ele, estou carregando, particularmente uso ele dessa forma
Entendido.
To amando muito tudo isso, sempre quis aprender de Android de dentro para fora, a galera aqui manda muito bem.
É tudo muito proveitoso por aqui.
Sempre sera bem vinda Ilma e quando tiver alguma duvida o pessoal ai dara uma dica, eu tbm sempre estou conectado com a galera por aqui e aprendo muito cm eles
Normalmente, nesse período de carregamento, eu vou jogar no meu PS2, assistir tv ou rever alguma aula da faculdade. Não é um mistério essas dicas, porém muitas pessoas abusam do smart. Quem não usou um samsung da vida e com ele mesmo quente, viu ele reiniciando. A propósito, ótima matéria AndroidPIT.
"...Matheus Lourenço Há 4 horas
pessoal que tem o costume de usar enquanto carrega é mestre em danificar a bateria, confere? tem gente que deixa o celular na tomada e deixa vídeo no youtube rolando, música rolando, ou até mesmo rodando jogos pesados enquanto o cel carrega. ai não há bateria que aguente"
Sua mensagem foi recebida com sucesso.
Parei!
Kkkkkkkkkkkk
Vivendo e aprendendo KKKKK
minha esposa é mestre em fazer essas coisas. vive com o celular na tomada e assistindo vídeos, assistindo série e etc kk
O que estraga a bateria é o chamado mau uso!
Muitas pessoas colocam o aparelho para carregar, jogam, assistem vídeos, ou seja forçando muitas vezes a bateria, prolongando o próprio carregamento, isso muitas vezes já gera um superaquecimento. Se o telefone está sendo carregado, aguarde o tempo necessário, e desligue o mesmo para agilizar o carregamento.
Evite jogar durante muitas horas, pois isso provoca também um leve superaquecimento, se for mais intenso, desligue o seu telefone por pelo menos 30 minutos.
Nunca deixe a bateria zerar, deu o aviso de bateria fraca, carregue o telefone.
Eu sei, nós vivemos num mundo '' conectado '', muitas vezes a bateria pode ser um artigo '' barato '' para muitas pessoas, mas não custa nada observar algumas regras, isso faz, com que a bateria dure muito mais.
Ótima informação, muito boa mesmo!!
Nunca uso o meu celular quando está carregando...
Eu uso normalmente. Ele esquenta mais qd está espelhando a tela na tv e carregando. Mas tem que aguentar o abuso rs...
pode falar, o artigo foi criado mais p divulgação do "app milagroso", né?
Bom e interessante post
Mais um app, milagroso rsrs
Nas noites de frio só abraçar o seu note 7
Mas se abraçar o Note 7 pode se tornar um homem-bomba! o.O
Sony Xperia Z3+ ... campeão nesse quesito
Nem chega a 60... Tem outros piores
Esse tipo de App é muito bom, dependendo do humor do redator.
Sony que o diga, e ai muitos colocam no freezer kk
Né isso mano. Teve um dia q o meu cel tava tão quente q eu usei ele de ferro de passar roupa.
Na próxima aproveita e utilize a função FRIGIDEIRA, coloque pokemon go e um vídeo do YouTube minimizado, em seguida, coloque um pouco de óleo e frite ovo
Meu Moto X style fica quente, quando eu uso muito vídeo, o único jeito é deixar ele na cerâmica, no piso... aí ele vai se acalmando... Da uma raiva disso!!!
Mas não é culpa dele, e sim minha...rss
Eu também faço assim, pra min é a melhor forma de dar uma acalmada nos ânimos dele rs.
pessoal que tem o costume de usar enquanto carrega é mestre em danificar a bateria, confere? tem gente que deixa o celular na tomada e deixa vídeo no youtube rolando, música rolando, ou até mesmo rodando jogos pesados enquanto o cel carrega. ai não há bateria que aguente
Aí fica difícil! rsrs
Meu LG G2 é um mito então, esforço bastante ele, e são quase 3 anos assim
meu xperia S desde 2012, cpu chega a 75°C, bateria a 50°C, deixo até hoje carregando até 100% com live no YouTube rolando, nunca tive nenhum problema! Bateria carrega normal e dura o dia inteiro em uso comum do dia dia, mesmo muitas vezes tendo esgotado ela a zero e ter ligado após zerar o tanque. Meu lg g flex 2, que é SNAPDRAGON 810 primeira geração, mudei o thermal pra não ter throttiling, ele a dois anos já chega na cpu a 85°C e 65°C na bateria, mesmo jogando a essa temperatura e carregando ao mesmo tempo, nunca deu um reboot ou problemas de bateria e coisas do tipo! Galera faz um drama da porra, já vi casos de pessoas com iphone 7 e galaxy s7 em sleep mode, fora do carregador em cima de uma mesa, e o mesmo se auto incendiar ou explodir.. fora o famigerado note 7! Quando uma empresa faz merda, não precisa ir muito longe pra descobrir, ela vai acontecer. Agora ficar com medo de usar um gadget livre de histórico do tipo, pra não gastar bateria? Só se vc pretende ficar 10 anos com o mesmo aparelho (o que eu duvido muito), pois meu xperia S já vai pra 5 anos sendo usado de forma extrema, e nunca deu um problema se quer.!