USB Type-C ou Lightning, eis a questão

AndroidPIT usb c lighning comparison 3
© nextpit

A cada um ou duas gerações, vemos smartphones reduzindo cada vez mais o número de entradas para conexões. A entrada mini-jack para fones de ouvido está em vias de extinção e, com isso, só restarão mais duas portas neste cenário: Lightning e USB Type-C, sendo a primeira um formato proprietário da Apple e a segunda ganhando cada vez mais espaço nos Androids. Na nossa redação, Hans-Georg Kluge, do AndroidPIT Alemanha e Luis Ortega do AndroidPIT Espanha mostram as vantagens de cada uma.

Luis Ortega - Cinco vantagens do USB Type-C

Suporte para cargas potentes

O USB 3.1 Type-C é uma mudança de rumo e tanto para as conexões entre dispositivos. A mudança começa forte, com a possibilidade de se ter uma potência de carga muito maior se comparado aos seus antecessores. O Type-C é capaz de suportar até 100 Watts (W), ou seja, uma corrente de até 20 volts (V) e 5 amperes (A). Para se ter uma ideia, isto possibilitaria uma carga completa de um smartphone em questão de minutos, e até mesmo a possibilidade de ligar um computador ou outros aparelhos elétricos.

AndroidPIT usb c lighning comparison 5
USB Type-C ou Lightning, eis a questão? / © NextPit

Até agora, o normal nos smartphones é ter um carregador de 5V e de 1 a 2A, o que significa mais ou menos em 5W ou 10W. Com a chegada do QuickCharger, é possível chegar a até 18W, mas ainda estamos muito longe do que o Type-C pode alcançar.

Transmissão de dados em alta velocidade

O novo USB 3.1 Tipo C tem 24 pinos de conexão. Se comparamos com o USB Tipo A ou B, que possuem apenas 4 pinos, ou o Lightning da Apple, que tem 8, o Type-C possui uma capacidade muito maior para transmitir dados. A velocidade máxima com que o USB Type-C pode transmitir dados pode chegar a 10 GB/ s, o que pode ser traduzido em transmitir até oito filmes em resolução Full HD por segundo.

É padrão

Este tipo de conector USB já está na maioria dos smartphones topo de linha e, em poucos anos, será padrão não só em todos os dispositivos móveis, como em todos os aparelhos eletrônicos, desde computadores até gadgets. Desde que eles não sejam Apple, claro. 

AndroidPIT usb c lighning comparison 1
Ao contrário do Lightning, o USB Type-C já está se tornando um padrão entre os dispositivos / © NextPit

Há também uma forte companha para que as entradas de aparelhos de som e vídeo passem a ser Type-C. Como pudemos ver no Moto Z, o conector Mini Jack P2, tradicionalmente usado para fones de ouvido, foi substituído pelo Type-C. E o próximo a entrar em extinção poderá ser o HDMI.

Todos podem fabricá-lo

O USB Type-C é um padrão universal, ou seja, muitas fabricantes se unem para desenvolver um tipo de conector para todos. O que supõe que nenhuma delas tem a patente sobre o mesmo, podendo assim ser produzido por qualquer um. Sendo assim, é possível manter preços competitivos para este tipo de conexão.

USB Type-C é o futuro

O USB Type-C é o futuro da conexões seja entre os dispositivos eletrônicos, seja para transmissão de dados ou energia. É bastante provável que o próximo computador ou smartphone que você comprar terá este tipo de conector. Até o momento, os computadores vêm com entradas para USB 2.0, USB 3.0 (o azul), HDMI, VGA e DC-IN. No futuro, todos os conectores poderão se resumir a uma (ou várias) entrada: USB Type-C.

Hans-Georg Kluge - Cinco vantagens do Lightning

O conector Lightning é a escolha da Apple desde 2012 - ao menos para iPhone e iPads. Esta situação não deve mudar tão rapidamente. E há algumas razões para isso.

O Lightning foi revolucionário

Primeiro, uma aula de história: a Apple usa o Lightning desde 2012, portanto o conector já está há alguns anos no mercado. O conector anterior da Apple, de 30 pinos, era muito volumoso para que os iPhones pudessem ser mais finos e tinha o problema dos microUSB - não era possível conectar pelos dois lados.

Com o Lightning, a Apple trouxe uma inovação ao mercado da época. Sua maior conquista foi a conexão com ambos os lados do conector. O conector USB Type-C chegou apenas em 2014, e somente em 2015 foi realmente introduzido em dispositivos móveis.

O Lightning tem um conector menor e mais robusto

O USB Type-C ainda tem um conector muito grande e é mais complexo no que diz respeito à mecânica do aparelho. O do Lightning, por outro lado, é plano e muito mais fácil de encaixar que o padrão concorrente. Há uma outra vantagem: com o USB Type-C ocorre um stress mecânico no aparelho quando as forças de tração atuam sobre o cabo, o que não acontece no conector da Apple

AndroidPIT usb c lighning comparison 2
Em ambos os casos estamos diante de duas tecnologias incríveis / © NextPit

O conector do Lightning é mais robusto, de modo que o cabo acaba sendo o ponto fraco. Contudo, no pior dos casos, o cabo é o item mais barato a ser substituído em um smartphone.

A Apple tem a possibilidade de evoluir o Lightning

A fabricante tem as especificações do Lightning em mãos e não compartilha com ninguém. A Apple poderia, por exemplo, aumentar a velocidade da transferência de dados quando achar conveniente. Enquanto a maioria dos dispositivos iOS suporta apenas a velocidade de um USB 2.0, o iPad Pro chega a ter a mesma velocidade de transferência de um USB 3.0.

O Lightning traz dinheiro à Apple

A Apple não faz quase nada por amor ao próximo, e com o Lightning não é diferente. Nele, encontramos um pequeno chip que deve ser licenciado por qualquer fabricante que queira produzir uma réplica do mesmo. E obviamente esta licença traz muito dinheiro para a Apple.

AndroidPIT usb c lighning comparison 4
O Lightning tem um conector mais robusto / © NextPit

Com a chegada do iPhone 7 e iPhone 7 Plus, a fabricante aumenta ainda mais a pressão para usar o Lightning entre as fabricantes terceiras de acessórios, já que a entrada mini jack para fones de ouvido foi removida. O adaptador virá com os smartphones, mas, ao que tudo indica, ele não será o mais resistente de todos; logo, ele dará lugar a outras opções no mercado que terão que pagar a licença para a Apple.

Seria o Lightning realmente o melhor conector?

A Apple apostou fundo no Lightning para o iPhone 7. Contudo, aparentemente, funções como QuickCharger são quase impossíveis com esta tecnologia. E isso afeta justamente um dos pontos em que os usuários mais reclamam a respeito dos smartphones da Maçã: a bateria. 

Há uns dois ou três anos, o Lightning era a opção de conexão mais interessante do mercado e ele tende a ficar ainda mais forte por causa da sua implementação à família dos iPhones. No entanto, a Apple precisa retomar o  volume de vendas anterior do seu smartphone (que vem apresentando quedas nos últimos trimestres), para afirmarmos que tal tecnologia será um padrão que tende a ser tornar dominante entre os dispositivos.

UST Type-C ou LIghtning. O que você prefere?

E você, prefere qual tipo de conector?

Ir para o comentário (74)
Luis Ortega

Luis Ortega
Editor

Luis é um editor e moderador do fórum. Nascido e criado em Granada, onde estudou Geologia e Pedagogia, ele chegou em 2015 ao AndroidPIT após muitas experiências profissionais. Um nerd confesso, gosta de software open source e, claro, do Android. Além disso, ele é fã de aplicativos que tornam a vida mais fácil e resolvem seu problema de memória curta. Ele adora o mar e passa seu tempo livre sobre algum tipo de prancha.

Para o perfil do autor
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Notificação por push Artigo seguinte
74 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Igor Silva 2
    Igor Silva 21/09/2018 Link para o comentário

    o lightning representa tudo o que a apple é atualmente, uma sombra de seu próprio passado.


  • 13
    Conta desativada 17/03/2017 Link para o comentário

    Acho que o título da matéria poderia ser diferente. O USB Type-C é o novo padrão agora, só aceitem. O Lightning foi realmente muito bom por ser trazer a vantagem de ser reversível e menor, mas se não evolui, tem que ceder espaço pra outra tecnologia melhor. O Type-C tem vantagens enormes sobre o Lightning. Não vi nenhuma vantagem plausível no inverso. "O Lightning foi revolucionário...". Okay, "foi". Próximo...


  • 26
    KARALBPIN 13/09/2016 Link para o comentário

    A imensa maioria das pessoas não está nem aí para esse tipo de coisa. Pergunte a um mané ou uma mané qual o tipo de conector que o telefone dele ou dela usa. Nem sabem dizer. Matéria inútil.


  • Fabiano Novaes Ferreira 22
    Fabiano Novaes Ferreira 13/09/2016 Link para o comentário

    que desespero que existe para não ter que acertar o lado do conector


  • Renato 30
    Renato 12/09/2016 Link para o comentário

    Acho engraçado essas comparações. kkkkkkkkkk Nada a ver um com o outro. Como um padrão de 2016 pode ser comparado com um padrão de 2012? Não faz sentido. kkkkkkkk


  • 2
    Wallace Ventura 12/09/2016 Link para o comentário

    Jamais compraria um smartphone hoje sem p2 o a não ser que tivesse 2 USB tipo c já não basta não ter 2 mini USB já estou enjoado de celular com esse espaço ridículo celular de 4 mil com 32 gb tablet le novo tinkpad 500 reais com 64 gb voltei para o PC e estou com 5 terá já lotado celular só serve para ficar no onibus distraindo e támbem quero descobrir qual os jogos pesados de celular pq aspalth 8 ja deve ter mais de 4 anos eu só vejo de pesado watshap e facebook bugado e chome fureca que fica recarregando aba nem pc de 512 recarregava aba as jogo pesado seria de nivel ps vita e no minimo 3ds celular com câmera 4k com 32gb de espaço da nem pro cheiro ja deveria vir com no minimo 512


    • 13
      Conta desativada 17/03/2017 Link para o comentário

      '-'

      Ernani Junior


  • 31
    Conta desativada 12/09/2016 Link para o comentário

    Convoco todos os leitores do androidpit para a nossa campanha:
    CHEGA DE IPHONE
    CHEGA DE APPLE
    ou eles param ou paramos nós.

    Thiago F.Conta desativada


    • 22
      Conta desativada 12/09/2016 Link para o comentário

      apoio


    • 26
      KARALBPIN 13/09/2016 Link para o comentário

      É isso aí George. Que mudem o nome do site para iospit ou applepit.


  • Rodrigo Portillo 3
    Rodrigo Portillo 11/09/2016 Link para o comentário

    Acho engraçado que a galera esquece que o USB-C é um consórcio. Também esquece que a maior parte dos engenheiros desse consórcio saíram da Apple, com experiência no Lightning. Fora, ainda, que o New MacBook trouxe a obrigatoriedade do uso do USB-C, que foi copiado por outras empresas, em ultrabooks, posteriormente.

    Aliás, o que eu acho estranho é a Apple não ter lançado os iPhones com um lado lightning e o outro lado USB-C. Isso seria mais lógico / sensato.

    Thiago F.


  • Flavio Rampazzo 26
    Flavio Rampazzo 11/09/2016 Link para o comentário

    Está semana o Androidpit falou mais de iPhone e IOS do que de Android, foco gente! Quando eu quero ler sobre Apple e seus produtos vou a outras fontes.

    Tiago Hastenteufel


  • 73
    Jairo rios 11/09/2016 Link para o comentário

    Bem , uma coisa é certa , os dois conectores também darão muito dinheiro para os fabricantes de adaptadores ,seja de bateria externa ou outros.


  • 9
    Marco Lindoso 11/09/2016 Link para o comentário

    O seguinte cenário se formou. A pessoa vai la e compra todo o ecossistema. iPhone 7, MacBook e iPad. O fone de ouvido só vem no iPhone e agora é com entrada lightning. O MacBook (vou usar o modelo de 12 polegadas, que só tem uma saída USB C). O iPad tem lightning e p2. Ele vai ter de comprar mais um fone, porque o ecossistema não conversa mais?

    Ou tem de usar um Bluetooth pra usar em todos? E a bateria não dura o suficiente pra usar o dia.

    Essa falta de padrão quebra quem quer integrar as coisas.


  • 15
    Anderson Santos 11/09/2016 Link para o comentário

    "O Lightning traz dinheiro à Apple"
    Bela vantagem, hein?

    bruno cardosoConta desativadaConta desativada


  • 82
    Conta desativada 11/09/2016 Link para o comentário

    Bom, pela nomenclatura dos dois já dá pra perceber. USB é Universal Serial Bus, ou Porta Universal, portanto será compatível com todos os equipamentos. Já o da Épow, como sempre, só serve pra ela mesma, então melhor deixar pra lá.

    Diogo Gomes MonteFabricio A.M.Conta desativada


  • Roger S. 32
    Roger S. 11/09/2016 Link para o comentário

    Cansado se ouvir falar de iPhone aqui. Tô quase desistindo do Androidpit.

    bruno cardosoConta desativadaMickael FernandesTiago HastenteufelKelly BarbosaConta desativadaZeca DelgadoFabricio A.M.Pamela FernandesConta desativadaConta desativada


    • 82
      Conta desativada 11/09/2016 Link para o comentário

      Perfeitamente compreensível...

      Conta desativada


    • 36
      Jonscravit 11/09/2016 Link para o comentário

      iPhone é o concorrente do Android e não tem como não comparar e falar, queria que falassem do WP?


      • Kelly Barbosa 13
        Kelly Barbosa 11/09/2016 Link para o comentário

        Engraçado que o WP também é concorrente, porém se vê falar por aqui com muito mais frequência do iPhone do que do WP. Creio que o ideal seria haver um equilíbrio em relação ao número de matérias relacionadas as concorrentes.

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.