NextPit

Google vs. Apple - Comparação entre o Nexus 5 e o iPhone 5S

Nexus 5 camera sensor
© NextPit

Alguns poderão achar essa comparação tardia, mas nós não, uma vez que muitos usuários continuam vendo um desses dois smartphones como o próximo sonho de consumo. Para eles, ou seja, para os indecisos que não sabem se escolhem o Android ou o iOS, Google ou Apple, trazemos uma comparação entre os carros-chefes de cada empresa. Com vocês, Nexus 5 vs. iPhone 5S.

NextPit Logo white on transparent Background
NEXTPITTV
iphone 5s nexus 5
 © Apple/Google/AndroidPIT

Design 

  iPhone 5S Nexus 5
Dimensões 123,8 x 58,6 x 7,6 137,84 x 69,17 x 8, 59
Peso 112 g 130 g
Material Alumínio e cristal Plástico recoberto de borracha

Obviamente temos que começar este duelo falando dos habituais materiais nobres usados pela Apple em seus carros-chefes. O iPhone 5S é feito de alumínio e cristal. Além disso, é mais leve do que o Nexus 5, cuja carcaça é feita de plástico emborrachado. Este material torna a sua pegada particularmente boa. Tudo aqui é uma questão de gosto: alumínio frio ou a textura mais quente da borracha. Algo a ser destacado é que o Nexus 5 tem os botões de volume e de energia feitos de cerâmica.

Nexus 5 camera sensor
El plástico de goma trasera se siente muy bien en las manos. / © NextPit

Nenhum dos dois dispositivos tem a tampa removível, e as baterias não podem ser trocadas pelo usuário. Por fim, o Nexus 5 está disponível nas cores branca, preta e vermelha (recém-lançada no exterior); o iPhone 5S, por sua vez, é achado em cinza, prata e dourado.

Tela

  iPhone 5S Nexus 5
Tamanho 4 polegadas 5 polegadas
Resolução 1.136 x 640 pixels, 326 ppi 1920 x 1080 pixels, 445 ppi
Material IPS, Retina Display LCD
Nexus 5 tela quality
A tela do Nexus 5 oferece uma melhor densidade de pixels por polegadas. / © NextPit

Pessoalmente, achei as cores do Nexus 5 mais naturais, ao passo que o iPhone 5S tende ao avermelhado. Esse detalhe faz com que a minha balança se incline para o Nexus 5, além, é claro, das suas 5 polegadas. Atualmente é raro encontrar um smartphone high end com uma tela menor do que isso. É óbvio que o usuário fica mais satisfeito com esse tamanho, principalmente porque oferece mais conteúdo enquanto navegamos pela internet ou mais capacidade de visualização de vídeos e fotos.

Câmera

  iPhone 5S Nexus 5
Resolução fotos 8 Megapixels / 1,2 Megapixels 8 Megapixels/ 1,5 Megapixels
Resolução vídeos 1080 p 1080p
Extras Dual Flash, câmera lenta OIS (estabilizador ótico de imagem), HDR+
iPhone5S 4
O iPhone 5S conta com um flash duplo. / © Apple

Ambos oferecem a mesma resolução de megapixels em suas câmeras principais, então temos de nos concentrar em suas outras características. O Nexus 5 tem um sensor OIS, ou seja, um estabilizador ótico de imagem que faz um belo trabalho e aperfeiçoa as imagens em muitas situações. Tal extra não existe no iPhone 5S, mas este dispositivo oferece um flash duplo de luz fria e funções que tornam as cores das nossas fotos noturnas com flash bem mais naturais.

Por outro lado, o smartphone do Google oferece alguns modos como o PhotoSphere, ausente no iPhone 5S. O carro-chefe da Apple conta com filtros e efeitos em tempo real, ou seja, quando se tira uma foto; no caso do Nexus 5, os efeitos são de edição, ou seja, acessíveis depois de feita a imagem.

Chip, sistema operacional e interface 

  iPhone 5S Nexus 5
Chip Apple A7 Qualcomm Snapdragon 800
Propriedades Dual core, 64 bits, 1 GB RAM 4 núcleos, 2,3 GHz, 2 GB RAM
Sistema operacional iOS 7 Android 4.4.2

O Nexus 5 tem o que podemos chamar de estado da arte do Android no âmbito do hardware. De sua parte, o que mais chama a atenção no iPhone 5S é seu chip trazer a arquitetura de 64 bits (em breve também no Android), mas ter em contrapartida uma memória RAM menor.

nexus 5 first steps teaser
 © NextPit

Aqui se encontra a maior diferença entre os dois smartphones. Não queremos entrar na comparação entre Android e iOS, matéria deste artigo. Vou me concentrar aqui em aspectos e funções concretas do iOS 7 e do Android 4.4 KitKat.

Como é habitual nos iPhones, a Apple integra muitos softwares de série como o iTunes, iPhoto ou aplicativos como o Instagram. Este não é o caso do Nexus 5, aspecto bastante apreciado por muitos usuários. Além disso, por ser filho legítimo do Google, ele conta com uma ampla integração dos serviços do gigante de buscas.

O iOS não tem painel de aplicativos, e todos eles aparecem na tela de início, podendo ser ordenados por pastas. No Android temos mais graus de personalização, onde podemos acrescentar o que quisermos na tela inicial e também dotá-la dos já populares widgets.

O assistente Siri do iOS 7 encontra o seu equivalente no Nexus 5 na forma do Google Now. Ambos os terminais oferecem um acesso direto a esses programas. No caso do iPhone 5S, basta clicar longamente no botão de início; no Nexus 5, basta deslizar o dedo do homebutton para cima. Por ser um assistente propriamente dito, o Siri está mais avançado e pode reconhecer melhor a voz. Em contrapartida, o Google Now oferece mais e melhor conteúdo informativo, como era de se esperar por se tratar do Google. 

ios android control center quick settings
Ambos os sistemas têm acesso direto aos ajustes rápidos. / © NextPit

Outra diferença de sistemas operacionais pode ser encontrada na barra de notificações. No caso do iPhone 5S, a barra contém informações de interesse, todas as notificações e aplicativos recentes, algo que não acontece no Android, pois nele teremos acesso às configurações rápidas diretamente da barra de notificações. Com o iOS 7 também foi criado um acesso direto, mas ele não está integrado à barra de notificação - trata-se de uma barra extra a que se chega deslizando o dedo de baixo para cima.

Conectividade e extras

Nenhum dos aparelhos tem entrada para cartão SD, portanto a memória que escolhemos tem de ser suficiente. De toda forma, ambos oferecem serviços de armazenamento na nuvem, o que amplia a capacidade da memória.

No que diz respeito à conectividade, encontramos uma grande diferença entre os dois dispositivos. Trata-se da conhecida tecnologia NFC, totalmente ausente dos dispositivos da Apple.

Por fim, deve-se destacar que o iPhone 5S conta com um sensor de digital, chamado Touch ID. Este sensor se encontra integrado no típico botão de início do iPhone, e com ele podemos desbloquear o terminal utilizando o nosso dedo. Por seu lado, o Nexus 5 também tem um pequeno extra, para mim bastante útil: a luz de notificação LED.

  iPhone 5S Nexus 5
Conectividade LTE, HSPA+, Bluetoth 4.0, WiFi 802.11a/b/g/n HSPA, LTE, Bluetooth 4.0, NFC, WiFi 802.11a/b/g/n
Extras Touch ID (scanner de digital) flash LED de notificação
Memória interna 16 / 32 / 64 GB 16 / 32 GB 
iPhone5S 5
O dispositivo da Apple foi o primeiro a incorporar um sensor de digital com nova tecnologia.  / © Apple

Bateria

  iPhone 5S Nexus 5
Capacidade 1.570 mAh 2.300 mAh

Duração (segundo a fabricante):

Conversação / Stand-by / Navegação web 3G

10 h / 250 h / 8 h  17 h / 300 h / 7 h
Removível não não

Claro, as fabricantes vão nos vender estimativas um pouco acima da realidade. Deixando isso de lado, tanto o iPhone 5S como o Nexus 5 alcançam as 24 horas de autonomia com um uso intenso. Algo que impressiona se levamos em conta a diferença entre as capacidades de mAh. Isso se deve principalmente à tela do iPhone, que é menor.

Conclusão

Cada dispositivo tem algo a oferecer que pode agradar mais a um usuário ou a outro. Pessoalmente, encontro quatro diferenças-chaves que farão com que essa comparação tenha um vencedor. A favor do iPhone 5S devo ressaltar a câmera. A verdade é que gostei muito do flash duplo. Mas isso não me basta. O Nexus 5 possui três características que o fazem ganhador desta comparação: o tamanho da tela, o sistema operacional e o preço.

Enquanto o Nexus 5 de 16 GB custa R$ 1.799,00, o iPhone 5S com a mesma capacidade de memória é 1.000 Reais mais caro (preços atuais do Submarino).

E você, qual dos dois prefere e por quê?

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

Os comentários favoritos dos leitores

142 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • ~SwagBoy~ 30/07/2015 Link para o comentário

    Vou pro 5s... Dar uma testada no ios


  • Carlos Chalef 10/08/2014 Link para o comentário

    Melhor celular é xamoni da china o resto é merda, não importa o acabamento e sim a gualidade do equipamento


  • Diego Gonçalves 01/08/2014 Link para o comentário

    Meu então meu z ultra cabe Arros pra caralho nele


  • Fernando Henrique 21/04/2014 Link para o comentário

    Nexus 5


  • Alexandre Reis 21/03/2014 Link para o comentário

    da lhe nexus 5


  • Alexandre Reis 21/03/2014 Link para o comentário

    da lhe nexus 5


  • matheus bastos 11/03/2014 Link para o comentário

    Deu vontade de rir, sempre defendem o android kkkk


  • Isaque Caires 10/03/2014 Link para o comentário

    eu só estou na espera do nexus 6


  • Kalil Aby Faraj Filho 10/03/2014 Link para o comentário

    Prefiro 10 vezes o Nexus, faz mais que o iphone por ser android e ainda é 1000 dilmas a menos.


  • Lukas A. 10/03/2014 Link para o comentário

    Adson, mas por esse preço compraria um 16 gb. e sem slot expansivel, fica difícil


  • Lukas A. 10/03/2014 Link para o comentário

    Gil Álvares, com todo respeito, faça perguntas no fórum. Aqui não é um lugar apropriado. e respondendo sua questão, no meu se ele funciona perfeitamente mas se eu desbloquear a tela e bloquear a tela, para de pisca.
    tente ler o manual de seu nexus


  • Gil Alvares 09/03/2014 Link para o comentário

    Queridos, alguém poderia me ajudar? Meu Nexus 5 nem sempre pisca o led de notificações, seja nas mensagens, ligações perdidas e compromissos do calendário. Em alguns eventos sim e em outros não. Já fucei as configurações e está tudo ok. Alguém que possui o aparelho já percebeu isso?


  • Adson M. 09/03/2014 Link para o comentário

    Essa história de que acima de 300 PPI não se enxerga mais é uma jogada de marketing colocada pela Apple.
    Até 30 cm de distância, o olho humano consegue distinguir 477 PPI.
    Até 20 cm, são 716 PPI
    O Nexus 5 é bem mais barato. Em promoções acha por R$ 1.486,74 com um 1 ano de seguro contra roubos.


  • Lukas A. 09/03/2014 Link para o comentário

    davidsoares seu comentario foi o unico sensato q eu li nesse artigo. eu queria comprar um moto g q em minha opinião é o melhor custo beneficio do mercado, preciso de algum pra substituir meu s2 lite q so uso pra trabalho.


  • Lukas A. 09/03/2014 Link para o comentário

    Jhonatan a menoria dos apps nao vao para o cartao sd. eu tenho um s4 32 gb e msm assim uso link2sd.
    posso trocar de rom a hora q eu quiser dps é so instalar o app no formato apk q os dados estao td no cartao sd. no teu caso, vc consegue instalar quase tdos jogos legais do play store sem precisar apagar um?
    e se necessário vc trocar de rom vc consegue sem ter q mandar tdo pro PC?


  • davidsoares 08/03/2014 Link para o comentário

    por isso que eu sou feliz com meu moto g porque o que vale e a necessidade de cada um pra quem so faz o básico um pocket ja ta ótimo agora para um usuário médio que usa redes sociais e alguns jogos um moto g ou outro médio ta mas do que bom e para quem quer ter praticamente um ultrabook no seu bolso um Nexus 5 ou S4 e Z1 ta ótimo melhor ou pior isso e relativo pois depende das necessidades de cada usuário para alguém que só vai ligar um lanterninha ja é o melhor.


    • Kalil Aby Faraj Filho 10/03/2014 Link para o comentário

      Concordo, tudo vai de suas necessidades, se vc quer um top pra usar vai de android, Nexus5, S4, Z1, G pro, mas se vc quer ter um aparelho top só pra dizer que tem e que foi caro ai vai de iphone!

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.