LG G6: dicas e truques essenciais para o aparelho

AndroidPIT LG G6 0283
© nextpit

O LG G6 é um bom smartphone, que chegou ao mercado com características únicas, como a tela com aspecto 18:9. E é claro que seu software traz alguns recursos bem importantes, que ensinarei como usá-los a seguir.

Pegue um atalho:

Dicas e truques para a tela do LG G6

Tipo e tamanho da fonte

Na seção "Tela" estão as configurações importantes que ajustam a exibição do dispositivo. A primeira coisa que você deve alterar é o tipo da fonte e seu tamanho. Com relação ao estilo, é possível escolher entre seis opções de escritas, além do negrito, que torna as fontes mais legíveis.

lg g6 tips tela font
Tipo e tamanho da fonte / © NextPit

Proporção dos aplicativos

Nem todos os jogos estão adaptados para o tamanho de tela 18:9, portanto, é preciso ajustá-los. No mesmo menu de tela é possível escolher entre o modo padrão (que pode exibir faixas pretas em partes da tela), o compatibilidade de 16:9 (que estica levemente o app), ou então o completo de tela cheia (que usa o 18:9 completamente). Os aplicativos dificilmente sofrem com essas mudanças, devido ao layout redimensionável dos mesmos.

lg g6 apps tela
Proporção dos aplicativos / © NextPit

Tamanho da tela e visualização confortável

A primeira opção, tamanho da tela, reduz os textos e os ícones do sistema visando tirar maior proveito da alta resolução do display. Você pode ajustar o tamanho desejado manualmente. Além disso, ainda na mesma seção de tela, é possível ativar o modo confortável, que aplica um filtro com cores amareladas para tornar a visualização do painel menos prejudicial a visão.

lg g6 icones size
Tamanho da tela e visualização confortável / © NextPit

Always-On Display

O Always-On Display exibe o relógio e as notificações pendentes na tela de bloqueio do celular de forma discreta, usando do sensor de proximidade para identificar os gestos do usuário próximos da painel. Este modo não consome muita bateria, e você pode ativá-lo e customizá-lo no menu de tela do LG G6.

É possível alterar o estilo do relógio entre digital e analógico, ou então escrever uma frase ou o nome do usuário. Também é possível definir um período para ativação automática do Always-On.

lg g6 always on
Always-On Display / © NextPit

KnockON

Este é um recurso antigo dos smartphones da LG e pode ser útil para quem não usa o sensor biométrico ou não gosta de usar o botão de desbloqueio na traseira do aparelho. Você o encontrará na seção de tela em sua parte inferior, dentro do menu "Mais". Com ele você conseguirá acordar ou bloquear a tela com dois toques.

Dicas e truques para a câmera do LG G6

Modo quadrado

A câmera da LG pode tirar fotos com ângulo de visão amplo, e também iguais as de câmeras analógicas. Um dos recursos mais interessantes é o modo de tela dividido, que tira duas imagens e as mesclam. O usuário pode criar um GIF ou dar outro resultado a mesma.

No botão "Auto"é possível mudar o ângulo da câmera, assim como os modos, passando para o manual ou então para outros que ajustam a cena automaticamente.

AndroidPIT LG G6 tips tricks 04
Formato quadrado  / © NextPit
AndroidPIT LG G6 tips tricks 05
Imagem mesclada / © NextPit

Vídeos e fotos em resolução máxima

O aplicativo vem configurado para exibir o formato 18:9 para fotos, que ocupa toda a tela, contudo, a resolução atingida nessa proporção é de 8,7MP. Para usufruir de todo o potencial e resolução da câmera do aparelho, opte por usar o aspecto de 4:3, que irá gerar fotos com o tamanho de 13MP. Com os vídeos é a mesma coisa, fuja do formato de 18:9 quando possível e utilize o 16:9.

Captura por voz

Você pode ir até os ajustes da câmera, através do ícone de engrenagem, e selecionar a opção "captura por voz". Você poderá capturar fotos com a frontal ou câmera traseira utilizando as seguintes expressões (em inglês): "cheese", "smile", "whisky", "kimchi" o "LG".

Compartilhar rapidamente

Dentro da câmera do LG G6 podemos compartilhar a última foto que tiramos de forma rápida. Para isso, coloque o celular em modo paisagem e espere até aparecer uma seta no canto superior direito. Um menu de compartilhamento irá se abrir com várias opções.

AndroidPIT LG G6 tips tricks 06
Compartilhar rapidamente  / © NextPit

Dicas e truques para a bateria do LG G6

Mostrar o percentual da bateria

É importante que a bateria mostre o percentual de carga para que o usuário possa ter um controle maior. Para isso, entre nas configurações do sistema, vá até a aba "Geral" e selecione "Bateria e economia de energia". Irá aparecer a opção que permite habilitar ou desativar a porcentagem.

Economia de energia

O modo de economia de energia é padrão, e pode ser configurado para ser automaticamente ativado quando a bateria estiver em 15% ou em 5%. Este modo reduz o brilho da tela, limita os apps em segundo plano e desativa as conexões sem fio para prolongar a duração da bateria.

lg g6 tips cinco
Economia de energia / © NextPit

Poupar bateria em jogos

Existe um modo específico de economia de energia para jogos. Este modo está no mesmo menu desses dois citados acima, e altera a resolução da tela para que a bateria seja poupada.

Dicas e truques para customizar o LG G6

Aplicando um tema

O LG G6 oferece suporte a temas da própria LG e também de terceiros. Você pode ir até as configurações de tela do telefone para encontrar o menu de personalização, ou então pressionando a tela inicial da home por alguns segundos. A loja de temas e outros modos de customização da LG se chama SmartWorld.

AndroidPIT LG G6 2589
Aplicando um tema  / © NextPit

Mostrar as configurações do sistema em lista

Por padrão, o menu de configurações vem dividido por abas, mas você pode ativar a exibição em lista para tornar a navegação mais intuitiva. Ao abrir o menu de configurações do sistema, clique nos três pontos na parte superior direita da tela e selecione "ver em lista".

lg g6 tips quatro
Mostrar as configurações do sistema em lista / © NextPit

Mudar o launcher e ativar o AppDrawer

A bandeja de aplicativos (gaveta ou AppDrawer) vem desativada no LG G6, mas é possível ativar essa opção facilmente. Vá até as configurações do sistema e entre na aba "Tela". Na sequência clique em "Tela inicial" e depois entre no menu "Selecionar início" e escolha a opção "LG UI 4.0".

lg g6 tips tres
Mudar o launcher e ativar o AppDrawer / © NextPit

Remova o efeito de esticar a última tela

A LG possui um efeito que, ao chegar na última tela da home, o usuário consegue esticar os ícones e widgets. Isso é apenas um efeito, mas muitos podem preferir não ter nenhum efeito. Na aba de tela, nas configurações do sistema, entre no menu de telas iniciais e desative a opção "ciclo contínuo''.

Dicas e truques de produtividade para o LG G6

Lixeira para aplicativos

O sistema do LG G6 traz um recurso que se chama lixeira, onde o aplicativo desinstalado permanece por até 24 horas até ser removido automaticamente. O usuário pode remover os apps diretamente, ou então entrar na lixeira e deletar por definitivo as opções desejadas.

Esta é uma aplicação de LG com a qual seremos capazes de otimizar a memória do dispositivo, hardware de teste para se certificar que tudo está em ordem, fazer um diagnóstico rápido do consumo de energia e acessar rapidamente as configurações de economia de bateria.

Smart Doctor

O Smart Doctor é um sistema que otimiza o sistema removendo arquivos indesejados, como cache e dados de apps, além de fazer varreduras que procuram por brechas na segurança do sistema. Por padrão, o aplicativo vem dentro da pasta "Gerenciamento" que fica em uma das telas de início.

lg g6 tips um
Smart Doctor / © NextPit

O que achou dos recursos do software do LG G6?

Ir para o comentário (45)
Luis Ortega

Luis Ortega
Editor

Luis é um editor e moderador do fórum. Nascido e criado em Granada, onde estudou Geologia e Pedagogia, ele chegou em 2015 ao AndroidPIT após muitas experiências profissionais. Um nerd confesso, gosta de software open source e, claro, do Android. Além disso, ele é fã de aplicativos que tornam a vida mais fácil e resolvem seu problema de memória curta. Ele adora o mar e passa seu tempo livre sobre algum tipo de prancha.

Para o perfil do autor
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Notificação por push Artigo seguinte
45 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • 2
    João 28/10/2018 Link para o comentário

    Comprei agora pouco o LG G6 de operadora TIM em promoção 1430 sou novo no canal pessoal sei que já saiu LG G7 mas com certeza vale muito a pena comprar esse celular em 2018 ainda mais por esse preço, Snapdragon 821 4 GB de Ram 64 GB de memória interna certificação IP68 fora que não perde de nenhum top de linha em questão de designer!!!


  • 1
    Marcella Oliveira Paladin 30/01/2018 Link para o comentário

    Antes do LG G6 eu tinha o LG G4, o G6 é muito melhor em diversas coisas, mas deixou a desejar na qualidade da câmera, o G4 dá de 10 x 0 nele quando se fala da qualidade da câmera, decepcionada com esse quesito!


  • 2
    Eduardo José 13/11/2017 Link para o comentário

    Muito bom se vc tiver mais dinheiro pra fones bluetooth a cabos adaptadores que vc vai perder alem do risco de pensar ser a prova de agua quando ele so é resistente a respingos


  • 3
    Cristiano Coelho 28/07/2017 Link para o comentário

    Melhor smartphone que já comprei. Não querendo fazer propagando mas comprei de uma operadora por 1699,00 em um plano que eu já ia fazer mesmo (Plano de 99 reais por ligações ilimitadas para qualquer operadora e 5 gb de internet entre outros benefícios). Realmente o preço inicial de 4 mil era brincadeira de mal gosto da LG, mas hoje ele já pode ser encontrado em lojas de varejo por R$ 2.200,00 ou até menos. Ou seja entre pagar num S8 mais de 3 mil e o G6 por volta de 2 mil eu fico com o G6. Questão de gosto também, prefiro a aparência do G6. Se olhar os aparelhos com preço aproximado de 2 mil, são poucos ou quase nenhum com processador 821 4 gigas de ram e com certificação IP68.

    JoãoAntônio Lima TeixeiraSidclei Baden


  • Paulo Henrique 23
    Paulo Henrique 10/06/2017 Link para o comentário

    eu comprei o g6 hoje por 1900 temers


  • Deivis Schuman 124
    Deivis Schuman 11/05/2017 Link para o comentário

    Mesmo pagando 4000,00 nele ainda precisa de dicas e truques?


  • 41
    Conta desativada 10/05/2017 Link para o comentário

    Gente, para um intermediário de entrada valendo 4 mil reais, até que ele é bem inteligente... kk'


    • Paulo Marsiglia 1
      Paulo Marsiglia 08/11/2017 Link para o comentário

      Isso n é intermediário nem aqui nem na china


  • Denis 57
    Denis 10/05/2017 Link para o comentário

    Olar. Alguém aí possui um LG 6? Oi? Alguém?

    Bianca Ribeiro Gerard da Silva


    • 7
      Celso Almeida 10/05/2017 Link para o comentário

      Eu, mas não é o nacional...

      DenisFernando LimaLuiz de Sá


    • 2
      Eduardo José 13/11/2017 Link para o comentário

      Eta mano foi mal minha net é um pouco ruim mais iai tudo bem com o seu provavel alcatel a5 com luzinha


  • 73
    Jairo rios 10/05/2017 Link para o comentário

    É sem sombra de dúvidas um belo gadget , está apenas posicionado no fator preço de forma equivocada , muito caro pelo que oferece .

    Luiz de Sá


  • Robson N. 39
    Robson N. 10/05/2017 Link para o comentário

    Haja coragem pra investir num aparelho pré-defasado...


  • Victor Lima 78
    Victor Lima 10/05/2017 Link para o comentário

    eu mexi no LG G6 e o achei sem graça demais...nossa...a interface LG é muito feia e o aparelho em si achei não muito bonito

    Conta desativada


    • 41
      Conta desativada 10/05/2017 Link para o comentário

      Nas fotos eu já tinha reparado nisso kkkkk'

      Victor Lima


  • Nivaldo Cavalcante 39
    Nivaldo Cavalcante 10/05/2017 Link para o comentário

    Pelo valor não vale a pena! Melhor partir para o S8


    • 2
      Eduardo José 13/11/2017 Link para o comentário

      Realmente pelo valor de 1500 é melhor o s8


  • Rogerio Droid Tec 47
    Rogerio Droid Tec 10/05/2017 Link para o comentário

    infelizmente não vai servir pra quase ngm essas dicas rsrs, só um lunatico pra pagar esse preço

    Robson N.Conta desativada


  • David CD 80
    David CD 10/05/2017 Link para o comentário

    Olha, não será fácil a vida do g6, acho que tá mais difícil ainda. Não entendo a lg, ainda vai mandar a versão de 32gb interno, com snap 821, 4gb de RAM, e ainda vai custar o valor de um s8, ah não mesmo LG, vai mofar bem mofado nas prateleiras, e nos estoques da vida.

    Conta desativada


    • 93
      Conta desativada 10/05/2017 Link para o comentário

      Nem mofado e com desconto eu compro CD!

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.