NextPit

Review preliminar do Nokia N1: iPad rodando com Android?

nokia n1 hands on 06
© NextPit

A Nokia apresentou no MWC 2015 um tablet impressionante. Seu design é muito bem cuidado, suas especificações são top de linha e seu preço sugerido, bem razoável. Pude testar o tablet durante a feira de Barcelona, e aqui você confere as minhas primeiras impressões sobre o Nokia N1.

NextPit Logo white on transparent Background
NEXTPITTV

Nokia N1 – Data de lançamento e preço

Segundo os representantes da Nokia, o tablet terá o preço sugerido de 249 Euros na Europa. Sua disponibilidade e preço no Brasil ainda não foram informados.

Nokia N1 – Desenho & Qualidade de Construção

O design do Nokia N1 é baseado numa carcaça unibody de alumínio, que lembra nitidamente o iPad Mini. A Nokia não nega essa semelhança, e não vê problemas nela. O fato é que o acabamento do tablet que tenho em mãos é impecável. Não há relevos estranhos, falhas ou espaços. A impressão geral é de um dispositivo nobre e valioso.

nokia n1 hands on 09
O Nokia N1 tem formato 4:3, como o iPad Mini. © ANDROIDPIT

Na parte inferior, encontramos os alto-falantes estéreo e a entrada para USB 3.0 de tipo C. Seu padrão permite a conexão de ambos os lados.

nokia n1 hands on 13
nokia n1 hands on 11
A entrada para USB 3.0 de tipo C entre os dois alto-falantes do Nokia N1. © ANDROIDPIT

A parte superior comporta o fone de ouvido de 3,5 mm e o botão de energia. A parte traseira do tablet é completamente desprovida de asperezas, contanto apenas com o sensor da câmera e um discreto logotipo da Nokia na parte de baixo.

nokia n1 hands on 14
O Nokia N1 tem um bem sóbrio e elegante. © ANDROIDPIT

Nokia N1 – Tela

Foi o próprio representante da Nokia no MWC 2015 que me disse: a tela do Nokia N1 é idêntica àquela encontrada no iPad Mini 3. Quanto às especificações, trata-se de um display IPS de 7,9 polegadas com uma resolução de 2048 x 1536 pixels, o que lhe confere uma densidade de 324 pixels por polegada. 

nokia n1 hands on 10
A tela do Nokia N1 é idêntica à do iPad, tanto no tamanho quanto na definição. © ANDROIDPIT

O primeiro teste do Nokia N1 mostra uma tela de qualidade, um display muito bom. A representação de cores é natural, a saturação e o contraste também são notáveis. O brilho não é o mais alto que me foi dado observar, mas parece suficiente para o uso diário.

nokia n1 hands on 01
A tela do Nokia N1 é muito boa. © ANDROIDPIT

A visibilidade em ângulos inclinados me pareceu particularmente boa, provavelmente pelo fato de a placa utilizar a tecnologia zero-gap (espaço zero). Embora seja difícil de perceber em pavilhão como o do MWC, as reflexões me pareceram pequenas.

Nokia N1 – Software

O tablet Nokia N1 roda com o Android 5.0 Lollipop puro. O launcher da Nokia, Z Launcher, vem pré-instalado no N1, mas podemos substituí-lo por qualquer outro.

Deve-se notar que o Z Launcher pode ser baixado gratuitamente a partir da Google Play Store em todos os smartphones Android, mas quanto aos tablets, oferece compatibilidade apenas para o Nokia N1. Além das características específicas do Lollipop, o Z Launcher transforma a maneira como usamos e procuramos aplicativos no Android. A partir da tela principal, você pode desenhar uma letra, e todos os aplicativos que começam com essa letra serão exibidos.

  • Baixe agora o launcher com Android da Nokia
nokia n1 hands on 02
O Z Launcher para tablets é exclusivo do Nokia N1. © ANDROIDPIT

A função é muito prática, e me surpreendi com o seu bom funcionamento e simplicidade. A gaveta de aplicativos na verdade é uma lista, e os ícones são separados por categorias.

Nokia N1 – Performance

Durante este curto teste do Nokia N1, o tablet foi muito fluido e não mostrou sinais de atrasos ou bugs. É claro, temos de realizar um teste aprofundado para emitir um veredito definitivo, mas a minha primeira impressão foi muito positiva.

A versão do tablet apresentada no MWC 2015 vem embalada por um processador Intel Atom Z3580 de 64 bits com clock de 2,3 GHz. A versão que vai chegar ao mercado europeu será equipado com um processador mais poderoso. O representante da Nokia me disse que a Qualcomm estava interessada em uma parceria, mas ela não aconteceu porque os finlandeses não querem danificar seu excelente relacionamento com a Intel. Por fim, o Nokia N1 tem 2 GB de memória RAM DDR3. Ainda não sabemos qual versão chegará ao Brasil.

nokia n1 hands on 07
No meu primeiro teste o Nokia N1 funcionou de maneira rápida e fluida. © ANDROIDPIT

Nokia N1 – Bateria

A Nokia alega uma autonomia de 12 horas para o N1. Isso me parece realista, pois a capacidade da bateria é de 5.300 mAh. Para termos uma base de comparação, o Nexus 7, de 2013, tem uma bateria um tanto minguada de apenas 3750 mAh.

Nokia N1 – Especificações Técnicas

Dimensões: 138,6 x 200,7 x 6,9 mm
Peso: 318 g
Tamanho da bateria: 5300 mAh
Tamanho da tela: 7,9 polegadas
Tecnologia da tela: LCD
Tela: 2048 x 1536 pixels (324 ppi)
Câmera frontal 5 megapixels
Câmera traseira 8 megapixels
Flash: Não disponível
Versão do Android: 5.0 - Lollipop
Interface: Stock Android
RAM: 2 GB
Memória interna: 32 GB
Memória removível: Não disponível
Chipset: Intel Atom
Número de núcleos: 4
Velocidade máx. 2,3 GHz
Conectividade Bluetooth 4.0

Veredito preliminar

Nós já conhecíamos o N1. Ele está disponível na China, e deve chegar neste ano ao resto do mundo. De acordo com o representante da Nokia, a marca quer manter um preço bem competitivo para o tablet, e o Nokia N1 deve ser oferecido a 249 Euros na Europa. Por este preço, a relação custo/benefício do tablet é muito boa. Minhas primeiras impressões com o Nokia N1 foram as melhores possíveis. Aguarde nosso review completo para um juízo definitivo.

O que você achou do Nokia N1?

Artigos recomendados

34 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Bruno Barbosa 11/08/2015 Link para o comentário

    Cadê o review completo?


  • Cleverton Silbar 30/07/2015 Link para o comentário

    Mais que dificilmente vira ao país,


  • Igor Lopes 12/03/2015 Link para o comentário

    .


  •   29
    Conta desativada 08/03/2015 Link para o comentário

    Estou esperando até hoje a chegada desse Tablet ao Brasil, mas do jeito que ta, vou ter que importar.


  • Nathan M. 08/03/2015 Link para o comentário

    cadê a conexão WiFi? o problemas dos tablets é falta de conexão cm redes móveis e os tm são caros ,mas as estas especificações o N1 é bom.


  • Washington neto 07/03/2015 Link para o comentário

    haaaaaaaaaaaaaaaaaa
    eu quero um


  • DJ Roberto Bombaromne 06/03/2015 Link para o comentário

    especificações técnicas?
    faltou citar a conectividade?
    3G ou 4G.


  • Abner Davi 05/03/2015 Link para o comentário

    Lá na ficha de especificações técnicas, a tecnologia da tela está como LCD, porém, mais acima diz que é IPS , então.... Qual a tecnologia de tela correta?


  • Alexandre Alves 04/03/2015 Link para o comentário

    achi q esta parceria nokia e Android tem td para dar certo e a nokia dar a volta por cima (afinal ela era líder mundial em telefonia móvel), tudo bem q poderiam ter feito isso desdo inicio e não dando um tiro no próprio pé com o windows phone


    • Jonas D. 04/03/2015 Link para o comentário

      Windows Phone é coisa da Microsoft e não da Nokia, ou seja, não foi a Nokia que escolheu lançar smartphones com WP, foi a Microsoft que comprou a divisão de smartphones da Nokia.


      • Alexandre Alves 05/03/2015 Link para o comentário

        Não amigo!!! No lançamento da linha Lumia ainda era nokia a Microsoft só veio comprar a divisão de celulares da nokia agora ate mesmo antes da comprar vc tinha todas as informações e download dos celulares diretamente do site da nokia e não da Microsoft!!!


      •   29
        Conta desativada 08/03/2015 Link para o comentário

        Alexandre Alves, não podemos esquecer que o responsável pela Nokia usar o WP foi Stephen Elop que antes de entrar na Nokia era a mente que coordenava a divisão de negócios da empresa, ou seja, mesmo sem a venda ter ocorrido, era praticamente a Microsoft que já ditava na empresa.
        A nokia ano que vem poderá voltar a o mercado de smartphones, mas esse ano ela ainda pode surpreender, pois nada a impede de lançar um smartphone em parceria com outra empresa.
        Uma coisa que me intrigou que os rumores vazados do suposto Nokia 1100 possui uma board da Gionne, quem sabe isso ocorrerá ainda este ano heim!

        Conta desativada


  • airton 04/03/2015 Link para o comentário

    Bem razoável mesmo....kkkk


    • Jonas D. 04/03/2015 Link para o comentário

      O preço...

      Conta desativada


  • Elivelton Ferreira 04/03/2015 Link para o comentário

    Ali em "Seu design é muito bem cuidado, suas especificações são top de linha e seu preço sugerido, bem 'razioável'."
    Não seria 'razoável'?


  • Diego Souza 04/03/2015 Link para o comentário

    review preliminar? vixi..


    • Elivelton Ferreira 04/03/2015 Link para o comentário

      Diego, não seria escassez de conteúdo e sim cobertura da MWC 2015.
      Nem só de grandes lançamentos, vive a tecnologia.

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.