NextPit

12 termos para entrar no universo dos dispositivos Wearable

AndroidPIT huawei fit fitness tracker 3882
© NextPit

Quando falamos de dispositivos de monitoramento de atividade, smartwatches, roupas inteligentes ou qualquer outro gadget vestível, em geral, existem alguns termos técnicos que podem não fazer parte do cotidiano de muitos dos nossos usuários. Por isso, neste artigo, vamos apresentar os termos mais comuns e seu significado. O que quer dizer "quantified sefl"? Tizen? Android Wear? Descubra estes conceitos e outros mais.

NextPit Logo white on transparent Background
NEXTPITTV

Nota: se você quiser achar um termo específico de forma rápida, faça uma pesquisa na página usando as teclas Ctrl + F no Windows; ou Command + F no Mac.

Acelerômetro

Este é um sensor que mede a aceleração linear em três dimensões, e, por tanto, pode detectar o movimento de um objeto. Especificamente, uma acelerômetro não detecta uma posição, mas a aceleração de um dos três eixos X, Y, Z. Além de aceleração, o sensor pode medir as variações de velocidade e alterações de posição.

Android Wear

O Android Wear é o sistema operacional móvel do Google para wearables. Hoje está presente na maioria dos smartwatches lançados pelas fabricantes. Nós testamos a última versão da plataforma e você confere os principais recursos no link abaixo:

AndroidPIT android wear 2 play store
Com o Android Wear 2.0 é possível instalar aplicativos diretamente da Play Store / © NextPit

Contador de passos ou pedômetro

Este é um sensor para contagem de passos e é capaz de medir a distância percorrida a pé. Ele é geralmente usado para a prática esportiva.

Giroscópio

Este é um sensor para medir a orientação. Graças a este sensor, o dispositivo pode medir alterações na orientação da rota ou mudanças de velocidade.

GPS

O GPS ou Global Positioning System é um sensor que pode ser localizado usando vários satélites no espaço.

Monitor de atividade

Também conhecido como pulseiras para fitness, sensores para atividade, monitores de atividade e rastreador de fitness, estes são pequenos dispositivos que equipam smartwaches, por exemplo, e são responsáveis por coletar informações sobre o quanto nos movimentamos ao longo do dia. Dependendo do tipo de sensor que oferecem, o preço pode variar bastante.

AndroidPIT huawei fit fitness tracker 3885
Este é um monitor de atividades / © NextPit

Monitor de sono

Um monitor de sono é um dispositivo que analisa o sono (tempo, qualidade e consistência). Para fazer isso, geralmente usa uma combinação de sensores (acelerômetro, monitor de freqüência cardíaca e giroscópio) para avaliá-lo. Na maioria dos wearables que existem no mercado, o monitor pode fazer uma revisão de dois elementos fundamentais: a duração do sono e qualidade do sono.

NFC

O NFC, cujo nome completo é "Near Field communiation" ou Comunicação por Campo de Proximidade, é um chip capaz de trocar dados com outro chip do mesmo tipo através de ondas ao aproximar um aparelho do outro. Esta tecnologia é utilizada principalmente para validar cartões de transportes públicos ou de voo, mas também poder validar pagamentos com cartão de crédito, por exemplo.

Quantified Self

"Quantified Self", normalmente traduzido para "quantificado" em português, é a prática que, com a ajuda de objetos conectados permite que uma pessoa possa medir suas variáveis fisiológicas, principalmente relacionados com a nutrição, a atividade física ou o sono. Por exemplo, esses objetos podem ser um smartwatch, um pedômetro ou, claro, um smartphone.

Sensores óticos de frequência cardíaca

Os sensores óticos servem para determinar a frequência cardíaca em tempo real. Este é composto por dois elementos: uma fonte de luz e um sensor de luz. Ao analisar as variações da luz (as variações de pressão do fluxo sanguíneo alteram a luz), o sensor é capaz de determinar a frequência cardíaca. Neste momento, no entanto, os resultados oferecidos não são muito confiável.

androidpit Huawei Watch sensor
Os sensores óticos funcionam graças a sua emissão de luz / © NextPit

SpO2

SpO2 é a saturação do oxigénio periférico capilar. Este termo é normalmente utilizado por médicos, e determina a quantidade de oxigênio no sangue, isto é, a porcentagem de hemoglobina oxigenada (contendo oxigênio) para a quantidade total de hemoglobina no sangue.

Em algumas wearables, como os da empresa WiThings, este SpO2 pode ser medido por oximetria de pulso. Como um sensor de frequência cardíaca, é feita a análise das variações de uma onda de luz, e através do toque do dedo se dará a medição de SpO2, pois o grau de saturação de oxiênio pode mudar a cor do sangue.

Tizen

Este é o sistema operacional projetado pela Samsung. Disponível em algumas smartphones e televisores, também está presente principalmente na linha de smartwatches da fabricante sul-coreana.

gear s3 passos maior
Gear S3 / © NextPit

Lá fora, existem mais termos que podem fazer parte deste glossário de termos sobre dispositivos wearables. Por isso, convido você a contribuir com a nossa equipe, deixando um comentário neste artigo com algum termo relacionado ao universo dos wearables e que você não entende o significado.

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

12 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Fabiano Novaes Ferreira 02/05/2017 Link para o comentário

    já serve para alguma coisa ?


  • KcoP 21/04/2017 Link para o comentário

    Já tive um Moto 360 e o Apple Watch, ambos não usei por mais de 1 mês, isso mesmo, 1 mês foi muito pra mim. Não consegui achar prático ter que recarregar todos os dias. Funcional, infelizmente não senti que ajudou no meu dia a dia. O pebble me fez ter uma outra visão, não preciso recarregar todos os dias, não me irrita com aplicações inúteis. Apenas me avisa de alguma notificação, compromisso e, principalmente me fez ter as horas no pulso.
    O preço, nem se fala, né?
    SIMPLES ASSIM...
    Ops, ia me esquecendo, posso mergulhar com ele até 30m! 👌


  •   21
    Conta desativada 20/04/2017 Link para o comentário

    Eu tive um Android Wear, durou 2 semanas e depois pifou, tava escrito no anúncio a prova de água, acho que não era no final...


  • José Luís Silva Martiniano 20/04/2017 Link para o comentário

    Esse dispositivo é bem interessante.


  • Marcus Vinicius Rodrigues 19/04/2017 Link para o comentário

    Comprei um Amazfit versão internacional e estou esperando chegar. Saiu por menos de R$ 400,00 e estou na torcida para não ser tributado.


  • Junior Fornazi 19/04/2017 Link para o comentário

    Tenho uma mi Band 1 e é muito prática, 1 mês ou as vezes até mais de duração dá bateria, estou esperando chegar a mi Band 2 que adquiri na Gearbest


    • Carlos A. 20/04/2017 Link para o comentário

      Eu tb tô esperando, mas tá demorando bem.....


  • Nelson Campos 19/04/2017 Link para o comentário

    São muito caros e as baterias dos modelos atualmente no mercado não duram nada, vou continuar com minha Mi Band 2 .


  • Victor Lima 19/04/2017 Link para o comentário

    tem um termo que é dinheiro também


  •   84
    Conta desativada 19/04/2017 Link para o comentário

    Nada q me chame atenção a ponto de pagar o que cobram nesses " relogios inteligentes"


  • Gustavo Pimenta 19/04/2017 Link para o comentário

    Hã.... Depois que atualizei para android wear 2.0, voltei a era das trevas. Uma grande [email protected] que destruiu o LG G Watch R e o LG Urbane. Se não arrumarem logo, fato que enterrão as possibilidades


  • Thiago P. 19/04/2017 Link para o comentário

    Faltou ser a "realmente a prova de agua'' né?

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.