NextPit

Android 5.1 Lollipop: Estas são as 15 melhores funções da nova versão

Atualizado: Memory leak
Android 5 1 lollipop nexus 5
© NextPit

O Android 5.1 Lollipop trouxe suporte para dual-SIM, voz HD para dispositivos compatíveis e a Proteção de Dispositivos (por enquanto apenas para o Nexus 6 e Nexus 9), mas quais foram suas outras novidades? Tendo em conta que o changelog não menciona muitas mudanças no design, ficamos surpresos com alguns novos detalhes no Android 5.1 Lollipop. Neste artigo, reunimos 15 razões para atualizar seu dispositivo assim que o update chegar. Atualização: um problema de memória (memory leak) do Android 5.0 não foi resolvido no Android 5.1, mas felizmente o conserto desse bug chegará na próxima atualização. Confira mais detalhes no ponto 2.

  •  Como instalar as imagens de fábrica do Android 5.1 Lollipop no Nexus 5
NextPit Logo white on transparent Background
NEXTPITTV
Android 5 1 lollipop nexus 5
O Android 5.1 Lollipop rodando no Nexus 5. / © ANDROIDPIT

Vídeo hands-on das novas funções do Android 5.1

1. Notificações podem ser passadas para a barra de status

Com o Android 5.1 Lollipop, quando chega uma notificação enquanto você está olhando para a tela, agora é possível descartá-la mas sem que ela saia da barra de status e, por consequência, da barra de notificações. Essa pode parecer uma mudança pequena, mas é representa um grande avanço para quem passa muito tempo jogando no seu dispositivo Android.

2. Problema de memória parece resolvido

Ainda é cedo para afirmar com certeza, mas parece que os problemas de memória do Nexus 5 com o Android 5.0.1 foram resolvidos. Este quesito será atualizado depois que passarmos mais tempo testando a atualização.

Atualização: O Android 5.0 Lollipop foi distribuído com um grande bug: um "vazamento de memória" (memory leak) fazia com que aplicativos fossem fechados de repente e que o launcher fosse reiniciado. Dessa forma, widgets e atalhos desapareciam por um momento da tela.

Com o Android 5.1, esse memory leak deveria ter sido consertado, mas não foi o caso. A boa notícia é que o bug já foi resolvido internamente pela equipe do Google, mas ainda não há uma data exata para a distribuição desse conserto de bug. Será que essa é a primeira mudança trazida pelo Android 5.1.1? Vamos aguardar.

android 5 1 homescreen
O ícone do cadeado não tem mais um círculo (esquerda); à direita, as configurações rápidas. / © ANDROIDPIT

3. Mudanças na tela de bloqueio

Na tela de bloqueio, o pequeno ícone de cadeado não tem mais um círculo ao seu redor. Além disso, no Android 5.1 Lollipop quando clicamos na tela de bloqueio sem deslizar o dedo, a animação faz com que a tela dê um “pulinho” mostrando que se deve deslizar para cima. Essa função havia aparecido na prévia do Android L, sumiu no Android 5.0 e voltou nas versões posteriores.

4. Animações da Google Play Store

Se você já tinha atualizado a Play Store para a última versão (v5.3.5) antes de atualizar para o Android 5.1 Lollipop, irá notar várias pequenas animações ao mudar de categorias ou seções. Basicamente tudo que fizer agora na Play Store ganhará novas animações com o Android 5.1.

android 5 1 configuracoes
Repare na pequena seta ao lado da Wi-Fi. / © ANDROIDPIT

5. Atalhos e sub-menus das Configurações Rápidas

Agora, dentro das Configurações Rápidas, é possível acessar menus específicos para a Wi-Fi e para o Bluetooth (antes éramos levados para os sub-menus correspondentes). Além disso, se uma dessas opções estiver desativada, basta clicar no ícone do serviço para ativá-la. Tudo bem mais simples e prático.

android 5 1 wifi
O Android 5.1 Lollipop agora tem atalhos para menus da Wi-Fi e Bluetooth nas Configurações Rápidas. / © ANDROIDPIT

Você também pode remover os atalhos das Configurações Rápidas clicando longamente sobre eles (esses atalhos aparecem nas Configurações Rápidas quando ativados no menu das Configurações, como a inversão de cores e o hotspot de Wi-Fi). Trata-se de um detalhe, mas não deixa de ser prático.

6. LED funciona em todos os modos de som

A luz de LED agora funciona em todos os modos de som, inclusive no silencioso. Infelizmente, o modo silencioso padrão (acessado antes clicando no botão de abaixar volume até o fim) ainda não foi reintegrado no Android 5.1 Lollipop, mas agora é possível obter o mesmo efeito ao selecionar “Nenhum” no widget de volume: nenhum som, nenhuma vibração.

android 5 1 alarme
Os novos ícones do widget de som. / © ANDROIDPIT

7. Novos ícones do widget de som

No Android 5.0 tínhamos o widget de som com três títulos simples: “Nenhum”, “Prioridade” e “Tudo”. Aparentemente a equipe do Android achou que não era suficiente a acrescentou três ícones acima dos títulos: um círculo cortado para “Nenhum”, uma estrela para interrupções de prioridade apenas e um sino para tudo.

8. Nova animação de limpar todas as notificações

Agora, quando clicamos no botão de “limpar todas as notificações”, aparecerá uma nova animação antes que as notificações sejam mandadas para a Terra do Nunca.

android 5 1 relogio
Cada seção do relógio tem uma animação, e você pode desligar as interrupções até o próximo alarme. / © ANDROIDPIT

9. Configuração de prioridade “Até o próximo alarme”

Nas configurações de Prioridade, agora você tem a opção de permancer no Modo Prioridade apenas até que soe o próximo alarme. Se não vir a opção de imediato, será preciso que você configure um horário para o alarme no dia seguinte.

10. Novas animações nas Configurações Rápidas e no relógio

Basicamente todas as ações no menu de Configurações Rápidas contam com novas animações, incluindo a animação de rotação automática inaugurada na prévia para desenvolvedores do Android L e abandonada no Android 5.0. O mesmo vale para a ativação da lanterna ou do modo avião. O relógio também ganhou novas animações.

rotacao android 5 1
A animação da rotação automática, por exemplo, é nova. / © ANDROIDPIT

11. Barra de progresso combina com a cor-emblema do app

Quando um app estiver realizando algum processo, o Android 5.1 Lollipop agora combina a cor da barra de progresso com a cor-emblema do aplicativo em questão. Uma pequena mudança, mas que deixa a interface mais uniforme e agradável.

12. Mudar o discador para o cartão SIM usado

Se tiver um smartphone com dual-SIM, agora você pode configurar uma cor para cada cartão. Quando quiser fazer uma ligação, aparecerá a pergunta sobre qual SIM deseja usar, e o discador pode ser configurado com as cores de cada cartão.

android 5 1 fixar
Fixando a tela no Android 5.1 Lollipop. / © ANDROIDPIT

13. Função de “fixar a tela” fica mais clara

Nessa opção você pode pegar um aplicativo da lista de apps recentemente abertos e fixá-lo na tela de início. Isso significa que você não poderá sair dessa tela (até que desative a função). Desativá-la parecia complicado para alguns usuários, e por isso a equipe do Android tornou esse processo mais simples no Android 5.1.

14. Aplicativos apagados não voltam mais

Sabe aquele bug irritante que fazia com que aplicativos apagados da sua lista de apps recentemente usados reaparecesse? Pois no Android 5.1Lollipop isso felizmente não acontece mais. Muito obrigado, Google.

android 5 1 aplicativos
A lista de apps recentemente usados sem bugs no Android 5.1 Lollipop. / © ANDROIDPIT

15. Desbloqueio direto das Configurações Rápidas

Anteriormente, se você estivesse nas Configurações Rápidas da tela de bloqueio, teria de deslizar o dedo para cima, voltar para a lock screen e depois desbloquear o dispositivo. Com o Android 5.1, basta um movimento para que você vá diretamente para a tela de início (se você não tiver um PIN ou senha de desbloqueio configurados).

O que você achou do Android 5.1 Lollipop?

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

Os comentários favoritos dos leitores

211 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Mauro Nunes 14/11/2016 Link para o comentário

    Bom dia,
    Não encontro o Widgets para colocar no Android 5.1 a Discagem Direta. Pode me ajudar


  • Gardenia Santos 18/07/2016 Link para o comentário

    Boa tarde,

    Temho um Samsung j5 e utilizava a versão 5.1.1 e ontem baixei a nova versão 6.0.1, mas sinceramente detestei. Posso retornar a versão anterior?

    Att.
    Gardenia


  • Thays Cristinny 26/06/2016 Link para o comentário

    Olá Meu nome e Thays C. e meu pai tem o celular Blu Vivo Air e essa semana o celular pediu a atualização para o Lollipopi 5.1, depois que voltou da atualização está dando a seguinte mensagem "O processo com.android.phone parou." Como faço para resolver.


  • Lukas Wanderley 23/03/2016 Link para o comentário

    Não vai ter a atualização para o celular samsung galaxy gran 2 duos? ?


  • Lívia Duart 21/01/2016 Link para o comentário

    o que muda no gran prime ?


  • Ariel Arcangeli 17/10/2015 Link para o comentário

    Agora estou tendo problemas a usar o Instagram, não consigo acessar minha conta pelo aplicativo, la diz que foi desativada,mas entrei na versão web e consegui ,alterei a senha pelo próprio aplicativo via email, mas apenas alterou e ainda sim nao entra,apenas via web,o que pode ser? Vi que talvez possa ser problemas com o login ou software se o cel foi atualizado recentemente,já que minha conta não foi desativada por que consigo acessar via web,algo pode ser feito? Ja desinstalei e instalei e continua com o mesmo problema.


  • Alinne Nany 15/10/2015 Link para o comentário

    O meu moto g 3 tb parou a rede de dados do chip....e ja contactei o pessoal da motorola mas nem eles sabem o que fazer ra resolver...#chateada #QueroMinhaInternetDeVolta


  • Ana Carolina Balás Ferreira 12/10/2015 Link para o comentário

    A opção prioritário ate o próximo alarme,funcionou por uns dias,depois sumiu.


  • Ariel Arcangeli 10/10/2015 Link para o comentário

    Nao consigo mais usar a função de print desde de atualizou p/lollipop diz que parou


  • Yeska Teles 08/10/2015 Link para o comentário

    E quando vai sair para Samsung Gran Prime?


  • ana claudia alves mira 07/10/2015 Link para o comentário

    O mudou nessa atualização?.. ainda não vi nada..


  • Fábio Peres 01/10/2015 Link para o comentário

    Tenho um SONY Z1, após atualizar para o 5.1.1, assim que o celular fica sem rede ou retorna ele notifica através de som e vibração. é um saco, porque onde moro o sinal não é bom. fica o tempo inteiro tocando como se fosse o whatsapp.
    alguém sabe como desativo isso?


    • Thiago Condé 04/10/2015 Link para o comentário

      Eu estou com esse mesmo problema. O sinal aqui é horrível e o celular fica com esse som de notificação chato toda hora. E não tem nenhuma opção no menu de Som e Notificação que possa retirar esse barulho.


    • Gustavo Oliveira 14/10/2015 Link para o comentário

      Estou com o mesmo problema, possuo um Z3 e depois da atualização para o 5.1.1 o barulho não para


    • Felipe Sousa 04/11/2015 Link para o comentário

      Estou com o mesmo problema no meu Xperia Z1.


    • kraken daken 25/11/2015 Link para o comentário

      ngm resolve esse problema.
      Isso é um transtorno, onde eu estou fica sem sinal com muita frequencia. Aí fica nesse barulhinho maldito, então coloco no silencioso e toda hora fica vibrando. Nunca sei quando é algo pra mim ou essa bomba me falando que sem sinal... voltou o sinal... sem sinal... voltou o sinal... sem sinal... voltou o sinal...
      saku


      • Felipe Sousa 25/11/2015 Link para o comentário

        E uma merda msm já entrei em contato com a Sony eles não sabem como resolver. Infelizmente temos que atura isso.


  • Fernando Ramos 12/09/2015 Link para o comentário

    atualizei o meu para cyanogenmod 12 android 5.1.1 ficou um canhão muito rapito (s4 4g)


    • João Paulo Hurtado 18/09/2015 Link para o comentário

      Poderia me ajuda a fazer a atualização....ficarei grato pela ajuda


  • Leandro Almeida 09/09/2015 Link para o comentário

    o meu moto g e o 1 geração e ficou depois que atualizou pra 5.1 não estar conectando os dados moveis do chip! gostaria de saber se tem como tirar essa atualização?

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.