Google Play Store não funciona? Veja 10 dicas que podem te ajudar

Google Play Store não funciona? Veja 10 dicas que podem te ajudar

Quase todo usuário de Android já entrou em pânico com a mensagem "a Google Play Store para de funcionar". Por isso, resolvemos reunir neste artigo as melhores dicas e truques para você resolver problemas pontuais da sua loja do Android.

1. Acerte a data e hora do Android

Para poder utilizar a Play Store, o Google verifica a data e hora do aparelho. Esta informação deve sempre estar correta, para não causar inconvenientes com o aplicativo. Preste atenção principalmente com a entrada e saída do horário de verão. 

Para arrumar a data e hora do seu dispositivo vá em Configurações > Sistema> Data e hora > Definir data > Definir horário. Ou automatize esta opção no seu celular.

Screenshot 20200410 162213 tile
Acertando a data e hora do seu Android  / © NextPit (captura de tela)

2. Certifique-se de ter uma rede Wi-Fi estável

Ao configurar um dispositivo novo ou ao reconectar sua conta com a Play Store depois de uma restauração de fábrica, certifique de que você o faça com uma rede Wi-Fi estável e não com seu plano de dados. O processo demora alguns minutos, e se estiver numa conexão instável, podem aparecer mensagens de erro como "Não é possível estabelecer uma conexão confiável com o servidor.

Pode ser um problema temporário ou talvez seu dispositivo Android não esteja habilitado para serviços de dados." Se mesmo com uma rede estável o problema persistir, realize o seguinte tutorial do nosso fórum:

3. Limpar o cache

Na maioria dos casos, já soluciona a questão limpar o cache do aplicativo da Play Store. Trata-se de um depósito temporário de arquivos. Para limpá-lo, você precisa abrir as configurações Android e ir para o tópico “Aplicativos”.

Em seguida, selecione “Todos” e procure a Google Play Store. Clique sobre ela e pressione o botão “limpar cache”. Quando abrir de novo a Play Store, ela deverá funcionar novamente.

Screenshot 20200410 162940 tile
Limpando o cache do aplicativo / © NextPit (captura de tela)

4. Limpar os dados

Se a primeira dica não tiver funcionado, tente apagar os dados da Play Store. Isso significa praticamente “resetar” o aplicativo. A opção é encontrada em Configurações > Apps e Notificações > Todos > Play Store > Limpar dados.

5. Elimine qualquer tipo de Proxy ou VPN

Apesar de muitos usuários não perceberem, visto que conectado por um proxy ou VPN no Android pode-se acessar diversos serviços online e sites, este tipo de recurso costuma alterar as configurações da Play Store fazendo com que ela deixe de funcionar. 

Para desabilitar um proxy ou VPN, vá em Configurações > Wi-fi (ou Wireless e Conexões de rede) > Altere sua conexão atual e remova qualquer tipo de proxy. Desconecte-se de qualquer VPN através da configuração nativa ou via aplicativo de terceiros.

6. Remover e reinserir a conta do Google

Vá até às Configurações > Contas, clique em Google e escolha a sua conta Google. Se tiver mais de uma, escolha a que está conectada à Play Store. Clique nos três pontos do canto superior direito da barra de ação e selecione “Remover conta”. Confirme a sua escolha e reinicie o seu smartphone. Reinsira a sua conta Google pelo mesmo caminho.

Screenshot 20200410 163554 tile
Remova sua conta do Google / © NextPit (captura de tela)

7. Desinstalar atualizações da Play Store

Isso também pode ajudar. Por vezes uma atualização entra em conflito com a versão atual do app. Para desinstalá-la, siga os passos acima e, em vez de clicar em “limpar dados”, clique em “Desinstalar atualizações”.

8. Apague o cache do Google Play Services

Se a sua Play Store depois desses passos ainda não estiver funcionando, apagar o cache do Google Play Services pode ser a solução. Para isso, vá a Configurações > Apps e Notificações> Todos > Google Play Services > Armazenamento> Apagar cache.

Screenshot 20200410 162940 tile
Limpando cache do aplicativo / © NextPit (captura de tela)

9. Ativar o gerenciador de download

Se você tiver desativado o gerenciador de downloads, a Play Store também não irá mais funcionar. Para ativá-lo de novo, vá a Configurações > Apps e Notificações> Todos > Downloads. Clique em “Ativar” em seguida. Se aparecer apenas a opção “Desativar”, ele obviamente já está ativado e você não precisa fazer nada neste tópico.

10. Redefinir o smartphone

Se nada disso tiver funcionado, restaurar a configuração original pode ser a única saída. Com ela, todos os seus dados serão perdidos, por isso você deve fazer um backup antes.

Para redefinir o seu celular, vá a Configurações > Sistema > Redefinir opções> Limpar todos os dados. Seu smartphone será reiniciado e redefinido. Terminado o processo, use o backup:

E aí, conseguiu resolver o problema que estava na sua Play Store?

ÚLTIMOS ARTIGOS no NextPit

Recomendado pelo NextPit

1 comentário

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • ASUS - Faça backup de seu dados e restaure o celular para configuração original de fábrica, vai ter que baixar todos os apps de novo, mas, vai funcionar... NO ASUS ZENFONE É A ÚNICA MANEIRA de resolver...