NextPit

Alerta bloatware: Operadoras podem instalar aplicativos no seu Android sem a sua permissão

lg g2 homescreen google apps de teaser
© NextPit

Se você acordar de manhã e vir um novo aplicativo na sua gaveta de apps sem que você tenha instalado o mesmo, isso não é um sonho, mas um pesadelo onde o vilão é a sua operadora de telefonia móvel. De acordo com a Forbes, a partir de agora as Teles têm o direito de instalar bloatwares no seu smartphone, sem a sua permissão, mesmo depois da compra do aparelho.

NextPit Logo white on transparent Background
NEXTPITTV
lg g2 homescreen google apps de teaser
Operadoras podem instalar aplicativos no seu Android mesmo depois da compra. / © ANDROIDPIT

Como se já não bastasse ter que utilizar aplicativos pré-instalados pela sua operadora no seu novo dispositivo, softwares que você não usa na grande maioria das vezes, agora é possível que as operadoras façam a pós-instalação destes apps, você querendo ou não. Esta atitude é aparentemente legal e acontece apenas para aqueles usuários com o OS Android vinculado a uma operadora.

A desculpa parece ser o envio rápido dos dispositivos ao mercado, pois quebraria o processo de espera pela autorização de uso dos mesmos. A nova proposta ainda não chegou ao Brasil, mas empresas como a Verizon e a T-Mobile, nos EUA, já contam com suporte da empresa responsável pela entrega OTA destes bloatwares pós-instalados. E isso, claro, abre precedentes para que outras companhias comecem a usar o "novo recurso".

Por que bloatware pós-instalado é um problema?

Em primeiro lugar, bloatwares ocupam a memória do seu smartphone e não podem ser removidos, a não ser se você recorrer ao root do aparelho. E a pior notícia é que na maioria das vezes os usuários não utilizam este serviço. Porém, o grande problema é que com a possibilidade de instalar um aplicativos mesmo após a venda do aparelho, as operadoras e as fabricantes podem enviar softwares e outros conteúdos para o seu Android com o objetivo de aumentar a receita de acordos comerciais e parcerias publicitárias.

Sinceramente, não acredito que obrigando o uso de aplicativos pelos usuários faça alguma diferença em termos de uso dos mesmos, ou aumente de alguma forma o interesse de outras pessoas por eles. De um lado, você tem um aumento no número de instalações, mas de outro uma péssima experiência, o que pode vir a prejudicar o conceito do software que ajudar a alavancar os downloads dele. Aliás, bloatwares não são sinônimo de usuário contente com o serviço da operadora ou da fabricante, por isso, espero que esta novidade não vire uma tendência global.

E aí, como você encararia se a sua operadora começasse a enviar aplicativos sem a sua permissão ou interesse para a sua gaveta de apps? Deixe-nos saber sua opinião nos comentários abaixo.

Fonte: Forbes

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

Os comentários favoritos dos leitores

  •   33
    Conta desativada 01/12/2014

    Nao importa o motivo do post a pergunta é sempre a mesma, que chato isso ta ficando.

  • Luiz Henrique 01/12/2014

    Provavelmente não, mas é só perguntar no chat da Motorola. Realmente é muito chato esse tipo de comentário em post que não tem nada a ver.

  • Vinicius Trindade 01/12/2014

    Nego ta ficando sem noção nivel extremo. Se falarmos aqui das crianças com fome na Africa, alguma alma vai perguntar sobre o 5.0 no Moto G... Ta chato demais já...

  •   60
    Conta desativada 01/12/2014

    Por isso que nunca dispensou o root nos meus aparelhos, se essa atitude virar regra, só vai incentivar ainda mais a comunidade desenvolvedora de custom ROMs,pois duvido que alguém fique com a ROM stock das operadoras.

  • Jodi Amaral 01/12/2014

    se ninguém gosta dos app's quando compra, pensa depois que vão instalando assim. eu odiaria isso... tanto uma falta de respeito e de privacidade

59 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Flávio C. 03/12/2014 Link para o comentário

    Ao meu ver isso é invasão de privacidade, quando vc compra um Smartphone está adquirindo um bem, não cabendo à operadora interferir no aparelho, se fosse oferecido o aparelho em comodato ou locação ai sim Elas poderiam fazer o que quisessem e instalar o que quisessem, uma coisa falo, se isso ocorrer é processo ganho em 1ª instância.


    • marinalva de oliveira moura 15/12/2016 Link para o comentário

      a prova contraria do que postula a favor estou vivendo. E para o nosso governo vai me custar uns trocados a mais que paguei por este sansung j5. Tenho ele na mão e não faço o que quero por causa deste deste aplicativo.


  • Douglas C. 03/12/2014 Link para o comentário

    É brincadeira! Você acaba prestigiando uma operadora por algum benefício e pronto! Duvido que alguém fique contente de estarem instalando "coisas" em seu aparelho sem a sua permissão. Isso é o cúmulo do ridículo! Não quero ninguém mexendo no que é meu.


  • Cleriston Bruno Nanikets 02/12/2014 Link para o comentário

    caso aconteça isso, podemos desativar o APP. Isso não apagará ele do sistema, mas pelo menos não somos mais obrigado a olhar pra cara deles


  • Neitan 02/12/2014 Link para o comentário

    ja nao basta a operadora cortar a conexao quando a franquia passa do limite e ainda tem isso –_–


  • Neitan 02/12/2014 Link para o comentário

    ainda bem que meu cell nao é vinculado 💕


  • Fabricio Duarte 02/12/2014 Link para o comentário

    os dual desbloqueado vão receber isso? eles são independente de qualquer operadora, não vejo nenhuma necessidade de instalá isso! Por vey ta chato todo port todo mundo pergunta quando vão atualizá o moto g ou e... esperem que o mundo não vai acabar por causa de uma atualização... eu tô só de boa com meu moto E e pretendo continuar assim... se atualizarem beleza senão vida que segue com o 4.4.4


  • Iverson Santana 01/12/2014 Link para o comentário

    Esses blotwares sao um inferno! Isso é um absurdo! Era só oq faltava...oq sugiro é um manifesto virtual pra mostrar que nós consumidores nao aguentamos mais blotwares!


  • Denis Francis 01/12/2014 Link para o comentário

    Long life to retail roms!


  • Adsson cordeiro 01/12/2014 Link para o comentário

    Sei que os joguinhos não são das operadoras , mas é o mesma coisa .


  • Adsson cordeiro 01/12/2014 Link para o comentário

    Falta de respeito com os consumidores , já pagamos tão caro e ainda somos obrigado a isso.


  • Adsson cordeiro 01/12/2014 Link para o comentário

    A Samsung fez isso no meu S5, eu tinha apagado os joguinhos que vieram nele , e depois que eu instalei uma atualização de instabilidade todos voltaram.


  • Josinei De Souza 01/12/2014 Link para o comentário

    INSTALOU LIXO NO MEU APARELHO EU EXCLUO NA HORA!!
    SEMPRE ANDO COM MEU APARELHO ROOTEADO
    SEMPRE DETESTEI ESSES APPS QUE VEM JUNTO COM O APARELHO, SE INSTALAREM SEM MINHA AUTORIZAÇÃO EU JOGO TUDO FORA!!


  • Thiago19 01/12/2014 Link para o comentário

    da pra acontecer isso mesmo com o lollipop?


  • Moisés Nannin Pereira 01/12/2014 Link para o comentário

    Por isso que não costumo comprar aparelhos das operadoras. A partir do s3 do comprei os que não fossem mexidos por elas.


    • Rodrigo Calile 02/12/2014 Link para o comentário

      isso não tem nada haver..ex..meu s5 é da tim..coloquei a rom oficial sem operadora..acabara-se os problemas..ou seja vc pode comprar e mudar a rom


  • Adson M. 01/12/2014 Link para o comentário

    Vai instalar o Baidu e companhia limitada na maioria dos Android do país.


  • Rafael 01/12/2014 Link para o comentário

    root + titanium backup. só remover essas pragas, com cuidado para não tirar nada q seja necessário para o funcionamento do sistema.


  • Getulio Andrade 01/12/2014 Link para o comentário

    Tem gente que fala em processar, se a Verizon e a T-Mobile ja tem até suporte para instalar tais apps vcs acham que alguém vai processar essas empresas ??...elas "estudaram" antes pra evitar isso. Aqui vai ser a mesma coisa, vão criar leis pra proteger as operadoras contra processos. Tem que se conformar ou fazer root


  •   20
    Conta desativada 01/12/2014 Link para o comentário

    Eu sempre compro na internet e nunca das operadoras, não compensa. Bloatware nunca mais, já bastava meu primeiro Android.

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.