Review do Asus ROG Phone II: o celular para jogadores

Review do Asus ROG Phone II: o celular para jogadores

Os jogos móveis são um mercado em constante crescimento e não só as editoras de jogos querem gerar receitas, mas também os fabricantes de smartphones. Enquanto a Samsung, OnePlus e Co. integram modos de jogo especiais nos seus sistemas operativos através de software, a Asus está a lançar o ROG Phone II, um smartphone especialmente concebido para as necessidades dos jogadores.

Pode levar o coração dos jogadores à tormenta e tem potencial para altas pontuações. Aqui está a nossa revisão completa do Asus ROG Phone II.

Avaliação

Prós

  • Graças a uma tremenda bateria, um corredor de longa data.
  • Muito bons oradores
  • Desempenho de topo
  • Visor Fast 120 Hertz

Contras

  • Muito alto e pesado

Design para os aventureiros

Quando se trata de design com um toque especial de jogador, a Asus tem uma longa experiência com produtos ROG do seu sector de PC. Aqui gosta de mostrar claramente que estes produtos são para jogadores, e expressa isto com efeitos de luz e design extrovertido.

A partir do espaço do PC para jogadores, há também a possibilidade de configurar os efeitos de iluminação e cores através de software aqui. Mas tudo isto já é conhecido desde o primeiro telefone ROG de 2018. Mesmo a implementação dos disparadores aéreos no modo paisagem permanece no ROG Phone II.

AndroidPIT asus rog phone ii main camera
Não ao gosto de todos: o design do ASUS ROG Phone II / © NextPit

A parte traseira do ASUS ROG Phone 2 é muito perceptível, pois o fabricante define os acentos com formas geométricas. Torna-se realmente impressionante se você operar o telefone do jogo no Modo X. Então o logotipo ROG acende em cores diferentes que você mesmo pode escolher.

O logotipo não só deve simbolizar a afinidade do seu jogo, mas também pode funcionar como um LED de notificação se o telefone ROG estiver virado para baixo na mesa. Um segundo LED de notificação está localizado na parte frontal acima do visor.

Tela para apaixonados

Para um jogador de verdade, a taxa de atualização é muito importante. Não só porque as animações parecem mais fluidas, mas também porque a maior taxa de atualização torna a ação na tela tátil muito mais precisa. Asus já usava um painel AMOLED 90 Hertz no primeiro telefone ROG.

Com o ROG Phone II, o fabricante aumenta isto em mais 30 Hertz, de modo que agora 120 quadros por segundo são mostrados no visor. Asus queria que o tempo de resposta do visor fosse afinado. Segundo o fabricante, isto é 49 milissegundos - para comparação, o Asus disse que o OnePlus 7 Pro tem um tempo de resposta de 85 milissegundos.

AndroidPIT asus rog phone ii full front
ASUS ROG Phone II: tela de 120 Hertz AMOLED é para se apaixonar por / © NextPit

Uma taxa de quadros tão elevada e um tempo de reação curto suga naturalmente muita coisa da bateria. No entanto, o Asus já o impede um pouco no lado da resolução e só usa uma resolução FullHD+ (1.080 x 2.340 pixels) apesar das diagonais maciças de 6,59 polegadas do tela. Para garantir que a tela AMOLED realmente dá vida aos jogos em cores reais, a Asus deu o luxo de calibrar manualmente cada tela individual do ROG Phone II antes de colocá-la à venda.

Asus ROG Phone 2 – Características Especiais

Entre as características especiais do ASUS ROG Phone 2 está certamente a porta USB-C lateral. Isto foi especialmente desenvolvido para os acessórios de jogos ASUS. O próprio âmbito do fornecimento já inclui um destes acessórios: o Aero Active Cooler.

Até mesmo a primeira geração do smartphone de jogos ASUS tinha a porta lateral e um ventilador ativo, para longas sessões de jogos móveis. A ASUS instalou agora um ventilador mais silencioso para a nova versão, que ainda é audível, mas que não o incomoda muito quando joga.

AndroidPIT ASUS ROG Phone II External Cooler 2
Mantém sempre a cabeça fria. Os pacotes ASUS no âmbito da entrega do ROG Phone 2 um puro arrefecimento activo / © NextPit

Para os jogadores, há também a porta USB-C adicional, para que o cabo de carregamento no modo paisagem não interfira com os seus dedos. Além disso, um fone de ouvido de 3,5 mm está localizado nos acessórios do ventilador, também para que ele não afete a experiência do jogo.

Além do ventilador incluído, há outros acessórios para o Asus ROG Phone 2. Todos são projetados para que você se divirta ainda mais com o smartphone para jogos. Para mim, o mais excitante é o Twinview Dock II, que transforma o smartphone em um verdadeiro pequeno console de jogos portáteis móveis. Ou o Mobile Desktop Dock, que não é apenas uma estação de acoplamento, mas transforma o smartphone em uma espécie de console de jogos para a sala de estar.

Software de afinação incluído

O ASUS ROG Phone 2 ainda era enviado com o Android 9.0 no momento do nosso teste. A ASUS já nos informou que já está trabalhando diligentemente no Android 10 para o ROG Phone e que uma beta fechado começou em tempo hábil. Embora a ASUS forneça o smartphone para jogos com Android 9, já existe um controle por gestos, bem-estar digital e um modo escuro em todo o sistema.

Escusado será dizer que o software tem muitas opções para afinar os jogos instalados, para que eles funcionem da melhor forma possível. O App Armory Crate é a interface central entre o hardware, os jogos e o próprio jogador. Aqui, dependendo do seu humor, ou o sistema pode otimizar tudo, ou você pode dar uma pequena ajuda.

Uma vez que os jogadores realmente ambiciosos gastam muito do seu tempo a afinar, eles podem realmente ajustar a taxa de relógio da CPU, incluindo o limite superior térmico, a taxa de atualização do ecrã, ou mesmo controlar a velocidade do Aero Cooler. Muitas destas opções de ajuste são em grande parte o resultado da experiência que o Asus recolheu na área de jogos para PC e agora em smartphones. O ambicioso jogador móvel vai tirar o máximo proveito disso. A gama de configurações é muitas vezes maior do que, por exemplo, os modos de jogo da OnePlus, Samsung e Co.

Todo o poder

Quando se trata de desempenho, um smartphone para jogadores não deve faltar. O público é exigente e quer obter um alto desempenho constante do hardware durante uma sessão de jogo intensa. Mesmo as menores flutuações na taxa de quadros podem acabar por levar à perda de precisão valiosa. Pode ser a diferença entre ganhar e perder para alguns jogadores.

O coração do ROG Phone II vem da Qualcomm e se chama Snapdragon 855+, um SoC sintonizado onde o núcleo de alto desempenho é relógio a 2,96 GHz ao invés de 2,84 GHz. Além da CPU, a GPU também recebe uma taxa de relógio mais alta. Por padrão a Adreno 640 funciona no Snapdragon 855 normal com até 585 MHz. Com o 855+, portanto, no ROG Phone II, a unidade gráfica chega até 700 MHz. Segundo a Asus, tudo isso deve contribuir para um aumento de 40% no desempenho gráfico.

AndroidPIT asus rog phone ii bottom speaker
O botão no meio permite utilizar o software de sintonização no ROG Phone II / © NextPit

Além disso, o Asus usa um generoso 12GB de RAM e 512GB de armazenamento interno. A versão Ultimate fornecerá mais tarde 1TB de armazenamento interno. A memória maior tem um custo: o ROG Phone II não tem mais um slot de cartão MicroSD. Com este recurso, o ASUS ROG Phone 2 pode bater o desempenho do OnePlus 7T em quase todos os aspectos.

Benchmarks do ASUS ROG Phone II

  ASUS ROG 2 Samsung Galaxy Note 10 OnePlus 7T
Tiro de Marca 3D Sling Extreme ES 3.1 6182 4905 6020
Tiro 3D Mark Sling Vulkan 5427 4146 5245
Tiro de Marca 3D Sling ES 3.0 6842 4872 6649
Tempestade de Gelo Marca 3D Ilimitada ES 2.0 77368 53189 72408
Geekbench 5 (Único / Multi) 771/2422 704/2283 786/2825
Memória PassMark 31991 19730 32960
PassMark Disk 75716 73145 50068

Asus ROG Phone 2 – Áudio

O visor está certo, o desempenho é muito bom, o que falta agora é um som muito bom. Mais uma vez, o ASUS ROG Phone 2 sabe como brilhar, porque as duas colunas frontais estão entre as mais barulhentas que já desfrutamos aqui na redação . Embora os alto-falantes do ASUS ROG Phone 2 se agarrem um pouco no volume máximo, ele ainda soa melhor do que os smartphones de preço comparável.

Melhores fotos e vídeos para os gamers

Naturalmente, os usuários do ROG Phone II também querem tirar fotos e vídeos com seu smartphone. A qualidade da câmera de primeira geração do ROG Phone era boa, mas a comunidade queria mais. Agora, Asus quer cumprir esses desejos com a segunda geração.

O Asus conta com o sensor de imagem Sony IMX 586 com 48 megapixels e tecnologia Quad-Bayer, que pode combinar quatro pixels em um, tal como no ZenFone 6. Isto destina-se principalmente a melhorar a qualidade de imagem em condições de iluminação precárias.

AndroidPIT asus rog phone ii front speaker
A câmara de auto-fé está no canto superior direito deliberadamente para melhores fotografias enquanto joga no modo paisagem / © NextPit

A câmara grande angular recebe um novo sensor. Ao invés de oito megapixels como antes, o novo ROG Phone II tira fotos com 13 megapixels. O Asus já usa a mesma configuração de câmera no Zenfone 6, que tinha um preço cem dólares mais barato em sua versão de memória máxima e se destacava em comparação com os smartphones igualmente caros.

A este preço, o ROG Phone 2 tem, no que diz respeito às qualidades foto e vídeo, para medir com smartphones do calibre de um Huawei P30 Pro, Samsung Galaxy S10+ ou mesmo um Google Pixel 4 XL. Infelizmente, neste campo competitivo, o Asus ROG Phone 2 cai em termos de qualidade de foto e vídeo.

Uma grande bateria para jogos mais longos

Esqueça os smartphones como o Samsung Galaxy S10 5G (4.500 mAh) ou o Huawei Mate X 5G (4.200 mAh) se estiver a pensar em pilhas grandes, porque o Asus brilha mais que os dois. O ROG Phone II aloja 6.000 mAh completos e, portanto, deve ser capaz de durar facilmente dois dias de operação normal.

A desvantagem de toda essa coisa de bateria grande é um peso extremamente alto: O Asus ROG Phone II pesa 240 gramas. Para que você não precise esperar horas para carregar a bateria, o Asus oferece ao smartphone de jogo a tecnologia de carregamento rápido de 30 watts. Assim, 4.000 mAh devem poder ser feitos em 60 minutos.

É claro que o Asus moveu a eletrónica de carregamento do smartphone para a fonte de alimentação para que a temperatura no telefone não suba muito durante o processo de carregamento.

AndroidPIT asus rog phone ii dock
Uma das numerosas opções de acessórios para o Telefone ROG II: a estação de ancoragem / © NextPit

Em nosso teste de referência, o ROG Phone 2, com uma taxa de atualização de 60 hertz, chegou a um tempo de funcionamento de 13 horas e 42 minutos. Se o display for operado a 120 hertz, o tempo de execução cai de 30 minutos para 13 horas e 10 minutos. Embora estas medidas não correspondam às do Huawei P30 Pro apesar da enorme bateria, no dia-a-dia o Asus ROG Phone 2 prova ser um dispositivo de longa duração e também pode ficar longe do carregador durante a noite com a consciência tranquila.

Em uso normal, o Asus ROG Phone 2 permaneceu vivo comigo por pouco menos de dois dias. Mas se você jogar mais vezes PUBG ou Fortnite depois do trabalho e usar o ventilador e operar o smartphone no modo Hardcore, então ele vai conseguir passar quase um dia inteiro de trabalho.

Asus ROG Phone 2 – Especificações Técnicas

Dimensões: 171 x 77,6 x 9,5 mm
Peso: 240 g
Tamanho da bateria: 6000 mAh
Tamanho da tela: 6,59 polegadas
Tecnologia da tela: AMOLED
Tela: 2340 x 1080 pixels (391 ppi)
Câmera frontal 24 megapixels
Câmera traseira 48 megapixels
Flash: Dual-LED
Versão do Android: 9 - Pie
RAM: 12 GB
Memória interna: 256 GB
512 GB
Chipset: Qualcomm Snapdragon 855
Número de núcleos: 8
Velocidade máx. 2,96 GHz
Conectividade HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 5.0

Veredito Final

O ROG Phone II será uma coisa de amor ou ódio, imagino. Qualquer pessoa que queira comprá-lo e usá-lo permanentemente certamente verá o smartphone principalmente como um dispositivo de jogo e entretenimento. A possibilidade de fazer chamadas telefónicas, enviar SMS e utilizar o WhatsApp e o Facebook é apenas uma boa funcionalidade.

Graças aos extensos acessórios, como gamepads, refrigeradores ativos, uma estação de acoplamento e um segundo visor, o ROG Phone II pode ser atualizado para uma potente unidade de jogo. Se você precisa de tudo isso e passa muito tempo com jogos AAA para celular, e talvez até queira relatar esses jogos via YouTube Livestream ou Twitch, você deve comprar o ROG Phone II.

ÚLTIMOS ARTIGOS no NextPit

Recomendado pelo NextPit

2 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • O celular é muito legal e tudo, mas é o típico celular que não se pode ter no Brasil. Primeiro pelo preço e segundo que, sair na rua é querer ser roubado. Acho que esses aparelhos, mesmo que sejam gamer, são coisas que no Brasil não estamos preparados para receber.


  • Belo gadget de nicho