O que fazer quando o celular não carrega? Confira 12 dicas

O que fazer quando o celular não carrega? Confira 12 dicas

Alguns de vocês podem estar sofrendo com este problema. Após ligar o smartphone na tomada, a bateria não carrega mais. Talvez já tenham até saído para comprar um novo carregador. Porém, antes de supor que o problema é a bateria com defeito ou o carregador, confira essas 12 dicas para resolver o problema do celular que não carrega.

Por que um celular não carrega?

O problema pode aparecer de várias maneiras: ou o seu telefone não carrega completamente quando conectado, ou a conexão cai, ou o aparelho carrega muito lentamente – às vezes, apenas um pouco mais rápido do que a velocidade com que a bateria é consumida. Esta é uma queixa muito comum, por isso listamos algumas soluções possíveis. Grande parte dos problemas está ligado ao cabo USB ou carregador, às vezes, até mesmo à própria entrada USB.

Abaixo, você confere algumas dicas para solucionar a questão, e o melhor é que você mesmo poderá resolver a maioria delas.

Pegue um atalho

  1. Repare você mesmo a porta USB
  2. Remova o pó e outras sujeiras
  3. Troque o cabo do carregador
  4. Confira o adaptador de parede do carregador
  5. Lembre-se: segurança em 1º lugar
  6. Substitua a bateria
  7. Carregue no lugar certo
  8. Atualize ou redefina o celular
  9. Desligar o aparelho
  10. Tenha certeza de que o status da bateria está correto
  11. Confira a voltagem e amperagem
  12. Danos causados pela água

1. Repare você mesmo a porta USB

A maneira mais rápida e fácil – e muitas vezes bem-sucedida – consiste em simplesmente fazer um pequeno reparo em seu hardware. O problema pode estar simplesmente na superfície metálica no interior da porta USB, o que faz com que o carregador micro-USB não tenha um bom contato, seja por defeito de fábrica ou porque a inserção e remoção constante do cabo de recarga tenha causado um pequeno dano no plugue, fazendo com que a bateria não carregue.

Tudo que você precisa fazer é desligar o aparelho, remover a bateria (se possível), e usar algo pequeno – um palito, por exemplo – para colocar no lugar o pequeno conector da porta USB no seu smartphone ou tablet. Faça-o com muito cuidado e delicadeza, depois recoloque a bateria e ligue novamente. Nove em cada dez vezes isso é tudo o que precisa ser feito.

AndroidPIT elephone p9000 1164
Verifique o conector da porta USB, talvez o cabo não esteja com o contato necessário / © NextPit

2. Remova o pó e outras sujeiras

O celular costuma ficar guardado no bolso das calças? Neste caso, a culpa pode ser de fiapos da roupa: já perdemos a conta do número de vezes em que uma conexão do carregador foi prejudicada por fibras saídas de uma calça jeans. Pior, já vimos telefones com portas USB cheias de chocolate, após serem esquecidos em uma bolsa. Neste caso, aspirar a porta USB ou usar uma lata de ar comprimido (spray) pode resolver quando parece que a bateria não carrega.

Não custa lembrar que o uso de líquidos para limpar os contatos estraga o aparelho. Água, produtos de limpeza ou qualquer tipo de produto abrasivo danifica o conector, então devem ser evitados a qualquer custo. Da mesma maneira, cotonetes, papel higiênico e algodão podem não apenas deixar fiapos, como também danificar os contatos no plugue USB. Uma das poucas exceções com relação aos líquidos é o uso do álcool isopropílico 70%, recomendado por alguns fabricantes.

AndroidPIT LG G3 8
Limpe qualquer sujeira que esteja atrapalhando a conexão na porta USB do celular / © NextPit

3. Troque o cabo do carregador

A parte mais frágil de um carregador é, sem dúvida, o cabo, e não o adaptador que se conecta à tomada da parede. Os clientes da Apple conhecem bem o problema, com a construção delicada (e cara) dos cabos Lightning. A vida destes acessórios cruciais não é das mais longas, já que são expostos a dobras e apertos, isso sem contar na fragilidade de alguns cabos não oficiais.

Antes de sair correndo para comprar um substituto, tente pegar um cabo USB de outro dispositivo compatível e experimente em seu lugar. Muitas vezes, o cabo pode se desgastar por dentro, pois está constantemente sendo enrolado, torcido ou qualquer outra coisa. Ao invés de comprar um novo carregador, você pode precisar apenas de um novo cabo.

androidpit USB 1
Cabos são facilmente danificados. Tome cuidado na hora de guardá-los na sua bolsa ou mochila / © NextPit

Cabos originais são sempre recomendados, mas muitas vezes custam um valor exorbitante na página oficial da marca. Há sites em que você pode comprar boas marcas sem precisar gastar tanto, basta pesquisar. Muitas das empresas especializadas em acessórios para carregamento do celular possuem produtos autorizados pelas fabricantes de smartphone, como é o caso da Anker.

4. Confira o adaptador de parede do carregador

Se a troca do cabo não resolveu o problema com o smartphone que não carrega, verifique o adaptador de parede — especialmente nos modelos em que o cabo pode ser removido. Já vimos casos em diversos carregadores em que a entrada USB ficou um pouco frouxa com o uso constante.

É importante checar também se a combinação de carregador e cabo é compatível com o celular em questão, o que ajuda a descartar o smartphone como causa do problema — aproveite o embalo e experimente outras tomadas. No caso do carregador, alguns modelos oferecem combinações de voltagem e amperagem para modelos específicos, o que pode fazer com que o acessório não carregue a bateria do celular, ou então a uma potência (e velocidade) bem baixa. 

5. Lembre-se: segurança em 1º lugar

Não carregue o celular perto da água, nem mesmo em ambientes excessivamente quentes ou úmidos — ou seja, não faça isso enquanto você toma banho. Além disso, ao substituir o cabo ou carregador, verifique se o carregador foi homologado antes de comprar um e evite o impulso de economizar com um adaptador genérico. O barato pode sair bem caro, como mostra o vídeo abaixo:

Uma versão anterior deste texto alertava sobre o risco de deixar o celular carregando durante a noite, mas é importante destacar que essa dica não é resultado de algum tipo de risco de sobrecarga. Afinal de contas, os smartphones atuais contam com sistemas que detectam quando o carregamento da bateria está completo, desligando o processo e evitando problemas.

Mesmo assim, a recarga da bateria pode gerar calor e, se o smartphone estiver em um espaço apertado — por exemplo, embaixo do travesseiro —, há o risco dele superaquecer. Para evitar problemas, ao carregar a bateria do celular, deixe o aparelho em um local arejado.

6. Substitua a bateria

As baterias não duram para sempre e, após alguns anos, elas perdem capacidade ou começam a se comportar de maneira estranha. Quanto mais você descarrega e carrega o componente, mais rápido será preciso substituí-lo. Claro que se a bateria "morreu" após dois meses, ela provavelmente tinha um defeito de fabricação e recomendamos acionar a garantia da marca. Mas se o seu aparelho é antigo, ou parece estar agindo de forma muito estranha no que diz respeito à bateria, pode ser que ela esteja com defeito.

Algumas baterias defeituosas podem ser identificadas facilmente porque começam a estufar ou vazar — o que indica um risco elevado de explosão. Caso não encontre um problema à primeira vista e tenha um modelo com bateria removível, retire a tampa e inspecione o componente. Se estiver com um dos problemas listados, remova-a imediatamente e limpe a área com cuidado para evitar a corrosão.

Se a tampa não é removível, você pode colocar o telefone sobre a mesa e tentar girá-lo para ver se a bateria está protuberante ou deformada (não se assuste com o resultado – pode ser apenas o design do telefone). Nem preciso dizer para não fazer isso caso o módulo de câmera na traseira apresente um relevo em relação ao resto da traseira. Caso encontre problemas, procure uma assistência técnica autorizada e substitua a bateria por uma original do fabricante ou de um fornecedor certificado.

ANDROIDPIT battery 1
Se você vai substituir a bateria, compre um modelo oficial / © NextPit

Mais uma vez, é possível encontrar baterias em algumas boas lojas na internet. Você só precisa pesquisar com cuidado para adquirir produtos originais e de qualidade. Uma nova bateria deve durar mais ou menos dois anos antes de precisar ser substituída, embora isso dependa do número de ciclos de carga e descarga.

7. Carregue no lugar certo

O carregamento em uma tomada na parede sempre será mais rápido do que pelo PC ou notebook. Isso acontece porque, apesar da tensão de um carregador de tomada e da porta USB do PC ser a mesma, 5 volts, a corrente elétrica da porta USB do PC gera uma potência menor.

A tomada na parede pode fornecer muito mais potência do que uma porta USB do computador ou TV, e no caso dos carregadores rápidos, o aumento pode ser de mais de 20 vezes, com novos sistemas de recarga passando dos 100 watts, e consequentemente, menor tempo ligado à tomada.

Também neste caso, verifique se o adaptador de parede é apropriado para o aparelho. O carregador de um celular pode não fornecer a potência necessária para outro aparelho — um exemplo comum é tentar carregar um iPad com o adaptador do iPhone, que fornecia apenas 5 W. Outro exemplo: tentar usar o carregador que veio com um fone de ouvido Bluetooth, ele pode simplesmente ser incapaz de carregar o seu smartphone.

androidpit usb smartphone pc 3
O computador não consegue carregar a bateria do celular tão rápido quanto uma tomada / © NextPit

8. Atualize ou redefina o celular

Atualizações de sistema ou novas versões do sistema operacional podem prejudicar a autonomia da bateria — tanto no Android quanto no iOS —, especialmente ao atualizar um celular antigo para um sistema novinho. Enquanto os novos aparelhos foram projetados para aproveitar os recursos do novo software, um smartphone veterano pode sofrer um pouco com tantas novidades e recursos, especialmente se estiver com a bagagem de anos de uso.

Se for o caso, considere reverter o celular para as configurações de fábrica ou, em casos extremos, voltar para uma versão anterior do sistema operacional. Lembre-se que em ambos os casos todos os dados do aparelho são apagados, então faça um backup do aparelho! No caso das versões antigas do sistema, o processo deixa o celular exposto a riscos de segurança, então evite a opção se possível.

Por outro lado, a autonomia de uso pode ser melhorada com uma atualização de sistema. Para instalar a última versão do sistema no celular, vá para Configurações > Sobre o Telefone > Atualizações de Sistema e verifique se há uma nova versão disponível.

Androidpit System update Nexus 6P 2
Atualize o sistema do celular (ou reverta para uma versão anterior em casos extremos) / © NextPit

9. Desligue o celular

O uso de aplicativos e recursos afeta o tempo de recarga do celular. Carregar o aparelho no meio de uma sessão de Call of Duty com o som e brilho no máximo obviamente fará com que o smartphone demore muito mais para completar a bateria do que se estivesse com tudo desligado, sem contar as preocupações com superaquecimento.

Deixe o celular em modo avião, ou desligue-o completamente, ao carregar a bateria para garantir o menor tempo de recarga possível. 

10. Tenha certeza de que o status da bateria está correto

Às vezes o celular "pensa" que está com um nível de bateria bem diferente do real. O resultado é um funcionamento fora do normal do aparelho, incluindo uma limitação de desempenho fora de hora, ou ainda dizer que está "na reserva" e durar diversas horas como se estivesse com a carga completa.

Já escrevemos um guia completo sobre como "calibrar" a bateria do seu smartphone, então não vou repetir as instruções aqui, mas vale seguir os passos antes de considerar o descarte da bateria ou do celular. Porém, antes de clicar no link abaixo, você precisa saber que "calibrar" a bateria nada mais é do que corrigir os valores do arquivo que indica qual é a capacidade da bateria e quando está cheia ou descarregada.

ANDROIDPIT battery 5
A "calibração" da bateria pode ser uma maneira simples de resolver problemas de recarga / © NextPit

11. Confira a voltagem e amperagem

Esta dica veio da comunidade NextPit e pode ajudar a identificar um cabo defeituoso. Baixe o aplicativo gratuito Ampere no link abaixo. Abra o app e ligue o celular no carregador, a tela do aplicativo deve ficar verde, com o texto no topo mostrando a palavram "measuring" (medindo). Se não aparecer nada, pode ser um sinal de que não há corrente indo para o smartphone.

Caso ele identifique uma corrente (medida em Amperes), o app mostrará as estatísticas de recarga, incluindo valores mínimos e máximos da corrente (em miliamperes) e tensão (em volts). Em conjunto com o manual do usuário, pode ser uma boa maneira de diagnosticar o funcionamento com diferentes carregadores pela casa.

AMPERE
O app não substitui um amperímetro, mas pode identificar cabos e carregadores incompatíveis / © NextPit

12. Danos causados pela água

Recebemos algumas perguntas sobre problemas causados pela água. Se o celular não carrega depois de um mergulho não há muito o que fazer: deixar o aparelho secar por um longo período, remover a umidade dos contatos na entrada USB e em último caso trocar a bateria, caso isso seja possível.

Este tipo de acidente costuma inutilizar o aparelho, então evite líquidos a todo custo. Confira o nosso guia ensinando o que fazer (e o que evitar) depois que o smartphone cai na água, mas não ligue o celular no carregador até ter certeza de que ele está completamente seco.

AndroidPIT samsung galaxy s7 water active
Seque o celular imediatamente! / © NextPit

Caso nenhum dos passos acima tenha ajudado a resolver o problema, procure a fabricante do celular para saber como proceder e se o problema está coberto pela garantia. Se o celular não foi projetado para ter a bateria substituída pelo usuário, não tente abrir o aparelho sem a presença de um técnico. Como mostramos no vídeo acima, o componente oferece risco de explosão e só deve ser manuseado por um especialista. 

Você já teve um smartphone que não carregava? Qual era o problema e como você o resolveu? Compartilhe a sua experiência no campo de comentários abaixo.


Este texto foi atualizado em março de 2021 com sete novas dicas e os comentários anteriores à data foram mantidos.

ÚLTIMOS ARTIGOS

9 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Juliana Veras há 5 meses Link para o comentário

    meu j6 não esta carregando corretamente meu telefone devido eu ter deixado descarregar completamente


  • Juliana Veras há 5 meses Link para o comentário

    primeira vez que eu deixo meu telefone descarregar completamente e ele não esta pegando carga corretamente no carregador


  • Cintia Oliveira há 8 meses Link para o comentário

    Meu celular e um alcatel ele ta com a entrada quebrada ja não sei oq faço meu ....


  • Ivane Aparecida da Silva há 9 meses Link para o comentário

    Meu J7 prime tem 03 anos de uso nunca tinha dado problema de ontem pra hoje coloco pra carregar e não reconhece o carregador já troquei o carregador ...troquei cabo e nada de carregar... o que fazer???... será que ocorreu oxidação na entrada dele???


  • Lucas 09/01/2020 Link para o comentário

    Olá meu telefone não carrega ele aparece que está carregando quando conectou o carregador mas não carrega


    • Walace sales 04/05/2020 Link para o comentário

      Meu celular ponho na tomada aí ele carrega logo com algum tempo para de carrega me ajudem


  • Ester 06/01/2020 Link para o comentário

    Bom dia.
    Quando conecto o celular no carregador ele não carrega. Já tentei em vários carregadores e tomadas diferentes, mas ele não carrega.
    Porém quando o conecto no notebook através do cabo USB ele carrega normalmente.
    O que será que está acontecendo?


    • Nathalia Barboza há 3 meses Link para o comentário

      Bom dia.
      Estou com o mesmo problema, como vc resolveu? Achei que era pq podia ter ocorrido oxidação na entrada do celular


    • Nathalia Barboza há 3 meses Link para o comentário

      Bom dia
      Estou com o mesmo problema, como vc resolveu? Achei que era pq podia ter ocorrido oxidação na entrada do celular

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.