NextPit Para a página inicial do NextPit

Enquete da semana: como você protege fisicamente o seu celular?

Atualizado: resultados analisados
Enquete da semana: como você protege fisicamente o seu celular?

Na nossa enquete da semana, perguntamos como você protege o hardware do seu celular. O resultado, preciso dizer, não foi uma grande surpresa, pois a nossa comunidade parece entender o valor destes aparelhos. Contudo, é interessante perceber como a escolha desta proteção acontece.

Como sempre, o resultado da nossa enquete leva em consideração as votações dos quatro principais domínios do NextPit: Brasil, Alemanha, França e a nossa comunidade internacional (.COM).

Sim, nossa comunidade entende o valor de um celular

O acessório mais popular entre pessoas que utilizam celulares ficou bem claro na pesquisa que abriu a nossa enquete: capinhas de proteção são as fieis companheiras dos smartphones. No Brasil, 78% das pessoas utiliza uma capa de proteção tradicional, enquanto na França e Alemanha são 79% e 76%, respectivamente.

Já os falantes de inglês, pertencentes à nossa comunidade internacional, tiveram o resultado mais alto aqui, em 85% diz utilizar esta ferramenta para proteger seus aparelhos.

Como voce protege seu celular fisicamente
As capas de proteção são as fieis companheiras dos celulares, indica nossa comunidade / © NextPit

Seguindo na mesma linha de proteção, as películas de vidro aparecem em primeiro lugar quando o assunto é proteger a tela do smartphone. Contudo, não são tão populares quando os cases de proteção. Isso pode ser percebido nos domínios da Alemanha (37%) e da França (36%) do NextPit, em que boa parte das pessoas que participaram da enquete afirmam não usar película na tela. 

Enquete da semana 02
As películas na tela são populares, mas não tão relevantes quanto as capinhas de proteção / © NextPit

Tela trincada é um problema maior no Brasil

Ok, vocês cuidam dos celulares de vocês, e isso ficou especialmente perceptível na segunda parte da enquete da semana, pois para a maioria das pessoas aqui, usar o celular com a tela rachada é raridade, com exceção da comunidade no Brasil.

Enquanto 79% das pessoas na nossa comunidade internacional afirmam nunca terem que usar o celular com a tela trincada, no Brasil, este número cai para 39%. Muito próximo disso, 37% da nossa comunidade brasileira já teve que passar meses com a tela do celular rachada.

Já na Alemanha e França, os números se aproximaram bastante da realidade da nossa comunidade internacional, com 69% e 60% respectivamente.

Enquete da semana 03
Tela trincada é menos comum do que se imagina / © NextPit

O seguro de celular ainda precisa provar a que veio

E é aqui que o resultado da nossa enquete da semana chama a atenção, pois a maior parte da nossa comunidade parece não ver benefícios em adquirir um seguro para o celular neste momento. Os números ficaram muito aproximados em cada domínio do NextPit quando perguntamos se vocês possuem algum tipo de seguro de celular: Brasil (92%), COM (84%), Alemanha (94%) e França (90%).

Como observado em alguns comentários, existe uma certa descrença em relação aos seguros para smartphone hoje em dia, em especial, quando é preciso acioná-los.

Eu não preciso de "coisas" de proteção. E, certamente, não de um seguro, não cobre a maioria das coisas de qualquer maneira. Eu apenas presto atenção.

René H. (Comunidade alemã)

Uma vez fui persuadido a fazer um seguro. Depois de um acidente, a parte de trás (do celular) estourou. O dispositivo não foi trocado por um novo conforme prometido, mas foi enviado e reparado. Portanto, é tudo apenas uma enganação.

Reginald Barclay (comunidade alemã)

Enquete da semana 04
Seguro de celular ainda é tabu? / © NextPit

Conclusão:

De forma geral, a nossa comunidade opta por segurança em detrimento ao design dos celulares. Muitas pessoas afirmam que a estética do dispositivo é importante na hora de escolher um smartphone, no entanto, a frustração de ter que pagar por um reparo no futuro acaba exigindo algum tipo de acessório de proteção.

Entre estes acessórios, as capinhas de proteção tradicionais e a película de vidro acabam sendo as escolhas mais certas. Por outro lado, quem opta por não utilizar qualquer tipo de proteção, diz ter extremo cuidado com o celular.

Obviamente, você deve proteger seu smartphone com uma capa tradicional ou uma capa estilo folio! Ainda que economicamente, quando vemos o preço de substituir uma tela ou, digamos, vidro, os 50 a 100 reais investidos (em média) são muito, muito mais lucrativos.

Emmanuel MILCENT (comunidade francesa)

Agora, o que chama a atenção é a falta de interesse em seguros para celular, em especial, porque hoje este tipo de serviço está cada vez mais acessível, seja através das operadores ou até mesmo Fintechs. A grande questão aqui, além dos preços cobrados pelas seguradoras, parece estar na hora de acionar o serviço que, por vezes, acaba ficando a baixo das expectativas de quem o comprou.

Mais uma vez, muito obrigada a todas as pessoas que participaram da enquete, assim como os que desenvolveram suas respostas nos comentários. Caso tenham sugestões para novas pesquisas, fiquem à vontade para compartilhá-las. Na próxima sexta-feira teremos uma nova enquete da semana!


Texto Original

Após algumas discussões sobre como cada editor usa e cuida do seu celular, resolvemos perguntar para a comunidade NextPit sobre as preferências pessoais para proteção do aparelho. Sejam bem-vindos à enquete da semana.

2021 tem sido um ano atípico em vários aspectos, incluindo alguns detalhes no mercado de celulares. Já foram lançados pelos menos três smartphones resistentes, o Galaxy XCover 5, o Motorola Defy (2021), e o Nokia XR20. Mas qual a importância que os leitores do NextPit dão ao tema da proteção do smartphone?

Como os aparelhos resistentes não passam de um nicho — apesar de alguns fãs nostálgicos entre os editores do site — vamos perguntar de maneira geral, como você protege o seu celular?

Como você protege seu celular fisicamente
Jalouza.Handykette.UrbanXBody band.MODEL02
Protegendo o celular com estilo / © Jalouza

Para quem não entendeu a opção “capa com corrente”, o acessório pode ser visto na imagem acima, e tem um público fiel em alguns países.

E quanto à tela? Uma pergunta direto ao ponto:

Você usa uma película de proteção na tela?

Você já seguiu usando um celular mesmo depois de rachaduras na tela?

Considerando o custo para trocar uma tela de smartphone, é comum que muitas pessoas continuem usando o aparelho mesmo após danos no componente. Mas será que isso também acontece entre os leitores do NextPit? É o que queremos saber com a segunda pergunta:

Você já continuou usando um celular com tela trincada?

Seguro de celular: obrigatório ou desnecessário?

Por fim, uma última pergunta rápida. Você contratou um plano de seguro para o seu aparelho celular? Imagino que a prática tenha diferentes graus de popularidade nos diversos países em que o NextPit é publicado, por isso trago esta última questão:

Você tem um seguro adicional para o celular?

Bom, é isso por esta semana. Fique à vontade para explicar suas respostas e dar sua opinião sobre o tema no campo de comentários abaixo. Agradeço antecipadamente a todos que participaram desta enquete e já deixo o convite para conferir a análise das respostas na próxima segunda-feira!

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

3 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Derick há 1 mês Link para o comentário

    Cara, sempre que possivel compro pelicula. Levar celular na assistencia pode ser algumas vezes dor de cabeça. Entao previno para nao ter de pagar mais caro depois.


  • Soterio Salles há 1 mês Link para o comentário

    Aqui é vida loka, nunca gostei nem de capa nem de película então não uso...
    Devo dizer que tive sorte em toda a minha vida de usuário de celular, nunca quebrei uma tela... Bem não a tela mas tive um Moto X que quando eu caí de moto ele trincou a beirada do vidro frontal mas não chegou na tela e assim eu comprei outro e troquei....


  • Penskemen há 1 mês Link para o comentário

    Só existe um tipo de proteção 100% para os smartphones, mas a maioria dos donos de aparelhos desconhecem esse produto chamado "case box". O conceito usado segue a ideia das caixas estanque. É uma capa com tripla camada de proteção. A 1ª de borracha sintética, a 2ª um estojo plástico, a 3ª é uma tampa acrílica que cobre a tela encaixada no conjunto de plástico e borracha. O aparelho fica dentro de uma armadura, que é resistente a quedas, e é possível mergulhar com o aparelho. O único porém é o preço salgado dessa case box.

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.