NextPit

Google Maps: como ativar o modo escuro no Android e iOS

Google Maps: como ativar o modo escuro no Android e iOS

Desde agosto de 2021, o Google oferece o modo escuro no seu aplicativo de mapas para smartphones Android e iPhones. Desta forma, você pode trocar a visualização tradicional por cores escuras no celular. Neste tutorial, ensinamos como ativar o modo escuro no Google Maps para Android e iOS.

As grandes vantagens da utilização do modo escuro no celular são poder descansar os olhos diminuindo consideravelmente a iluminação da tela e, claro, economizar bateria. Desde o iOS 13 e o Android 11, este recurso já é nativo do sistema. Contudo, o Google Mapas demorou para oferecer suporte ao modo escuro em ambos os sistemas operacionais.

Em fevereiro deste ano, o Google disponibilizou o dark mode ao Google Maps no Android, o que tornou possível usar o aplicativo de navegação em um esquema de cores escuras. Contudo, apenas no início do mês de agosto, tivemos o anunciou da função para o Google Mapas no iOS.

Abaixo, mostramos como usar o recurso no seu celular e ter uma experiência noturna melhor com o app de localização mais popular do mundo.

Pegue um atalho:

Ativando o modo escuro no Google Maps para Android

Para ativar o dark mode no Google Mapas para Android siga os seguintes passos:

  1. Abra o Google Mapas;
  2. Toque na imagem do seu perfil à direita da barra de pesquisa;
  3. Escolha Configurações;
  4. Toque na opção Tema > Sempre com tema escuro;
  5. Pronto, agora você já pode usar o Google Mapas no modo escuro no seu Android!
2021 03 02 Google Maps
Ative o modo escuro no Google Maps para Android / © NextPit

Para uma experiência ainda mais suave com o Google Maps no Android, indico configurar o aplicativo para alternar entre o modo claro e escuro para corresponder automaticamente às configurações do sistema operacional do celular. Para tanto, basta escolher a opção "o mesmo tema do dispositivo".

Ativando o modo escuro do Google Mapas no iOS

Para ativar o modo escuro no Google Mapas para iPhone siga os seguintes passos:

  1. Abra o aplicativo do Google Mapas e clique no ícone do seu perfil, no canto superior direito da tela;
  2. Navegue até Configurações;
  3. Clique em Modo escuro e selecione Ativar/Ligar;
  4. Pronto, agora você já pode usar o Google Mapas no modo escuro no seu iPhone! 

Assim como sugerido acima, para ter experiência ainda mais fluida com o Google Maps no iOS, indico configurar o aplicativo para alternar entre o modo claro e escuro para corresponder automaticamente às configurações do sistema operacional do iPhone escolhendo a opção "o mesmo tema do dispositivo".

Google Maps Dark Mode
O modo escuro no Maps está sendo liberado desde o início de agosto para quem usa iPhone / © Bihlmayer Fotografie / Shutterstock.com

Além disso, como mencionado no início deste artigo, o modo escuro do Maps chegou recentemente ao iOS, logo, se você ainda não contar com o recurso, saiba que ainda está em processo atualização. De acordo com o Google, os iPhones devem receber a novidade até o final do mês de agosto.

Como definir cores escuras na navegação para Android e iOS

Outro recurso interessante do modo escuro no Google Mapas é usar os temas claros e escuros sincronizados com o modo de navegação, ou GPS. Se você optar por usar a função de forma automática, por exemplo, os mapas claros podem ativar o tema escuro durante à noite ou em túneis de forma fluida. Para tanto, siga o seguinte caminho:

  1. Abra o aplicativo do Google Mapas e clique no ícone do seu perfil, no canto superior direito da tela;
  2. Navegue até Configurações > Navegação;
  3. Vá até Exibição do Mapa > Esquema de cores > Automático.

Se você preferir usar apenas o modo escuro durante a navegação, seja dia ou noite, em vez do "Automático", selecione apenas "Noite".

2021 03 02 Google Maps 2
Tanto no Android quanto no iOS, o recursos está disponível nas Configurações de Navegação / © NextPit

E aí, por quanto tempo você estava aguardando esse recurso no seu iPhone ou Android? Você usa o Google Maps, o app de mapas nativo da Apple ou um aplicativo de terceiro para localização? Compartilhe com a nossa comunidade nos comentários abaixo.

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Artigos recomendados

Sem comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.