Android 12: tudo sobre a versão mais recente do Android

Android 12: tudo sobre a versão mais recente do Android

O anúncio do Android 12 é esperado entre setembro e outubro deste ano. E com a versão Beta 3 do novo sistema operacional do Google disponível desde o início de julho, reunimos neste artigo tudo o que sabemos sobre o Android 12 até agora.

O objetivo desta página é coletar todas as informações sobre o Android 12 em apenas um lugar para você encontrar rapidamente o que está procurando sobre o tema. Quer saber como o novo sistema operacional irá se chamar? Quais são os novos recursos? Quais celulares que receberão a atualização? Você encontra essas e outras respostas aqui.

Pegue um atalho:

Como o Android 12 será chamado?

Com o anúncio do Android 10, a equipe de desenvolvedores do Android decidiu não nomear mais as versões do sistema operacional usando nome de sobremesas. Assim, depois do Android 9 Pie, todas as versões recebem apenas o número da versão.

Contudo, logo no início do desenvolvimento do Android 12, o codinome "Snow Cone" foi encontrado no código do SO pelo time do XDA Developers, fazendo com que os rumores sobre como o Android 12 se chamaria crescem em torno desta sobremesa.

android 12 snow cone
Teríamos o "Android 12 Snow Cone" se o Google ainda usasse nome de sobremesa nas novas versões do SO / © Chad Verzosa - Shutterstock/NextPit

Vale lembrar que o Android 11 recebeu o codinome “Red Velvet Cake” internamente, mas nunca chegou a receber oficialmente o nome da doce. Dito isso, o nome oficial da versão deverá seguir a mesma linha e se chamar apenas "Android 12" a partir do anúncio oficial.

Análise prévia da versão Beta do Android 12

O Android 12 está em desenvolvimento pelo menos desde fevereiro, quando o Google liberou a primeira prévia do sistema operacional para desenvolvedores. E seguindo o cronograma de lançamento, já estamos na terceira versão beta do novo sistema. Mas o que isso significa?

Nos últimos anos, o lançamento da versão beta serviu para chamar a atenção da comunidade de desenvolvedores de aplicativos para possíveis novidades que o Google trará ao OS. Desta forma, a gigante das buscas permite que desenvolvedores se antecipem às mudanças e, de quebra, oferece uma oportunidade para o time do Android receber um feedback em tempo real sobre as funcionalidades do novo sistema.

NextPit Android 12 scrollshot
A versão beta do Android 12 antecipa algumas das principais funções que veremos no sistema operacional em 2021 / © NextPit

Isso diminui as chances da empresa ter que enviar uma sequência de updates corretivos após o envio da versão final do SO para os aparelhos rodando o Android.

Além disso, permite que canais como o NextPit possam usar as novidades do sistema, testar os recursos e mostrar como funcionam na prática. Por isso, nossa equipe já baixou e instalou o Android 12 em um smartphone Google Pixel. No link abaixo você confere o nosso teste prévio do Android 12 Beta:

Por que o Android 12 é tudo que espero de um sistema operacional

Quais são as principais novidades do Android 12?

Durante o Google I/O 2021, a conferência para desenvolvedores da gigante das buscas, foram anunciadas algumas das principais novidades do Android 12. Entre estas, temos uma das maiores revisões no design da Interface do Usuário (UI), rebatizada de Material You. Também tivemos a introdução do Painel de Privacidade, a redefinição dos Widgets para Android e uma série de melhorias na área de segurança.

Falamos em detalhe sobre cada um destes recursos e muitos outros em um artigo especial sobre as novas funções que chegam ao Android 12, confira no link abaixo:

Android 12: veja quais são as novas funções do novo sistema operacional

NextPit Android 12 11
Os novos Widgets do Android 12 foram redefinidos em forma e função para trazer uma melhor experiência de uso do smartphone / © NextPit-Google

Android 12: data de lançamento e disponibilidade

A previsão da equipe do Android é consolidar os recursos finais do sistema operacional em agosto deste ano. Os detalhes do cronograma de lançamento podem ser vistos na imagem abaixo:

android 12 desktop timeline en
A versão estável do Android 12 deve chegar em agosto de 2021 / © Android Developers

O que isso significa? O Android 12 deve chegar à versão estável em agosto, quando o sistema para de ganhar novidades, o que podemos identificar na imagem acima como "platform stability". Depois, passamos para a fase de correção de bugs antes do lançamento da versão final.

Desta forma, considerando que as versões 10 e 11 do OS foram lançadas no mês de setembro, é possível que o Android 12 siga o mesmo caminho. Contudo, mesmo após disponibilizada oficialmente, a versão final deve demorar para bater na barra de notificações do seu celular, pois as fabricantes possuem um cronograma de atualização independente do Google. Logo, os primeiros aparelhos na lista de atualização para Android 12 serão os modelos Google Pixel.

No momento da publicação desta página, o Android 12 se encontrava no Beta 3, que já traz as APIs finais da versão, bem como o SDK oficial. Ou seja, não esperamos ver muitas mudanças até o lançamento do Beta 4, que marcará a estabilidade da plataforma e está agendado para agosto.

Quais celulares têm o Android 12?

Até o momento, a versão beta do Android 12 pode ser instalada não apenas nos modelos Pixel, mas também em dispositivos de outras 10 fabricantes. No link abaixo, você confere a lista de celulares elegíveis e até confirmados para receber a versão mais recente do Android:

Veja a lista de smartphones que devem receber a atualização para Android 12

Considerando a extensa política de atualização da Samsung, criamos uma lista especial para os modelos da fabricante que são elegíveis ou já estão confirmados para receber o Android 12. Para ver a lista, acesse o link abaixo: 

Conheça quais celulares da Samsung que receberão a atualização para Android 12

AndroidPIT samsung s20 front 2
O Samsung Galaxy S20 está entre os celulares elegíveis para receber a atualização para Android 12 / © NextPit

Como instalar a versão beta do Android 12 no seu celular


Aviso: se você quiser usar o Android 12 na versão beta, lembre-se: o sistema ainda é instável e não está otimizado para a maioria dos aplicativos. Se ainda assim você pretende baixar e instalar o Android 12, indicamos ler as notas da versão antes para saber quais são as limitações do novo SO até o momento.


Se você já baixou e instalou a prévia para desenvolvedores ou a versão Beta 2, receberá as próximas atualizações do sistema de forma automática Over-the-Air (OTA). Se este não é o seu caso, siga as instruções abaixo.

  • Para instalar o Android 12 beta 3 no seu celular, a primeira coisa que precisa fazer é se se inscrever no Programa Beta do Android.
    • Para isso, é necessário ter um dispositivo Google Pixel compatível ou um dos modelos das fabricantes parceiras do programa.
Android 12 beta program
Se você possui um ou mais aparelhos elegíveis para participar do Programa Beta, é necessário se inscrever antes para começar a usar a nova versão / © NextPit
  • Depois, basta atualizar a imagem de fábrica do aparelho ou fazer o sideload da imagem OTA para o seu dispositivo, caso em que não será necessário desbloquear o bootloader ou limpar os dados.

De qualquer forma, após a instalação manual, você receberá as atualizações futuras de forma automática.


O que você quer ver na próxima versão do Android?

Esperamos que você tenha encontrado as informações que buscava sobre o Android 12. Esta página será atualizada com frequência para trazer as novidades mais importantes sobre a nova versão do sistema operacional Android.

ÚLTIMOS ARTIGOS

Sem comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.