Como tirar o melhor proveito do modo cinema do iPhone 13

cinematic mode iphone hero
© nextpit

Ler em outras línguas:

Com o iPhone 13 e o iPhone 13 Pro é possível filmar vídeos com efeito bokeh usando o modo cinema. Neste artigo, explicamos como gravar vídeos com profundidade de campo e como editá-los na série iPhone 13 e outros dispositivos Apple.

Geralmente, é possível saber imediatamente se um vídeo foi filmado com um smartphone ou com uma câmera "real". A grande diferença está no foco seletivo, com o qual podemos escolher deixar objetos em primeiro plano ou desfocar o plano de fundo a fim de direcionar o foco para o assunto. E é especificamente isso que a Apple aprimorou na câmera dos novos iPhones.

Como funciona o modo cinema no iPhone

Enquanto no passado eram necessárias câmeras ou filmadoras profissionais com sensores grandes para um efeito desfocado, hoje ter profundidade de campo em vídeo pode ser feito a partir do software do celular. Por conta disso, alguns smartphones Android possuem o recurso há alguns anos, porém, a solução encontrada pela Apple é inegavelmente mais fácil e prática do que as encontradas na concorrência.

O grande truque é que o iPhone 13 grava um mapa de profundidade junto com os vídeos. Os vídeos brutos gravados pelo smartphone são nítidos do primeiro até o segundo plano. Por isso, se o próprio iPhone ou quem estiver controlando o aparelho definir o foco no vídeo, o modo cinema suaviza as áreas espaciais na frente e atrás.

Como o iPhone salva os vídeos no formato bruto (RAW), o mapa de profundidade e o ponto de foco são definidos separadamente um do outro, o foco do vídeo também pode ser editado posteriormente - no próprio iPhone 13, bem como em outros softwares da Apple.

Quanto à gravação em si, o modo cinema está atualmente disponível para as câmeras grande-angular, teleobjetiva e de selfie. Abaixo você encontra os modelos do iPhone compatíveis com o recurso:

Como funciona a gravação de vídeo no modo cinema

O modo cinema pode ser ativado rapidamente a partir do app de câmera dos novos iPhones entre os modos "vídeo" e "slow motion". Um toque ativa o modo e basta clicar no botão de gravação para dar início à captura do vídeo.

Por padrão, o aplicativo de câmera marca todos os rostos reconhecidos durante a gravação — inclusive animais. Enquanto a imagem está sendo captada, o modo cinema tenta determinar a pessoa/objeto/animal mais ativo e definir o foco automaticamente. Entretanto, você também pode mudar o foco manualmente, tocando na tela.

No vídeo a seguir, você pode ver que o foco só muda automaticamente de uma pessoa para outra quando existe interação com a câmera em primeiro plano — caso contrário, o modo cinema mantém o foco na pessoa reconhecida em primeiro plano desde o início do vídeo. E, claro, sempre que mudamos o foco manualmente.

Como mencionado acima, o foco em primeiro plano funciona não apenas com pessoas e animais, mas também com objetos. Ao marca-los, o modo cinema irá rastreá-los para manter tudo em foco quando em primeiro plano.

Com um longo toque, você trava o "autofoco virtual" a uma certa distância e assim mantém, por exemplo, uma pessoa ou um objeto em primeiro plano em foco, não importa o que esteja acontecendo em segundo plano.

cinematic mode af lock
Pressione longamente com o dedo em um ponto da tela para ativar o "Bloqueio de foco automático" ("AF Lock") no modo cinema / © NextPit

O modo cinema oferece as seguintes opções de configuração:

  • O "f" curvo no canto superior esquerdo representa a relação focal. Quanto menor o número, mais forte é o efeito bokeh. Com o iPhone 13, o "f2.0" proporcionam desfoque de fundo mais forte, com "f16" o efeito é o mínimo;
  • Com o ícone do flash no canto inferior direito, você pode configurar o LED de vídeo para "Sempre desligado" ou "Automático". Com esta última configuração, o iPhone sinaliza antes de gravar se o LED está prestes a ser ativado ou não;
  • A pequena seta "<" traz as duas configurações acima mencionadas para a direita da tela, assim como um símbolo "±" para correção de exposição ao filmar em modo cinema;
  • Com um toque no "1x", você pode alternar entre a câmera grande angular e teleobjetiva no iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max. A seta dupla na parte superior direita alterna para a câmera frontal. A câmera ultra-angular não suporta (atualmente) o modo cinema.

Observe que a resolução no modo cinema é limitada a Full HD com 1920 x 1080 pixels a 30 quadros por segundo. Entretanto, é possível usar o modo de gravação Dolby Vision HDR.

Como editar os vídeos captados com o modo cinema

A maior vantagem do modo cinema em relação às soluções dos concorrentes da Apple é que ainda é possível ajustar o foco nos vídeos após a gravação. Desta forma, você pode ajustar perfeitamente as transições de foco para a ação. A propósito, a edição posterior não só funciona nos modelos iPhone 13, mas também nos seguintes dispositivos da Apple usando o aplicativo Fotos:

A Apple já anunciou uma atualização para o macOS que permitirá a edição no computador. Assim que o recurso estiver disponível, atualizaremos este artigo.

Edição de vídeos em modo cinema no iOS

A edição de vídeos no iOS é muito simples. Basta abrir o clipe no aplicativo Fotos e clicar em Editar. Você verá então o vídeo com a linha de tempo em miniatura abaixo dele.

O que é novo aqui é uma linha de tempo adicional que mostra quando o modo cinema muda o foco automática e manualmente. Aqui você pode inserir novas mudanças de foco ou eliminar as já existentes, como desejar. No vídeo abaixo você pode ver como isto funciona:

Importante: se você quiser editar os vídeos em outro dispositivo, tem que enviar os clipes via iCloud Fotos ou AirDrop. Caso contrário, você perderá a informação de profundidade que o iPhone guarda no modo cinema.

Conclusão

Nos anos 90 e 2000, cinegrafistas amadores ainda estavam fazendo adaptadores DoF para vídeos com efeito bokeh. Nos anos 2010, as DSLRs e DSLMs democratizaram a filmagem com profundidade de campo. Agora é a vez dos smartphones. Sim, a Huawei possui essa função desde o lançamento do Mate 20 e a Samsung desde o anúncio da série Galaxy S20. Mas sejamos honestos: quantas vezes você já utilizou esses recursos?

Vou arriscar uma previsão: o modo cinema no iPhone 13 garantirá que seus feeds do Facebook, Instagram e TikTok recebam ainda mais vídeos nos próximos meses e, claro, vídeos com profundidade de campo. E não serão apenas compartilhamento de criadores de conteúdo profissionais, mas também de seus amigos e familiares.

Ir para o comentário (0)
Stefan Möllenhoff

Stefan Möllenhoff
Head of Content Production

Stefan gathered his first tech journalism experiences in 2004 – and works in this field full-time since 2008. His enthusiasm for everything digital started already in the 80s with a Sharp MZ700. The smartphone enlightenment came 2002 with a Symbian IRC client for his Nokia 7650. Currently, Stefan is sometimes behind the camera, sometimes writing but mainly taking care of organisational aspects at NextPit. Leisure time consists of cooking, fitness, bouldering, running and everything that has to do with AI and the concept of a Singularity.

Para o perfil do autor
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Artigo seguinte
Sem comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.