Android 12: vazamento mostra novas funções da próxima versão do sistema

Atualizado: site vaza 3ª prévia?
Android 12: vazamento mostra novas funções da próxima versão do sistema

A versão prévia do Android 12 está disponível para desenvolvedores do Android desde fevereiro de 2021. Neste artigo, você confere tudo o que podemos esperar da nova versão do sistema operacional do Google. Abaixo, listamos as novidades e as principais funções do Android 12 ainda na versão prévia.


Atualização: a equipe do XDA Developers recebeu uma versão não oficial da próxima atualização do Android 12 para desenvolvedores e, com isso, teve acesso a recursos inéditos do novo sistema operacional. Na seção de rumores, adicionamos todas as novidades encontradas nesse vazamento.

Vale lembrar que o lançamento da terceira prévia do Android 12 é esperada para o mês de abril. Ou seja, está dobrando a esquina.


Aviso: por se tratar de uma versão instável do sistema operacional, não recomendamos a instalação do Android 12 no seu smartphone principal.

O objetivo da prévia do Android 12 é chamar a atenção da comunidade de desenvolvedores de aplicativos para possíveis novidades que o Google trará ao OS. Desta forma, a gigante das buscas permite que desenvolvedores se antecipem às mudanças e, de quebra, oferece uma oportunidade para o time do Android receber um feedback em tempo real sobre as funcionalidades do novo sistema.

Isso diminui as chances da empresa ter que enviar uma sequência de updates corretivos após o envio da versão final do SO para os aparelhos rodando o Android.

Pegue um atalho:

Android 12 | Funções e novidades

Android 12: segurança e privacidade

O Android 12 vai oferecer controles mais modernos sobre o comportamento dos cookies, seguindo o padrão das mudanças no Chrome e outros navegadores. Desta forma, o mecanismo WebView utilizado por aplicativos de terceiros adotará a nova configuração do navegador do Google, chamada "SameSite", que pode ajudar a reduzir algum tipo de rastreamento.

Até o momento, não está muito claro como e se este recurso ficará visível para os usuários, porém, o VP de engenharia afirma que isso “dará aos usuários mais transparência e controle sobre como os cookies podem ser usados entre os sites”.

Android 12: experiência do usuário

Durante meu teste, não notei muita diferença em relação à interface do usuário do Android 11 e 12. Contudo, é claro que ainda é realmente cedo para qualquer afirmação aqui. O que percebi foram alguns refinamentos, como é possível perceber a partir das configurações:

Android 12 UI
A UI do Android 12 aparece em tons de azul em vez do cinza / © NextPit

O novo tom de azul nas configurações rápidas e a separação entre a caixa de busca e o ícone do perfil de usuário marcam as diferenças entre a atual versão e a prévia do sistema. Contudo, nada que realmente chame a atenção por ser realmente uma (r)evolução.

Ainda em relação à customização do sistema, temos no Android 12 uma nova opção de grid de aplicativos. Agora é possível alinhar os ícones dos apps nas telas do dispositivo no tamanho 4x5:

Android 12 grid UI
Mais uma opção de customização da UI / © NextPit

Android 12: modo de uso com uma mão (one-handed mode)

O uso do smartphone com uma mão não é novidade para quem usa aparelhos Galaxy, por exemplo, ou mesmo os novos iPhones com o recurso "Alcançabilidade". Contudo, para a versão pura do Android, este é um ponto delicado. Bom, na realidade, era um ponto delicado, pois a função acaba de aparecer como disponível no Android 12, introduzida com a Developer Preview 2.

A partir das configurações do sistema, é possível ativar o recurso batizado aqui de One-handed mode. Depois de ativado, é possível trazer o conteúdo do topo da tela para o meio dela através de um gesto a partir da barra de navegação do aparelho. Lembra muito a função "Alcançabilidade" do iOS e preciso dizer que é bem funcional.

O Google adicionou algumas opções de tempo de uso para o recurso ser automaticamente desativado: nunca, 4, 8 ou 12 segundos. Você pode voltar a usar o aparelho normalmente a partir de um gesto na barra de navegação também. 

Android 12 dp2 one handed mode
A DP2 do Android 12 trouxe o modo de uso com uma mão / © NextPit

Android 12: arquivos e compatibilidade

Devido à popularidade do formato de vídeo HEVC, que oferece melhorias significativas na qualidade e compactação em relação aos codecs mais antigos, a maioria dos aplicativos deveria ser compatível com ele. Contudo, essa não é a realidade.

Por isso, o Android 12 deve trazer um recurso que permite que todos os apps ofereçam suporte ao HEVC. Para tanto, aplicativos incompatíveis terão os arquivos convertidos em tempo real para AVC, um formato amplamente utilizado. De acordo com o Google, o recurso estará ativo em todos os dispositivos que usam o formato HEVC para captura de vídeo.

Teremos também o suporte para o formato de imagem AVIF, que oferece redução significativa do tamanho do arquivo de imagem e ainda melhora consideravelmente a qualidade em comparação a formatos antigos, como o JPEG.

Android 12: nearby Wi-Fi

Como disse acima, a versão prévia do Android é liberada para que desenvolvedores se preparem para o que está por vir no próximo OS. Contudo, algumas novidades já podem ser celebradas na prática por uma jornalista de tecnologia como eu. Foi assim com o Dark Mode do sistema e é agora com o nearby Wi-Fi.

A próxima versão do Android vai deixar muito mais fácil compartilhar os dados de login do Wi-Fi com aparelhos próximos. Testei a nova função e é realmente simples e fácil. Hoje, no Android 11, o sistema gera apenas o QR code, mas no Android 12, usando o recurso nearby basta apenas identificar um dispositivo e enviar os dados sem fio e sem a necessidade de levantar da sua cadeira.

Android 12 nearby share
Assim como no iOS, o Android 12 vai permitir compartilhar a conexão Wi-Fi com dispositivos próximos / © NextPit

Android 12: notificações

Outra mudança interessante é referente às notificações de uso de recursos do aparelho pelos aplicativos em segundo plano. Atualmente, o Android exige que os aplicativos exibam uma notificação quando estiverem executando uma atividade em segundo plano, mas no Android 12 isso deverá mudar. 

A ideia aqui é eliminar o envio desta notificação caso a atividade em segundo plano termine em menos de 10 segundos. Isso deve aumentar a performance dos dispositivos e economizar bateria.

Android 12: formatos de mídia

O Google quer facilitar a inserção de imagens, vídeos e outros conteúdos nos aplicativos do ecossistema Android. Para tanto, traz uma nova API unificada que permite aceitar conteúdo de qualquer fonte: área de transferência, teclado ou através do simples gesto de arrastar e soltar.

Falando nisso, as capturas de tela ganharão mais possibilidades no Android 12. Além de podermos utilizar gestos para mover de um lado para o outro o atalho da captura, agora é possível utilizar emojis e recursos de desenho antes de compartilhar o screenshot em algum canal social ou mensageiro.

Android 12 screenshot
As capturas de tela estão mais intuitivas e criativas / © NextPit

Android 12: feedback háptico

Além disso, o Android 12 deve amplificar a função de vibração nos smartphones com o feedback háptico, uma experiência bastante conhecida por quem usa o controle DualSense do PlayStation, por exemplo. Isso significa que na próxima versão do SO os aplicativos poderão oferecer o feedback háptico por meio da função vibrar do celular.

De acordo com Burke, a intensidade e a frequência da vibração são derivadas de uma sessão de áudio, permitindo que tenhamos uma experiência muito mais imersiva em jogos. Mais do que isso, teremos ainda mais possibilidades no que toca aos recursos de áudio dos aparelhos.

Ainda sobre a questão de áudio, o Android 12 inclui alguns aprimoramentos. Temos agora suporte para reprodução de MPEG-H e passamos a ter até 24 canais de áudio em vez de apenas 8. Com isso, os desenvolvedores certamente poderão ser mais criativos em relação aos efeitos de áudio dos aplicativos.

Contudo, nada disso é ainda concreto na DP1, pois ainda precisa ser adaptado aos aplicativos, claro. Também notei que em relação ao Media-player nada mudou, apesar de ter visto alguns canais citando novidades. O que me parece apenas é que o design do player apenas seguiu o alinhamento visual do sistema na totalidade:

Media UI Android 12
A interface do media-player aparece refinada em relação ao Android 11 / © NextPit

Android 12: navegação

A navegação por gestos deve ficar mais fácil e consistente com o Android 12, especialmente em relação ao consumo de vídeos, jogos ou leitura. Isso significa que o novo SO deve apresentar um menor número de gestos acidentais quando estivermos usando o celular com a tela inteira ou imersiva (ao assistir a um vídeo, por exemplo).

Como em toda nova versão do Android, o Google faz pequenas atualizações na interface do usuário e, no Android 12 isso não seria diferente. O design das notificações foi aprimorado com o objetivo de deixá-las mais fáceis de usar e mais funcionais. Tivemos também a  otimização de transições e animações de forma geral.

Android 12: ecossistema Android

Com o anúncio da DP1 do Android 12, o Google também aproveitou para reafirmar os esforços em trazer as atualizações de segurança do sistema para a Google Play Store, como parte do Project Mainline. Ou seja, a gigante das buscas deve aprimorar o fornecimento das correções e updates de segurança usando a sua loja de aplicativos.

Essa melhoria deve ser uma das mais relevantes para o usuário de dispositivos não Pixel, ou seja, a maior parte do ecossistema Android, pois, em teoria, todo aparelho rodando o sistema operacional do Google receberia as atualizações de segurança mensalmente. Hoje, sabemos que a maioria das fabricantes não garante o envio dos patches de segurança mensais. Para conseguir isso, o Android Runtime (ART) será adicionado como um módulo atualizável do Mainline no Android 12.

Android 12 update Google Play
Talvez no Android 12 os patches de segurança sejam entregues com mais rapidez para todos os celulares / © NextPit

Android 12 para tablets, TV e dobráveis

Entre as novidades do próximo OS, teremos uma otimização do sistema para tablets, dispositivos dobráveis ​​e TVs. Pessoalmente, acredito que o Android ainda está muito atrás de sistemas como iOS, por exemplo, em relação à adequação de apps para tudo além do smartphone.

Contudo, também entendo que este tipo de melhoria depende muito do esforço dos desenvolvedores dos aplicativos. Logo, vou esperar até o lançamento da versão final do sistema para compartilhar minha opinião sobre este tema.

Android 12 | Rumores

Como explicado no tópico de atualização deste guia do Android 12, a equipe do XDA Developers fez um hands-on de uma compilação do novo sistema operacional, ainda não anunciada, que foi entregue à equipe editorial por uma fonte anônima.

De acordo com o site, esta compilação é a mais recente versão do Developer Preview 2.X, altamente instável e com recursos parcialmente corrompidos. Contudo, já oferece uma bela visão do que esperar na próxima prévia. Por isso, separamos algumas dessas novas — e possíveis — funções abaixo:

Android 12: uso de apps em pares

O recurso "App Pairs" já havia vazado na primeira prévia, mas ainda parecia muito prematuro e extremamente instável. Esta seria a chande do Google de rever a função multitarefas em tela dividida do sistema operacional.

Mesmo que no Android 11 vários aplicativos já possam ser usados simultaneamente, em comparação com outras desenvolvedoras de software parceiras, como a Samsung, o uso de dois aplicativos em conjunto no Android puro ainda deixa a desejar.

Na imagem abaixo, temos um exemplo atual do recurso no Android 11 e uma montagem de como o uso de apps em pares deverá ser:

App Pairs Mockup Android 12 9to5Google
Tela dividida no multitarefa no Android 11 (esquerda); Montagem do multitarefa no Android 12 (direita) / © 9to5Google

Como podemos ver acima, o Google deve facilitar o uso de apps em pares, dado que vai começar a oferecer a opção direto no menu de multitarefa, algo que não acontece hoje.

O que a compilação vazada mostra agora é que quando dois aplicativos estiverem sendo usados em pares, ao clicar na barra de separação, será possível inverter a posição de cada um deles, permitindo assim poder mudar rapidamente de configuração.

Android 12: widget de conversas otimizado

Um dos recursos mais esperados por mim no Android 12 são os widgets de conversas. Em outras palavras, o Google quer priorizar a forma como nos comunicamos com nossos contatos. A equipe do XDA já havia conseguido ativar este widget na DP1 e na DP2.

A ideia do Google parece ser criar uma hub de conversas extraídas de aplicativos de mensagem da própria empresa e de parceiros, como WhatsApp e Facebook Messenger.

Na próxima compilação do Android 12, o recurso não deve aparecer ativado ainda, mas já passou por melhorias no design, como é possível ver na imagem abaixo:

conversation android 12
O widget de Conversas no Android 12 passou por otimização, mesmo ainda não estando disponível / © XDA Developers

Abaixo, você confere como o widget foi visto no primeiro vazamento, no qual já mostrava chamadas perdidas, mensagens recentes e o status dos contatos. Será que finalmente teremos uma experiência excepcional com os serviços de mensagem da gigante das buscas?

Android 12 Screenshot 02
Essa é a primeira variante da função "Conversations", que apareceu na DP1 / © Xda-Developers

Uso do botão Ligar para ativar o Google Assistente

O uso de um botão específico para ativar o Google Assistente não é novidade em muitos aparelhos Android que, muitas vezes, possuem um botão extra (Moto G10, por exemplo). No Pixel 3, por exemplo, basta apertar o aparelho para lançar o assistente. Contudo, agora podemos ter uma via extra junto ao botão Ligar dos aparelhos.

Ao segurar o botão Ligar do Pixel por alguns segundos, será possível ativar o Google Assistente:

Android 12 Hold power button for Assistant 2
Temos uma nova opção nas configurações! / © XDA Developers

Novos Emojis

Como é de costume, uma nova versão do Android traz sempre novos Emojis. Desta vez, estamos falando das figuras incluídas no Emoji 13.1, que devem ser incluídas nos aparelhos em 2021. De acordo com a compilação do Android 12 vazada, estes  emojis já estão sendo testados pelo time do Google.

Android 12 New Emojis
As figuras do Emoji 13.1 aparecem no Android 12 já / © XDA Developers

Diálogo de permissão de localização otimizados

Em relação às permissões de localização, o Android 12 deve ser ainda mais transparente que o Android 11. Como mostra a captura de tela abaixo, a caixa de diálogo de permissão de acesso à localização deve trazer imagens mais detalhadas sobre a diferença entre conceder a localização precisa ou aproximada do dispositivo a um aplicativo. Isso dará às pessoas mais segurança na hora de escolher entre uma e outra:

Android 12 Location Permission Images
Mais explicações para as pessoas que usam o sistema / © XDA Developers

Android 12: opção temática nativa

As chances de termos um OS mais colorido parecem grandes com a nova versão. Um pouco antes do anúncio oficial da DP1, sites especializados mostravam que o sistema passaria a contar com uma opção temática nativa e novo esquema de cores. Ou seja, será ainda mais customizável.

De acordo com o que foi encontrado no código do Android 12, teremos a inclusão de um variado número de novos temas, oferecendo a chance de escolher entre diferentes cores como padrão do sistema e mesmo de aplicativos.

Para ter uma ideia do que podemos esperar, o desenvolvedor @kdrag0n publicou algumas imagens no Twitter com base no código da DP1. Logo, ao que tudo indica, este rumor pode se tornar um recurso no Android 12:

kdrag0n dp1 theming system
A ideia é que o sistema utilize um esquema de cores mais complexo e avançado / © Kdrag0n

Android 12 | Disponibilidade

A previsão da equipe do Android é chegar à versão estável do sistema operacional em agosto deste ano. Os detalhes do cronograma de lançamento podem ser vistos na imagem abaixo:

android 12 desktop timeline en
A versão estável do Android 12 deve chegar em agosto de 2021 / © Android Developers

O que isso significa? O Android 12 deve chegar à versão estável em agosto, quando o sistema para de ganhar novidades, o que podemos identificar na imagem acima como "platform stability". Depois, passamos para a fase de correção de bugs antes do lançamento da versão final do sistema.

Desta forma, considerando que as versões 10 e 11 do OS foram lançadas no mês de setembro, é possível que o Android 12 siga o mesmo caminho e bata na sua barra de notificações só no fim do terceiro trimestre de 2021.

Contudo, podemos esperar ver algumas das principais novidades do Android 12 sendo apresentadas durante o Google IO 2021, que já tem data confirmada: 18 a 20 de maio. Para saber mais sobre o evento, acesso o site oficial.

Android 12 Developer Preview 1.1 (março de 2021)

No início de março, o Google liberou uma pequena atualização da versão prévia para desenvolvedores do Android 12. Até o momento, não percebi nenhuma grande mudança no sistema, até porque a intenção deste update é corrigir erros que estavam causando problemas na conexão Wi-Fi, congelamento da IU, problemas com o sensor de impressão digital e reinicializações aleatórias.

Como é possível perceber na imagem abaixo, o nível do patch de segurança também foi atualizado para março de 2021:

Android 12 dp1 update 1
DP 1.1: correção de erros e envio dos patches de segurança de março / © NextPit

Dos bugs listados acima, vivenciei apenas o reinício aleatório do aparelho algumas vezes. Para quem já possui a prévia instalado, a atualização é enviada OTA e possui 5,59 MB. Abaixo, você confere a lista de mudanças que chegaram com a versão DP1.1:

  • Correção de problemas referentes à conexão Wi-Fi;
  • Correção de problemas referentes a exibição da mensagem "A IU do sistema continua parando";
  • Correção do problema com wake locks parciais que poderiam causar o consumo excessivo da bateria;
  • Correção de problemas relacionados ao leitor de impressão digital;
  • Correção de problemas referentes a travamentos do aparelho ao acessar o app de configurações;
  • Correção de problemas de congelamento da IU do sistema;
  • Correção de problemas relacionados ao aplicativo CellBroadcastReceiver que não conseguia obter a permissão android.permission.BROADCAST_CLOSE_SYSTEM_DIALOGS, fazendo com que os alertas de emergência travassem;
  • Correção do bug que causava a reinicializassem intermitentemente do aparelho;
  • Correção de problemas de reinício após o desbloqueio do dispositivo usando o PIN.

Android 12 Developer Preview 2 (março 2021)

O segundo grande update do Android 12 para desenvolvedores trouxe algumas mudanças em relação à primeira prévia. Isso já era esperado, claro. É claro que as mudanças mais visíveis são referentes à interface do usuário, como a mudança nas cores do sistema e o tom mais claro do modo escuro. Algumas funções que apareciam apenas no código do Android 12 agora estão disponíveis, como o uso do aparelho com uma mão. Abaixo, você confere as principais novidades da DP2:

  • Segurança: a DP2 traz uma nova permissão para evitar que um aplicativo sobreponha janelas sobre outros aplicativos, aumentando assim a segurança do sistema. Agora, em vez dessa sobreposição, as janelas serão ocultadas sempre que um aplicativo estiver visível. Além disso, tivemos a atualização dos controles de visibilidade das notificações. Agora, um aplicativo de mensagens, por exemplo, precisa de autenticação antes de excluir uma mensagem ou marcá-la como lida.
  • Cantos arredondados: com a segunda prévia do Android 12, os desenvolvedores receberam mais controle sobre a UI do sistema. A mudança parece pequena, mas vai permitir que os aplicativos sejam adaptados perfeitamente à tela, pois terão os detalhes absolutos de cada canto arredondado.
  • Melhorias do recurso Picture-in-Picture (PIP): já é possível redimensionar a janela dos aplicativos abertos no modo PIP. Usando um gesto na tela da borda esquerda a borda direita, você aumenta ou diminui a janela na tela inicial. Me pareceu bem pertinente quando usado com o Google Maps, pois ajuda a visualizar detalhes rapidamente.
PiP Android 12 DP2
Agora é possível redimensionar facilmente o modo PiP / © NextPit
  • Atualizações na API de aplicativos dedicados: dispositivos vestíveis como smartwatches e pulseiras de fitness precisam de um aplicativo dedicado para gerenciá-los e o Google quer tornar o reconhecimento e conexão a tais aparelhos mais fácil, finalmente. Para tanto, introduziu à Developer Preview 2 uma nova API (CompanionDeviceService). Com isso, o sistema desperta o aplicativo sempre que o dispositivo companion associado estiver próximo. O sistema mantém o serviço vinculado sempre que o dispositivo está próximo e notifica o serviço quando o dispositivo entra e sai de alcance ou é desligado.

Android 12 Developer Preview 2.2 (abril 2021)

Em 8 de abril, o Google liberou um update corretivo da versão prévia do Android 12, mudando o changelog para Developer Preview 2.2 (número da compilação SPP2.210219.018). Entre as principais correções tivemos a resolução de problemas com o aplicativo de configurações do sistema e erros de Bluetooth, Wi-Fi e Codec 2.0. Para saber mais, acesse às notas da versão (em Português). 

Android 12 | Atualização

Essa primeira prévia pode ser instalada apenas nos modelos Pixel ou através do Android Emulator, no Android Studio. Segue a lista de aparelhos que já podem instalar o Android 12:

  • Pixel 3
  • Pixel 3 XL
  • Pixel 3a
  • Pixel 3a XL
  • Pixel 4
  • Pixel 4 XL
  • Pixel 4a
  • Pixel 4a 5G
  • Pixel 5

Nós instalamos e testamos a prévia para desenvolvedores do Android 12 em um Pixel 3. Contudo, não indicamos que você baixe e instale a DP1 no seu smartphone principal, pois ainda é muito instável e não é otimizada para a maioria dos aplicativos no seu celular.

Todo o processo de instalação é manual. Você pode fazer o flash da imagem de fábrica no seu Pixel ou o sideload de uma imagem OTA, caso em que não será necessário desbloquear o bootloader ou limpar os dados. De qualquer forma, depois da instalação manual, você receberá as atualizações futuras de forma automática Over-the-Air (OTA) para as próximas prévias e posteriores Betas.

Se você pretende baixar e instalar o Android 12 no seu Pixel, indico ler antes as notas da versão para entender quais são as limitações do sistema até o momento.

Android 12 pela comunidade NextPit

Perguntamos para a nossa comunidade o que a próxima versão do Android deveria trazer de novo e, até o momento, duas características do sistema aparecem como prioridade:

  • Atualizações mais rápidas e integradas com as fabricantes;
  • Otimização do consumo de energia.

A nossa enquete segue aqui no nosso guia do Android 12 até o lançamento da versão final, por isso, não deixe de participar.

O que você quer ver na próxima versão do Android?

E aí, o que você achou das possíveis novidades do Android 12 até agora? Alguma delas realmente chamou a sua atenção? Por quê? Compartilhe a sua opinião com a nossa comunidade nos comentários abaixo.

ÚLTIMOS ARTIGOS

17 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Só espero que tenha como eliminar essa barra inferior, é ridícula. Gestos já estão aí há tempos e essa barra não se faz necessária visualmente.


  • Meu comentário irá na contramão da matéria, justamente para fazer um contraponto sobre a concorrência que virá para cima do sistema Android 12, a qual o Nextpit poderá abordar em uma matéria específica. No próximo semestre (antes da chegada do Android 12) o mundo da tecnologia irá conhecer uma nova plataforma híbrida intitulada de Windows 10X, que vai rodar tanto em smartphones quanto nos PC's. Na verdade a Microsoft "desta vez" vai conseguir unificar suas plataformas (que não deu certo com o finado Windows Phone 8, e 10), mas que agora será uma versão em Linux (com uma interface próxima do nosso combalido Android). Mas quando for publicada essa matéria, o leitor poderá conferir que desta vez Microsoft irá para cima da Google (desenvolvedora do Android), dentro do seu próprio tatame. Essa briga será muito boa de acompanhar.


  • Uma opção que sinto falta no android é uma opção desabilitar as notificações quando a tela do celular está ativada. Horrível as vezes vc está lendo e aparece a notificação enorme na tela. Sinto falta desse recurso que tinha/tem na EMUI da Huawei. Tanto que para lê ou assistir vídeos tenho que habilitar o modo não perturbe.


  • Seria interessante se a versão 12 hibernasse todos os aplicativos não utilizados depois de um dia por exemplo. E ainda que otimizasse ainda mais o sistema. Sinto o sistema mais pesado a cada versão.

    Antigamente com 4GB de RAM, o sistema voava. Hoje é necessário pelo menos 6 GB de RAM. Por isso a importância de uma melhor otimização.

    Com relação a novidades, não há muito o que fazer, e sim melhorias.

    Gostaria mesmo de uma verdadeira limpa na Play Store, lá possui muitos aplicativos falsos, genéricos, enfim, o Google permite essa bagunça.

    Quem sabe um dia melhora.


  • Nenhuma melhoria no Android 12, 13, 14 ou sei lá qual for o número da versão, seria tão aquardada e desejada, que disponibilizar via gerenciador de app's uma ferramenta de remoção dos Bloatware's que vem de fabrica nos aparelhos, pois hoje em dia para conseguir fazer isso o usuário é obrigado se aventurar e enraizar o sistema de seu aparelho. Até o presente momento você compra um aparelho a preços exorbitantes, e não tem direito de desinstalar app's que não tem utilidade.


  • Nem recebi o 11, imagina o 12, mas sinceramente eu tô bem servido com o 10


    • Camila Rinaldi
      • Admin
      • Equipe
      há 4 semanas Link para o comentário

      Pois é, Pedro, se a gente piscar já vem a versão 13. Mas que bom que você está em paz com o Android 10. Com os patches de segurança, a vida de donos de Android está mais tranquila de qualquer forma.


  • Algumas novidades não são bem novidades pra galera das interfaces modificadas mas não é pra reclamar afinal boas funções virando padrão no Android é sempre bom.
    Sabe-se lá quando vou usar um aparelho com essa versão, ainda estou preso no 10 com o descaso da Xiaomi com a linha Mix.


  • Achei bem legal algumas funções em promete melhorar a usabilidade do sistema. Mas no meu caso acho que vou ter que esperar mais, pois a troca do celular vai demorar um pouco no momento, rsrsr. Eu queria mesmo é um Pixel!

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.