Como compartilhar aplicativos usando o Nearby Share do Google

Como compartilhar aplicativos usando o Nearby Share do Google

Em agosto de 2020, o Google introduziu uma função de compartilhamento nativa para os dispositivos Android. O Nearby Share foi inicialmente projetado para compartilhar coisas comuns como imagens, links e contatos, porém, no fim do ano passado, o Google afirmou que o app passaria a suportar o compartilhamento de aplicativos em breve. A partir desta semana, a funcionalidade chegou com o último update do serviço na Play Store. Neste artigo, você confere como compartilhar aplicativos usando o Nearby Share nos smartphones Android.

Sejamos honestos, baixar um aplicativo na Google Play Store é um processo bastante simples. Contudo, com este movimento a gigante das buscas quer tornar o download ainda mais simples para as pessoas que querem compartilhar rapidamente um app com amigos e familiares.

Como compartilhar aplicativos no Android usando o Nearby Share

Para compartilhar um aplicativo disponível na Play Store usando o Nearby Share, siga estes passos:

Antes de começar: note que será preciso dar permissão de acesso aos serviços de Bluetooth e de Localização estão tanto no dispositivo de envio quanto no de recepção.

  • Abra a Google Play Store e toque no menu hamburger (três linhas no canto superior esquerdo) para abrir a opção "Meus aplicativos e jogos";
  • Navegue até a aba "Compartilhar" e selecione "Enviar". Para continuar, dê todas as permissões necessárias;
  • Feito isso, irá aparecer uma lista dos seus aplicativos, os quais poderão ser enviados;
Nearby Share 1
Saiba como compartilhar aplicativos usando o recurso Nearby Share do Google / © NextPit
  • Selecione o número de aplicações que quiser compartilhar e clique no ícone "Compartilhar" no canto superior direito;
  • Agora, abra a Google Play Store no celular que irá receber o app e navegue até a aba "Compartilhar! novamente. Nela, clique em "Receber";
  • No dispositivo do remetente, o nome do celular do destinatário aparecerá e tudo o que precisa ser feito agora é selecionar o aparelho do destinatário e confirmar o código de emparelhamento. Você não precisa digitar nada. Basta pressionar o botão de recepção no smartphone do destinatário e o aplicativo será rapidamente transferido;
  • Uma vez transferido, você tem a opção de instalar todos ou selecionar um ou mais aplicativos para instalação.
Nearby Share 2
Compartilhar aplicações da Google Play Store é, na verdade, bastante simples / © NextPit

Note que todos os aplicativos instalados no seu celular não são elegíveis para serem compartilhados. Isto é especialmente verdade para aplicativos que você tenha carregado de terceiros ou aplicativos que são pagos.

Embora alguns usuários possam achar esta forma de compartilhar aplicativos um pouco incômoda, nós a achamos extremamente útil para as pessoas que estão em conexões de internet mais lentas ou têm dados limitados para usar com a instalação de aplicativos. O processo é bem rápido para múltiplas instalações de aplicativos e com certeza será utilizado por muitas pessoas em todo o mundo.

O que você acha deste novo recurso de compartilhamento de aplicativos? Vai usar? Deixe-nos saber a sua opinião nos comentários abaixo.

Fonte: 9to5Google

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

1 comentário

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Jairo rios há 6 meses Link para o comentário

    Considero este app meio que redundante ,.mas......tem quem hostem