Android 12: veja a lista de smartphones que devem receber a atualização

Atualizado: LG confirma lista de update
Android 12: veja a lista de smartphones que devem receber a atualização

O Google traz a cada ano uma nova versão do Android, em 2021 será a vez do Android 12. Junto com esta certeza vem a dúvida de sempre: quais smartphones irão receber a atualização para a próxima versão do sistema? Este artigo lista os candidatos ordenados por fabricante.

Atualização: a LG confirmou a lista de smartphones que irão receber o Android 12. Saiba mais.

O Google lançará o Android 12, a mais nova revisão do seu sistema operacional móvel, no final deste ano e espera-se que as etapas até o lançamento se repitam exatamente como nos anos anteriores.

O roteiro de 2021 começou com o lançamento recente da "Developer Preview" para testes, que será atualizada várias vezes, seguida por betas públicos, e depois o sistema operacional final em algum momento da primavera (outono na América do Norte e Europa), que chegará primeiro nos smartphones Pixel do próprio Google. Então começa a temporada de atualizações dos demais fabricantes, que no caso de algumas marcas está mais para uma novela.

E não se trata apenas de quando os smartphones receberão o novo Android, mas também se vão ter o update lançado pela fabricante. Para facilitar a busca em meio à multidão de marcas e modelos, vamos manter esta página atualizada com as informações que já temos, e, claro, classificá-la por fabricante.

Aviso: como ainda é cedo para as marcas anunciarem oficialmente quais modelos receberão de fato o novo sistema, nos baseamos no histórico de atualizações recentes de cada uma delas, além da disponibilidade de versões de teste.

Pegue um atalho:

Google

O Google novamente puxará a fila: assim que o Android 12 for lançado, a atualização também estará disponível para os seus smartphones Pixel - desde que sejam suficientemente recentes. Os seguintes modelos podem esperar pelo Android 12.

Samsung

A Samsung de repente se comprometeu com atualizações regulares para seus modelos. Os sul-coreanos certamente não são os mais rápidos com seus updates, mas recentemente anunciaram que oferecerão correções de segurança por quatro anos, além de três atualizações de versão para seus modelos mais avançados. O resultado é uma gama muito maior de aparelhos que devem contar com o Android 12:

NextPit Samsung galaxy S21 Ultra screen
A Samsung promete atualizações de segurança durante quatro anos / © NextPit

Xiaomi

Os chineses têm uma variedade quase incontrolável de smartphones e, consequentemente, muitos dispositivos também podem esperar por uma atualização. Oferecendo normalmente duas grandes atualizações aos seus modelos, a Xiaomi deve trazer os aparelhos abaixo para o Android 12:

Oppo

NextPit Oppo Reno 4 screen
O Reno 4 é um dos modelos que pode receber o Android 12 / © NextPit

Duas grandes atualizações do Android são o padrão do mercado e a Oppo, que atualmente faz um grande sucesso na Europa, não é exceção. Os chineses devem trazer vários modelos ao Android 12, incluindo os modelos da série Find X3, que serão apresentados em breve.

  • Reno 4 Pro
  • Reno 4
  • Reno 4 Z
  • Reno 4 Lite
  • Find X3
  • Find X3 Pro
  • Find X2
  • Find X2 Pro
  • Find X2 Neo
  • Find X2 Lite
  • A73 5G
  • A91
  • A52

Huawei

Bem, a Huawei — o que podemos dizer? Incluímos os chineses na página para não deixar a marca de fora, mas não preciso dizer que as chances de novas versões do Android chegarem aos modelos da fabricante são bem remotas. O mais provável mesmo é que as atualizações em 2021 sejam mesmo para o sistema próprio dos chineses, o Harmony OS.

Honor

O caso da Honor parece bastante semelhante ao da Huawei. Apesar de agora ser uma marca independente e ter feito planos ambiciosos para 2021, a nova empresa precisa passar pela aprovação do governo dos Estados Unidos, assinar a papelada com o Google e só então contar com as atualizações dos serviços Google e versões do Android. Como isso afetará os modelos já existentes é algo que só o tempo dirá.

OnePlus

Com a OnePlus temos um raro exemplo de uma marca com uma política exemplar de atualizações e lançamentos de novas versões em um curto espaço de tempo. No entanto, o lançamento de séries adicionais pode mudar o cenário, no caso de modelos como o Nord N10 5G, a OnePlus quer fornecer apenas uma grande atualização. Como o N10 5G foi lançado com o Android 10, isso significa que o Android 11 é o fim da linha. Dito isso, aqui estão os modelos que devem receber o Android 12:

NextPit OnePlus 8T screen
O OnePlus 8T é um dos candidatos a receber o Android 12 / © NextPit

Lenovo/Motorola

A Motorola é um caso à parte no ecossistema Android. Já foi a menina dos olhos em termos de política de atualizações, mas infelizmente caiu do pedestal depois de passar para as mãos da Lenovo. Nem todos os modelos recebem atualizações por dois anos e os clientes da Motorola precisam esperar um bom tempo para experimentar os novos recursos. Estes são os candidatos a receber a atualização para Android 12:

Realme

A Realme anunciou duas grandes atualizações para suas linhas principais X e Pro e, claro, o futuro Realme GT também é um candidato óbvio ao Android 12.

LG (confirmados)

Em abril de 2021, a LG anunciou o fechamento da sua divisão de smartphones após 19 anos. Com isso, tivemos também a confirmação dos smartphones que irão receber a atualização para Android 12. As informações foram publicadas na página oficial da LG na Coreia.

Além da lista de updates para Android 12, também tivemos a confirmação dos modelos que receberão o Android 11 até o fim de 2021, bem como, os que serão atualizados para Android 13. Os celulares da LG que estão confirmados para receber a próxima versão do Android são os seguintes:

  • LG Wing (confirmado para receber o Android 13)
  • LG Velvet (confirmado para receber o Android 13)
  • LG Velvet LTE (confirmado para receber o Android 13)
  • LG V50S
  • LG V50
  • LG G8
  • LG Q31
  • LG Q52
  • LG Q92

Como é possível perceber, a lista traz alguns modelos que não são comercializados no país também.

NextPit LG Wing screenMexmo c om tantas personalizações de sistema, o LG Wing receberá o Android 12 / © NextPit

HMD Global/Nokia

A Nokia é outro exemplo de fabricante que fornece atualizações para grande parte de seus modelos, mas sem se preocupar em ser a mais rápida (se é que você me entende). No caso dos modelos abaixo, o Android 12 deve ser oferecido, mas sem nenhum tipo de previsão sobre quando isso acontecerá:

ASUS

A ASUS deve atualizar pelo menos os seus smartphones para jogos e o ZenFone 7 para o Android 12. Prestes a ser lançado, o ROG Phone 5 também deve contar a atualização para a nova versão do sistema do Google.

Sony

A lista dos modelos japoneses foi incluída aqui apenas como referência, já que a marca abandonou o Brasil. Assim como a maioria dos concorrentes, os nipônicos prometem duas grandes atualizações, pelo menos para os seus smartphones premium. Oficialmente, a Sony ainda não confirmou quais modelos serão atualizados, mas esperamos o Android 12 nos seguintes aparelhos:

E aí, o seu smartphone aparece na nossa lista prévia? Lembre-se, os aparelhos listados aqui são uma sugestão da nossa equipe baseada no comportamento do Google e das demais fabricantes no passado, bem como nas informações públicas compartilhadas pela equipe de desenvolvimento do Android.

ÚLTIMOS ARTIGOS

4 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.