Review LG Wing: estranho, divertido e surpreendente

Review LG Wing: estranho, divertido e surpreendente

O primeiro dispositivo do novo Projeto Explorer da LG está aqui. O LG Wing é diferente de tudo que vimos na indústria de smartphones até agora, e isso é uma coisa boa. Para quem volta aos dias em que os celulares eram loucos e esquisitos, o Wing é quase nostálgico. Mas o design giratório é prático no uso diário? Aqui está nossa análise completa.

Avaliação

Prós

  • Excelente display
  • Ótimo para gravação de vídeo
  • Ótimo para motoristas
  • É divertido!

Contras

  • Um pouco pesado

LG Wing – Data de lançamento e preço

A nova ala LG Wing foi lançada na Coreia do Sul este mês, logo seguida de lançamentos na América do Norte e Europa. Nos EUA, onde as vendas começam em 15 de outubro, o preço é fixado em $ 999 (cerca de R$ 5.600 na conversão direta sem impostos). O preço na Europa é de 1.099 euros.
Ainda não temos uma data exata de lançamento aqui no Brasil.

Como é usar o LG Wing?

LG foi gentil o suficiente para nos enviar um dispositivo de pré-produção para fora da Coreia do Sul para a nossa revisão prática inicial. Como resultado, não pudemos executar nenhum benchmark no LG Wing ou ir fundo no desempenho da câmera. No entanto, agora recebemos a versão completa para varejo e é essa unidade que tenho usado para esta revisão final.

Agora posso julgar como este, os primeiros frutos do Projeto Explorer, funcionará no uso diário se você realmente sair e comprar um. Portanto, sem mais delongas, vamos abordar as principais questões.

Qual é a sensação de girar?

A característica definidora do LG Wing é sua tela 20,5: 9 FHD + P-OLED de 6,8 polegadas que alterna entre os modos retrato e paisagem. Da mesma forma que um telefone dobrável é DOA se não for bom abrir e fechar, se você for criar uma tela giratória, é melhor certificar-se de que ela seja lisa e resistente.

O LG Wing incorpora tecnologia como Dual Spring, Dual Lock e Hydraulic Damper na dobradiça giratória para obter uma sensação de robustez premium. E parece premium. Tem aquela sensação rápida. Virar a tela para o modo paisagem pode ser feito com uma mão sem problemas e há um mecanismo de travamento antes de girar totalmente que diminui o impulso. É muito parecido com o sistema que você usa em algumas gavetas da cozinha para impedi-las de fechar. São os pequenos toques que fazem a diferença aqui.

NextPit LG Wing screens
As aplicações compatíveis estão disponíveis na tela principal na posição rodada. / © NextPit

LG diz que a Asa foi projetada para suportar testes rigorosos e confiáveis de qualidade e durabilidade, incluindo a queda de vários ângulos, tanto em sua forma padrão como giratória, testes de estresse, testes de choque, bem como um sensor de toque e testes de pressionamento de teclas. Passar no teste de dobra foi de particular importância para os engenheiros da LG Wing, o que o dispositivo aparentemente fez com facilidade, e os materiais de marketing afirmam que a dobradiça foi rodada mais de 200.000 vezes sem problemas. Desde então, Zack Nelson derrubou este em seu canal no YouTube - vá e confira se você estiver interessado no minúsculo amortecedor hidráulico em detalhes.

Polioximetileno termoplástico de alta lubrificação é utilizado entre os dois monitores para evitar arranhões e danos ao girar e, de modo geral, tenho que considerar este como uma vitória. Para um mecanismo giratório de primeira geração, a LG acertou em cheio.

Há um efeito sonoro ligeiramente revelador que acompanha o movimento giratório e o opcional é ativado por padrão. A maioria dos clientes irá direto para as configurações para desligar isso, eu imagino, o que pode ser feito em Configurações> Som> Sons do sistema> Girar para cima/baixo.

NextPit LG Wing side buttons
O espaço entre o corpo principal e o visor giratório é pequeno. / © NextPit

A pré-produção que recebemos foi o hardware final e, portanto, há pouco a acrescentar aqui para a versão completa de varejo. A tela giratória ainda parece fantasticamente fluida e mudar do modo vertical para o horizontal nunca envelhece, acredite em mim.

O fator de forma é realmente útil?

Existem várias vantagens em ter uma tela que gira horizontalmente, mas talvez o recurso que se destaca para mim seja a Gimbal Motion Camera. No modo Gimbal, você tem acesso aos recursos de visualização em primeira pessoa, acompanhamento panorâmico e bloqueio da câmera. Funções adicionais normalmente encontradas em dispositivos de gimbal reais também estão incluídas, como zoom, joystick e um botão de áudio que captura o melhor som possível. A Gimbal Motion Camera utiliza três eixos diferentes - pitch / tilt para movimento para cima e para baixo, yaw / pan para movimento para a esquerda e direita e roll para capturar assunto fora do centro ou desnivelado. Tudo isso destina-se a permitir que você faça filmagens mais suaves.

A Gimbal Motion Camera é tão boa quanto um gimbal externo real? Não, mas esse não é o ponto. The Wing não é para substituir equipamento de câmera de vídeo profissional, é para se divertir e ser criativo. Zach King, famoso no YouTube,   fez um pequeno vídeo mágico usando a palestra do Wing for LG e, embora seja improvável que ele mude para o smartphone em produções futuras, os aspirantes a trapaceiros de vídeo podem simplesmente começar com um telefone como este.

NextPit LG Wing app camera
O modo Gimbal é um dos destaques da Asa LG. / © NextPit

Gravação dupla

Você pode capturar dois vídeos ao mesmo tempo com as câmeras frontal e traseira no modo giratório. A Gravação Dupla foi projetada para aqueles que desejam gravar uma cena e sua reação ao mesmo tempo. Novamente, o mercado-alvo - YouTubers e influenciadores de mídia social - é claro aqui.

Paleta de Edição

Você pode usar a segunda tela como uma paleta de edição enquanto o vídeo é mostrado por completo na tela principal, reduzindo o tempo e o esforço para produzir e compartilhar sua criação. Este recurso funciona bem para edição de vídeo no dispositivo. Fotografe e compartilhe enquanto estiver fora de casa, essa é a vibe aqui. A LG está perseguindo um público cada vez maior de jovens aspirantes a criadores de conteúdo, e é difícil contestar a visão quando você vê quanto trabalho foi investido nela.

NextPit LG Wing back camera
A câmara traseira tripla na parte de trás da Ala LG. / © NextPit

Ao navegar na sua galeria de fotos, você pode selecionar a próxima imagem na segunda tela para vê-la em tela cheia na tela principal. Selecionar as melhores fotos de sua sessão de fotos parece intuitivo e, mais uma vez, atrairá aquelas para as quais o Wing é tão claramente direcionado.

A LG está chamando seu conjunto de câmeras e ferramentas de edição de LG Creator's Kit. Nem tudo é sobre a tela giratória, com coisas como 2x Zoom Bokeh e 2x Crop Zoom se juntando à festa. Estaremos de volta com uma revisão completa da câmera em breve, mas minhas primeiras impressões são positivas. Existem toneladas de smartphones por aí que tiram ótimas fotos e gravam vídeos de boa qualidade, mas são poucos os que colocam esse nível de criatividade na vanguarda da experiência.

Screenshot 2020 09 17 at 13.53.21
Algumas das características do LG Creator's Kit. / © LG

Os resultados durante meus testes não foram incríveis, mas, como eu disse, esse não é o ponto. Meu Google Pixel 4a de $ 349 tira fotos básicas? Claro que sim! Pessoas mais inteligentes e criativas do que eu serão capazes de fazer criações maravilhosas no Wing que não são possíveis em 99% dos outros telefones, com certeza!

Jogos

Existem também alguns recursos de jogos que usam a segunda tela do LG Wing. A Gameloft trabalhou em estreita colaboração com a LG para oferecer uma expansão no aplicativo para seu jogo, Asphalt 9: Legends. Basicamente, você pode exibir um mini-mapa na segunda tela enquanto você corre na tela principal. A tela menor também exibirá estatísticas e informações do driver.

Os aplicativos de jogos não são tão atraentes quanto a câmera de vídeo e as coisas de criação de conteúdo, na minha opinião, mas se você for usar esse formato, é bom ter algum uso para jogar jogos móveis. Teremos que esperar e ver o que os desenvolvedores criarão no futuro antes de realmente avaliarmos os benefícios.

NextPit LG Wing game
Você também pode fazer multitarefas enquanto joga. Uma funcionalidade não tão útil. / © NextPit

O desempenho em geral é bom no LG Wing. Vale a pena lembrar, no entanto, que estamos falando de um Snapdragon 765G da Qualcomm, não o mais recente Snapdragon 865+ ou algo parecido. Este é o mesmo SoC que você recebe no OnePlus Nord ou no Realme X50 5G. E ainda assim, ele é perfeitamente capaz de lidar com as demandas da câmera e com todas as coisas de tela dupla que dão a este telefone sua personalidade. Com 8GB de RAM e armazenamento expansível, você não deve ter nenhuma preocupação com a memória.

Comparação de benchmark da LG Wing:

  LG Wing (765G) Realme X50 5G (765G) OnePlus Nord (765G)
Tiro de Marca 3D Sling Extreme ES 3.1 2523 3335 3219
Tiro 3D Mark Sling Vulkan 2363 3108 3002
Tiro de Marca 3D Sling ES 3.0 3559 4641 4425
Geekbench 5 (Simples / Multi) 575 / 1767 620 / 1923 605 / 1936
Memória PassMark 20637 22282 21799
PassMark Disc 42775 57078 64489

E quanto ao resto do telefone?

Naturalmente, nenhuma dessas coisas legais de criação de conteúdo importa se o LG Wing não puder funcionar como seu dispositivo principal. Ao contrário dos smartphones dobráveis , onde muitas vezes a funcionalidade regular do smartphone é comprometida para abrir espaço para a tela maior - estou olhando para você, Samsung Galaxy Z Fold - o Wing parece um smartphone surpreendentemente normal e, ouso dizer, chato quando o a tela giratória está na posição fechada.

Isso é realmente positivo na minha opinião. Claro, não é o smartphone mais fino e leve do mercado, mas fiquei surpreso com o quanto ele se parecia com um telefone normal quando você está apenas fazendo suas tarefas diárias. Você não pode sentir o espaço entre as telas sob seus dedos ao deslizar pelas laterais da tela, mas eu experimentei um mínimo de movimento ao tocar na tela na extremidade direita extrema.

NextPit LG Wing camera front
A câmara de auto-fila é um pop-up na Ala LG. / © NextPit

Você pensaria que a bateria de 4.000 mAh seria uma preocupação com a coisa toda de duas telas e o foco pesado na câmera e, em particular, na gravação de vídeo. Gravar um vídeo mata a vida da bateria e, com os recursos de vídeo embutidos no Wing, é claramente um dos principais motivos pelos quais alguém compraria um desses. No entanto, o Wing durou quase 10 horas antes de precisar ser carregado durante meus testes ... nada mal.

É uma pena que não haja um conector de 3,5 mm com o famoso Quad DAC da LG a bordo. Vimos a LG tirar isso do Velvet no início deste ano, mas em um telefone tão caro quanto o Wing, teria sido bom tê-lo. O áudio é tão importante quanto o vídeo quando se trata de criação de conteúdo, e esse som Quad DAC faria sentido para mim.

NextPit LG Wing usb speaker
Não há tomada de fone de ouvido de 3.5mm com o Quad DAC da LG na Asa. / © NextPit

LG Wing – Especificações Técnicas

Dimensões: 169,5 x 74,5 x 10,9 mm
Peso: 260 g
Tamanho da bateria: 4000 mAh
Tamanho da tela: 6,8 polegadas
Tecnologia da tela: POLED
Tela: 2460 x 1080 pixels (395 ppi)
Câmera frontal 32 megapixels
Câmera traseira 64 megapixels
Versão do Android: 10 - Q
Interface: LG UX
RAM: 12 GB
Memória interna: 256 GB
Memória removível: microSD
Conectividade LTE, NFC, Bluetooth

Veredito Final

O LG Wing não é realmente um smartphone, você pode julgar pelos parâmetros normais. Embora tenha o desempenho e os recursos de um driver diário regular, o dispositivo do Projeto Explorer não será julgado por itens como benchmarks ou duração da bateria. The Wing é sobre experimentação, criação de conteúdo e ter a coragem de fazer algo completamente diferente - e eu adoro isso!

NextPit LG Wing back closed
O acabamento na Asa LG fica lindíssimo em certas condições de iluminação. / © NextPit

Claro, você obterá alguns olhares estranhos se assistir o YouTube sobre isso no metrô, mas para uma geração obcecada em gravar vídeos para compartilhar nas redes sociais, o Wing oferece um kit de ferramentas genuinamente impressionante para a criatividade. 

Acrescente a isso o fato de que a LG está cobrando apenas os preços principais de smartphones dos consumidores - enquanto aqueles que estão entrando no mercado dobrável estão cobrando mais ou menos o dobro - e o Wing de repente parece uma opção semiviável para alguém que quer quebrar o ciclo monótono e monótono que se tornou a compra de um novo smartphone.

Uma coisa está clara em minha mente - a LG está fazendo o possível para tornar o espaço móvel divertido e empolgante novamente e, por isso, tenho apenas elogios a oferecer. The Wing não será um smartphone para todos, mas para criadores de conteúdo ou aqueles que querem apenas usar seu telefone para criar vídeos divertidos, o Wing oferece algo legal e diferente e não é mais caro do que um carro-chefe de 2020.

ÚLTIMOS ARTIGOS no NextPit

Recomendado pelo NextPit

2 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.