Review do Samsung Galaxy S20: ainda vale comprar o modelo em 2021?

Atualizado: teste de um ano
Review do Samsung Galaxy S20: ainda vale comprar o modelo em 2021?

O Samsung Galaxy S20 foi lançado em março de 2020, mas o ex-topo de linha está longe de ser um modelo defasado. O NextPit deu uma segunda olhada no celular em 2021 e revela abaixo se o modelo ainda é uma boa compra um ano depois graças à queda de preços.

Avaliação

Prós

  • Tamanho compacto
  • Curvas discretas na tela
  • Display de 120 hz
  • Bom em multitarefa

Contras

  • Zoom espacial não passa de marketing
  • Ainda caro

Samsung Galaxy S20: direto ao ponto

Logo ao tirá-lo da caixa, o Galaxy S20 poderia facilmente se passar por um modelo 2021. A Samsung conseguiu trazer um celular moderno e, acima de tudo, atemporal para o mercado em março passado. As bordas finas da tela, incluindo o recorte para a câmera frontal, a tela AMOLED de alta qualidade e a taxa de atualização de 120 hertz ainda acompanham os topos de linha um ano depois.

AndroidPIT samsung s20 front
Olhando para a tela, dificilmente se pode distinguir o Galaxy S20 de um sucessor / © NextPit

O mesmo vale para a câmera, que a Samsung não mudou significativamente no sucessor. De qualquer forma, as diferenças entre o Galaxy S21 e o Galaxy S20 são tão pequenas que eu acho que o modelo 2020 ainda tem muita lenha para queimar. Apenas o desempenho do Exynos 990 de 7-nanômetros levanta alguns alertas.

Em troca, no S20 você tem até mesmo uma vantagem com a possibilidade de expandir a memória se você não optar pelo último telefone Samsung. No Brasil, você pode comprar o Galaxy S20 em junho de 2021 por pouco menos de R$ 3.600, cerca de R$ 400 menos que o Galaxy S21.

O Galaxy S20 ainda é uma opção a considerar, se você pretende comprar um celular Samsung. Entretanto, tenha em mente que a promessa de quatro anos da Samsung para atualizações de segurança também se aplica ao S20, mas ele foi lançada no ano passado. Portanto, neste ponto, a série S21 promete mais longevidade.

Design e tela: mais discreto que o S21

Quando escrevi sobre o que há de novo na série S21 em janeiro de 2021, o design estava no topo da minha lista. Porque, de fato, a Samsung foi mais ousada em 2021 e optou por um visual interessante para a câmera traseira. Todos os modelos do Galaxy S21 apresentam uma espécie de "orelha" que se mistura com as laterais do aparelho.

Gostei:

  • Compacto graças ao display de 6,2 polegadas;
  • Bordas finas e recorte sutil para a câmera de selfie;
  • As bordas levemente curvas na tela parecem elegantes;
  • Painel traseiro de vidro.

Não gostei:

  • Design em geral não chama a atenção;
  • A traseira de vidro parece um pouco oca.

Na parte de trás do Galaxy S20 você encontrará um clássico módulo de câmera. Entretanto, as dimensões de 151,7 x 69,1 x 7,9 milímetros são quase idênticas às do S21. Isto se deve principalmente ao display AMOLED de 6,2 polegadas com notch circular em ambos os dispositivos. A propósito, o S20 é um pouco mais leve, com 163 gramas.

AndroidPIT samsung s20 side
Os lados da tela são minimamente arredondados / © NextPit

O Galaxy S20 também apresenta laterais minimamente arredondadas que mudam um pouco a sensação ao segurá-lo em sua mão. A tela AMOLED mais antiga também tem a vantagem de oferecer uma resolução máxima de 3.200 x 1.440 pixels. Mas se você quiser usar os 120 hertz, a resolução é limitada a FHD+ a mesma usada no modelo 2021 da Samsung.

Se você não gosta de acabamento em policarbonato plástico, o S20 pode ser uma melhor opção. O Galaxy S20 tem acabamento traseiro em vidro - mas ele parece um pouco mais oco do que o plástico na traseira do Galaxy S21, na minha opinião.

tl;dr: No geral, o Galaxy S20 envelheceu surpreendentemente bem durante o ano passado. A tela ainda é uma das melhores que você encontrará no mercado de celulares, e o design do smartphone está pronto para 2021. Eu não teria problemas em comprar o modelo e usá-lo por aí!

Desempenho: Exynos 990 ainda dá conta do recado

O Galaxy S20 é equipado com um Exynos 990, projetado e fabricado pela própria Samsung. A versão com chip Snapdragon permaneceu exclusiva para os EUA e alguns outros países em 2020. A Samsung abastece seu chip com 8 GB de RAM e 128 GB de armazenamento interno.

Gostei:

  • Bom desempenho em games;
  • Experiência suave com o Android;
  • Já vem com Wi-Fi 6.

Não gostei:

  • Sem 5G.

Com o Exynos 2100, a Samsung lançou um processador realmente poderoso em 2021. Em meio à pressão da Qualcomm com o Snapdragon 888, a Samsung teve que se reinventar. Eles adotaram o mesmo projeto de três níveis de CPU e a fabricação no processo de 5 nm. Nos benchmarks e também no uso diário, o processador se saiu muito bem.

AndroidPIT samsung s20 camera
S20 não inclui saída para fones / © NextPit

O Galaxy S20 usa um processador mais antigo, o Exynos 990, que é fabricado no processo de 7 nm. A propósito, você pode ler o que isso significa exatamente em nosso guia de processadores topo de linha - em resumo, porém, o Exynos 990 não é tão eficiente quanto o sucessor. Entretanto, como os celulares topo de linha são lançados com desempenho de sobra, o déficit não é tão perceptível na minha opinião.

Para meu teste, instalei os games PUBG Mobile e Call of Duty: Mobile no Galaxy S20. Ambos os jogos brilharam com tempos de carregamento curtos e um desempenho suave dentro das partidas. No entanto, vamos dar uma olhada nos resultados de benchmarks de qualquer maneira:

Comparação de benchmark Samsung Galaxy S20

  Samsung Galaxy S20 Samsung Galaxy S21 Realme GT
Geekbench 5 (single/ multi) 896 / 2737 1.005 / 3.204 1.116 / 3.480
3DMark Wild Life 4.481 5.491 5.947
PassMark RAM 22.045 - 25.709
PassMark armazenamento 36.311 - 107.337

Sim, o Exynos 990 é inferior aos atuais SoCs topo de linha. Mas, como mencionado anteriormente, poucas pessoas realmente aproveitam o potencial dos processadores de qualquer forma.

Por último, mas não menos importante, vejamos a conectividade do Galaxy S20. Porque falta algo que já encontramos em aparelhos mais acessíveis em 2021: compatibilidade com redes móveis 5G. Se o 5G é importante para você, eu aconselharia a não comprar o Galaxy S20.

Se o 5G ainda não é tão relevante para você, o S20 está pronto com Wi-Fi 6 e usa o padrão sem fio Bluetooth 5.0. Além disso, a Samsung também oferece seu modo DeX no modelo mais antigo, que também funciona sem fio, se desejado. O telefone também suporta Samsung Pay graças a um chip NFC incorporado.

tl;dr: O Galaxy S20 está longe de ser um monstro de desempenho em 2021 - mas também não era em 2020. Embora você possa comprar celulares mais potentes por menos dinheiro como o Galaxy S20 FE 2021, por exemplo, o desempenho do Exynos 990 é convincente no uso diário. Mas o 5G pode fazer falta nos próximos anos.

Câmera: boas fotos, sem firulas

O Samsung Galaxy S20 usa uma câmera tripla na parte de trás. Ela é formada por uma câmera grande angular com 12 megapixels, um zoom híbrido de 64 megapixels e uma câmera ultra grande angular de 12 megapixels. Para selfies, você conta com 10 megapixels.

Gostei:

  • Fotos muito boas no geral;
  • O aplicativo da câmera funciona muito bem;
  • Não caiu na armadilha dos megapixels;
  • Muitos recursos foram acrescentados com atualizações de software.

Não gostei:

  • Modo retrato é desejeitado para usar;
  • O zoom de 3x não passa de um zoom digital;
  • O design do módulo de câmara corcunda não é tão atraente quanto o do S21.
Samsung Galaxy S20 Portrait
A câmera de selfie tira fotos muitos boas - infelizmente o modo retrato é inferior ao do S21 / © NextPit

A Samsung não atualizou significativamente a câmera do Galaxy S20 em seu sucessor. Você encontrará a mesma configuração de câmera tripla no S21 e no S20, e isso não é uma coisa negativa. Afinal de contas, as fotos que ambos os modelos tiram são realmente boas. Tirando o truque do zoom óptico de 1,1x apresentado como uma ampliação de 3x usando um recurso digital que não me parece muito honesto.

Configuração da câmera no Galaxy S20

  Resolução Tamanho do pixel Abertura
Ultra angular 12 MP 1,4 μm F2,2
Teleobjetiva 64 MP 0,8 μm F2,0
Grande angular (principal) 12 MP 1,8 μm F1,8
Câmera frontal 10 MP 1,22 μm F2,2

Fora o truque de marketing, a Samsung mandou muito bem no S20. As cores são ricas, a resolução de 12 megapixels é perfeitamente adequada e, em conjunto, você obtém uma câmera fotográfica flexível e divertida. Na minha opinião, a "baixa" resolução da câmera principal não é uma desvantagem do celular.

Samsung Galaxy S20 Zoom
Apesar do zoom digital, o modo telefoto da Galaxy S20 é convincente / © NextPit

Afinal de contas, muitas fabricantes utilizam sensores de altíssima resolução, apenas para comprimir as imagens depois, usando a combinação de pixels. Isto não é necessariamente uma vantagem, como você pode ver muito bem em nosso teste cego de câmera, no qual o sensor de 12 megapixels do iPhone 12 Pro Max convenceu especialmente em imagens noturnas.

Samsung Galaxy S20 Light
Eu normalmente acho a iluminação de cena da Samsung muito boa - inclusive aqui! / © NextPit

Também é louvável, na minha opinião, que a Samsung trouxe muitas dos novos recursos de câmera da série Galaxy S21 para modelos mais antigos, incluindo o S20. Fora o zoom de 30x, você pode usar a função de disparo único por 15 segundos, exportar imagens em 8K dos vídeos ou gravar em HDR10+. Apenas o modo Visão do diretor não é compatível com o SoC utilizado e não consegui encontrar um modo retrato dedicado no S20.

Por falar em recursos de vídeo: O S20 captura imagens com resolução máxima de 8K. Como você pode mover os arquivos grandes para o cartão microSD depois, o que é uma vantagem em comparação com o S21.

tl;dr: A Samsung não atualizou significativamente a câmera do S20 no sucessor. A câmera tripla ainda tira boas fotos e, de acordo com alguns comentários da comunidade NextPit, ganhou ainda mais qualidade através de otimizações de software em 2021. Nada mal!

Bateria: aqui o S20 fica um pouco para trás

O Galaxy S20 tem uma bateria com 4.000 mAh, que pode ser recarregada com um adaptador incluído (!) de 25 watts. Como opção, ele é compatível com 15 watts de carga sem fio e até mesmo carga reversa sem fio a 4,5 watts.

Gostei:

  • Recarga sem fio e carregamento reverso sem fio;
  • Adaptador de tomada incluído na caixa.

Não gostei:

  • Bateria não é exatamente grande com 4.000 mAh;
  • Carga com fio lenta.

Não é mais comum encontrar um celular com uma bateria de 4.000 mAh. A tendência claramente migrou para 5.000 mAh e isso, naturalmente, garante uma autonomia mais longa da bateria. Quando David testou o Galaxy S20 em março de 2020, a vida útil da bateria até o agradou.

Com uma conexão WiFi permanente e uma taxa de atualização permanente de 120 hertz, ele gerenciou facilmente tempos de uso na casa de 1 dia e meio. Tudo bem, mas é claro que isso depende muito do seu uso. A Samsung não aumentou a capacidade da bateria no S21 e a tecnologia de carregamento rápido permanece a mesma.

AndroidPIT samsung s20 usb
Você pode recarregar o S20 com 25 watts / © NextPit

O máximo é de 25 watts, o que é uma ponto fraco em comparação com a concorrência. Até mesmo na faixa intermediária já há celulares com recarga duas vezes mais potentes. Um ciclo completo de carga com o Galaxy S20 levou pouco menos de uma hora e meia. Ir de 10 a 50 por cento levou 40 minutos. Isso é muito tempo para um smartphone em 2021.

Por outro lado, o suporte para carregamento sem fio e carregamento sem fio reverso são pontos fortes ainda um ano depois. Invista a economia na compra do S20 em um Samsung Galaxy Buds, e você poderá carregar os fones de ouvido Bluetooth intra-auriculares usando o próprio celular.

tl;dr: Com uma bateria de 4.000 mAh, o Galaxy S20 não vai surpreender ninguém em 2021. No entanto, os tempos de funcionamento da bateria são de até um dia e meio, o que não é um obstáculo muito grande no uso diário. A potência de recarga não é tão alta quando a dos modelos 2021, mas isso pode resultar em uma longevidade maior para a bateria.

Samsung Galaxy S20 – Especificações Técnicas

Samsung Galaxy S20 vs Galaxy S20 Plus

  Samsung Galaxy S20 Samsung Galaxy S20 Plus
Tela

6,2 polegadas, AMOLED
120 Hz

6,7 polegadas, AMOLED
120 Hz
Dimensões 151,1 x 69,1 x 7,9 mm 161,9 x 73,7 x 7,8 mm
Peso

163 gramas

220 gramas
OS Android 10
Atualizável para Android 11
Processador Samsung Exynos 990 (Brasil e Europa)
Qualcomm Snapdragon 865 (EUA e China)
Memória

8/12 GB RAM
128 GB

8/12 GB RAM
128/512 GB
Bateria 4.000 mAh 4.500 mAh
Câmera

Ultra angular: 12 MP, 1,4 μm, F2.2
Grande angular: 12 MP, 1,8 μm, F1.8, OIS
Teleobjetiva 64 MP, 0,8 μm, F2.0, OIS
Frente: 10 MP, f/2.2

Ultra angular: 12 MP, 1,4 μm, F2.2
Grande angular: 12 MP, 1,8 μm, F1.8, OIS
Teleobjetiva 64 MP, 0,8 μm, F2.0, OIS
Sensor de profundidade (ToF)
Frente: 10 MP, f/2.2
Características especiais Zoom Espacial
PowerShare sem fio
Sensor de impressão digital ultra-sónico
IP68
Preço cerca de R$ 3.600

Conclusão: dependendo da promoção ainda vale a pena

Pegar um celular do ano passado para um review foi mais divertido do que eu pensava! Ou o Galaxy S20 estava à frente do seu tempo, ou o mundo dos smartphones não apresentou muitas inovações no ano passado. O que eu acho interessante é que há alguns detalhes onde o S20 é superior ao seu sucessor.

Por exemplo, você pode expandir a memória com cartões micro SD, a traseira é de vidro e a tela tem uma resolução superior. Mas talvez estas sejam as razões que atrasaram um pouco a queda do preço do S20. Não é difícil prever que o Galaxy S21 deva alcançar em breve os preços do modelo anterior.

O Galaxy S21 pode ser encontrado por cerca de R$ 4.000 e, se você puder abrir mão do 5G, há poucos argumentos a favor do preço extra. Por último, mas não menos importante: a garantia da Samsung para atualizações de segurança vale por um ano a mais no S21. Se isso não o incomoda, pode comprar com segurança o S20.

ÚLTIMOS ARTIGOS

8 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Jairo rios há 1 mês Link para o comentário

    Nos parâmetros construção e memória expansível, ele engole o S21.


  • Penskemen 12/02/2020 Link para o comentário

    Vou cantar uma bola aqui (depois vocês vão conferir), todos esses modelos que virão para para o Brasil não serão equipados com o Qualcomm Snapdragon, vão empurrar para nós a "ovelha negra" do Exynos, mas para o mercado norte americano, aí sim a Samsung vai vender para eles o modelo com o Snapdragon. Significa que em países não prioritários para a Samsung, o Exynos é o carro chefe. Difícil engolir isso. Mas para o meu bolso, jamais vou gastar 1000 Euros em um Smartphone.


    • Marcio S. há 1 mês Link para o comentário

      descobriu o Brasil hein..... samsung manda o Exynos desde sempre pro Brasil....


      • Rubens Eishima
        • Equipe
        há 1 mês Link para o comentário

        O comentário dele foi anterior ao lançamento do S20.
        E na época ainda tinha uma esperança de vir com Snapdragon, se não me engano.

        Como aconteceu com o S9:
        - vendido no Brasil com Snap 845;
        - enquanto a Europa (que geralmente dita o modelo brasileiro) foi de Exynos 9810.


  • Lorran cruz 12/02/2020 Link para o comentário

    Essa informação do carregamento rápido tá correta? Pq pelo q entendi ontem na apresentação todos os celulares tem suporte pra 25w, exceto o Ultra que tem suporte 45w mas precisa comprar o carregador a parte. Poderiam confirmar essa informação?


  • Rafael Nunes 12/02/2020 Link para o comentário

    O celular é da hora e tudo, tem uma ótima especificação. Quanto a câmera já me conformei a esse formato porque não tem o que fazer sobre a quantidade câmeras, é assim mesmo e não vejo problema. Mas uma coisa que fiquei com o pé atrás é sobre a moldura do aparelho, na foto está com cara de ser plástico, será mesmo isso? Se for é uma baita falta de vergonha na cara da samsung fazer um celular desse com acabamento em plastico, pois podem falar o que for, com o tempo desgasta e fica horrível. Por um preço desse tomara que isso não seja de plástico.


  • Ronaldo 12/02/2020 Link para o comentário

    Acanalharam o os telefones com esses notch/buracos e essas traseiras horrendas com várias câmeras!


    • JotaB92 12/02/2020 Link para o comentário

      Pois é, gosto muito mais do design do s8/ s9 do que o s10/s20, principalmente esse monte de câmera na traseira, ficou horrível.

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.