Melhor câmera de celular: comunidade NextPit escolheu um vencedor!

Melhor câmera de celular: comunidade NextPit escolheu um vencedor!

Sim, o iPhone foi o campeão em nosso teste — o iPhone 12 Pro Max, para ser exato. Após mais de 15.000 votos, o celular da Apple obteve uma média de 35,8% de todos os votos em onze assuntos. A vantagem sobre a concorrência foi particularmente clara nas fotos noturnas.

Os três lugares após o iPhone formaram praticamente um empate técnico. O Oppo Find X3 Pro levou a prata com uma média de 19 por cento de todos os votos. Seguido pelo Samsung Galaxy S21 Ultra com 17,6% e o OnePlus 9 Pro com 17,3 por cento. O Xiaomi Mi 11 Ultra vai para casa com cerca de 9% dos votos.

Um cenário muito semelhante surge ao atribuir pontos por tema para as classificações. Se dermos cinco pontos para o primeiro lugar e um a menos para cada posição subseqüente, a Apple também termina em primeiro lugar com 42 pontos. Oppo e Samsung dividem a prata com 35 pontos cada um, e o OnePlus 9 Pro chega em quarto lugar com 33 pontos. E o Xiaomi? Isso deixa 22 pontos para o Mi 11 Ultra.

Mais uma observação antes de analisarmos os motivos em detalhes: Este teste cego também apareceu em nossos domínios globais NextPit: NextPit.com, NextPit.fr e NextPit.de. Incluímos os votos globais para fins de pontuação. Não tivemos variações notáveis de país para país; mas não se surpreenda se os resultados nas imagens não corresponderem exatamente aos resultados do artigo original.

1. Câmera principal (luz do dia, cidade)

Para o primeiro assunto, o Oppo Find X3 Pro se posicionou na primeira posição. Curiosamente, o Oppo é o celular que está mais distante da DSLR. Neste dia bastante monótono, o Find X3 Pro deu ao céu um tom azulado, e os edifícios também parecem muito mais coloridos do que na vida real. Mas na era do Instagram, cores contam mais do que a realidade, e assim os mais precisos iPhone 12 Pro Max e Galaxy S21 Ultra tiveram que se contentar com o segundo e terceiro lugares aqui.

Entretanto, uma coisa já está clara aqui: não se trata apenas da qualidade de imagem, mas também de preferências quando se trata de interpretar um assunto. É claro, os resultados de nosso teste cego são tudo menos objetivos. Portanto, não interprete os resultados à risca, dê uma olhada nas fotos e decida você mesmo de qual delas gosta mais.

Imagens de comparação: Cidade com luz 

Kamera-Blindtest DSLRReferência: DSLR Kamera-Blindtest 1.1Imagem 1.1: Oppo Find X3 Pro, 40 por cento
Kamera-Blindtest 1.2Imagem 1.2: OnePlus 9 Pro, 12% Kamera-Blindtest 1.3Imagem 1.3: Apple iPhone 12 Pro Max, 22%
Kamera-Blindtest 1.4Imagem 1.4: Samsung Galaxy S21 Ultra, 14% Kamera-Blindtest 1.5Imagem 1.5: Xiaomi Mi 11 Ultra, 12 pontos

2. Câmera principal (resolução máxima)

108 megapixels são realmente necessários? Esta é a pergunta por trás desta comparação de imagens, e pelo menos sua resposta é não. O OnePlus 9 Pro ocupou o primeiro lugar aqui com sua câmera principal de 48 megapixels, e por uma margem significativa.

scene 2 crop
Aqui você pode ver o enquadramento original - e a parte que escolhemos para comparação / © NextPit

Como em todos os motivos, fotografamos três vezes com cada smartphone e depois selecionamos a melhor foto. Antes de cada clique, usamos o dedo para fixar o foco automático na flor da macieira a ser ampliada. Entretanto, nem todos os smartphones têm um foco ideal, o que acaba transformando o teste de resolução em um teste de foco.

Mas isso também é um desafio para os sensores atuais, comparativamente grandes: quanto maior o sensor, maior a distância focal real das lentes para a mesma distância focal equivalente. E isto, por sua vez, resulta em uma profundidade de campo mais rasa e aumenta as exigências de foco automático preciso.

Imagens de comparação: resolução máxima

Kamera-Blindtest DSLRReferência: DSLR Kamera-Blindtest 2.1Imagem 2.1: Apple iPhone 12 Pro Max, 13%
Kamera-Blindtest 2.2Imagem 2.2: Xiaomi Mi 11 Ultra, 1 por cento Kamera-Blindtest 2.3Imagem 2.3: Oppo Find X3 Pro, 10 por cento
Kamera-Blindtest 2.4Imagem 2.4: OnePlus 9 Pro, 59 por cento Kamera-Blindtest 2.5Imagem 2.5: Samsung Galaxy S21 Ultra, 17 por cento

3. Ultra grande-angular (natureza)

Verde e azul: estas são as cores dominantes nas fotos de paisagens. E este motivo mostra qual smartphone as reproduzem mais agradavelmente — mesmo que o resultado não corresponda necessariamente à realidade. O vencedor aqui é o Oppo Find X3 Pro, que tende a ter cores muito vivas. Se isso é uma coisa boa ou não, é uma questão de gosto.

Imagens de comparação: Natureza com ultrawide

Kamera-Blindtest DSLRReferência: DSLR Kamera-Blindtest 3.1Imagem 3.1: OnePlus 9 Pro, 19 por cento
Kamera-Blindtest 3.2Imagem 3.2: Apple iPhone 12 Pro Max, 17% Kamera-Blindtest 3.3Imagem 3.3: Samsung Galaxy S21 Ultra, 16 por cento
Kamera-Blindtest 3.4Imagem 3.4: Oppo Find X3 Pro, 40%. Kamera-Blindtest 3.5Imagem 3.5: Xiaomi Mi 11 Ultra, 8 por cento

4. Ultra grande-angular (cidade)

Nosso motivo de cidade com a câmera ultrawide mostra uma tendência muito semelhante aos motivos 1 e 3: O Oppo Find X3 Pro acrescenta uma tonalidade azul ao céu cinzento novamente — as nuvens parecem completamente radiantes. As cores no graffiti também são muito mais brilhantes do que na vida real.

A maioria não se importou: 45 por cento votaram a favor do Find X3 Pro. O segundo lugar vai para o OnePlus 9 Pro com 20 por cento, seguido de perto pela Apple, Xiaomi e Samsung com uma distância de nem um por cento um do outro.

Fotos de comparação: Cidade com ultrawide

Kamera-Blindtest DSLRReferência: DSLR Kamera-Blindtest 4.1Imagem 4.1: Samsung Galaxy S21 Ultra, 11%
Kamera-Blindtest 4.2Imagem 4.2: Oppo Find X3 Pro, 45 por cento Kamera-Blindtest 4.3Imagem 4.3: Xiaomi Mi 11 Ultra, 11%
Kamera-Blindtest 4.4Imagem 4.4: Apple iPhone 12 Pro Max, 12 por cento Kamera-Blindtest 4.5Imagem 4.5: OnePlus 9 Pro, 20 por cento

5. Retrato telefoto (2x)

Quando se trata de retratos, o iPhone 12 Pro Max ficou no topo. Em comparação com a concorrência, destacam-se as cores ligeiramente mais quentes e os tons de pele mais agradáveis. O OnePlus e Xiaomi em particular são claramente muito frios aqui, o que foi punido pela vontade popular.

No que diz respeito a recortar o assunto ao fundo, todas as câmeras cometeram alguns erros. Não é de se espantar: com as muitas cordas em primeiro plano e o corrimão em segundo plano, o assunto também é realmente desafiador. Entretanto, o iPhone definitivamente fez um trabalho muito bom com o recorte de planos e, em combinação com a agradável reprodução de cores, ganhou merecidamente esta rodada.

Imagens de comparação: Telefoto 2x

Kamera-Blindtest DSLRReferência: DSLR Kamera-Blindtest 5.1Imagem 5.1: Xiaomi Mi 11 Ultra, 5 por cento
Kamera-Blindtest 5.2Imagem 5.2: Samsung Galaxy S21 Ultra, 25 por cento Kamera-Blindtest 5.3Imagem 5.3: OnePlus 9 Pro, 9 por cento
Kamera-Blindtest 5.4Imagem 5.4: Oppo Find X3 Pro, 20 por cento Kamera-Blindtest 5.5Imagem 5.5: Apple iPhone 12 Pro Max, 41%

6. Teleobjetiva na natureza (5x)

Mais é melhor? Não necessariamente, porque a Oppo claramente exagerou aqui e foi justamente punida por você. A OnePlus e Samsung se saíram melhor aqui com uma reprodução de cores equilibrada, seguida pelo Mi 11 Ultra. O iPhone falhou por uma margem surpreendentemente ampla neste tema.

Imagens de comparação: Telefoto natureza 5x

Kamera-Blindtest DSLRReferência: DSLR Kamera-Blindtest 6.1Imagem 6.1: Xiaomi Mi 11 Ultra, 21%
Kamera-Blindtest 6.2Imagem 6.2: Apple iPhone 12 Pro Max, 7 por cento Kamera-Blindtest 6.3Imagem 6.3: Samsung Galaxy S21 Ultra, 28%
Kamera-Blindtest 6.4Imagem 6.4: OnePlus 9 Pro, 34% Kamera-Blindtest 6.5Imagem 6.5: Oppo Find X3 Pro, 9%.

7. Teleobjetiva na cidade (4x)

Para nosso próximo tema, voltamos à cidade, com um resultado bastante equilibrado desta vez. O Oppo pode ser novamente identificado de cara pelas cores saturadas, que parecem fazer sucesso com as pessoas. Atrás dele estão a Samsung e Apple, que são muito mais neutras.

Possivelmente, os dois celulares dividiram os votos do público que prefere esse tipo de neutralidade e, portanto, não pontuaram melhor. No One Plus, o contraste ficou surpreendentemente plano (as árvores escuras!), e a imagem da Xiaomi ficou bastante fraca em detalhes com a grande lacuna na faixa de comprimento focal.

Fotos de comparação: Telefoto cidade 4x

Kamera-Blindtest DSLRReferência: DSLR Kamera-Blindtest 7.1Imagem 7.1: Samsung Galaxy S21 Ultra, 21%.
Kamera-Blindtest 7.2Imagem 7.2: Oppo Find X3 Pro, 28%. Kamera-Blindtest 7.3Imagem 7.3: OnePlus 9 Pro, 17%
Kamera-Blindtest 7.4Imagem 7.4: Apple iPhone 12 Pro Max, 22%. Kamera-Blindtest 7.5Imagem 7.5: Xiaomi Mi 11 Ultra, 12 por cento

8. Teleobjetiva na cidade (20x)

Na foto 20x, a Samsung pôde finalmente exercitar completamente a poderosa teleobjetiva do Galaxy S21 Ultra — e ficou claramente à frente da concorrência com 47% dos votos. No entanto, a foto é um pouco subexposta.

Surpreendentemente, o iPhone 12 Pro Max ficou em segundo lugar com uma foto muito desbotada. Embora a reprodução de detalhes seja claramente pior do que, por exemplo, com o Xiaomi, provavelmente a exposição mais equilibrada conquistou os votos.

Fotos de comparação: Telefoto cidade 20x

Kamera-Blindtest DSLRReferência: DSLR Kamera-Blindtest 8.1Imagem 8.1: OnePlus 9 Pro, 2%
Kamera-Blindtest 8.2Imagem 8.2: Oppo Find X3 Pro, 8%. Kamera-Blindtest 8.3Imagem 8.3: Apple iPhone 12 Pro Max, 27 por cento
Kamera-Blindtest 8.4Imagem 8.4: Samsung Galaxy S21 Ultra, 47% Kamera-Blindtest 8.5Imagem 8.5: Xiaomi Mi 11 Ultra, 15 por cento

9. Foto noturna (câmera principal)

Para nossas três últimas fotos, vamos para o lado das sombras — e aqui o iPhone se sobressaiu. Tiramos esta foto com todos os smartphones em modo de foto padrão. 68% dos votos foram para o iPhone 12 Pro Max. O smartphone da Apple conseguiu entregar uma foto equilibrada e de alto contraste, apesar das más condições de iluminação.

Fotos de comparação: Foto noturna com câmera principal

Kamera-Blindtest DSLRReferência: DSLR Kamera-Blindtest 9.1Imagem 9.1: Apple iPhone 12 Pro Max, 68%
Kamera-Blindtest 9.2Imagem 9.2: Samsung Galaxy S21 Ultra, 12 Kamera-Blindtest 9.3Imagem 9.3: Xiaomi Mi 11 Ultra, 11%
Kamera-Blindtest 9.4Imagem 9.4: Oppo Find X3 Pro, 6%. Kamera-Blindtest 9.5Imagem 9.5: OnePlus 9 Pro, 3 por cento

10. Foto noturna (ultra grande-angular)

O décimo assunto mostra claramente como é grande a influência do software nos dias de hoje. O iPhone 12 Pro Max, com o modo noturno ativado, registra uma imagem notavelmente brilhante em condições de luz realmente precárias. Isto apesar do fato de que a concorrência é melhor, pelo menos no papel. Eu esperava mais especialmente do Oppo nesta rodada.

Uma comparação com a Huawei teria sido interessante aqui — e alguns comentários mencionaram isso. No entanto, decidimos deixá-la de fora no período de preparação para o teste, já que os celulares topo de linha da marca chinesa já não são uma opção viável para a maioria das pessoas, devido à situação atual do mercado.

Fotos de comparação: Foto noturna ultrawide

Kamera-Blindtest DSLRReferência: DSLR Kamera-Blindtest 10.1Imagem 10.1: Oppo Find X3 Pro, 2%.
Kamera-Blindtest 10.2Imagem 10.2: OnePlus 9 Pro, 13% Kamera-Blindtest 10.3Imagem 10.3: Samsung Galaxy S21 Ultra, 1 por cento
Kamera-Blindtest 10.4Imagem 10.4: Xiaomi Mi 11 Ultra, 0 por cento Kamera-Blindtest 10.5Imagem 10.5: Apple iPhone 12 Pro Max, 84%

11. Foto noturna (câmera principal, extremamente escuro)

Fiquei completamente impressionado com este assunto e com o processamento aplicado. É claro, a foto do iPhone 12 Pro Max não é um espetáculo de nitidez, mas o smartphone da Apple trouxe mais detalhes para a foto do que eu consegui com a Canon 5D Mark III.

E a Xiaomi também se saiu surpreendentemente bem aqui. Embora a foto seja significativamente mais escura, ela realmente oferece muitos detalhes — até mais do que o iPhone ao descontar o nível de brilho. Mas claramente, na miniatura, a foto do iPhone 12 Pro Max parece melhor à primeira vista.

Imagens de comparação: Foto noturna com câmera principal

Kamera-Blindtest DSLRReferência: DSLR Kamera-Blindtest 11.1Imagem 11.1: Samsung Galaxy S21 Ultra, 1 por cento
Kamera-Blindtest 11.2Imagem 11.2: Apple iPhone 12 Pro Max, 93 por cento Kamera-Blindtest 11.3Imagem 11.3: Xiaomi Mi 11 Ultra, 3 por cento
Kamera-Blindtest 11.4Imagem 11.4: OnePlus 9 Pro, 2 Kamera-Blindtest 11.5Imagem 11.5: Oppo Find X3 Pro, 0 por cento

E para você, qual smartphone se saiu melhor?

ÚLTIMOS ARTIGOS

6 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Pra mim, o povo votou na Oppo achando que era samsung. Infelizmente, pra testes assim, o povo escolhe sua marca favorita e tenta votar nela. Tem que embaralhar as fotos em cada teste e mesmo assim, quem usa sempre e conhece, vota no seu favorito. Mas mto boa a comparação! Descartaria todas da Oppo, pq gosto de fotos fiéis a realidade. Até pra poder editar ao meu gosto depois.


  • Por incrível que pareça o Xiaomi Mi 11 Ultra passou vergonha, números não são tudo msm.


  • Seria um sonho ela aterrisar por aqui e de quebra trazer a Oneplus junto!


  • Belo trabalho realizado pelo editor do post, pelo jeito Apple e a oppo foram os vencedores por margem apertada ,o que significa que todos estão evoluindo , muito bom.


  • Indiscutivelmente a Oppo Electronics é uma marca diferenciada, já comentei sobre as excepcionais qualidades de seus equipamentos de áudio e vídeo na categoria Hi-End. Mas...🤔
    É de se lamentar que aqui no Brasil a marca só disponibilizou smartphones de sua 2a linha de aparelhos (da subsidiária Realme), mas o fato de sua representante já estar no nosso mercado, pode abrir uma janela para a Oppo oferecer sua linha de aparelhos por aqui. Vamos aguardar.


    • A marca tem representação ainda no Chile, Colômbia e México...
      Com a saída da LG seria uma opção interessantíssima, pena que o forte dos sul-coreanos parecia ser as vendas em lojas físicas, e para entrar nesse segmento a disputa é bem dura com a Motorola e Samsung...

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.