Como usar o WhatsApp sem chip SIM no celular

Como usar o WhatsApp sem chip SIM no celular

Para usar o WhatsApp, é preciso ter um número de telefone, o que geralmente significa ter um chip de operadora no celular. Mesmo assim, é possível usar dois métodos diferentes para usar o WhatsApp no smartphone (ou tablet) sem ter o chip instalado no aparelho. Confira as opções a seguir.

Logo ao ser aberto pela primeira vez, uma das coisas que o WhatsApp pede é um número de telefone para o envio do código de verificação. Como o perfil de cada pessoa (e empresa) fica associado ao telefone, é preciso ter um número ativo para usar o app, mas isso não significa que o chip da operadora precisa estar no celular.

Se o seu celular está sem o chip SIM e você quiser usar o WhatsApp nele, você pode tanto ativar o aplicativo usando uma linha ativa em outro celular, ou então utilizar o WhatsApp Web para fazer um "puxadinho" da conta no aparelho secundário.

Usando outro celular para receber o código do WhatsApp

Neste método, é preciso ter em mãos um número de telefone habilitado para receber mensagens SMS ou ligações de voz. Já o aparelho no qual o WhatsApp será usado precisa estar conectado à internet, geralmente por Wi-Fi, mas alternativamente por cabo.

Baixe e instale o aplicativo do WhatsApp na Google Play Store, Apple App Store ou no site do WhatsApp — esta última opção só vale para smartphones com sistema Android e pode pedir a liberação para instalar apps de fora da loja. Depois, abra o aplicativo e siga os passos:

WhatsApp Instalacao 1
Ativação do WhatsApp pode ser feita mesmo sem o chip no celular / © NextPit
  1. Aceite os termos de uso do WhatsApp tocando no botão Concordar e continuar;
  2. Informe o número de telefone (incluindo o DDD) e depois toque no botão Avançar;
  3. Como o celular não tem o chip da operadora, você precisará ver no aparelho com a linha ativa o código enviado por mensagem SMS;
    1. Caso não receba a mensagem, a opção Me ligue faz uma ligação de voz para o número informado no passo anterior, com uma voz ditando os seis números que devem ser confirmados;
  4. Pronto, dê as permissões de acesso necessárias ao WhatsApp e confirme se deseja restaurar as cópias de conversas anteriores no aplicativo.
WhatsApp Instalacao 2
App pode recuperar o backup da conta no Google Drive ou Apple iCloud / © NextPit

Com uma conta já existente

Este outro método é mais uma solução temporária, que pode ser feita tanto no celular, quanto em tablets, ou até mesmo dispositivos que já não são mais compatíveis com o WhatsApp (alguém falou Windows Phone?). Para isso, o aparelho funciona como uma espécie de cópia da conta no app, mas tanto ele quanto o celular com a conta original precisam estar conectados à internet.

Para usar esse quebra-galho, siga estes passos:

WhatsApp Web tablet
Instruções funcionam também no tablet / © NextPit
  1. Acesse o site web.whatsapp.com no navegador do aparelho;
  2. No caso do Chrome, toque no botão de menu ⋮;
  3. Escolha a opção Versão para desktop;
  4. Abra o WhatsApp no celular com a linha ativada e toque no botão de menu ⋮ do app;
  5. Selecione a opção WhatsApp Web;
  6. Toque no botão Conectar um aparelho, depois é só apontar a câmera do celular para o código QR no outro aparelho.

 

Pronto, o segundo aparelho mostrará o WhatsApp Web, com os principais recursos do Zap.

whatsappwebsmartphone
WhatsApp Web pode ser útil em aparelhos incompatíveis com o aplicativo / © NextPit

Recursos como chamadas de voz e vídeo não funcionam com este método e o envio de fotos, vídeos e mensagens de voz podem pedir uma permissão de recurso para o navegador do celular/tablet. Mesmo assim, você pode enviar e receber mensagens, emojis e até figurinhas.

O WhatsApp já prepara há algum tempo uma opção oficial para usar o serviço em mais de um aparelho ao mesmo tempo, para saber quando a novidade vai chegar ao app, acompanhe as últimas atualizações do Zap em nosso especial, ou então receba todas as notícias do NextPit no seu celular entrando para nosso canal no Telegram!


Artigo atualizado em maio de 2021 com novas imagens e passos atualizados para a versão atual do WhatsApp. Comentários anteriores à data podem citar instruções ou métodos desatualizados.

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

60 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Cleusa Terra 28/08/2018 Link para o comentário

    Como. Eu abaixo no meu tablet


  • Cleusa Terra 28/08/2018 Link para o comentário

    Bom saber ficar por dentro da tecnologia sempre


  • Kaline Santos 15/03/2018 Link para o comentário

    Boa tarde!
    Eu perdi meu chip, e preciso do whatsapp com esse número perdido para trabalho, no caso como posso me conectar novamente ao whats sem o código de verificação, pois o chip esta em nome de uma pessoa que não possuo mais contato. Oque fazer para recuperar meu whats? Por favor.


    •   2
      Conta desativada há 3 meses Link para o comentário

      Se você perdeu o numero, não tem como recuperar, se esse numero esta com outra pessoa, quem vai usar o WhatsApp nesse numero será que detém o numero. Nesse caso não tem solução.


  • Gabriel De Souza 08/07/2017 Link para o comentário

    Falou...Falou...Falou e não disse nada... ¬¬'


  • Leh Fernandes 09/05/2016 Link para o comentário

    Boa tarde!
    Eu perdi meu chip, e preciso do whatsapp com esse número perdido para trabalho, no caso como posso me conectar novamente ao whats sem o código de verificação, pois o chip esta em nome de uma pessoa que não possuo mais contato. Oque fazer para recuperar meu whats? Por favor.


    • Thaís Sagaz 31/12/2016 Link para o comentário

      Tenho a mesma dúvida. Alguém pode informar?


  • Deivid Alves Domingues 17/04/2016 Link para o comentário

    O meu chip foi cancelado e eu queria saber como que eu faço para recuperar minha conta no whatsapp para salvar os meus contatos e tirar a minha foto de lá?


  • Juliana Gomide 25/02/2016 Link para o comentário

    queria saber se tem como colocar o número que quero usar mas, mandar o código de confirmação para outro número já que perdi meu celular com chip e tudo!
    Desde já obrigado e aguardo respostas.


    • Paulo B. 13/03/2016 Link para o comentário

      Se o chip SIM estava registrado no seu nome ou no de algum conhecido, vá até uma loja da sua operadora com documento, informe a perda e peça para registrar o numero no chip novo. É fácil.


  • Gabriel saraiva 03/02/2016 Link para o comentário

    Desculpa mais o título é uma mentira, pq as duas maneiras que explica é com chip e eu não tenho chip meu celular é vazio sem nada a + incluindo chip alguém aí sabe como ter whatsapp?


    • Gênesis Ericeira 03/02/2016 Link para o comentário

      Brother!! Não é não. Fiz do jeito do pôster e deu certo, só que assim como qnd pareado com o chromer no pc, os 2 dispositivos tem que estar na msm rede wifi (isso tem suas vantagens, mais suas desvantagens tbm.)

      Então, vc faz assim:
      Instala o apk no tablet (no meu caso foi um sem Chip), e aceita e confirma e avança o que pedir. no tablet pelo app do whats, ele irá pedir pra vc inserir o número pra cadastrar e tal, ai vc insere e aguarda o sms chegar agora no celular (chip), pode demorar de 1 a uns 5 minutos, ai se não chegar, o whatsapp vai te disponibilizar a função pra vc pedir pra eles te ligarem, ai é só aguardar. e pronto.>>


      • Gabriel saraiva 03/02/2016 Link para o comentário

        Mais que número eu coloco se eu não tenho chip?


      • Gênesis Ericeira 05/02/2016 Link para o comentário

        Éguas brother, aí tbm tú quer forçar.... kkkkkkkkkkk
        Tem que ter um número a se usar. O título da matéria, é pq só se usa ou usava com e no aparelho em que estivesse o chip ficando assim a limitação, mais agora não.

        Tem q ter pelo menos o número de telefone....


      • Leandra Miguel 14/06/2017 Link para o comentário

        oi. bom, eu perdi meu numero por falta de recarga, fiquei mais de ano sem por crédito, perdi meu numero por isso, meu filho desinstalou o whats, depois baixei de novo mas nao dava mais certo, então desinstalei, instalei de novo mas coloquei o número do celular da minha mãe, e deu certo, ela usa normalmente o chip dela no aparelho dela, que não tem whats, e eu estou com o meu chip bloqueado sem função nehuma no meu aparelho, mas utilizo o whatsapp com o número dela, deu bem certo, depois só fui pedindo para meus grupos me add denovo e procurei meus outros contatos avisei e voltou tudo certo. não atrapalha em nada minha mae, o celular dela está normal e tudo, e eu tenho whats tranquilamente. empreste o numero só o numero de alguem, nao interfere em nada para a pessoa nem para voce. abraçosss


  • Delmary Andrade Coutinho 12/01/2016 Link para o comentário

    Muito legal! Confesso que eu nem sabia que isso era possível. Valeu pela dica!!!


  • Moisés Nannin Pereira 12/01/2016 Link para o comentário

    Não conhecia essa. Fiz isso no S3 e funcionou perfeitamente.


  •   85
    Conta desativada 12/01/2016 Link para o comentário

    Gambiarra antiga essa já hahahahaha, colocava meu chip em um nokia lanterninha pra receber o código e colocar no PC...


  •   99
    Conta desativada 11/01/2016 Link para o comentário

    Boa matéria!


  • Victor Lima 11/01/2016 Link para o comentário

    interessante...

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.