NextPit

WhatsApp: problemas mais comuns e suas soluções

WhatsApp: problemas mais comuns e suas soluções

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais utilizado no mundo e, como tal, sempre que o serviço passa por instabilidade ou não funciona, acaba causando prejuízo para muitas pessoas. Neste artigo, relacionamos uma lista de soluções para os bugs e problemas mais conhecidos e comuns do WhatsApp em dispositivos ​​Android ou iPhone.

Aviso: alguns erros apresentados pelo WhatsApp acontecem devido a instabilidades no serviço em algumas regiões. Problemas na rede de servidores do WhatsApp dificilmente são resolvidos com algum truque. Para todo o resto, você deve encontrar uma resposta abaixo.

WhatsApp não funciona? Encontre a solução para o seu problema:

  1. Não consigo instalar o WhatsApp no ​​meu celular Android ou iPhone
  2. Não tenho meu código de ativação do WhatsApp
  3. WhatsApp travando ou não consigo entrar no WhatsApp ou a rede não está funcionando
  4. Pode ser que você tenha novas mensagens
  5. WhatsApp foi bloqueado na sua região
  6. Não consigo ouvir mensagens de áudio ou o WhatsApp não consegue reproduzir áudio
  7. Não consigo salvar fotos para enviar a um contato diferente
  8. Os arquivos recebidos são baixados automaticamente
  9. Como manter minhas conversas ao trocar de dispositivo
  10. Como mudar o meu número de telefone do WhatsApp
  11. WhatsApp não reconhece meus contatos
  12. O WhatsApp tem contatos duplicados
  13. O que significa "Visto por último" no WhatsApp?
  14. Como saber se alguém me bloqueou no WhatsApp?
  15. O que as marcas de seleção azuis significam no WhatsApp?
  16. O que faço se meu celular for roubado ou perdido?
  17. Não consigo enviar nem receber mensagens no WhatsApp
  18. Como recuperar mensagens apagadas
  19. Evitar o problema de imagens duplicadas no WhatsApp
  20. Espaço para armazenamento insuficiente na instalação
  21. Estou tendo problemas com ligações ou não consigo atender chamadas no WhatsApp
  22. Não consigo baixar vídeos ou fotos no WhatsApp

1. Não consigo instalar o WhatsApp no ​​meu celular Android ou iPhone

Se você deseja baixar a versão mais recente do WhatsApp, você deve ter um smartphone com Android rodando a versão 4.0.3 do sistema operacional ou superior; já no iPhone, é preciso rodar a versão iOS 10.0 e superior.

Se você estiver tentando instalar o aplicativo do WhatsApp utilizando o site do mensageiro, será necessário habilitar a opção "Instalar apps desconhecidos" a partir das configurações do sistema. Vá para Configurações > Aplicativos e encontre o navegador do seu celular. Ative a instalação de apps desconhecidos. Claro, isso não será um problema se você baixar o app a partir da loja de apps oficial do seu celular.

2. Não tenho meu código de ativação do WhatsApp

Se a instalação ocorreu bem, mas a mensagem gerada automaticamente com seu código de ativação não chegar, certifique-se de que você inseriu o seu número de telefone corretamente. Verifique também se você selecionou o país correto na lista suspensa.

Você deve escolher o país em que o seu número de telefone foi obtido, que pode não ser necessariamente o país em que você reside. Se, ainda assim você não receber o código de ativação do WhatsApp, tente solicitar uma chamada de voz. Dessa forma, o código será ditado para você.

Lembre-se de que é necessário ter um cartão SIM no celular para se inscrever no WhatsApp. Além disso, você só pode usar o WhatsApp com um número de telefone e em um dispositivo ao mesmo tempo.

3. WhatsApp travando ou não consigo entrar no WhatsApp ou a rede não está funcionando

Os problemas de rede do WhatsApp geralmente são causados ​​por instabilidade na conexão Wi-Fi ou plano de dados da operadora. Se você não está conseguindo enviar uma mensagem, aqui estão algumas soluções:

  • Certifique-se de que seu celular esteja ligado;
  • Instale a versão mais recente do aplicativo na Play Store;
  • Verifique sua conexão com a Internet, Wi-Fi ou 4G/5G (em Configurações > Rede e Internet);
  • Certifique-se de que um aplicativo Task Killer não esteja afetando o funcionamento do WhatsApp (exemplo: Bem-estar Digital);
  • Limpe o cache do aplicativo (em Configurações > Aplicativos > WhatsApp > Armazenamento > Limpar Cache);
  • Finalmente, a solução mais extrema: desinstalar o aplicativo e reinstalá-lo.

É bastante comum ocorrerem instabilidade e problemas com o servidor do WhatsApp. Se você suspeitar que o WhatsApp não está funcionando porque o serviço está fora do ar, acesse a conta oficial do WhatsApp no Twitter, onde são fornecidas atualizações sobre interrupções do serviço.

Ou acesse o serviço DownDetector para saber se mais pessoas estão enfrentando problemas de conexão com o app.

4. Pode ser que você tenha novas mensagens

De tempo em tempo, o WhatsApp envia uma notificação com a seguinte mensagem: "Pode ser que você tenha novas mensagens". Contudo, esse alerta não indica a presença de conversas pendentes entre você e seus contatos ou grupos.

Essa mensagem é basicamente um lembrete para fazer com que as pessoas abram o aplicativo. Este bug é bastante comum quando os servidores do WhatsApp começam a oscilar. A solução é aguardar até que o app restabeleça o serviço.

whatsapp novas mensagens
Exemplo da notificação exibida / © NextPit

5. WhatsApp foi bloqueado na sua região ou país

Se o WhatsApp for bloqueado na sua região ou país, ainda existe uma forma de usar o aplicativo. Contudo, a primeira coisa é saber o que não fazer: não force o fechamento do aplicativo, não limpe o cache ou apague os dados do WhatsApp. Isso eliminará todos os diálogos e fotos sem resolver o problema.

Se quiser continuar usando o aplicativo durante o período de bloqueio, a recomendação é usar uma VPN. Tais serviços permitem o uso do aplicativo de mensagens mesmo em regiões ou países em que o app foi bloqueado. Para saber como usá-los, confira o artigo abaixo:

6. Não consigo ouvir mensagens de áudio ou o WhatsApp não consegue reproduzir áudio

O problema ocorre porque o sensor de proximidade do dispositivo, que está localizado próximo à câmera frontal, detecta a proximidade do seu rosto. Perceba que quando você está em uma chamada a tela se apaga para que nenhuma outra função do aparelho seja ativada.

Com o WhatsApp é a mesma coisa. Assim, se o sensor estiver ativado, o som será reproduzido pelo alto-falante de chamada muito suavemente. Certifique-se de manter o celular longe do rosto e o som deve ser reproduzido pelos alto-falantes normalmente. E, claro, verifique se o nível de volume do aparelho está alto o bastante.

7. Não consigo salvar fotos para enviar a um contato diferente

O WhatsApp baixa automaticamente as imagens que você recebe, ou seja, todas as imagens são gravadas no seu celular por padrão, portanto podem ser compartilhadas com todos os seus contatos. Para tanto, ao lado de cada foto ou mídia compartilhada em uma conversa, temos um botão de compartilhamento, basta clicar nele.

Outra opção é manter a imagem ou mídia pressionada no chat e as opções de compartilhamento em redes sociais, e-mail ou encaminhar a outros contatos aparecem na parte superior da tela, podendo ser enviadas a qualquer contato. Clicando sobre a seta que aparece próxima do menu (⋮), você poderá compartilhar a imagem selecionada.

8. Arquivos recebidos são baixados automaticamente

Para evitar gastar o seu plano de dados baixando as imagens e vídeos recebidos no WhatsApp, programe seu dispositivo para baixar os arquivos somente quando estiver conectado a uma rede Wi-Fi. 

Para configurar o download automático basta ir até: Menu > Configurações > Armazenamento e dados > Download automático de mídias. Neste menu você pode escolher entre as opções de baixar utilizando os dados móveis, conectado ao Wi-Fi ou em Roaming.

9. Como manter minhas conversas ao trocar de dispositivo

A primeira coisa a fazer é salvar as conversas no seu celular antigo. Para isso, basta abrir o WhatsApp, clicar no Menu (⋮) > Configurações > Conversas > Backup de conversas > Fazer Backup. Se os diálogos forem salvos no cartão microSD, você só precisa inseri-lo no novo aparelho, instalar o aplicativo e selecionar Restaurar.

Aconselhamos que você também salve uma cópia das conversas na nuvem ou no seu computador. Para mais detalhes sobre o processo, confira o tutorial abaixo:

10. Como mudar o meu número de telefone do WhatsApp

Se você quer mudar o número que está usando no WhatsApp, o procedimento é bem simples, basta seguir esses passos:

  • Menu (⋮) > ConfiguraçõesConta > Mudar número;
  • Uma janela será aberta. Nela você terá de inserir o seu número antigo e depois o novo;
  • Quando terminar clique em “Concluído”.

Importante: esse processo elimina a conta vinculada ao seu número antigo. Isso faz com que seus contatos não tenham duas contas vinculadas ao seu nome, e também transfere de forma automática os grupos, perfil e histórico de suas conversas. Portanto, antes de alterar o seu número no aplicativo, sugerimos que você envie uma mensagem ao seus contatos informando sobre essa a mudança.

11. WhatsApp não reconhece meus contatos

O aplicativo adiciona contatos automaticamente sempre que eles forem salvos na agenda do seu celular. Se um contato não aparecer na sua lista, verifique primeiro se essa pessoa usa o WhatsApp; em seguida, certifique-se de que salvou o seu número corretamente.

É importante incluir o prefixo +55 na hora de salvar o número na agenda de contatos para números de telefone brasileiros (e o DDD) ou o prefixo correspondente ao país em que a pessoa vive. 

Depois de ter comprovado que o número foi registrado corretamente em seu smartphone, abra o WhatsApp e vá até a lista de contatos (o ícone de mensagem no canto inferior direito da tela) e clique em: Menu  > Atualizar.

12. O WhatsApp tem contatos duplicados

Embora esse problema tenha sido amplamente eliminado graças às atualizações do WhatsApp, você ainda pode ter contatos duplicados em sua lista de endereços. Para tanto, você precisa acessar a agenda de contatos e mesclar os contatos duplicados, caso o sistema ainda não tenha oferecido essa opção.

13. O que significa "Visto por último" no WhatsApp?

Essa é uma forma simples do WhatsApp informar os seus contatos sobre o horário do seu último acesso, ou seja, a última vez que você abriu o app.

Se você não consegue ver o status de data e hora do recurso "Visto por último" em uma conversa, pode haver vários motivos. Se você desativou o "Visto por último" (em Configurações > Conta > Privacidade > Visto por último), também não poderá ver as últimas visualizações de outras pessoas no serviço.

Agora, se o problema for apenas com um ou mais contatos, isso pode significar que essas pessoas desativaram o recurso "Visto por último" no WhatsApp. Contudo, isso também pode ser um sinal de que o contato em questão tenha bloqueado você. Para saber mais sobre isso, leia a próxima dica.

14. Como saber se alguém me bloqueou no WhatsApp?

Saber com 100% de certeza se alguém bloqueou você no WhatsApp só é possível perguntando. Contudo, existem indícios fortes que podem sugerir um bloqueio com maior ou menor probabilidade. Tratamos desse tema com detalhes no artigo abaixo:

Por outro lado, se você quiser bloquear alguém, basta acessar Configurações > Conta > Privacidade > Bloqueados e clicar no ícone do canto superior direito da tela para acrescentar o contato. Ou entre no perfil da pessoa que você deseja bloquear, clique no Menu ⋮ > Mais > Bloquear.

15. O que as marcas de seleção azuis significam no WhatsApp?

Há muita confusão sobre o significado das duas marcas de seleção (double check) em uma conversa no WhatsApp, seja mensagem de texto ou áudio. O que essas marcas de seleção do WhatsApp significam na realidade é simplesmente a confirmação de que a mensagem ou áudio em questão foi lido:

  • O símbolo do relógio significa que sua mensagem ainda não foi enviada do seu dispositivo;
  • Uma marca de seleção cinza significa que a mensagem foi enviada e recebida pelo servidor do WhatsApp;
  • As duas marcas de seleção cinza significam que a mensagem foi entregue;
  • As duas marcas de seleção azuis, ou double check, significam que a mensagem foi vista. Nas conversas em grupo, isso é indicado quando todos os participantes do chat viram a mensagem;
  • Se o recurso "confirmação de leitura" estiver desativado, você não poderá visualizar nem exibir conformações de leitura, porém, as confirmações de leitura sempre serão exibidas nas conversas em grupo (mais uma falha de privacidade do WhatsApp aqui).

16. O que faço se meu celular for roubado ou perdido?

A primeira coisa a se fazer caso o seu celular tenha sido roubado ou perdido é bloquear o cartão SIM. Para isso, basta entrar em contato com a sua operadora. Dessa forma, o serviço deixará de funcionar no dispositivo roubado ou perdido e você poderá reativá-lo em um novo smartphone com o mesmo número. Lembre-se de que só é possível ativar uma conta de WhatsApp com um número de telefone.

Se a ativação da conta demorar a acontecer, é recomendável desativar essa conta, uma vez que o serviço continuará funcionando com a conexão Wi-Fi. Para isso, envie um email para support@whatsapp.com com o seu número de telefone (incluindo o prefixo). 

Sua conta permanecerá desativada durante 30 dias. Nesse tempo, as mensagens que seus contatos enviarem serão salvas e enviadas quando você reativar a conta. Se a conta não for reativada nesse prazo, ela será apagada.

17. Não consigo enviar nem receber mensagens no WhatsApp

Se você não consegue enviar ou receber mensagens do WhatsApp, é definitivamente um problema de conexão ou internet ruim. Agora, se você tiver certeza de que seu celular está conectado à internet, tente corrigir o problema seguindo as seguintes etapas:

  • Tente reiniciar o aparelho ou desligá-lo e ligá-lo novamente;
  • Tenha certeza de que você concluiu o processo inicial de verificação de SMS para acesso ao WhatsApp;
  • Verifique se o número do contato para o qual você está tentando enviar uma mensagem no WhatsApp foi salvo corretamente no seu celular.

18. Como recuperar mensagens apagadas no WhatsApp

O recurso de cópias de segurança do WhatsApp guarda as conversas do aplicativo no serviço de backup do Android ou iOS, permitindo recuperar as mensagens, fotos e até vídeos no celular, seja após apagar uma conversa por acidente, ou para restaurar o histórico de bate-papo em um novo celular.

A nossa equipe preparou um tutorial completo sobre como você pode recuperar mensagens e mídias apagadas no mensageiro. Para conferir, basta clicar no link abaixo:

19. Como evitar o problema de imagens duplicadas no WhatsApp

As imagens podem ser duplicadas no WhatsApp porque o serviço salva a imagem original e a comprime. Dessa forma, podemos enviar o arquivo de forma mais rápida, mas é possível que fique duplicado no celular.

Essa cópia tem qualidade ruim em relação ao original, mas ainda assim, se enviarmos 10 vezes a mesma foto, no fim teremos 11 cópias da mesma imagem na nossa galeria. Para evitar o problema confira o nosso artigo de dicas e truques para o WhatsApp:

20. Espaço para armazenamento insuficiente na instalação

Esse é um problema comumente ligado a celulares antigos ou que não possuem a opção de expansão de memória. Ao tentar instalar o WhatsApp, uma mensagem de erro relatando espaço de armazenamento insuficiente aparece ou, nos casos piores, isso ocorre no momento da atualização do mensageiro.

Existem duas soluções para esse problema e nós compartilhamos em um tutorial dedicado aqui no site, confira clicando no link que segue:

21. Estou tendo problemas com ligações ou não consigo atender chamadas no WhatsApp

Se as chamadas de voz no WhatsApp apresentam baixa qualidade, atrasos ou você realmente não consegue fazer uma chamada (ligar ou atender), isso provavelmente está relacionado à sua conexão com a Internet. As chamadas de voz são feitas via Wi-Fi ou dados móveis.

Certifique-se de que sua conexão esteja boa. Se você estiver usando dados móveis, precisará de pelo menos uma rede 3G, isso mesmo, a rede 2G não é aconselhável. 

Além disso, tente desconectar o celular e reconectar à rede de internet. As vezes, o problema pode nem ser a sua conexão, mas a da outra pessoa com quem você está falando, pois ela também precisará ter uma boa conexão.

22. Não consigo baixar vídeos ou fotos no WhatsApp

Se você está tendo problemas em baixar arquivos de mídia, como vídeos e fotos no WhatsApp siga as seguintes instruções:

  1. Primeiro verifique se o seu celular está conectado a uma rede Wi-Fi, ou se você está com o download ativado somente em conexões Wi-Fi como explicado acima. Caso esta opção esteja ativada, você não conseguirá baixar nenhum arquivo em uma rede de dados móveis.
  2. No caso de estar em uma rede Wi-Fi, confira se o roteador está funcionando corretamente. Você pode reiniciá-lo desligando-o por 30 segundos e voltando a ligar.

Caso as soluções acima não funcionem, tente desligar a ligar o seu smartphone. Muitas vezes as soluções mais simples, são também, as mais efetivas.

Como identificar se o WhatsApp está fora do ar por problemas técnicos

É bastante comum que o WhatsApp e outros serviços que dependam de internet passem por instabilidades e fiquem "fora do ar". Mas o que fazer para identificar quando o WhatsApp caiu ou quando o aplicativo está apresentando problemas localizados?

Nestes casos, podemos levar em consideração alguns sinais que identificam que os problemas com o mensageiro se resumem apenas a sua conexão e hardware, ou são generalizados. Alguns destes sinais são:

  • Não consegue nem enviar nem receber mensagens. Você vê um relógio “carregando” ao lado de uma mensagem enviada e nunca chegam os símbolos de envio (“double check” cinzas);
  • Você não vê a última conexão dos seus contatos (mas atenção, essa função também pode estar configurada para tanto);
  • Aparece a mensagem de erro: “local connection timeout”.

Se a sua conexão com a internet não é o problema, então as chances do WhatsApp estar fora do ar por problemas técnicos são grandes. A primeira coisa a fazer nestes casos é acessar a conta oficial do WhatsApp no Twitter, onde são fornecidas atualizações sobre interrupções do serviço. Ou acessar o serviço DownDetector para saber se mais pessoas estão enfrentando problemas de conexão com o app.

Durante esses momentos de queda do serviço, as pessoas tendem a forçar o fechamento do aplicativo, limpar o cache e até apagar os dados do app, ação que elimina as suas conversas, imagens, etc. Nada disso funciona. A única solução é esperar, e também usar as redes sociais e um aplicativo de mensagens alternativo.

Você já teve algum dos problemas listados acima? Encontrou uma solução? Compartilhe a sua experiência com o aplicativo nos comentários abaixo e ajude a nossa comunidade.


O objetivo deste artigo é reunir em um só lugar todas as informações sobre os principais problemas e suas soluções para o WhatsApp. Assim, de tempos em tempos as instruções são atualizadas conforme o WhatsApp é desenvolvido. Comentários anteriores à última atualização podem referir-se a etapas ou configurações alteradas. O último update ocorreu em maio de 2021.

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Comentar agora

Os comentários favoritos dos leitores

135 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Hugo de Oliveira Lima 29/05/2017 Link para o comentário

    Estou tendo um problema tbm com o Whatsapp, tenho i backup feito no Google Drive, tive que resetar meu aparelho e quando fui instalar o aplicativo novamente ele não acho o Backup que eu tenho de quase 3Gb só restaura as conversas as mídias não. Faz desinstalei e instalei várias vezes e nada .Tá complicado.


  •   44
    Conta desativada 04/05/2017 Link para o comentário

    Eu queria uma opção de silenciar pessoas dentro de grupos. Só isso ia ajudar demais.


  • Rafael Cerqueira 04/05/2017 Link para o comentário

    Quantos problemas.....solução? Desinstale. Telegram tá perfeito.


    •   44
      Conta desativada 04/05/2017 Link para o comentário

      Dizem que todo problema complexo tem uma solução simples e errada. Aí está.


  • Victor Lima 04/05/2017 Link para o comentário

    bom texto apesar do problema de hoje ter sido deles


  •   22
    Conta desativada 03/05/2017 Link para o comentário

    usar telegram


  • Luiz Freitas 16/04/2017 Link para o comentário

    Estou com um problema no wpp depois da ultima atualização quando vou fazer ligação ou chamada de video ele fecha , quando recebo ligações ele tbm fecha , queria saber como resolver esse problema , ja desinstalei e instalei de novo mais o problema continua .


  • Luiz Mofati 16/04/2017 Link para o comentário

    Neste instante, estou restaurando os padrões de fábrica do meu smartphone, pela 2ª vez, por causa do Whatsapp, que está travando o tempo todo. Qualquer imagem, vídeo ou som que eu envio, ele trava. Fui informado que não devo fazer backup do Whatsapp e outros aplicativos direto pelo backup, na restauração, que deve-se desmarcar os apks já instalados e instalá-los manualmente depois, para não baixar o apk com o bug. Vou fazer desse jeito, desta vez.


  • eduardo gomes da silva 03/04/2017 Link para o comentário

    Boa noite, estou tendo problemas com o whatzapp, quando tento fazer uma chamada de vídeo a outra pessoa recebe uma chamada de voz ao invés da de vídeo e quando alguém tenta me ligar eu recebo uma chamada de voz no lugar da chamada de vídeo, já desinstalei o aplicativo já sai da versão beta, já voltei pra ela e nada. Gostaria de saber se alguém já passou por isso é como resolveu. Abraço a todos.


  • Marcelo 03/04/2017 Link para o comentário

    Neste momento meu Whatsapp não envia nenhuma mensagem. Apenas recebe.


    • Kamylla Santos 19/04/2017 Link para o comentário

      Boa noite Marcos, vc conseguiu resolver? o meu está assim o dia todo


  • Tenente Zureta 02/04/2017 Link para o comentário

    Uma das maiores palhaçadas do whatsapp (pelo menos na versao android, desconheço se isso ocorre no iOS) é ter que baixar/assistir um video para que se possa repassa-lo a outra pessoa. Na versão symbian, mais simples e já com o pé na cova, isso não é necessário.


  • Deivis Schuman 02/04/2017 Link para o comentário

    Ainda não tive problemas algum no whatsapp!


  • José Luís Silva Martiniano 02/04/2017 Link para o comentário

    Interessante esse artigo.


  • Victor Lima 02/04/2017 Link para o comentário

    bem informativo


  • David tardie 02/04/2017 Link para o comentário

    ótima matéria....de 2 anos atrás!


  • Daniel 01/04/2017 Link para o comentário

    Nunca tive problemas com wattsapp, pois uso Telegran 😀

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.