Enquete da semana: Android 12 e o novo design Material You

Atualizado: resultados da semana
Enquete da semana: Android 12 e o novo design Material You

Na semana passada, o Google foi o centro das atenções com seu evento Google I/O, vazamentos de design para o celular Pixel 6 e especialmente o beta do Android 12, que marca uma grande mudança na identidade visual do sistema. E segundo nossos leitores, o novo design da interface já começou com o pé direito.

Para ser franco, esperava resultados muito mais divididos quando publiquei a enquete na semana passada. Mas o tapa no visual do Android 12 conquistou de forma esmagadora os leitores do NextPit em todo o mundo.

Na França, o número de entrevistados que disseram gostar do novo design do sistema operacional do Google foi de 71% e nossos leitores brasileiros apoiaram a mudança com 79%. Na Alemanha e com nossos leitores de língua inglesa, a taxa de rejeição e indiferença foi maior, mas continuamos com 59 e 49% das pessoas apreciando o design do Android 12.

O que voce achou do novo design do Android 12
O design do Android 12 fez sucesso entre os participantes da enquete / © NextPit

Muitos de vocês não terão o Android 12

Interessante notar que a segunda questão da enquete destacou uma proporção significativa de pessoas que não se beneficiarão com a atualização para o Android 12. No Brasil, mais da metade dos leitores responderam que possuem um celular sem perspectivas de atualização para o novo sistema.

Mas mesmo entre os leitores na França e Alemanha, a parcela de usuários que não contarão com o Android 12 em seus dispositivos foi de 34% e 29%, respectivamente. Isso é demais para mim e reforça a urgência com que os fabricantes devem revisar suas atualizações de software e políticas de suporte.

Seu smartphone recebera a atualizacao para Android 12
Muitos fabricantes ainda não oferecem uma política de atualizações clara / © NextPit

Por outro lado, alguns leitores, como o alemão Udo Kallina, simplesmente não sentem a urgência de adotar uma nova versão:

“Tenho um LG G6 com Android 9 e um Samsung A51 com Android 11. O Android 11 não é melhor do que o 9, exceto por alguns pequenos detalhes na nova versão. O Android está morto na minha opinião. Pena que não posso pagar por um iPhone com pelo menos 5 anos de atualizações."

Outros argumentarão que skins como a MIUI 12 oferecem quase todos os recursos, mesmo sem uma grande atualização do Android, como comentou um leitor francês. Mais à frente pretendo preparar um artigo a respeito, com uma comparação completa (entre a MIUI 12 com e sem Android 11, por exemplo) para ver se os MiFãs têm razão.

Android e iOS são cada vez mais parecidos? E daí?

Finalmente, perguntei sobre a aproximação gradual entre o Android e iOS em termos visuais. E as respostas foram tão variadas que realmente tive a impressão de que a maioria de vocês respondeu com moderação ou sem muita convicção.

Só os leitores brasileiros e alemães em sua maioria (uma maioria muito relativa de 31% na Alemanha) sentiram que há uma aproximação e que ela foi positiva, na França encontrei a mais total indiferença e devo dizer que me orgulho bastante dos meus compatriotas não terem participado neste debate.

Já os leitores do NextPit.com, por sua vez, rejeitaram qualquer conexão visual entre o Android 12 e o iOS 14, inclusive agradecendo a diversidade visual.

Para voce o Android e o iOS estao ficando mais e mais parecidos
Os resultados foram tão variados que até dificultam uma análise / © NextPit

Conclusão

Bem, nem é preciso escrever sobre resultados que falam por si só. Vocês aprovaram de forma esmagadora as mudanças visuais feitas pelo Google na interface do Android 12. Pronto, não há mais nada a dizer, exceto que fiquei chocado com o número de pessoas sem esperança de contar com a atualização para o Android 12.

Mas uma parte significativa de vocês simplesmente não espera mais por cada nova versão do Android como antes. As mudanças visuais, quando apreciadas, às vezes são consideradas muito discretas para justificar uma troca de aparelho para se beneficiar da atualização. É um pouco triste, mas reforça a impressão de que fabricantes como a Samsung, que estão se esforçando em termos de atualização de software, estão no caminho certo e a concorrência deveria realmente seguir esse exemplo.

Obrigado novamente a todos vocês por participarem desta enquete, não hesitem em comentar minha análise sobre os resultados ou sugerir outros assuntos que poderiam ser tópico para novas pesquisas!


Texto original

A primeira versão beta do Android 12 foi lançada esta semana durante o Google I/O 2021, e o sistema operacional se prepara para a maior mudança visual em sua história recente. Hora de perguntar em nossa enquete da semana o que você achou do novo design "Material You".

O Material You é uma interface mais customizável, "feita para você", como afirma o Google na página oficial do Android 12 beta. O sistema operacional do Google apresenta duas grandes mudanças em sua identidade visual: a paleta de cores aplicável ao tema do sistema e o design e formato dos widgets.

Pessoalmente, gostei muito do que vi nos vídeos e outras capturas de tela disponíveis on-line. Mas um amigo fã do Pixel que instalou o beta opinou que o menu padrão parecia o Samsung do avô com as configurações para a terceira idade...

Bem, ele me contou essa piada em inglês, e até achei engraçado. Mas ainda assim, qualquer mudança de identidade visual divide opiniões. É por isso que achamos interessante ouvir a sua opinião.

Novo design do Android 12: passa ou repassa?

Para começar, nossa enquete abre com uma simples pergunta de "sim ou não". Só quero saber se você gostou ou não do novo design do Android 12. É isso aí, sem truques.

O que você achou do novo design do Android 12?

Sim, menti no sim/não. Minha curiosidade me força a fazer uma última pergunta para fechar esta pesquisa, prometo! Gostaria de saber, independentemente da resposta anterior, quantos de vocês possuem um celular que receberá a atualização para o Android 12?

Se você não sabe, confira nossa lista de aparelhos que devem receber o Android 12, atualizada frequentemente. Talvez o seu esteja lá.

Seu smartphone receberá a atualização para Android 12?

Ok, não era exatamente a última pergunta. Mas desta vez é sério. Depois disto, só na semana que vem. Para finalmente terminar esta pesquisa, gostaria de saber se você concorda comigo que o Android e o iOS estão cada vez mais parecidos em termos de design e se você acha que isso é bom ou não.

Para você, o Android e o iOS estão ficando mais e mais parecidos?

Por hoje é só. Agradecemos antecipadamente a todos que participaram. Convido você a explicar suas escolhas nos comentários. Sei que sempre insisto nisso, mas são suas opiniões que contam, mais do que os números. E se você tiver alguma ideia de uma nova pesquisa para a comunidade NextPit, é só falar!

ÚLTIMOS ARTIGOS

4 Comentários

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Eu gostei e muito... Adoro personalizar o sistema e isso é algo que o Android "puro" nunca nos deu por padrão.
    Agora considerando que o Android terá isso nativamente podemos esperar um nível ainda maior de customização em interfaces modificadas.


  • Eu responderia essa enquete de forma diferente:
    - Muita gente fez festa, bateu bumbo e comemorou, a desistência da Microsoft de concorrer com o sistema Android. Mas a derradeira pedra no sapato da Google está prestes a chegar daqui a poucas semanas, e não virá de uma empresa pé de chinelos e sem estrutura, mas de um conglomerado de vasta experiência e conhecimento no mercado de eletrônicos.
    - Como as grandes marcas vão se posicionar na preferência para embarcar O.S. nos dispositivos móveis com a entrada da Huawei e seu HarmonyOS hein...❓🤔


  • Parece que será bem customizável , isto é ótimo, vamos aguardar se vira algo de útil no quesito privacidade.

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.